sábado, 13 de março de 2010

CompraNet, mais um golpista na Internet


CompraNet, mais um golpista na Internet, só que desta vez as autoridade agiram, e um casal foi preso e foi colocada uma página no local do site http://www.compranet.com.br para arregimentar testemunhas contra o crime.



 NOTÍCIA SOBRE A COMPRANET NUM BLOG

            No Blog Thiago Medeiros Garcia tem notícia sobre este golpe e sobre outros, todos envolvendo uma conta corrente da mesma pessoa, o Thiago Medeiros Garcia, vários sendo armados a partir do Mercado Livre.

            O autor desse Blog com toda certeza deve ter sido uma pessoa que foi lesada numa compra no Mercado Livre envolvendo esta pessoa e decidiu fazer uma cruzada contra este tipo de golpe. Louvo a atitude deste autor, pois se todos fossem pró-ativos contra os golpistas certamente teríamos muito menos golpistas.

RECLAME AQUI MAIS UMA VEZ FOI OMISSA

            Até o dia 13/03/2010 já eram 503 reclamações no Reclame Aqui e, no entanto até este mesmo dia esta empresa nem constava no quadro “Empresas não Recomendadas”.          

            Infelizmente o maior site de reclamações do Brasil, o Reclame Aqui é um mero repassador de emails que não usa sua rica base de dados para alertar as autoridades e os outros sites que fazem publicidade destas lojas virtuais como o BUSCAPÉ e o Mercado Livre, para descadastrarem estas lojas.

            Com isto estamos órfãos de uma Lista de Empresas não Recomendadas que seja efetivamente completa e que evite que caiamos em golpes. Faço uma tentativa no meu Blog no artigo Não compre nestas empresas, mas ainda está longe de ser completa.

AÇÃO DAS AUTORIDADES FOI UMA EXCEÇÃO E NÃO A PRÁTICA

            Neste caso temos que louvar o Ministério Público e a Polícia Civil de Minas Gerais que efetivamente agiram no caso, mas infelizmente esta não é a prática e sim uma exceção.

            As autoridades normalmente são completamente omissas e só começam a agir quando o golpe já é público e notório e milhares de pessoas já foram lesadas como foi o caso da  Stopplay e da Vitória Eletrônicos.

            Como a maioria dos golpes fica impune, os golpistas só mudam de razão social, site e endereço, mas sempre são os mesmos.

TEMOS QUE RECLAMAR NOSSOS DIREITOS

            Se todas as pessoas lesadas se reunirem no caso dos golpes e reclamarem uma ação vigorosa das autoridades isto pode mudar, e pelo menos garantirmos que quem aplicar golpes vai para cadeia.

            Uma forma de reunir um grupo é através do Reclame Aqui. Faça um comentário nas reclamações contra a mesma empresa dizendo que você quer reunir um grupo para fazer uma queixa conjunta, deixando o seu email e com isto você passará a ter contato com muitos outros lesados.

            Talvez desta forma consigamos melhorar o mercado.

E COMO NÃO CAIR EM GOLPES

            Para evitar um golpe destes sugiro seguir os passos recomendados na postagem Como não cair em golpes.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.


2 comentários:

  1. Olá eu gostaria de saber como fica essas pessoas que asism como eu espera tanto tempo na justiça, e acaba ganhando a causa mais num é ressarcida por falta de bens pra penhora, essa turma da compranet são bando de ladrões e nós afinal que somos consumidores não temos nosso direito, só ficamos no prejuizo

    ResponderExcluir
  2. Patricia e Francisco,

    Infelizmente estes larápios são espertos e mesmo se condenados não irão devolver o dinheiro que roubaram, pois não tem nada em nome deles.

    Normalmente até a empresa é em nome de laranjas.

    A única coisa que pode ser feita é evitar cair em golpes seguindo as dicas do artigo:

    http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/onde-nao-comprar.html

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.