quarta-feira, 17 de março de 2010

Lojas virtuais – porque os golpes se repetem


Saiba por que os golpes nas lojas virtuais se repetem (como os da CompraNet, Stopplay e da Vitória Eletrônicos) e o que as autoridades poderiam fazer para inibi-los e como isto poderia gerar uma explosão de negócios na Internet.



AUTORIDADES OMISSAS

            Infelizmente nos golpes aplicados por lojas virtuais a maioria das autoridades é completamente omissa, a não ser que um dos lesados seja uma autoridade (neste caso a ação é rápida).

            Um dos motivos desta omissão é a inexistência de um cadastro nacional de reclamações para este tipo de golpe, mesmo se já envolve uma ação judicial.

            Outro motivo é que não existe obrigação do Lojista virtual publicar claramente o CNPJ da empresa que está vendendo. Engraçado que esta obrigação existe numa loja física é ausente numa loja virtual, com muito mais risco.

AÇÕES JUDICIAIS ACABAM EM PIZZA

Os consumidores entram com ações, cada um individualmente, e não existe nada que vincule uma ação com outra e assim todos os casos parecem isolados.  

            Quando um juiz toma uma decisão sobre um caso destes, ele na verdade está tomando uma decisão em relação a aquele consumidor específico, normalmente mandando devolver o dinheiro, e eventualmente um dano moral. Mas nem o juiz não tem a mínima ciência de que o mesmo caso pode estar se repetindo centenas de vezes.

            Como normalmente o golpista já sumiu a condenação não tem nenhum efeito, e o máximo que o consumidor pode fazer é entrar com uma queixa crime, mas sem chances de reaver o dinheiro.

SOLUÇÃO – UM CADASTRO NACIONAL DE RECLAMAÇÕES DOS JUIZADOS DE PEQUENAS CAUSAS

            A solução é bastante simples, basta uma autoridade com interesse em implantá-la. Basta ter um cadastro nacional transparente de ações em andamento nos Juizados de Pequenas Causas (e/ou de reclamações nos PROCONs) e integrado com as outras ações cíveis contra a mesma empresa.

            Este cadastro nem precisa ser completo, basta ter o CNPJ e o nome do reclamado e a razão principal da reclamação (falta de entrega / falta de assistência técnica / falta de pagamento, etc.).

SERIA UMA ESPÉCIE DE SPC PARA EVITAR LOJISTAS COM NOME SUJO

            Com base neste cadastro o próprio consumidor que encontrar uma empresa já com algumas reclamações pode evitar de comprar, ou assumir o risco. É o mesmo que temos em relação ao SPC, o lojista pode ou não vender para um consumidor com nome no SPC com base nas informações passadas.

PROMOTORES / POLÍCIA PODERIAM INVESTIGAR CASOS MAIS GRAVES

            Com base neste mesmo cadastro, os promotores e a polícia poderiam investigar os casos mais graves, onde aparecesse explosão de reclamações, principalmente envolvendo falta de entrega de mercadorias.

            Com isto estes sites seriam fechados muito mais cedo e os envolvidos seriam processados criminalmente.

CADASTRO OFICIAL TERIA MUITO MAIS CREDIBILIDADE

            Hoje uma tentativa tosca de se fazer isto é o do Reclame Aqui. É tosco, pois não tem nenhum cuidado com a qualidade das suas informações, tendo reclamados duplicados, nomes de empresas errados, não contém o CNPJ das empresas e com isto permitindo duplicidades, reclamantes que reclamam sobre a mesma empresa e o mesmo caso várias vezes, distorcendo os números.

            Também no Reclame Aqui, falta transparência, pois a própria lista de “Empresas não Recomendadas”, não é atualizada ha mais de um mês, e com isto deixando de citar várias empresas com problemas sérios. A própria consulta é complicada, sendo difícil se visualizar todas as empresas que estão no seu cadastro ou fazer uma consulta por tipo de problema.

            Uma lista oficial não teria estes problemas, pois teria a chancela do estado e seria obrigatório o CNPJ das empresas para evitar duplicidade e pelo menos uma razão sucinta da ação, para facilitar consultas e estatísticas.

PORQUE AS AUTORIDADES NÃO IMPLANTAM ESTE CADASTRO?

            Infelizmente estamos num país movido a votos. A maioria das ações das autoridades sempre está vinculada ao jogo político. Mesmo este golpe se repetindo milhares de vezes, não são milhões e, portanto a questão de voto é irrelevante.

            Além do mais o consumidor lesado não culpa a autoridade por sua omissão, e sim o próprio golpista que aplicou o golpe. E com isto sua omissão não é nem percebida e nem cobrada pelo consumidor.

CADASTRO DE RECLAMAÇÕES BANCADO PELAS EMPRESAS

            Outra solução seria as próprias empresas, através dos seus sindicados patronais ou associações fazerem um cadastro nacional de reclamações tipo é o BBB (Better Business Bureau) nos EUA.

BBB (Better Business Bureau)
             
           Um cadastro deste poderia eliminar os golpistas do mercado, pois teria muito mais credibilidade que o Reclame Aqui, que vive de publicidade e, portanto, quanto maior o número de reclamações, maior será sua receita. Isto se chama de interesse conflitante, pois empresas melhores significam menos reclamações e menos receita para o Reclame Aqui.

POR ISTO QUE O MERCADO NA INTERNET NO BRASIL É FRACO

            Só existe um ponto que é esquecido por todos: a existência de golpes na Internet faz com que o desenvolvimento de novos negócios na Internet seja muito mais difícil, já que os consumidores estão meio ressabiados.

            Pergunte a 10 consumidores diferentes se eles compram na Internet e daqueles que não compram o porquê não fazem. Pode ter certeza que a maioria não compra e destes todos não compram por ter medo de ser enganados. Dos que compram, a maioria compra pouco também com medo de golpe.

Isto a médio e longo prazo deixa o Brasil para trás, pois estes novos negócios geram desenvolvimento para o país. Vejam como o mercado na Internet é fervilhante nos EUA e pífio no Brasil. Nos EUA um golpista destes não tem vida longa.

            Fica a sugestão....

E COMO NÃO CAIR EM GOLPES

            Para evitar um golpe destes sugiro seguir os passos recomendados na postagem Como não cair em golpes.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.


2 comentários:

  1. ...se esperarmos algo do Governo para solucionar é acreditar em papai noel. Em terra de alibabas... o único meio de não ser vítima é ser mais esperto. O estelionatário é um psicólogo levando o seu conhecimento ao pé da letra. A mente humana acredita facilmente naquilo que falamos e não naquilo que nós mesmos realmente estamos vendo. Assim, fica fácil enganar. O pior é o depois. O estado de ser tratado como idiota é mais forte...aí vem o arrependimento...a crítica nas autoridades (que autoridades mesmo ? ah tá !!)Bom...meu conselho é sejam espertos e sigam conselhos de outros que caíram na armadilha e não seja a próxima vítima. Temos que sermos mais expertos...Brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente para tudo que precisamos do Governo batemos nossa cara na porta. O Governo serve apenas para satisfazer os desejos dos seus cupinchas. Veja o porque no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.