segunda-feira, 8 de março de 2010

Como procurar a melhor escola pelo ENEM


            Saiba como procurar e encontrar a melhor escola ou colégio para seu filho pela média de notas da prova do ENEM na sua região. Use um critério objetivo ao invés de deixar uma escolha importante destas para o acaso.




PORQUE A ESCOLHA DE UMA BOA ESCOLA É IMPORTANTE

            Existe um velho ditado da cultura popular que afirma “diz com que tu andas que direi quem tu és”, que mostra a importância do meio sobre o desenvolvimento das pessoas.

O meio das crianças é a sua vizinhança e a escola que frequentam, de onde elas irão ter seus amigos e companheiros de grupo, que tem uma enorme influência sobre o desenvolvimento do caráter.

            As maiores contribuições que os pais podem dar para os filhos, para garantir o seu futuro, são um local de moradia com uma vizinhança sadia e a escolha da melhor escola ou colégio da região.

            Infelizmente ambas as escolhas estão condicionadas a renda, mas mesmo assim entre dois locais de moradia ou duas escolas com o mesmo preço, sempre existe a melhor.

ESCOLHA DE UM LOCAL DE MORADIA

            Na escolha de um local de moradia, um bom indicador são os índices de criminalidade, que infelizmente ainda não são publicados de uma forma ampla e transparente e com isto deixa espaço para uma decisão subjetiva baseada no que vemos na televisão e nos jornais, que quase sempre não refletem a realidade.

COMO HOJE FAZEMOS A ESCOLHA DA ESCOLA

            Antes da prova do ENEM, a escolha da escola estava condicionada, além da questão do preço, a proximidade da nossa moradia (para facilitar nossa vida) e a opinião de nossos amigos e vizinhos, o que é altamente subjetivo.

Este processo de escolha muitas vezes leva a colocar nossos filhos escolas, que ao invés de contribuírem para sua educação, levam eles para o caminho inverso.

COMO USAR O ENEM PARA ESCOLHER A MELHOR ESCOLA

            Primeiro temos que definir qual a máxima distância da escola ou colégio que pretendo escolher, sabendo que quanto maior à distância, mais provável se encontrar uma escola melhor. Se nos limitarmos às proximidades da nossa casa infelizmente estamos jogando dados no futuro dos nossos filhos.

            Entre no site do ENEM (MEC) nas notas média por escola do site do ENEM e preencha com a UF (estado), Município, deixe a localização com Todas e escolha (ou não) entre a Rede de ensino pública ou particular:
Notas Médias do ENEM 2008 por  cidade
           
QUADRO COM AS NOTAS DO ENEM DAS ESCOLAS DA SUA CIDADE

            Na próxima tela aparece um quadro de notas com as médias do Brasil, da Região, do Estado e do Município, onde EJA é supletivo (ensino para jovem adulto) e EMR é escola normal (ensino médio regular), e a nota que tem que ser consideradas é da última coluna “Média Geral com correção” (explicação no link nota técnica ENEM 2008). Abaixo deste quadro irão aparecer escola por escola do Estado, Município e Rede de ensino escolhida:
Notas médias do ENEM por escola

            As escolas estão por ordem alfabética. Se você já sabe o nome de todas as escolas da sua região, percorra o quadro e vá direto para elas, caso contrário você terá que percorrer uma a uma e descobrir o endereço entrando no link “Dados Cadastrais”. Isto irá tomar mais de uma hora se a cidade for grande.

            Infelizmente não fizeram algo prático para se procurar separando as escolas por bairro / região, mas temos que usar o que temos em mãos.

PROCESSO FINAL DE ESCOLHA DA ESCOLA

            Anote a “Média Geral com correção” das notas da prova do ENEM de todas as escolas da região que te interessa e descarte de cara todas que estão abaixo da média da sua cidade. Se uma escola não estiver na lista, ou não tiver notas cadastradas (por ter um número de alunos muito baixo que fizeram à prova do ENEM) descarte também a escola, pois muitos alunos que não fazem a prova do ENEM não têm muito interesse pelo ensino.

            As melhores notas da prova do ENEM das escolas reflem certamente uma melhor educação (ensino), melhores alunos e professores e no fim uma melhor escola. É claro que em diferença muito pequenas de notas entre escolas pode ser objeto do acaso e, portanto não precisa ser levado em consideração.

            Das escolas que sobraram, visite cada uma, veja os preços, veja as instalações, fale com alguns professores e com todos estes dados em mãos, dando maior peso para o preço e para a nota média da prova do ENEM, tome sua decisão.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

            Veja também:

2 comentários:

  1. Bom dia, achei seu blog muito interessante. Meus parabéns. Já pensou em falar sobre EAD?

    att,
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      Analisarei sua sugestão para um futuro artigo.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.