ÍNDICE

INTRODUÇÃO

COMO COMPRAR MAIS BARATO

COMO COMPRAR ELETRÔNICOS

COMO COMPRAR ARTIGOS PESSOAIS

NINTENDO – VIDEO GAME

SONY – VIDEO GAME

MICROSOFT – VIDEO GAME

OFERTAS IMPERDÍVEIS
  
COMO USAR OS SITES

SITES COM PROBLEMAS GRAVES

EDUCAÇÃO
      
SAÚDE

COMO RECLAMAR E RESOLVER
     
COMO VIAJAR MAIS BARATO

SERVIÇOS NA INTERNET – DOWNLOAD

SERVIÇOS NA INTERNET – EMAIL/AGENDA

SERVIÇOS NA INTERNET - DIVERSOS 
Tudo sobre navegar na Internet no Brasil 

QUEBRANDO GALHOS

SERVIÇOS PÚBLICOS

PROPAGANDA ENGANOSA

OPINIÃO

64 comentários:

  1. Comprei dois armários na Americanas.com dia 01/12 ,Número do pedido: 503003716, com entrega prometida pra dia 08-12-2010 e duas cadeiras secretária rosa, no dia 06/12, pedidos 02-503178102 e 02-503188089 .As cadeiras chegaram com defeito.Passei dezembro inteiro esperando que fossem recolhidas para troca e somente hoje, com a ajuda da Walquiria da ouvidoria,muito gentil e eficiente, ramal 41708, com quem entrei em contato na quinta-feira, dia 07/01, consegui uma troca simultanea.O problema é que das duas cadeiras, uma veio novamente com o mesmo defeito, o assento manchado de tinta preta.

    Em relação aos armários, hoje, 40 dias após a compra, simplesmente não chegaram e não me dão qualquer satisfação.Liguei inúmeras vezes para o SAC, mandei dezenas de e-mails para o setor de relacionamento e ombusdman, e para todos os outros e-mails indicados por outros consumidores do site Reclame Aqui, e eles simplemente IGNORAM.
    Estou decepcionadíssima com o descaso com o qual o cliente é tratado por esta loja, é inadmissível.

    Tive um Natal triste e tulmutuado devido à irresponsabilidade dessa loja.Espero por essa mercadoria desde dia 08/12, e como é uma mercadoria que exige montagem o problema se agrava.Comprei outros armários no Walmart na mesma data, que chegaram dentro do prazo, mas não posso montá-los porque o montador que eu contratrei virá montar tudo em um dia só.Passei as festas de final de ano com as louças e utensílios domésticos espalhados pela cozinha, em meu primeiro Natal na minha casa nova.

    Não é possível que essa empresa saia lesando os consumidores assim e nada acontece.Só no site Reclame Aqui, há 20 mil reclamações sobre a loja nesse final de ano.Sinto-me impotente e desamparada nesse país da impunidade, onde empresas desonestas fazem e acontecem com o consumidor, que encontra-se indefeso e sem o amparo das autoridades competentes.

    Que algo seja feito urgentemente para consertar essa covardia!

    Americanas.com, nunca mais!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara Helen,

    Na postagem "Como reclamar e resolver" do índice acima existem outras sugestões uteis do que você pode fazer para resolver o seu problema.

    ResponderExcluir
  3. Vi na net um artigo falando sobre vendedores que usam a técnica chamada drop shipping sem investir um único centavo, esses vendedores do mercado livre tem um fornecedor secreto da china ,eles dizem vender por R$: 34,90 um e-book com as informações de COMO COMPRAR DA CHINA com essa técnica de fornecedor secreto.

    Você ja ouviu falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drop Shiping é uma técnica de vendas onde você oferece produtos de outros fornecedores para seus clientes, com uma margem de lucro para você.

      Quando o cliente pagar o produto, você repassa parte do valor para o fornecedor e coloca o endereço de entrega do cliente. A diferença é o seu lucro.

      Muitos fornecedores na China aceitam fazer DROP SHIPPING, mas não recomendo você trabalhar com esta técnica por aqui, pois os muitos sites que já estão fazendo isto, estão com problemas sérios de entrega.

      Veja os seguintes artigos:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/compredachina.html

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/03/mpxshop-com-graves-problemas-de-entrega.html

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/11/reclamacao-contra-o-atraso-dos-correios.html

      Não compre este livro que ensina fazer isto, pois este livro não tem nada que não possa ser apreendido neste blog.

      Excluir
  4. pago tv a cabo (net combo) e não tenho direito de assistir aos jogos do meu time, eles anunciam o jogo durante a semana e na hora colocam uma reprise ou um jogo de outra região. qual meu direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem como provar que houve este anúncio, com uma gravação do mesmo, você poderia entrar no Juizado de Pequenas Causas contra eles, solicitando uma indenização por Danos Morais, já que eles anúnciam algo que não cumprem. Isto equivale a Propaganda Enganosa.

      Veja como no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  5. olá amigo pode me ajudar, então comprei um celular da china aproximadamente $ 32 dólar só que chegando aqui no brasil os engraçadinhos me taxaram como faço neste caso, ja que eles podem apenas me taxar um valor superior a $ 50 tenho como recorrer, estou certo por afirma q eles podem me taxar um valor acima de $ 50 ? pode me ajudar te agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alfândega quando acha que um produto está declarado por um valor inferior ao que vale, pode arbitrar um valor para o produto.

      Você até pode recorrer, preenchendo um formulário e enviando prova do pagamento, na própria agência dos Correios onde se encontra o celular, mas a maioria das vezes este recurso não dá em nada.

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      Excluir
  6. posso pedir a troca do meu produto no ultimo dia de garantia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A garantia não é para troca, mas sim para conserto de produtos que apresentem defeitos cobertos pela garantia. Isto pode ser feito até o último dia do prazo da garantia.

      Excluir
  7. Olá, sofri um acidente em um município vizinho, a pessoa que colidiu em mim se comprometeu a pagar, porém não o fez.
    Já recolhi os documentos (tais como B.O feito no dia) para entrar com o processo de pequenas causas, porém, este pode ser realizado no juizado de meu município, ou apenas no município em que o acidente ocorreu?

    Desde já, obrigado.
    Att. Vitor Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor,

      Pode ser realizado no seu município, mas mesmo se o réu perder não tenha certeza de que você irá ser reembolsado do prejuízo.

      Isto porque se ele não pagar você terá que entrar com uma ação de execução na Justiça Comum, que é paga e necessita de advogado.

      Se o réu não tiver bens, mesmo esta ação de execução é inócua.

      Excluir
  8. Preciso de assistência técnica para consertar um computador que está na garantia, porém em minha cidade não tem, entrei em contato com o fabricante e o local mais próximo é em outra cidade. Posso processar a empresa? Não tenho como me deslocar para um local que nem conheço,com um equipamento em transporte público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria,

      Com certeza. O fabricante ou tem que disponibilizar um Assistência Técnica na sua cidade ou disponibilizar um serviço de despacho a cobrar.

      Sugiro antes de você entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, que é mais demorado, entre com uma reclamação contra o lojista que te vendeu o computador e contra o fabricante usando as dicas do seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Se não resolver, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, contra o lojista e o fabricante, reclamando a solução do problema em garantia, sem custos para você, além de uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  9. Olá Marcio! Primeiramente parabéns pelo blog. Bom conteúdo, orientativo, fácil e quase sempre com a citação da fonte. Isto nos transmite segurança. Tenho uma dúvida: compensa comprar no eBay para revender no Mercado Livre, mesmo com a taxação de 60%? Fui a São Paulo, em uma famosa região do centro que vende produtos eletrônicos para tentar algum preço melhor para revenda, entretanto os preços praticados lá são iguais ou superiores aos do M.L, qual será o(s) fornecedor(es) deles? Me parece que é o mesmo para o pessoal da loja física e para o pessoal do ML.

    Obrigado,

    Evaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evaldo,

      Os fornecedores são inúmeros, mas certamente parte deles é através de sites como o eBay.com, AliExpress.com, DealExtreme.com, etc.

      Quanto a taxação veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      Alguns produtos do eBay compensam revender no Mercado Livre e outros não. Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/01/como-ganhar-dinheiro-no-mercado-livre.html

      Excluir
  10. Boa tarde,em 2008 eu sofri um acidente de moto, fui levado ao hospital e a minha moto foi levada de guincho para o pátio,foi feito o boletim de
    ocorrencia, mas eu optei por não tirar a moto, já que a mesma não estava mas em condições de uso.Hoje entrei no site da nota fiscal paulista e não consegui utilizar os meus creditos, pois há a seguinte mensagem:Não é possível utilizar os créditos, pois o consumidor possui pendências no CADIN - Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados. Ao pesquisar o que seriam essas pendências tive uma grande surpresa.Está sendo cobrado o IPVA de 2008 22/02/2008 Inscrita, 2009 26/02/2009 Inscrita 2010 26/02/2010 Inscrita. a minha duvida é: eu realmente preciso quitar essas pendências.
    Desde já agradeço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,

      Acho que não vale a pena quitar, pois os creditos da Nota Fiscal Paulista são irrisórios e dificilmente chegarão ao valor que você terá que pagar para regularizar sua situação.

      O não pagamento destes débitos não tem nenhuma consequência além de prender estes créditos, já que a dívida é principalmente vinculada ao veículo. Se algum dia você tiver créditos acima do valor da dívida dai sim você paga, mas fica no lucro.

      Excluir
    2. Ok! Muito obrigado e parabéns pelo blog.

      Excluir
    3. Henrique,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  11. quero ver se o processo se parou quando tive primeira audiencia em 16/01/13 contra avianca e não se comunicaram comigo ate agora,sem mais agradeço ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilton,

      Não represento o Juizado de Pequenas Causas.

      Sou somente um blog que ajuda os consumidores.

      Sugiro você dar um pulo no Juizado que você deu entrada na ação para verificar o andamento.

      Excluir
  12. Olá Marcio, parabéns pelo excelente conteúdo e principalmente pela iniciativa!
    Fiz uma compra no site Centauro.com.br de uma biciceta através do Cartão de crédito, dividida em 12 vezes. A bicicleta foi entregue dia 01/03, porém era diferente da bicicleta anunciada. Montei, testei e não gostei. No dia seguinte, 02/03, entrei em contato com o SAC que gerou um protocolo para coleta em até 03 dias úteis e, após coletado o produto, a compra seria cancelada. Desmontei a bicicleta e embalei novamente na caixa original conforme foi pedido, porém após prazos e mais prazos vencidos a bicicleta não foi coletada, muito menos a compra cancelada. Tentei novamente o setor de entregas que me pediu novo prazo e o SAC que também me pediu novo prazo, mas até hoje nada e a bicicleta continua em minha casa. O site não possue Ouvidoria e qualquer reclamação deve ser feita pra quem? Para o SAC, que não se nega a cancelar a compra, mas só cancela após a coleta, e nunca coleta! O que devo fazer?
    Obrigado antecipadamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra constar, fiz agora pouco o que vc indica no post "Como reclamar e resolver", e gravei minhas queixas no Buscapé, Confiometro, Reclamao e O Globo. Vamos ver no que vai dar... =\

      Excluir
    2. Bruno,

      Se não funcionar, entre no Juizado de Pequenas Causas contra eles pedindo, além da devolução do valor pago corrigido, conforme o direito de arrependimento do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
    3. Olá Márcio, hoje eles entraram em contato via email pedindo novo prazo de 02 dias úteis. Aguardarei sem muita esperança e, caso não ocorra a coleta e/ou o cancelamento da compra, entrarei com o pedido no juizado de pequenas causas. Obrigado e assim que houver novidades atualizo aqui. Abraço!

      Excluir
    4. Brunel,

      Mantenha-nos informados. Pode servir como exemplo para outros consumidores.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
    5. Márcio, como era de se esperar, hoje são 05/04 e até agora NADA, já furaram mais 02 prazos e até agora nem Coleta nem Cancelamento aconteceram. Fizeram contato telefônico dia 01/04 às 14:00 h. e disseram que iriam registrar o contato através de email e nem isso fizeram. Não há como pensar que não haja má fé.
      TOTAL DESRESPEITO!!!
      Pequenas Causas, aqui vou eu... =\

      Excluir
    6. Brunel,

      Obrigado pelo seu retorno.

      Depois nos informe como foi a conclusão.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  13. Marcio:

    Somo um casal de estrangeiros que compramos um apto na Rossi, eles encaminharam para a EXCELÊNCIA CONSULTORIA para nos ajudar com o processo da documentação de nosso apto, o primeiro contato com a Excelência foi no dia 19-03-2012, e ali começo nossa dor de cabeça, por que ate o dia de hoje 19-04-2013 nós ainda nao temos o nosso registro de apto. Abri protocolo de queixa com a Rossi pois foram eles quem contratou a Excelência, mas nem a Rossi nem a Excelência deram resposta alguma, estamos querendo vender o apto mas sem este documentos e imposivel, eu tenho todos os e-mail que troque com a Excelência e com a Rossi.

    Por favor me ajude, eu nao sei se buscar a PROCON o ao Juizado de pequenas causas, o que você pode-me indicar.

    Eu vou te agradecer a vida toda, pois a nossa condição de estrangeiro complica minha vida por nao conhecer a justiça Brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,

      Antes de entrar na Justiça recomendo seguir o recomendado no seguinte artigo, pois pode ser bem mais rápido:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Quanto ao Procon ou Juizado a diferença é a seguinte:

      a) Procon - pode ser mais rápido que a Justiça, mas a solução depende da boa vontade da empresa reclamada e não existe como reclamar uma indenização por Danos Morais neste caso;

      b) Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) - é bem mais demorado que o Procon, mas se houver uma decisão favorável da justiça a empresa está sujeita a sanções caso não cumpra o que foi decidido, além de ser possível cobrar uma indenização por Danos Morais.

      Se for usar o Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
    2. Obrigada Márcio... nao esperava uma resposta tao rápida e eficiente, mais uma pergunta, como eu já tentei ajuda por o SAC da Rossi sem êxito, entao vou a tentar com o Juizado, você sabe se eu posso cadastrar minha queixa pela internet, porque eu vi que no Site da PROCON tem como a gente abrir reclamação pela web deles, mas tentei no site do Juizado e nao consegui.

      De novo obrigada pela sua eficiente ajuda.

      Sandra

      Excluir
    3. Sandra,

      Infelizmente não. Você terá que ir ao Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) que seja responsável pelo seu Distrito. Para encontrar veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/endereco-dos-juizados-de-pequenas.html

      Quanto ao Procon, em alguns Estados existe a possibilidade de preencher pela Internet uma pré-queixa, mas que tem que ser depois confirmada pessoalmente.

      Excluir
  14. boa noite, caro marcio. primeiro , parabens pelo seu blog. se eu tivesse descoberto antes, talvez não tivesse nessa situaçao. bom, vamos aos fatos. comprei uma camera fotogrãfica num site ( multistock) e infelizmente , descobri através do seu blog que esse site está em negrito. pior, além de não ser confiável, é crítico. pior ainda é que a intermediação foi feita pelo bcash, outro site crítico.confesso, estou um pouco assustado. é provável que eu não receba o objeto que comprei, uma vez que existem um número enorme de reclamações no reclame aqui, de não entregas e enrolações. se voçê poder me ajudar, gostaria de saber como proceder, já que comprei num site crítico e paguei por outro em igual situação.se eu tentar cancelar e não for atendido, tenho como entrar com um processo contra o bcash, dado que o site multistock, não tem cnpj nem endereço? por favor , se voç^poder me ajudar, com orientações, eu te agradeço. há, mais uma coisa, vou contribuir com seu blog. não será muito, mas iniciativas como a sua têm que ser fomentadas pela causa pública. desde já, agradeço. jose cicero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José,

      O problema maior com o BCash não é que eles não devolvem o dinheiro, mas que só devolvem se você bloqueia o pagamento em até 14 dias do pagamento. Recomendo a você bloquear o pagamento quando chegar a 13 dias para não ter risco de você perder o prazo e não desbloqueie até você receber a mercadoria e ela estiver em perfeito estado e ser exatamente aquilo que você pediu.

      Não caia no erro de aceitar desculpas da MultiStock.com.br para desbloquear o pagamento, pois se você fizer isto não poderá bloquear mais e perderá o dinheiro caso a mercadoria não seja entregue.

      E numa próxima compra não deixe de consultar a lista de sites não confiáveis do seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/nao-compre-nestas-empresas.html

      Excluir
  15. compre no DINO DIRECT, escolhi a opção boleto bancario, o boleto saiu em nome da global collect do Brasil, paguei dia 23/04/13 , e até hj meu pagamento não foi confirmado, o banco ja confirmou o pagamento pra mim, a global collect tambem por e-mail, ja entrei em contato com o site por chat no atendimento pos vendas umas 5 vezes, ja abri um chamado para verificar a situação, ja exigi restituição do meu dinheiro, e eles alegam que não caiu na conta deles... fui roubado... e não tenho como reclamar de forma efetiva... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zero,

      Tem sim. O Boleto e as confirmações que você recebeu são mais do que suficientes para você reclamar seus direitos.

      Antes de entrar na Justiça recomendo seguir o recomendado no seguinte artigo, pois pode ser bem mais rápido:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Se não resolver entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) como explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir
    2. fazer reclamações tipo no site reclame aqui e cia não acredito que adianta, sites chineses estão se lixando pra isso, eles nunca vão ver essa reclamação, e nem sabem que existe isso... quanto a juizado de pequenas causas, existe como processar uma empresa da net localizada na china e sem representantes no Brasil??? nossos boletos bancarios e comprovantes servem pro brasil, mas reparei que para os chineses aqueles papeisinhos são alienigenas, eles não tem valor para o site, eu ja enviei eles e não adianta para comprovar meu pagamento...

      Excluir
    3. fui burro de usar boleto, aconselho a todos a evitar isso se els forem gerados em nome de global "collect", essa empresa tem muitas reclamações de não repassar o dinheiro a loja, e é muito dificil entrar em contato com eles, o numero que sai no boleto não existe, apesar de ser uma empresa internacional parece ate que é uma empresa fantasma na pratica, não existe atendimento via 0800 em portugues tb...

      Excluir
    4. Zero,

      Estas empresas se fingem de Chinesas, mas na realidade são empresas brasileiras que fazem uma operação de "DropShipping", isto é, importam produtos pelos cliente, mas sem comunicar isto devidamente ao cliente, sujeitando os mesmos a pagamentos de taxa de importação e até mesmo a apreensão dos produtos. Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/10/nao-compre-no-compredachina.html

      Quanto a reclamação, alguns se importam com sua reputação, já que muitos clientes, antes de comprar consultam esta reputação, e com isto tentam resolver alguns problemas. Acho que você devia tentar, nem que seja para alertar outros clientes.

      Se não funcionar entre no Juizado de Pequenas Causas, contra a Global Collect, já que eles recebem o dinheiro do cliente para repassar para o vendedor, pedindo, além da devolução total do dinheiro pago em dobro e corrigido, uma indenização por Danos Morais. Veja como no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Os dados da Global Collect são os seguintes:

      Global Collect do Brasil Soluções de Pagamentos Ltda.
      CNPJ 07.990.884/0001-18
      AL JOAQUIM EUGENIO DE LIMA, 187 / 9o andar, sala 92
      BAIRRO JARDIM PAULISTA
      CEP 01.403-001 – SÃO PAULO – SP.

      Excluir
  16. dino direct não é um compre da china, seria igual o deal extreme e cia, e a global collect é como se fosse um banco internacional, os telefones relacionados a esse endereço não funcionam mais e eu nem moro em SP, que merda, valor da compra R$ 48,67...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zero,

      Desculpe, não tinha visto de quem você tinha comprado. De qualquer forma como você pagou com Boleto Bancário usando a Global Collect, que é uma empresa estabelecida no Brasil, você pode processar a Global Collect por apropriação indébita, já que o dinheiro foi retido por eles, e de acordo com a Dino Direct não chegou a eles. Isto está previsto no artigo 168 e 169 do Código Penal.

      Vale as mesmas dicas acima, só apenas que o motivo da reclamação e da ação será apropriação indébita.

      A Global Collect exite. Conferi o CNPJ e o endereço é real e para processá-los você não precisa morar em São Paulo. O Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) aceita causas no município de residência do reclamante.

      Você pode pedir a devolução do valor apropriado em dobro, além de uma indenização por Danos Morais.

      Excluir
  17. Marcio, bom dia
    Adquiri na loja Leroy Merlin (Interlagos), combo de ferramentas lixadeira e martelete da marca Hitachi (na qual não recomendo), ocorre que a segunda peça apresentou problemas durante uso e com dificuldade consegui levá-la até
    assist. tec., porém já se passaram duas semanas e fui informado que não há
    peças de reposição para a mesma, então caso não se resolva no prazo, tenho direito de trocá-la na loja onde comprei?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gardini,

      Sim, se eles não consertarem antes do prazo de 30 dias você não terá o direito de solicitar o dinheiro de volta corrigido, um produto novo ou um produto semelhante, a sua escolha. Sugiro você pegar o dinheiro de volta, pois com o mesmo tem chances de fazer um melhor negócio. Isto está escrito no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

      Se eles quiserem te entregar antes dos 30 dias, antes de você retirar o produto da Assistência Técnica, faça testes exaustivos para garantir que o problema foi consertado, e caso contrário, mantenha o produto na Assistência para que o prazo de 30 dias estoure e você tenha o direito de receber o dinheiro pago de volta corrigido.

      Cada fabricante tem uma regra para esta devolução do valor pago. Alguns devolvem diretamente para o cliente, outros devolvem através da Assistência Técnica e outros devolvem através da loja que o cliente comprou o produto, desde que o mesmo tenha um comprovante do estouro de prazo na Assistência Técnica.

      Se eles te negarem a devolução do dinheiro, faça uma reclamação contra a Leroy Merlin e a Hitachi (a responsabilidade é solidária) seguindo os procedimentos do seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Se não funcionar, daí entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), que é mais demorado, contra a Leroy Merlin e a Hitachi, pedindo, além da devolução, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  18. Não estou conseguindo gerar o boleto mercado pago, quero saber se o comprador pagar de outra maneira eu posso vender meus produtos pelo mercado livre que ele receberá sua comissão da mesma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinei,

      Se o comprador pagar fora do Mercado Pago, via depósito, por exemplo, você terá que pagar a comissão para o Mercado Livre emitindo um boleto bancário dentro da sua conta no Mercado Livre.

      Excluir
  19. Boa noite!!

    Fiz um contrato de compra e venda de um veiculo em meu nome.

    Uma das clausulas é de que o comprador se compromete manter em dia as parcelas do financiamento, que ainda está em meu nome.

    Em outra clausula o prazo, para que a transferencia do veiculo e financiamento, seja feita é de seis meses a contar da assinatura do contrato.

    As parcelas não tem sido pagas até o vcto, recebo ligações do banco quase que diariamente dizendo que meu nome será incluido no Serasa.

    Tenho todos os email´s onde o comprador se compromete a quitar a parcela em determinada data, depois de receber ligações de cobrança do banco, mas tbem não é cumprido.

    O prazo para que a transferencia seja feita está proximo, mas acredito que não será cumprido.

    O que posso fazer??

    Procuro o juizado de pequenas causas??

    Desde já agradeço a atenção.

    Boa Noite!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas dependendo do valor do veículo você talvez necessite de advogado. Ações com valores até 20 salários mínimos não precisam de advogado, mas acima deste valor necessitam. E o limite máximo no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) é de 40 salários mínimos.

      Já que a outra parte não está cumprindo com o contrato sugiro que você peça a rescisão do contrato com a devolução do valor que você pagou, além de uma indenização por Danos Morais.

      Excluir
  20. OLÁ!
    Estou muito chateado com o Banco Bradesco.
    tentei sacar dinheiro da conta do meu marido e a máquina engoliu a maior parte, liguei no 0800 e nada fizeram, disseram que mandariam alguém conferir o valor restante do caixa para ver se tinha sobrado algo e que não adiantava eu ficar esperando junto a máquina pois não tinham prazo para mandar alguém no momento.
    Dias depois mandaram apenas uma mensagem dizendo que estava tudo certo!
    como posso lutar contra isso?? o Bradesco diz que nada pode fazer pois o caixa eletronico tem vários bancos junto e que a empresa é terceirizada para o serviço de manutenção.
    uma palavra contra a outra??
    a quantia que perdi foi 1.250,00
    Vale a pena contratar um advogado? quanto vou gastar??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não precisa contratar advogado e nem gastar nada. Entre no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra o Bradesco e peça a devolução do valor não retirado corrigido, além de uma indenização por Danos Morais.

      Peça para que o Bradesco forneça copia das gravações no local, na data e hora da retirada, para que sirva como prova que a máquina engoliu o dinheiro. Peça também que o Bradesco apresente provas documentais de que não havia diferença de valores nesta máquina. Caso o Bradesco não apresente estas provas facilita para você conseguir reaver o dinheiro.

      Se tiver também alguma testemunha não familiar do fato, também ajuda.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  21. Fiz uma compra no aliexpress ja tem 36 dias, demorou 16 dias para passa para o status de Encaminhado para unidade de tratamento Internacional Brasil e depois que disso já tem mais de vinte dias e não atualiza....o numero do rastreiamento RE659499640SE....falta oito dias para acabar o prazo de entrega...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Esta demora é normal, principalmente no final e início do ano. Muitas encomendas ficam paradas semanas nos Centros de Distribuição dos Correios esperando para ser escaneadas para dar entrada oficialmente no país.

      Sugiro você pedir uma extensão de prazo de entrega para o vendedor, como sugerido no artigo acima na seção PROBLEMAS COM ENTREGA - COMO RESOLVER.

      Excluir
  22. Marcio de Oliveira
    Fiz um negocio com minha sogra ele quis vender a casa dela pra mim e pra minha esposa que é filha dela ele deu um preço de 15.000 reais pq a casa era da CDHU enviei o dinheiro via conta bancaria Pq ela mora em Catanduva ´SP e eu moro em Maringa -Pr, isso foi em agosto de 2013 no mês de Dezembro qdo fui ate a Cidade de Catanduva p/ terminar o negocio da casa e fazer a transferência para o meu nome e da minha esposa.A minha sogra desistiu do negocio ja tinha dado o dinheiro pra outra filha dela que tinha comprado uma casa financiada pela caixa ela deu esse dinheiro de entrada e não tinha mais o dinheiro pra me devolver agora ela colocou o carro dela a venda porem deixou em uma garagem pra vender .O carro não vende e estou precisando desse dinheiro ,estou o prejuízo o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vigão,

      Você não tem muitas opções, pois tudo foi feito informalmente. Veja se você consegue algum documento ou testemunha não familiar desta compra.

      Você pode entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra sua sogra pedindo o valor pago de volta corrigido e em dobro, já que a lei determina a devolução em dobro em caso de uma desistência da venda, além de uma indenização por Danos Morais. Pelo valor da causa, que ultrapassa 20 salários mínimos, você necessitará de um advogado.

      Se sua sobra perder a ação e não pagar você pode pedir o bloqueio do valor em alguma conta bancária dela. Se ela não tiver valores em banco, você pode pedir a inclusão do nome dela no SPC. Analise se tudo isto vale a pena, pois você pode terminar não conseguindo o dinheiro de volta e ter armado uma grande briga de família.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  23. Boa tarde,

    Fiz uma compra de um sofá nas Casas Bahia no dia 08/03/2014 no valor de 1300 reais, e estou com todas as devidas notas fiscais em mãos!
    O meu problema e devido a falta de comprometimento com a entrega do meu produto, realizei a compra no dia 08/03 e a data prevista de entrega estipulada em nota era o dia 17/03, neste dia tive um problema com a 1ª entrega pois o produto não passou pelo elevador no meu prédio e tive que ir novamente na loja para avaliar uma forma que o produto pudesse entrar, neste mesmo dia conseguimos uma opção para que fosse feito a entrega e que o mesmo entrasse no meu condomínio, então marcamos uma data para ser realizado a próxima entrega que seria sexta-feira dia 21/03 onde começou o meu problema, Não realizaram a entrega e justificaram na nota que foi realizado a tentativa de entrega e o produto não passo novamente nas porta sendo que não houve tentativa de entrega pois foi confirmado pela portaria do condomínio que não foi apresentado nenhum caminhão de entrega para a minha pessoa na data em questão, e novas datas de entrega foram marcadas sendo que as não foram realizadas pelo fornecedor.

    Ate a presente data 24/03/2014 não recebi o meu produto! Oque devo fazer sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tentar a via judicial, que é mais demorada, siga o recomendado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Se não funcionar, daí entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra as Casas Bahia, conforme especificado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir
  24. OLA Marcos gostaria de ser orientado sobre serviços oferecidos pele telefônica, Em agosto de 2013 uma consutora de serviço me aconselhou a mudar minha linha telefônica residencial para comercial pois eu teria muito mais vantagem pois teria rede WiFi e até hoje meu aparelho WiFi não foi entregue eu tenho alguns protocolos de reclamação, tenho registo de técnico que me fez visita e mesmo assim não recebi meu produto. Gostaria de saber se tenho direito a indenização....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro você seguir os passos recomendados no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

      Se não funcionar, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a Telefônica, pedindo a devolução em dobro dos valores pagos pelo serviço não fornecido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  25. bom dia,eu fiz um acordo com banco Santander onde eu devia 8,900 mais ou menos,na hora do acordo não me atentei com valor que eu estava negociando,eu tinha um empréstimo no consignado,e quando o atendente falou que eu iria ficar com uma divida só no banco fechei negocio na hora agora estou com uma parcela de 48x 591 da divida 8,900 o que poso fazer o juros ficou em mais ou menos 20,000. e tambem se não tiver o dinheiro na conta eles estoura o meu limite, ai eu pago mais de 100 de juros por ultrapassar o limite,sendo que se eu pagar essa parcela atrasado eu pagaria so 20 reais de juros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano,

      Acordo fechado não tem muito que possa ser feito. Você pode cumprir o acordo ou deixar tudo estourar e esperar 5 anos para a dívida caducar. Neste caso o seu nome iria para o SPC, mas depois dos 5 anos o seu nome teria que ser retirado do SPC.

      Excluir
  26. Muitas pessoas foram vítimas de um site falso (PADOVASA). No Reclame Aqui há muitas reclamações, pessoas estão desesperadas, sem saber o que fazer. Chegamos a esse site, através do Buscapé, que veja agora, não tem o menor critério e não é confiável. Podemos entrar no Pequenas Causas, contra o Buscapé? Há chances de se conseguir alguma coisa? Obrigada. Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,

      Poder pode, mas as chances são pequenas, já que o Buscapé equivale a um mero anunciante, já que ele não ganha comissão sobre as vendas das empresas anunciadas.

      Com quase toda certeza esta site Padovasa.com.br (CNPJ 19.076.143/0001-05) é de golpistas. Este CNPJ é de uma empresa que já foi baixada de nome MICHEL MATTAR DE OLIVEIRA, cujo nome fantasia era MATTAR & OLIVEIRA - CONDICIONADORES DE AR, mas mesmo assim o site continua no ar.

      Num caso destes nem adianta entrar com processo contra a empresa, já que o CNPJ é de uma empresa que não mais existe. Talvez a opção fosse entrar com uma ação contra a pessoa física, Michel Mattar de Oliveira, já que a mesma que registrou o site (http://whois.domaintools.com/padovasa.com.br). Mas neste caso você teria que localizar o CPF e o endereço desta pessoa, o que nem sempre é fácil.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela orientação.

      Excluir
    3. Marcia,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir