AJUDE


           Junte-se ao WORLD COMMUNITY GRID para doar o tempo ocioso do seu computador para pesquisas relevantes sobre o CÂNCER, AIDS, ALIMENTOS, etc. Estas pesquisas são públicas e terão todas as conclusões publicadas. Não custa nada e ainda você ajuda a quem precisa. Não afeta o desempenho do seu computador, pois só é acionado quando o computador estiver realmente ocioso.


JUNTE-SE AO TIME DICAS DO CONSUMIDOR



            Acesse o link "Join World Community Grid today!" para saber em detalhes como funciona, e ao se inscrever junte-se ao time Dicas do Consumidor, para fazermos diferença nesta comunidade: 



116 comentários:

  1. Boa noite marcio,
    mais uma vez me recorro a vc, ja indiquei seu blog para vários amigos e todos gostaram, mas estou em duvida pois uma prima me pediu uma sugestão de sites confiáveis de perfumes, vc sabe, perfume importado original não é fácil de achar por ai, como ela insiste em comprar em um site, queria uma dica entre estes.
    SAKS
    DUKS
    EPOCA
    SHÉPA
    Att;
    RODRIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo nenhum dos sites acima. Todos são muito caros.

      Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/como-comprar-perfumes-cremes-cosmeticos.html

      Excluir
    2. Bom dia márcio, tenho um site de vendas de roupas para a loja do 10, sou microempreendedora individual, tenho uma cliente que emendou duas compras, ela nem tinha recebido a primeira já fez a segunda, enfim, nunca disse pra ela que vendia peças de primeira linha, quando a mercadoria chegou pra ela, ela me disse que aquelas roupas era de vender em brechó, e que a loja dela era do dez, em negociação ela disse que viria no meu atelie conhecer os produtos, o mesmo ela não fez, como trabalho com encomendas, eu sou obrigada a devolver o dinheiro dela? e tem mais eu até disse que trocaria a mercadoria, mas ela chegou a me dizer que não queria peças feitas de retalhos. o que faço? me ajude por favor.

      Excluir
    3. Alessandra,

      Se a cliente é Pessoa Física e comprou pela Internet ou telefone, ela teria o direito de se arrepender da compra e requerer a devolução com até 7 dias da compra. Isto está previsto do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor:

      ‘”Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

      Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”

      Se a cliente é Pessoa Jurídica a compra é regulada pelo Código Civil e não haveria este direito, já que a compra seria para revenda e não como consumidora. Neste caso, mesmo entrando na Justiça, ela dificilmente conseguiria a devolução da compra.

      Excluir
  2. Olá, me chamo Valeria Cardoso, não tenho experiência alguma no campo de compra de imóvel. Por isso gostaria de saber como faço pra compra um apartamento que não seja financiado pelo banco, de forma que eu mesma possa ir pagando as parcelas do apartamento? Por favor, esclareçam-me esta duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria,

      É muito difícil um vendedor aceitar um parcelamento que não seja pelo Banco.

      Veja o seguinte artigo para dicas de como comprar um imóvel:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/04/como-comprar-casa-apartamento.html

      Excluir
  3. PESSOAL, ESTA DICA E PARA OS PREJUDICADOS PELO MPXSHOP, EU COMPREI E NAO ME ENVIARAM O CODIGO POSTAL PARA RASTREAMENTO, O QUE EU FIZ?
    ARRUMEI UM COLEGA QUE TEM LOJA E PEDI PARA ELE COLOCAR O CNPJ DELES NO SPC SERASA, E NAO DEU OUTRA RAPIDAMENTE ELES ME FIZERAM CONTATO E ME DERAM O CODIGO DE RASTREAMENTO E ASSIM TIREI O NOME DELES DO SPC.
    DADOS DO MPXSHP:
    TRINITY SOLUTIONS SERVIÇOS DE COBRANÇA LTDA
    CNPJ:11.217.682/0001-05
    END. AVENIDA YOJIRO TAKAOKA, 4384 - B. ALPHAVILLE - SANTANA DE PARNAIBA - SP. CEP.06541-038

    COM CERTEZA VOCES VAO TER SUSSESO EN SUAS RESPOSTAS DESTA LOJA DE FAUCATRUA.

    UM ABRAÇO E ESPERO TER AJUDADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar.

      Fique a vontade de colocar suas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  4. o grupoems.com é confiavel???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é confiável.

      Trata-se de uma empresa similar ao CompreDaChina.com.

      Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/devo-comprar-no-compredachina.html

      Excluir
  5. Minha camera digital caiu, na agura, sequei na toalha mais tentei ligar. depois tirei a bateria e coloquei no arroz, antes aparecia uma luz branca na tela agora so aparece aluz que diz q ta filmando o branco sumiu e nao fez ainda 24 horas, espero mais um pouco e vejo se funciona? o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ticy,

      Talvez não tenha mais jeito, pois num caso destes a última coisa que a pessoa deve fazer é tentar ligar o celular.

      Veja se você consegue recuperar seguindo os passos indicados no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/03/como-salvar-aparelho-eletronico-que-cai.html

      Excluir
  6. Sou cliente da Tim controle mais ou menos um ano.No mês de outubro de 2012 a fatura do mesmo mês foi extraviada, então entrei em contato com a operadora e a mesma me enviou a 2º via. após o pagamento da mesma a operadora realizou incessantemente ligações de cobrança. liguei varias vezes dizendo que a fatura tinha sido paga, mas as ligações de cobrança não parava ser realizada. então fui a loja própria da Tim e realizei uma reclamação, mas nada adiantou. então votei novamente na loja e envie um fax da fatura paga. passado uns dois meses mais ou menos a operadora está enviando mensagens dizendo que a fatura do mês de outubro esta em aberto e que vai enviar o meu nome para o serasa! Lembrando que a operadora não me enviou a fatura do mês de Dezembro de 2012 para pagar liguei para operadora e a atendente me disse que teria que pagar a fatura do mês de outubro que esta em aberto. Não sei mais o que fazer! por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Núbia,

      Tente seguir os procedimentos do seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

      Se não funcionar, entre no Juizado de Pequenas Causas contra eles. Neste caso, além da eliminação do cobrança, peça uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  7. Anonimo 08 de janeiro de 2013 ce.
    comprei uma cabeceira de camo box e mais alguns moveis e parcelei no cartão em 4 vexes. me arrependi da cabeceira e fui tentar devolver e descontar o dinheiro da fatura e o gerente falou que não pode eu tenho que gastar o valor do dinheiro em outros objetos ou ficar com o movel não tem outro jeito. eu quero saber se eu tenho algum direito nesse caso. me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você comprou dentro de uma loja, não existe direito ao arrependimento, portanto mesmo o que o gerente está oferecendo é mera liberalidade do estabelecimento, portanto aceite.

      Se você comprou na Internet ou por telefone, dai existe um prazo de 7 dias para se arrepender, onde você pode devolver o produto e conseguir o dinheiro de volta. Se eles se negarem a isto, faça uma reclamação conforme explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
  8. bom dia comprei na luxuary nao me entregarn ano prazo e me pediran pra cancelar po pagamento mas nao concegui e agora

    ResponderExcluir
  9. nao concigo fazer um cancelamento do pagamento que fia a luxuary de um netbook o q devo fazer

    ResponderExcluir
  10. Ola , meu nome e Mariana .. preciso de ajuda , meu pai morava de aluguel, e o lugar onde ele morava foi destruido e todos que moravam la ganharam um apartamento , mais meu pai nao ficou sabendo de mais nada , sendo assim , sei que ele tem direito , sou filha dele , isso ocorreu ha uns dois anos atras , eu ainda era de menor idade , agora tenho 18 anos posso recorrer o caso? o que tenho que fazer ? onde ir primeiro ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,

      Você tem que primeiro descobrir quem é que deu os apartamentos, se foi através da Prefeitura ou Governo do Estado.

      Dependendo do Município ou Estado, existem um orgão ou secretaria que é responsável por esta parte habitacional.

      Deve-se procurar o tal orgão e verificar se seu pai fez efetivamente um cadastro requerendo este benefício e o porque dele ter sido concedido a todos outros moradores do local, menos o seu pai.

      Excluir
  11. Olá Marcio, vendi um refrigerador com 7 anos de uso, mas totalmente funcional, até o dia da entrega. Confirmei com a compradora no dia seguinte seu funcionamento e ela respondeu estar tudo ok. Mas 38 dias após a compra ela me comunicou que a geladeira estava funcionando somente o freezer, com 11 dias de uso após a compra. A partir daí chamou um técnico que trocou peças mas nao corrigiu o defeito, dizendo que teria que trocar outra que nao encontrava no mercado. Esta é a situação até o momento. A compradora quer agora que eu arque com o reparo, alegando 90 dias de garantia pelo CDC. Descordei pois o produto nao foi comprado em estabelecimento comercial, era usado no estado, apesar de bem conservado e nunca foi revisado. O código civil fala em 30 dias, o que também acho que já passou pela data da comunicação do fato. Falar em vicio oculto de um item com 7 anos de uso, eu nao concordo, pois todas as peças já possuem desgaste natural e podem eventualmente apresentar problemas. Quem compra usado fora de garantia da fábrica deve saber que o risco é maior. Indo além, devido as fortes chuvas e quedas de energia ocorridas, também é possível que tenha havido queima da placa eletrônica, fato esse relatado por outros na internet para o mesmo defeito em produtos similarares. Quais as minhas responsabilidades junto à compradora? Tenho mesmo que arcar com reparos que foram e estão sendo executados conforme descrito? A companhia de energia elétrica nao deveria ter sido acionada primeiro? Caso fosse minha responsabilidade, eu nao teria que autorizar primeiro o reparo por técnico de confiança? Obrigado, Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      O Código de Defesa do Consumidor é âmbiguo, pois não distingue produtos usados de novos. A defininição de produto no artigo 3o é "Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial".

      No seu artigo 26 concede uma garantia mínima de 90 dias para produtos duráveis:

      " Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
      I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
      II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis."

      Certamente um produto usado, no estado, não pode ter o mesmo direito a garantia que um produto novo e isto também é o entendimento de muitos juizes, principalmente quando a venda é feita entre Pessoas Físicas.

      Falar de vício oculto, também não cabe neste caso, já que um produto tem uma vida útil e é normal que no final desta vida útil as peças quebrem pelo desgaste natural.

      Também não dá para saber se o defeito foi proveniente do produto em si ou se foi devido a uma sobrecarga de energia.

      Pessoalmente não acredito que a consumidora irá procurar o Juizado de Pequenas Causas por causa disto, mas mesmo se procurar, é duvidoso que ela ganhe.

      Excluir
  12. Boa Tarde
    Me chamo Roberta e estou com uma duvida.
    no dia 25/02 comprei um par de alinças em uma Joalheria dentro de um mercado proximo a minha casa, escolhemos a aliança e deixamos la pra que podessem gravar os nomes e data.
    Pegamos a as alinças no sabado 02/03, depois de algumas horas percebemos que os nossos dedos estavam ficando verde, não so o dedo que fica a aliança como os do lado.
    Fomos la para devolver as alianças pois usamos aliança a 2 anos e nunca tinhamos ficado com os dedos verde, fizemos só torcar as alianças por um nova e deu nisso.
    então queria saber se eu tenho o direito de devolver esse par de Alianças e pegar meu dinheiro de volta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta,

      Se a aliança foi vendida como ouro igual ou acima de 18 kilates, isto certamente não poderia acontecer.

      Sugiro você tentar amigavelmente a troca na loja, avisando que se não for feita a troca você irá entrar com uma reclamação na internet e nos jornais que a loja vende produtos em desacordo com o anunciado.

      Se eles ainda assim não quiserem trocar, siga os procedimentos do seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Se não resolver, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, contra o lojista, pedindo a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  13. Olá! Preciso de uma orientação. Fizemos uma compra no site comprebemshop, fiz o pagamento através de depósito bancário, mas não recebi o produto, entrei em contato através de e-mail disseram que vão efetuar o cancelamento e estornar o valor, porém eles não tem minhas informações bancárias. O que posso fazer para de fato reaver meu dinheiro?
    Desde já, muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia,

      Cintia,

      O CompreBemShop.com.br está na minha lista de sites não confiáveis. Na próxima compra consulte a lista do artigo abaixo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/nao-compre-nestas-empresas.html

      Você tem três opções para receber o dinheiro de volta:

      1) Passe um conta bancária em nome da pessoa que fez a compra, para que o depósito seja efetuado, para o SAC ou e-mail da CompreBemShop.com.br ;

      2) Se a pessoa não tiver conta bancária peça para que seja feita uma Ordem de Pagamento em nome desta pessoa no banco que eles tiverem conta. Neste caso basta ir ao banco indicado com Identidade e CPF para retirar o dinheiro;

      3) Peça para o dinheiro ser enviado via os Correios. Funciona de forma similar a opção acima.

      Excluir
    2. Cíntia,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  14. Ola gostaria de saber se os sites de compras Gall Moda Íntima (http://www.gall.com.br) e Adão e Eva (http://www.adaoeevatoys.com.br/paginas.asp?mn=37) é seguro? "pagar por boleto bancário"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente ambos os sites são confiáveis.

      O Gall.com.br tem uma loja estabelecida e um deposito, ambos com endereço publicado no site. Além disse o site é registrado em nome de uma empresa. Tudo isto são ótimos sinais.

      O AdaoeEvaToys.com.br tem uma boa audiência na Internet e o site é registrado em uma empresa em São Paulo. Verifiquei a empresa no site da Junta Comercial e ela existe desde 2007. Também são bons sinais.

      Pode fazer uma primeira compra num valor não muito alto e depois com o relacionamento você pode ir aumentando o valor da compra.

      Excluir
  15. Queria ter informação de compra realizada por terceiros(pessoa fisica), pois a pessoa não me passou a nota fiscal do produto no caso um pc, porém fiz um recibo e pedi a própria pessoa para assinar do próprio punho,na ocasiao foi realizada uma troca de pc, onde passei o meu e a pessoa me passou o dela, agora depois de 3 anos a pessoa está pedindo o computador de volta,sem devolver o meu,ainda está ameaçando, como posso proceder e torna válido meu documento e posso mover uma ação com danos morais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de você ter um recibo é suficiente para configurar você como a legitimo proprietária do PC. Esta pessoa está blefando, ela não pode fazer nada para reverter esta situação.

      Mesmo que você não tivesse o recebido, não caberia uma ação de reintegração de posse de um bem como um PC usado, que já está em sua posse a três anos. Poderia ter sido um presente, por exemplo.

      Por outro lado, isto também não é motivo suficiente para você entrar com uma ação por Danos Morais.

      Excluir
    2. Obrigada Marcio, foi de muito avalia tua resposta.

      Excluir
    3. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  16. Bom dia!preciso urgente de informaçao sobre um contrato de financiamento realizado a cerca de 5anos atras entre a minha empresa e a caixa federal.Quero dizer que na epoca eu nao tinha conhecimento sobre contratos, era leiga no assunto, atualmente devido ao estudo tecnico tive alguma noçao da besteira que fiz por nao ser bem assessorada no momento de assinar o contrato,achei que estava fazendo um exelente negocio.Devido ao mercado de alimentos ter sofrido uma queda brusca nao pude mais efetuar os pagtos devidos, os valores ficaram sem condiçoes de serem quitados.Devido a varios fatores acabei fechando a empresa, e a divida permaneçe, a pouco tempo relendo o contrato tomei conhecimento que ele era do tipo vitalicio ou seja subsidiario.Tenho medo de perder a minha casa o que devo fazer para quitar essa divida e poder seguir em frente.Um detalhe a nossa fonte de renda e um taxi do qual meu marido tira o nosso sustento.Varias vezes estive na agencia e falei com o gerente responsavel, esse problema tem soluçao? O devido contrato foi realizado com o devido seguro conforme consta do contrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe contrato de empréstimo vitalício. Todos eles prescrevem depois de 3 ou 5 anos(dependendo do tipo de empréstimo) sem pagamento, a menos que já haja um processo de cobrança em andamento (neste caso somente no final do processo). Veja os artigos 205 e 206 do Código Civil:

      “Seção IV
      Dos Prazos da Prescrição
      Art. 205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.
      Art. 206. Prescreve:
      § 1o Em um ano:
      I - a pretensão dos hospedeiros ou fornecedores de víveres destinados a consumo no próprio estabelecimento, para o pagamento da hospedagem ou dos alimentos;
      II - a pretensão do segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele, contado o prazo:
      a) para o segurado, no caso de seguro de responsabilidade civil, da data em que é citado para responder à ação de indenização proposta pelo terceiro prejudicado, ou da data que a este indeniza, com a anuência do segurador;
      b) quanto aos demais seguros, da ciência do fato gerador da pretensão;
      III - a pretensão dos tabeliães, auxiliares da justiça, serventuários judiciais, árbitros e peritos, pela percepção de emolumentos, custas e honorários;
      IV - a pretensão contra os peritos, pela avaliação dos bens que entraram para a formação do capital de sociedade anônima, contado da publicação da ata da assembléia que aprovar o laudo;
      V - a pretensão dos credores não pagos contra os sócios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicação da ata de encerramento da liquidação da sociedade.
      § 2o Em dois anos, a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem.
      § 3o Em três anos:
      I - a pretensão relativa a aluguéis de prédios urbanos ou rústicos;
      II - a pretensão para receber prestações vencidas de rendas temporárias ou vitalícias;
      III - a pretensão para haver juros, dividendos ou quaisquer prestações acessórias, pagáveis, em períodos não maiores de um ano, com capitalização ou sem ela;
      IV - a pretensão de ressarcimento de enriquecimento sem causa;
      V - a pretensão de reparação civil;
      VI - a pretensão de restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé, correndo o prazo da data em que foi deliberada a distribuição;
      VII - a pretensão contra as pessoas em seguida indicadas por violação da lei ou do estatuto, contado o prazo:
      a) para os fundadores, da publicação dos atos constitutivos da sociedade anônima;
      b) para os administradores, ou fiscais, da apresentação, aos sócios, do balanço referente ao exercício em que a violação tenha sido praticada, ou da reunião ou assembléia geral que dela deva tomar conhecimento;
      c) para os liquidantes, da primeira assembléia semestral posterior à violação;
      VIII - a pretensão para haver o pagamento de título de crédito, a contar do vencimento, ressalvadas as disposições de lei especial;
      IX - a pretensão do beneficiário contra o segurador, e a do terceiro prejudicado, no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
      § 4o Em quatro anos, a pretensão relativa à tutela, a contar da data da aprovação das contas.
      § 5o Em cinco anos:
      I - a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular;
      II - a pretensão dos profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorários, contado o prazo da conclusão dos serviços, da cessação dos respectivos contratos ou mandato;
      III - a pretensão do vencedor para haver do vencido o que despendeu em juízo.”

      Excluir
    2. De acordo com o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, depois de 5 anos, se seu nome foi incluído no SPC/SERASA ele tem que ser obrigatoriamente tirado.

      “Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

      § 1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos.

      § 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.”

      Quanto a subsidiário, que dizer que o contrato tem avalista que, provavelmente, foram os sócios da empresa.

      Raramente um Banco entra com um processo de cobrança contra seus pequenos devedores, até porque é muito difícil se ter bens para cobrir o valor devido. No seu caso se o imóvel que vocês têm é único e de uso próprio, ele é impenhorável (lei 8009 de 29 de março de 1990) e, portanto, não está sujeito a esta cobrança. Veja a lei completa no seguinte link:

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8009.htm

      Se vocês têm mais de um imóvel, daí sim poderia haver problemas com o segundo imóvel. O ideal neste caso seria vender o mesmo, antes que haja uma ação de cobrança (apesar de a mesma ser improvável).

      Excluir
  17. Bom dia...
    Ajudem a resolver um cheque extraviado pelo Banco Bradesco que nao me dão a microfilmagem para que possa limpar meu nome.....
    Aguardo resposta
    Edna gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna,

      Respondi em outro artigo, mas copio a resposta abaixo:

      Pelo meu entendimento, um cheque é microfilmado no mesmo momento da compensação, portanto, não tem como esta microfilmagem ter sumido, já que o mesmo passou pela câmera de compensação 2 vezes.

      Por outro lado, mesmo que a explicação do Banco em relação ao malote é correta, o que duvido, a responsabilidade pelo sumiço dos documentos é do Banco, mesmo se os mesmos tenham sido roubados.

      Também é o próprio Banco que coloca no nome do correntista no SPC/SERASA, mas no caso eles nem tem algum documento que prove que você emitiu um cheque sem fundo, já que de acordo com eles o cheque e a microfilmagem sumiram.

      Portanto vejo como o único meio de você tentar resolver este imbróglio é entrar com uma ação contra o Banco no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) pedindo a microfilmagem do cheque, que é um direito seu, a retirada do seu nome do SPC/SERASA, já que eles não têm nenhum documento que prove a emissão do cheque sem fundos, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Veja que estas ações podem ser demoradas e com resultado incerto, portanto, não conte com isto para você conseguir seu financiamento.

      Excluir
  18. Ola MARCIO
    Preciso de uma orientaçao fiz uma compra em 01/12/12 no valor de 306,77 na caedu,a atendente me convenceua a fazer o cartao ja que eu ja era cliente porem meu limite liberado foi de 278,00 quis paga a diferencia porem a mesma me convenceu a parcela em 8x que assim aumentaria meu limite e nao teria juros, aceitei, quando chegou a fatura percebi que tinha juros e fui la reclama, me mandaram liga pra central la informei o ocorrido e a mesma me garantiu que seria cancelado as parcelas no dia 19/12/12 fui fazer o pagamento da minha compra de 306,77 no dia 20/05/2013 chegou na minha casa uma fatura no valor de 43,00 fui na loja e me falaram que ela do juros do parcelamento e que nao tinha sido cancelado, infomei o ocorrido e liguei novamente pra cental solicitando a ligaçao onde comprava o que a a tendente me falou porem disee que so me enviaria sobre açao judicial fiquei tao nervosa que deixei o cartao e a fatura la depois que a cabeça esfriou, fui busca o cartao pra pode ir no forum e pra minha surpresa a lider de equipe (kelly) da caedu tinha amassado meu cartao e jogaram no lixo. Como devo proceder pois eles nao querem fazer o cancelamento da fatura amigavel e fora que ficam me ligando e me mandando msg de cobrança levei uma advertencia verbal por ter atendido o telefone deles na empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edileide,

      Num caso destes não resta outra alternativa se não você entra no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra a Caedu. Peça além da anulação desta dívida, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  19. Olá Márcio,

    Comprei um produto em uma loja de eletro e o produto veio quebrado! Como a loja não tinha mais este produto no estoque pedir cancelamento da compra. Assim foi feito, a compra foi cancelada, o valor foi estornado no meu cartão de crédito, mas até hoje(se passaram 4 meses) e eles não vieram recolher o produto! O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katyane,

      Mande um e-mail para o SAC da empresa dando 30 dias para eles recolherem o produto. Caso eles não tomem nenhuma providência faça o que quiser com o produto.

      Provavelmente eles não recolheram, pois o custo da retirada deve ser maior do que o valor recuperado com o produto.

      Excluir
  20. Boa tarde Marcio !

    Gostaria de comprar calças jeans no Aliexpress mas não tenho a taxa de conversão e o meu n° aqui no Brasil é 40, qual seria o meu numero no Aliexpress?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Se o vendedor usar a medida dos EUA (USA - a maioria dos vendedores informa qual a medida usada, se dos USA ou asiática) a conversão correta seria 30 e com folga para não ficar apertado 32.

      Para mais detalhes em conversão de medidas veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/03/conversao-tamanho-de-roupa-eua-x-brasil.html

      Excluir
  21. Bom dia . meu no wantuir esto com um plobema na caixa econômica se poder me orientar ....comprei um casa no progama minha casa minha vida ...e não foi emformando sobre manuteçao de conta , so uso para fazer o pagamento do valor da casa. Já teim 2 anos e 8 meses .....fui tirar um estrato vi que esta assim limite cheque especila 3.300 saldo 1.716.64D saldo disponível c/ limite 1.583.00 . fui no banco e gerente me falo que erro de comunicação . que tinha que ver contrato e enrolo o que deve fazer nesse caso......esse juro esta correto .....teim como não pagar esse juro de manuteçao de conta ......obs nunca usei cheque e carato credito so uso conta bagamneto prestaçao da casa ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wantuir,

      Você pode tentar entrar com uma ação contra a Caixa Econômica, já que você não foi informado que se tratava de uma conta especial e que havia tarifa de manutenção em cima da conta.

      A dificuldade é que como a Caixa Econômica Federal é uma autarquia pública, não pode ser processada através do Juizado Especial Civil Estadual, somente o Federal, que tem muitas poucas unidades.

      Neste caso peça a anulação dos juros , pois não se trata de empréstimo, mas somente de pagamento de tarifas, além de uma indenização por Danos Morais. As chances não são grandes mas se quiser pode tentar.

      Excluir
  22. oi marcio caio gostaria de saber se este site é confiável www.descontex.com ...??? o meu e-mail é diego.smolder50cemt@hotmail.com muito obrigado pela atenção ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,

      Não recomendo. O site Descontex.com é um site semelhante ao CompreDaChina.com . Leia o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/10/nao-compre-no-compredachina.html

      Excluir
  23. to com quatro dia q coloquei credito no meu cel e nao caiu ainda meu chip e da oi vou processar e o unico jeito de revindicar meus direitos a oi fica me fazendo de besta.eles se faz de desentendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josildo,

      Para resolver, faça sua reclamação como explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

      Excluir
  24. O perfil que os leitores verão quando visualizarem suas postagens é mostrado abaixo. O uso de um perfil do Google+ permite que você tenha uma identidade nas propriedades do Google e o conecta a seus leitores, permitindo que eles compartilhem e recomendem seu conteúdo na web e no Google+. Se você quiser usar outra identidade, como um pseudônimo, poderá escolher um perfil limitado do Blogger. Mais informações sobre os perfis do Blogger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano,

      Obrigado pelas dicas.

      Fique a vontade de postar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  25. Boa tarde, 23/03/2013 comprei um aparelho celular paralelo, com garantia de 3 meses, antes do prazo a tela travou, devolvi para o vendededor e depois de 1 mês disse q/ me daria outro aparelho. Me mostrou 1 aparelho do ano de 2009 usado e eu não quis, agora ele quer me devolver a metade do valor que paguei para dividir o prejuízo com ele. Paguei R$ 270,00 não tenho recibo, nem provas, mas tenho 2 testemunhas. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra o vendedor, mas nada garante que você terá sucesso, e mesmo se ganhar se irá conseguir o dinheiro de volta.

      Peça a devolução do valor pago corrigido. Se você ganhar e a pessoa não pagar você pode pedir o bloqueio do valor em alguma conta corrente ou de poupança dele. Os juízes tem autonomia de fazer este bloqueio e só necessitam do CPF ou CNPJ para achar a conta.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  26. Boa tarde...! comprei dois cupons do magote, para duas sessões de tratamento na clínica deep laser, paguei dia 18/10/2013 e marcaram minha avaliação para o dia 01/11/2013, pois na avaliação não foi o esperado, e mais, o aparelho que a consultora disse que eles usavam era registrado na ANVISA, depois vi em um link que esse aparelho era proibido pela mesma, por todos esses motivos, arrependi ,mandei no dia 03, um e mail cancelando minha compra, resolvi ligar, pois disseram pra mim aguardar, passou as 48 horas, liguei novamente, a conversa mudou , o rapaz falou que não iam me reembolsar pois já tinha passado dos sete dias de arrependimento, e que eu tinha assinado um termo de compromisso com eles, e mais se eu quisesse me enviariam o código de defesa do consumidor, me deixou a vontade pra procurar meus Direitos. Se tivesse visto este blog antes com certeza não estaria passando por isto, pois constam na lista de NÃO CONFIÁVEL. Gastei tempo e dinheiro, saí com o meu bebe debaixo de chuva, perdi academia, perdi o horário na clínica onde faço tratamento enfim... só atraso de vida! fui atrás dos meus Direitos estou no PROCON. Na hora de pegarem o dinheiro da gente mil maravilhas, mas quando é pra devolver começa a saga. Como devo agir depois disto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marizete,

      Entre com um processo contra o Mangote e a Clinica Deep Laser como explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Adicionalmente a um serviço não fornecido, existe a questão do uso de um aparelho proibido pela ANVISA, o que tem que ser ressaltado na ação.

      Entre também com uma denúncia contra a clínica na ANVISA (veja dados no link abaixo):

      http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/cidadao/!ut/p/c5/rY_LcoJAEEW_xQ_QaWBgcIk8hkEY5BmHDeUrFioEIwHx62NV1jGb3Lvqul19-qICPd1s-uq46aqPZnNBa1RopUkNFxMfALSFCYyqXFOjEKgvoze0Blwmp7Flj_MjPpE44FnH008xBJb9CCwmJ6clcIspHQxSkBrDLRvl5zyCPpdyJ7KN1XlVXMTkyRJaCb_IgD8_KV5sQCj_5C_uC1SQMqey7i6pBNQjC2B26johOErOVJT-Y9fXLPKvLA8V1baeDbt6BjOiAWCMZUywrs2Jjt48Md6tGxssIy-9WNZ5S4rMaQQ1L9urwe3ka7juz416GH2htBI89Pn0va27BViG1F0FqfNda1hf3jYwPy8ZOzPmTLUh3i2oPIZF3xO67e9EbdIEV1Lk03dzdXTCKrKplnFF3B0HVJVkV96WaW_HB1hXXu3uk2rZrk5TF0d9t5Rue8Tdj_qA2rr3tViXnlaOxmTyDZ-q3Wc!/?1dmy&urile=wcm%3apath%3a/anvisa+portal/anvisa/ouvidoria/fale+com+a+agencia

      Excluir
  27. por favor me ajudem comprei um tenis na Descontex.com ja faz mais de meses, e ate agora nada de entrega nem de resposta, como agir o que eu faço, a empresa não tem telefone nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis,

      O representante da Descontex.com no Brasil, de acordo com o próprio site deles (http://www.descontex.com/pages/terms) é a empresa:

      MAXPAY INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS LTDA.
      CNPJ: 06.037.631/0001-61
      CALC ALDEBARA, 152 / SALA 2 – CAII – BAIRRO ALPHAVILLE
      06.541-055 – SANTANA DE PARNAÍBA – SP

      O contrato social com os dados completos deles, você consegue no seguinte link:

      https://drive.google.com/file/d/0B7yPBpr6ruDiV2xkMDNINHRMNkE/edit?usp=sharing

      Excluir
  28. Boa tarde! olá Marcio estou aqui de volta precisando da sua ajuda novamente, a respeito do site MAGOTE, primeiro quero tentar resolver meu caso no Procon, depois se nada mesmo, entro nas pequenas causas, mas está sendo difícil encontrar o endereço, tem como você me ajudar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marizete,

      O ideal é você logo entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil). O Procon num caso deste é perda de tempo, já que no Procon os acordos são voluntários e na Justiça a decisão é normativa, além de você pode pedir uma indenização por Danos Morais.

      O endereço do Juizado você pode conseguir no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/endereco-dos-juizados-de-pequenas.html

      Excluir
  29. Marcio boa noite,

    Fiz uma compra no site da descontex.com.br e não recebi o produto, paguei no cartão de crédito e já venceu a segunda parcela e o produto ainda não chegou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      O site Descontex.com.br é semelhante ao CompreDaChina.com, veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/10/nao-compre-no-compredachina.html

      Numa próxima compra não deixe de consultar a lista de sites não recomendados do Blog:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/nao-compre-nestas-empresas.html

      Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra a Descontex conforme explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      O representante da Descontex.com no Brasil, de acordo com o próprio site deles (http://www.descontex.com/pages/terms) é a empresa:

      MAXPAY INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS LTDA.
      CNPJ: 06.037.631/0001-61
      CALC ALDEBARA, 152 / SALA 2 – CAII – BAIRRO ALPHAVILLE
      06.541-055 – SANTANA DE PARNAÍBA – SP

      O contrato social com os dados completos deles, você consegue no seguinte link:

      https://drive.google.com/file/d/0B7yPBpr6ruDiV2xkMDNINHRMNkE/edit?usp=sharing

      Excluir
  30. Boa tarde Marcio, tudo bem? estou eu aqui novamente para te pedir um favor, gostaria de saber se a petição do meu caso posso levar pronto ou usar a do juizado de pequenas causas, desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marizete,

      Uma petição pronta, se bem fundamentada, ajuda, mas se você não tiver como fazer a petição você mesma, pode usar os modelos prontos do Juizado. Na realidade os Juízes dos Juizados Especiais Cíveis, julgam muito mais pelos fatos e pelos que a pessoa pede, do que pela redação. Só não se esqueça de pedir a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Anexe provas de que a clínica usa equipamentos proibidos pela ANVISA.

      Excluir
  31. Ola to precisando muito de sua ajuda Mario, eu compre um ps4 no USA e logo aqui no brasil ele parou de funcionar, liguei para sony e eles logo me informaram que a sony não da suporte para produto importado, pesquise de a cordo com Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

    Se o fabricante do produto importado tiver atuação no mercado brasileiro, deve assumir a legislação de consumo do país, o que dá a responsabilidade pelo cliente nacional. Se o produto foi comprado de um importador, ele será solidariamente responsável por resolver o problema
    Assim, em caso de defeito no produto, o fornecedor deve prestar assistência, mesmo que seja necessário enviar o artigo para fora do país para o reparo, caso não haja mão de obra técnica ou peças de substituição no Brasil.
    Em regra, o fabricante tem até 30 dias para devolver o produto em perfeitas condições de uso. Mas no caso de o conserto ser feito no exterior, é razoável que o consumidor aceite um prazo maior, mas é dever da empresa indicar a data em que o problema estará sanado.
    Já no caso de um artigo cuja empresa não atue no Brasil, prevalecem as regras contratuais do local de compra do produto. Dessa forma, o Idec recomenda que o consumidor pergunte quais são as condições para assistência técnica do artigo na hora da compra. Caso não tenha feito isso, é preciso checar o que indica o termo de garantia do produto.

    como devo proceder ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      O que o IDEC informa não está explicito na lei, portanto, pode ser interpretado de outro modo por algum juiz.

      A lei fala de produtos adquiridos no Brasil e, portanto, sujeitos a legislação brasileira.

      Você pode tentar entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra a Sony, mas não tenha nenhuma certeza de sucesso. A causa estaria baseada no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, que dá 30 dias para a solução de um problema em garantia. De acordo com este artigo, em caso de não ser cumprido os 30 dias, o consumidor passa a ter o direito de receber o dinheiro de volta, além de perdas e danos.

      Pela a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Quanto a mandar o produto para o exterior para ser consertado, nem pense, pois isto seria extremamente caro e o produto na volta estaria sujeito a ser tributado.

      Excluir
  32. Tenho 36 anos, sou casada há 10 (dez) anos, tenho 2 filhos, meu regime de casamento é separação obrigatória de bens, casei por amor mesmo, nem sabia destas diferenças, em caso de separação eu não tenho direito a nada mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos bens não, já que é casada em separação total de bens. Mas pode ter direito a uma pensão alimentícia, tanto para os filhos, se os mesmos ficarem na sua guarda, como para você, caso tenha abandonando os estudos ou uma carreira pelo casamento.

      Excluir
  33. ola! Marcio caio, fiz uma compra no aliexpress e o pedido ja estar aguardando o recebimento, porem sem querer cliquei em Abrir Disputa o que vai acontecer agora? Póis andei procurando informações e ABRIR DISPUTA significa cancelar o pedido? o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa,

      Abrir disputa não é o cancelamento do pedido, mas sim apenas uma reclamação para o AliExpress contra o vendedor.

      Neste caso recomendo você esperar o recebimento do produto antes de fechar a disputa.

      Se você fechar a disputa agora e depois não receber o produto ou o produto for diferente do comprado, você não terá como abrir uma nova disputa.

      Excluir
  34. Marcio boa tarde.

    Preciso de algumas informações sua de como proceder a respeito de um certo assunto.
    Em 2013 tive vários problemas com a operadora OI, onde estava sendo cobrado valores duas vezes maior de um plano de TV, tel., e internet.
    Consegui resolver indo ao Procon, onde foi dado baixa nas parcelas abusivas, e realinhado o plano.
    Então resolvi trocar de operadora e pedi o desligamento da Oi "depois de 14 anos com a operadora", passando a trabalhar com a GVT.
    Depois que desligaram a Oi e levaram todo equipamento continuou vindo cobranças da Oi, e os valores os mesmos que fizeram a minha ida ao Procon.
    Agora esta chegando carta com mensagens que o meu nome foi incluído no Serasa, mais eu não tenho nada mais da Oi e quando foi desligado as faturas estavam em dia, pois se não estiver eles não desligam.
    Como proceder?
    Fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra a OI, pedindo a anulação de todos os seus débitos, a imediata retirada do seu nome do SPC, sob pena de multa diária, além de uma indenização por Danos Morais. Num caso destes os juízes costumam ser bem severos e é capaz de você conseguir uma boa indenização. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  35. Caro Marcio Caio, preciso de sua ajuda!
    Fiz uma compra no Extra.com no dia 09/02/2014 no valor de 227,00. No dia 11/02/2014 recebi um e-mail informando aprovação do pagamento e prazo de entrega para dia 25/02/2014. Dia 27/02/2014 enviaram um e-mail informando que o produto encontrava-se indisponível e que seria reembolsado por ordem de pagamento( fiz o pagamento via boleto). Dia 07/03/2014 um e-mail informava que até dia 17/03/2014 o reembolso estaria à disposição no banco. Dia 21/03/2014 enviei e-mail informando que não tinha nenhuma ordem de pagamento em tal banco. A partir desta data sempre mandam e-mails equivocados ora informando que o pedido não foi localizado ora que eu solicitei o cancelamento. Tenho todos e-mails registrados, como proceder, por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre com uma ação contra o Extra.com no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), exatamente conforme o especificado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir
  36. ola maircio bom dia realizei uma compra da china no valor de 139,99 ate ai tudo bem mas agora estao me cobrando 84,67 da receita federal deve ser o tal 60% mais ai vem mais uma cobrança um tal de gnre que e no valor de 49,56 esta quaze no valor do produto esta certo estas cobranças posso pagar para retirar meu produto desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elio,

      Rigorosamente falando você não tem que pagar nada, já que não é claro na oferta no site que o mesmo importa em nome do cliente e o mesmo pode ter que pagar taxas de importação. Para mais detalhes veja no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/10/nao-compre-no-compredachina.html

      Teoricamente você poderia processar o Compre da China para conseguir o valor pago de volta, além de uma indenização por Danos Morais. Só que na prática isto é muito difícil, pois apesar de no Blog publicar o endereço correto deles, eles instruem para que toda correspondência seja devolvida, e com isto escapam de ter que responder processos no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil). Alguns juízes já conhecem esta manha e dão ganho de causa para o reclamante a revelia do reclamado, mas isto é uma exceção.

      Você tem duas opções:
      1) Pagar e retirar o seu produto e processá-los para conseguir o dinheiro do imposto de volta, além de uma indenização por Danos Morais;

      2) Não pagar e pedir a devolução do valor pago, além de uma indenização por Danos Morais.

      Excluir
  37. bom dia, eu vendi um computador mais monitor usados, sem garantia e em perefeito estado tendo que o cliente viu que estava tudo funcionado em perfeito estado.no site de compra loquei assim itens inclusos: gabinete completo e monitor. nao coloquei cabos nem teclado e mouse so que dei isto so que o cabo que dei era um meu ainda falei este cabo nao vem com ele eu peguei um meu. e mostrei liguei o pc pedir para ele mecher no pc para v er si estava funcionado. so que o produto nao tem garantia. se o cliente quiser devolver dizendo que nao esta funcinado ou esta com defeito devo devolver o dinheiro? como funcina pois o produtoo saiu em perfeito estado fuicionado e sem garantia sem nada por escrito pois nao sou fornecedor sou particular minha primeira venda pois nao quis mais o pc. o que devo fazer si o cliente quiser devolver o pc dizendo que nao esta fucinado que mi garante que nao esta pois saiu daki funcionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Código de Defesa do Consumidor não estabelece distinção entre novo e usado ou a venda entre particulares e empresas, mas na prática a garantia só é dada numa venda de um produto por um estabelecimento comercial e a maioria dos juízes também entendem do mesmo modo. Se não fosse deste modo a justiça estaria lotada de causa de vendas de produtos usados entre particulares. Portanto, não se preocupe.

      Excluir
  38. Bom gostaria de uma informação
    Eu comprei um tablet no dias das criança o ano passado,o tablet deu problema em janeiro manei pra assistencia tecnica da cce no dia 13 de janeiro de 2013,aguardei 30 dias ai eu liguei dia 13 de fevereiro pra saber do tablet ,ai eles me disserão que não tinha nenhuma posição ainda ,ai eu poderia escolher outro tablet ou dinheiro devolta au escolhi o dinheiro.
    Ai ele mandarão eu mandar por email a nota do tablet,meus documentos e meus dadod bancario,eu mandei no mesmo dia as documentação no dia 13-02,ai no dia 04-04 me responderão o email me falando que iria depositar o valor dia 02-05 mais até agora não me depositão nada.
    Eu não sei o que fazer voçê poder me disser o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      Entre com uma reclamação contra a CCE, que é conhecida no mercado como “comecei comprando errado” conforme explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Se não funcionar entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a CCE e contra a loja que você comprou o produto (a responsabilidade é solidária), pedindo a devolução do valor pago, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
  39. olha eu fiz um cartao de uma loja que na hora foi aprovado pra mim um certo limite passado um tempo fui na loja fazer uma compra contando com aquele limite chegando la descobri que a administradora tinha baixado meu limite de credito sem nem me comunicar passei a maior vergonha.oque vc acha que devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina,

      Os contratos de cartão dão o direito ao administrador do cartão baixar ou aumentar o limite conforme o desejo deles, sem ter que comunicar isto ao cliente. Neste caso não há nada que possa ser feito.

      Excluir
  40. Adquiri ao curso Fast de Inglês, onde me venderam o inicio do curso para o dia 15/04/2014, onde não foi iniciado o curso na data acordada (contrato) devido pedido do coordenador da unidade via telefone.Tendo como previsão o inicio para o dia 22/04/2014. No dia 22/04/2014 cheguei à unidade não tinha uma sala, tão pouco material do professor para o primeiro dia a turma não estava formada havia apenas eu e uma outra aluna com nível de conhecimento de inglês baixo no qual tendo em vista que o curso é Fast e o aprendizado tem que ser rápido, no primeiro dia ficamos uma hora e quinze minutos tentando ensinar a mesma a pronunciar coisas básicas, onde houve por minha parte um descontentamento, quanto a não ter uma turma realmente aberta, não havia lista de presença, professora nova não estava preparada para o inicio. No mesmo dia ao final da aula liguei para o coordenador e relatei tudo que havia ocorrido e Pedi que ele me orientasse sobre o que fazer porque realmente eu queria dar continuidade no curso, inclusive por trabalhar em um empresa de Comunicação tive que remanejar minha agenda para conseguir ter as terças e as quintas disponíveis, o mesmo ficou de me apresentar uma solução onde eu não tive, essa responsabilidade dele foi transferida para Srta. Gabriela que é comercial(vendas) da unidade ao qual conversou comigo, e entendeu meu problema mas como a mesma não tinha autonomia não poderia me ajudar muito. No dia 29/04/2014 fui a unidade onde tive que relatar novamente o problema a Gabriela no qual me orientou a fazer a carta de cancelamento do curso devido a não previsão de inicio de turma, a carta foi protocolada pela pessoa responsável pelos contratos que não se identificou, no ato da entrega da carta questionei se por ventura haveria multa contratual, a mesma me respondeu que não haveria qualquer multa contratual e que receberia uma ligação para voltar a unidade e pegar o contrato de cancelamento e fazer a devolução do material , ressalvei que havia pago a primeira parcela e que precisaria ser ressarcido desse valor. Agora querem que eu espere formar uma nova turma , transferir p outra unidade ou ter que aceitar pagar uma multa , como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o curso Fast, pedindo a devolução em dobro do valor pago, além de uma indenização por Danos Morais. Trata-se claramente de uma quebra de contrato por parte deles, que efetivamente não prestaram o serviço contratado por você. Você pode usar o modelo de petição usado para não entrega de produto, com algumas adaptações, que está no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir
  41. Ola gostaria do endereço físico da empresa que se denomina apenas.cabal online Brasil .Telefones email ou quis quer outro meio de comunicação . Para fins jurídico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Até o dia 22/09/2013 a responsabilidade pelo CABAL ONLINE BRASIL era da empresa:

      GAMEMAXX COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM JOGOS E MÍDIAS LTDA.
      CNPJ: 08.643.202/0001-63
      Rua Alexandre Dumas, nº 1708 - 1° andar - Chácara Santo Antônio
      São Paulo – SP

      Depois desta data a responsabilidade pelo CABAL ONLINE BRASIL passou para sua empresa criadora a EST Soft no EUA e, portanto, inalcançável pela justiça brasileira.

      Se o seu problema se refere a algo acontecido antes de 22/09/2013 neste caso você tem que processar a Gamemaxx.

      Veja o seguinte artigo:

      http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2013/09/05/gamemaxx-encerrara-suporte-ao-cabal-online-em-22-de-setembro.htm

      Excluir
  42. Valeu o ocorrido aconteceu dia 14/05/2014 obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  43. Ola Marcio vó relata o ocorrido do dia 14/05/2014 ate o dia 29/05/2014. não quero perde minha conta. não agi de má fé e quero sabe os meios legais para ter minha de volta. 153910 CABAL Hoje (14/05/2014) as (19:00) a ultima vez antis da mesma ta bloqueada foi hoje cedo 14/05/214....06:40.da manhã 05-14-2014 15:53:35 Complete

    Submitted On : 05-14-2014 15:53:35
    Ola. fui logar em minha conta como de costume, e me foi notificado q a msm estava bloqueada, estou entrando em contato para saber o motivo de tal ação, pois estou sem entender por que minha conta foi bloqueada, aguardo respostas.

    Attached : Cabal(140514-1917-Ver405-0000).jpg

    Answered by Completed On : 05/16/2014 05:22:11

    Olá,

    Para que possamos analisar sua conta, é importante que nos informe os seguintes dados:

    - ID da conta;
    - Ultimo personagem logado;
    - Hora e data aproximada.

    Atenciosamente,
    Equipe Gamérica. 154710 CABAL olha só pra retífica mediante ao Ticket (153910) 05-16-2014 15:24:58 Complete

    Submitted On : 05-16-2014 15:24:58
    - ID da conta; JOAO4332
    - Ultimo personagem logado;XXxxjoaoxxXX classe GU nível 190
    - Hora e data aproximada.14/05/2014....06:40.da manhã
    by. joao rodrigues do prado

    Answered by Completed On : 05/22/2014 13:30:12

    Olá,

    Sua conta será enviada para análise. Entretanto, a mesma se manterá bloqueada até segundas ordens.
    Pedimos que aguarde até que a análise seja concluída.

    Atenciosamente,
    Equipe Gamérica. Answered by Completed On : 05/29/2014 05:13:43

    Olá,

    Uma análise foi feita nas contas do jogo, foi comprovado o uso de programas ilegais por parte de sua conta, sendo assim a mesma não poderá ser desbloqueada. Lembrando que esta foi uma posição tomada pela própria desenvolvedora.

    Atenciosamente,
    Equipe Gamérica. 158786 CABAL Pois bem quero provas que consta que eu agi de ma fé. 05-29-2014 14:32:42 Ready

    Submitted On : 05-29-2014 14:32:42
    Ola gostaria do endereço físico da empresa que se denomina apenas. cabal online Brasil .Telefones email ou quis quer outro meio de comunicação . Para fins judicial. marcio devo processar a Gamérica ou a est. sof

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Você tem que processar a Gamérica, pois a Est Soft não está localizada no Brasil e, portanto, não responde a justiça brasileira.

      A Gamérica é um nome fantasia, mas o site deles (www.gamerica.com.br) está registrado (http://whois.domaintools.com/gamerica.com.br) em nome da empresa:

      Boa Compra Ltda Me
      CNPJ: 006.375.668/0001-08

      O e-mail deles de acordo como o próprio site é: contato@gamerica.com.br .

      Esta empresa de acordo com a Receita Federal tem os seguintes dados:

      RAZÃO SOCIAL: BOA COMPRA S.A
      CNPJ: 006.375.668/0001-08
      ENDEREÇO: AV ITORORO, 1035 / SALA 02
      BAIRRO ZONA 2
      87.010-460 – MARINGÁ – PR

      A Gamérica pertence ao grupo UOL, portanto é uma empresa grande. Veja o seguinte artigo:

      http://www1.folha.uol.com.br/institucional/conheca_a_gamerica.shtml

      Eles também têm escritório em São Paulo, de acordo com o regulamento de um concurso (http://redcrucible.com.br/information.php?id=226#rmcl) : Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.384, 1º Andar, Jardim Paulistano, São Paulo/SP.

      Excluir
  44. Respostas
    1. João,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  45. Oi 🙋 Geraldo meu nome e Jonathan moro em aguas lindas de Goiás GO...
    Assim tem um ano que minha mãe morreu😢.
    Nas nessa história a uma coisa muito erada .
    O Emile de Luziânia GO não entrega o laudo da causa morte da minha mãe e luto por isso .
    Todos os dias da minha vida e da vida de minhas 4 irmã meu irmão. E eles mi enrolar ligo e eles inventam um mote de mentiras toda vez usam uma desculpa esfarrapada que esta esperando a assinatura do medico tudo mentira .já fui na justiça e eles não estão me ajudando em nada,inclusive o processo esta parado .por favo perço por mim e minhas irmãos e meu irmão nos ajuda .
    Nos precisamos de uma explicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan,

      Sugiro você procura a Defensoria Pública na sua cidade para encaminhar uma ação na justiça para resolver o seu caso.

      Veja no seguinte site detalhes do atendimento da Defensoria Pública no Estado de Goiás:

      http://www.defensoriapublica.go.gov.br/depego/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=103

      Excluir
  46. Olá Marcio, meu caso segue na linha do joao so que nao tive a id bloqueada mas a conta roubada por um hacker, a gamerica é apenas a administradora do jogo aqui no Brasil, ja provei para eles atraves de scans de meu documentos que sou o proprietario da conta, mas ainda assim nao me devolveram a conta, sendo eles apenas administradores eles podem alegar que nao cabe a eles esse devoluçao da minha conta? Que so a EST soft pode fazer isso? Nesse caso oque posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de alegação não é válida. Se eles são administradores do jogo no Brasil, tem completo controle sobre o mesmo. Além do mais, como eles são o representante no Brasil da Est Soft, eles respondem judicialmente por tudo que se refira a Est Soft para clientes no Brasil.

      A Gamérica é um nome fantasia, mas o site deles (www.gamerica.com.br) está registrado (http://whois.domaintools.com/gamerica.com.br) em nome da empresa:

      Boa Compra Ltda Me
      CNPJ: 006.375.668/0001-08

      O e-mail deles de acordo como o próprio site é: contato@gamerica.com.br .

      Esta empresa de acordo com a Receita Federal tem os seguintes dados:

      RAZÃO SOCIAL: BOA COMPRA S.A
      CNPJ: 006.375.668/0001-08
      ENDEREÇO: AV ITORORO, 1035 / SALA 02
      BAIRRO ZONA 2
      87.010-460 – MARINGÁ – PR

      A Gamérica pertence ao grupo UOL, portanto é uma empresa grande. Veja o seguinte artigo:

      http://www1.folha.uol.com.br/institucional/conheca_a_gamerica.shtml

      Eles também têm escritório em São Paulo, de acordo com o regulamento de um concurso (http://redcrucible.com.br/information.php?id=226#rmcl) : Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.384, 1º Andar, Jardim Paulistano, São Paulo/SP.

      Excluir
  47. OLÁ, BOA TARDE!

    FIZ A PROPOSTA DE AQUISIÇÃO DE UM ÓCULOS.FOI PREENCHIDO UM CADASTRO COM MEUS DADOS ASSINADO POR MIM PARA VERIFICAR SE SERIA APROVADA OU NÃO A PROPOSTA DE COMPRA, LIGUEI PARA A ÓTICA NO SEGUNDO DIA E A VENDEDORA INFORMOU QUE A PROPOSTA FOI APROVADA E QUE DENTRO DE 5 DIAS ÚTEIS O ÓCULOS FICARIA PRONTO OU SEJA FIZ A PROPOSTA NA SEGUNDA E O ÓCULOS FICARIA PRONTO NA OUTRA SEGUNDA-FEIRA. ACONTECE QUE NO TERCEIRO DIA FUI À ÓTICA E QUIS O CANCELAMENTO DA PROPOSTA, NÃO ADQUIRI O PRODUTO E MUITO MENOS PAGUEI ALGUMA QUANTIA, O GERENTE NÃO QUIS CANCELAR E INFORMOU QUE ÓCULOS CHEGARIA EM MEIA HORA(QUE RÁPIDO, SÓ PORQUE EU QUIS CANCELAR!!!), PORÉM FUI ENFÁTICA EM DIZER QUE QUERIA O CANCELAMENTO DA PROPOSTA, NÃO CHEGUEI A ASSINAR NENHUM CONTRATO, ELE ENTÃO ME AMEAÇA DIZENDO QUE A ASSESSORIA JURÍDICA DA ÓTICA IRIA ENTRAR EM CONTATO COMIGO E QUE O CANCELAMENTO SERIA FEITO EM SETE DIAS ÚTEIS, NÃO ME DEU NENHUM DOCUMENTO QUE COMPROVASSE QUE O CANCELAMENTO FORA SOLICITADO, E MUITO MENOS DEVOLVEU A MINHA RECEITA.
    E AGORA TE PERGUNTO, EU PODEREI SOFRER ALGUM TIPO DE PROCESSO OU TER MEU NOME LANÇADO NO SPC SEM NEM TER ADQUIRIDO O PRODUTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do teor da proposta. Se a mesma tinha embutido um contrato de compra em caso de aprovação, neste caso sua assinatura equivale à concordância desta compra. Por outro lado, se era apenas uma proposta, mas sem nenhuma cláusula obrigando a compra, não existe nada que eles possam fazer contra você.

      De qualquer forma se você tiver o seu nome inscrito no SPC, mesmo se tinha um contrato de compra na proposta, acho que você deve entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra ótica, pedindo a eliminação da suposta dívida, já que não houve a entrega do produto, a retirada do seu nome do SPC/SERASA, além de uma indenização por Danos Morais. Você pode alegar que foi enganada por um contrato que não foi explicado para você (“propaganda enganosa”). Neste caso, veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  48. oi eu gostaria de saber quem e rimo de familiar pode servi ou não pq o meu marido foi escolhido ele vai fazer o exame amanha mais so que ele mentiu falou que não tinha filho mais os soldado veio aqui hj confirma o endereço ai ele fez pergunta pra mim eu respondi eu falei que a gente tem um filho 2 anos e 8 meses eu gostaria muito de saber pq eu quer servi eo sonho dele .... por favor me responde hj ass jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica,

      Normalmente arrimo de família é dispensado, pois o salário de um recruta, por volta de R$ 450,00 sem nenhum outro direito, não é suficiente para sustentar uma família. Mas isto não é regra geral. Veja o seguinte artigo de como seu marido pode aumentar as chances de servir:

      http://www.resolvaja.com/2011/07/alistamento-militar-2011-2012-dicas.html

      Excluir
  49. Ola.. eu comprei ontem uns produtos em um site que eu nao conhecia,e paguei os produtos,e hoje fui entrar para ver outras coisas mais o site sumiu.Sera que os meus produtos vao chegar?o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não. Veja como proceder contra o site no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Qual foi o site e como você pagou? Com estas informações posso te ajudar um pouco mais.

      Excluir
  50. Boa noite, minha duvida é o seguente, Meu medica me receitou o medicamento para Colesterol, já que meu colesterol tava altíssimo. O medicamento chama se SINVASTATINA 20Mg,, porem comprei na Drogaria São Paulo o tal remédio, comprei Genérico do laboratório EMS. Gostaria de saber se é confiável, to com medo deste produto não funcionar no meu organismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giso,

      Totalmente confiável. Todos os genéricos passam por um teste de bioequivalência e a EMS é um dos maiores laboratórios de genéricos do Brasil. Pode tomar sem susto.

      Excluir
    2. Obrigado Marcio, fiquei super feliz por sua resposta, e sei que ainda existem muitas pessoas prestativa, e você é um deles. Abraço!

      Excluir
    3. Giso,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  51. estou com duvida fiz uma compra de tablet,recebi o produto abri joguei a embalagem "cinza" fora quando olhei o tablet ,a tela estava toda rachada ,fiz o procedimento de devolução porem pede com a embalagem ,oq eu faço joguei a embalagem fora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que entrar em contato com o SAC do Extra para proceder com a troca. Eles combinam uma coleta onde só é necessária a embalagem original do produto, mas não a caixa aonde foi despachada o produto.

      Se você jogou fora também à embalagem original do produto, você terá que ver com o Extra como proceder. O seu direito de resolução do problema em garantia não se encerra pelo fato de você ter jogado a embalagem fora, mas o problema terá que ser resolvido de outro jeito.

      Se a coleta não acontecer na data combinada ou se eles se negarem a resolver o seu problema, entre com uma reclamação contra o Extra, conforme o detalhado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
  52. ola comprei um celular pelo site do extra e fiz garantia 2 anos estendida porém se passaram 1 ano o celular esta com problemas ,enviei para garantia ,porem me retornaram dizendo que o aparelho esta com oxidação da placa por ter caído na agua e que eles n conserta,como se nunca deixei o celular cair na agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra o Extra, pedindo a devolução do valor do tablet, incluindo o valor da garantia estendida, já que a garantia estendida não é efetiva, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  53. Boa noite,
    Gostaria de uma informação sobre frete, o lugar onde realizei a compra é na minha cidade e o site quer me cobra o frete de R$12,00 para a entrega da mercadoria, quero saber se sou obrigada a pagar o frete? eu posso ir até o local para fazer a retirada do produto pessoalmente?
    Obrigado se me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o site não tem a opção de retirada do produto e você quer mesmo comprar neste site você não tem outra opção senão pagar pelo mesmo.

      Não existe nenhuma regra que impeça os sites de cobrarem frete e eles são livres para cobrar o que bem entenderem. Resta ao consumidor escolher sites que não cobrem pelo frete ou que tenham frete mais em conta.

      Excluir
  54. Olá! Acabei de conhecer o site e já gostei!
    Agora minha dúvida: Uma pessoa, bastante humilde, que trabalha comigo disse ter sumido de sua poupança, de um banco privado R$800,00 e que ela achou que não pode fazer nada e por isso deixou passar tanto tempo. Falei pra ela procurar o banco e pedir o extrato e histórico da conta pois, a meu ver é possível reaver o valor. Ela, ao procurar o banco, foi informada que não existe histórico de conta, só extrato e que o valor era aquele mesmo (pouco mais de oito reais na conta). Isso procede? Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem que pedir o extrato detalhado para ver em que transação foi feito o debito. Se ela não foi a responsável pela transação, tem que pedir o comprovante da mesma, isto é, como foi retirado o valor (em caixa eletrônico, na boca do caixa, em que agência). Se ainda assim ela não reconhecer o saque, tem que entrar com uma reclamação no próprio banco. Se o banco não der nenhuma posição, ela pode entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o banco, pedindo a devolução do valor debitado indevidamente em dobro, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir