sábado, 20 de março de 2010

Corpo Perfeito, loja em dificuldades

Este site em 2012 resolveu seus problemas e é agora confiável para se comprar (atualizado em 01/07/2012).

Tudo indicava que a loja virtual (site), líder no setor de suplementos alimentares, Corpo Perfeito (corpoperfeito.com.br), estava em sérias dificuldades, já que somente no início de 2010, já existiam 467 reclamações no Reclame Aqui, o grosso por falta de entrega.


DADOS DA LOJA VIRTUAL CORPO PERFEITO

            A loja virtual (site) de suplementos Corpo Perfeito existe desde 11/06/2001, com a razão social GALGRIN GROUP LTDA., CNPJ 04.506.236/0001-55, situado a Av. das Lagoas, 999 / Box 04 – Gardênia Azul – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.765-450, conforme os dados obtidos da Receita Federal:
Loja Virtual Corpo Perfeito - CNPJ
                       
            Passo estes dados para quem queira entrar no Juizado de Pequenas Causas (link com explicações).

UMA CHUVA DE RECLAMAÇÕES CONTRA A LOJA CORPO PERFEITO

            No Reclame Aqui  em 2010 exitiam 619 reclamações (link para as reclamações) contra a loja virtual (site) de suplementos Corpo Perfeito, sendo que 467 reclamações foram feitas somente no ano de 2010, o que dá 6 por dia, o que é muito maior que a média dos anos anteriores.

            Pela minha prática, pela irrelevância do Reclame Aqui, para cada caso reclamado no Reclame Aqui, devem existir outros 9, pelo menos, de clientes com o mesmo problema e que não reclamaram, o que daria um total de quase 5.000 problemas somente no ano de 2010.

            A grande maioria das reclamações era por falta de entrega, e isto era um péssimo sinal, já que isto é o mínimo que é esperado de uma loja virtual: ENTREGAR. Chama a atenção que existiam reclamações de clientes que pagaram e já estavam esperando 3 meses para receber o produto, o que era um péssimo sinal.

QUAL DEVE SER O PROBLEMA DA LOJA CORPO PERFEITO?

            O problema da loja virtual (site) de suplementos Corpo Perfeito deve ser semelhante ao problema que acomete muitas lojas virtuais. A entrada na espiral de problemas começa com a falta de caixa para manter um estoque adequado para conseguir entregar no prazo a maioria das novas vendas.   

            Com esta falta de caixa, a loja só faz novas compras com o dinheiro que está entrando das novas vendas. Para acelerar a entrada de dinheiro vende por preços mais baixos, o que atrai muito mais clientes.

            Isto aumenta os problemas, pois muitos novos clientes irão comprar sem ter estoque para entregar, além de diminuir as margens de lucro.

            Em algum momento o problema vem à tona, e os clientes começam a reclamar publicamente, e entrar na Justiça. Neste momento a empresa começa a afundar, pois a entrada de novos recursos via novos clientes começa a diminuir.

A empresa com isto não tem dinheiro para pagar seus compromissos e com isto fazer novas compras. E ai os clientes, que compraram e não receberam, ficam a ver navios, já que o barco já afundou.

QUAL A CAUSA PARA ESTE TIPO DE PROBLEMA?

            Normalmente a causa para este tipo de problema pode ser: má gestão ou golpe.

            No caso da Corpo Perfeito aposto que era má gestão, pois é muito estranho um site com um enorme sucesso, com quase 9 anos de existência, de uma hora para outra mudar de rumo e decidir aplicar um golpe.

INFELIZMENTE O SITE DA CORPO PERFEITO CONTINUA NO AR

            Num caso destes o empresário tenta até o último minuto salvar o seu negócio, e com isto certamente mantém o site no ar para conseguir novas receitas. Às vezes, esta atitude junto com uma melhora significativa na gestão resolve o problema da empresa. Mas muitas vezes acontece o inverso, pois como a venda é feita sem ter estoque e por preços mais baixos o problema pode se agravar e, com isto, acelera a sua queda.

            O consumidor na realidade é a cobaia deste processo, pois se a empresa melhorar ele receberá o produto, caso contrário ele será lesado.

Não tem nada que o proteja disto, a não ser ele tomar os devidos cuidados antes de comprar, como explicado nos passos recomendados na postagem Como não cair em golpes.

E VOCÊ QUE FOI O CLIENTE LESADO O QUE DEVE FAZER

            Independente da causa do problema sugiro, o mais rápido possível, entrar no Juizado de Pequenas Causas, pois num caso destes se realmente o barco for afundar, só conseguem algum ressarcimento os primeiros que entrarem.

ARTIGO SOBRE A CORPO PERFEITO SERÁ MANTIGO ATUALIZADO

            Havendo novidades sobre a loja virtual (site) Corpo Perfeito, manterei este artigo atualizado, portanto marquem esta página como Favorita no seu navegador para que possam se atualizar no futuro.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.


Como fazer petições para o Juizado de Pequenas Causas

29 comentários:

  1. Ola

    Segue Link de um bloq que criei para reclamações somente deste site, acho que juntos temos mais força...

    http://problemassitecorpoperfeito.blogspot.com/2012/01/problemas-com-o-site-corpo-perfeitocom.html?showComment=1328019821821#c8741383159172601953

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se todos tivessem sua iniciativa, teriamos comerciantes mais respeitosos com os Direitos do Consumidor.

      Excluir
  2. também tive problemas com compras do site Corpoperfeito; eles nem se dão ao trabalho de responder aos emails, e em nehum momento demonstram respeito aos consumidores.

    Não comprem desses enganadores, não cumprem os prazos e deixam todos no prejuízo.

    ResponderExcluir
  3. gente e um absurdo,ja estou pagando a fatura do cartão.nd de chegar o suplemento,isso e um descaso com consumidor.e vdd ja mandei varios Email nd de rspostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elma,

      Siga as recomendações do artigo abaixo para resolver o seu problema:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
  4. Respostas
    1. Lyon,

      Este artigo foi escrito pois uma grande quantidade de consumidores teve problemas e nem conseguia se comunicar com eles, nem pela Internet e nem por telefone.

      Um dos objetivo deste Blog é alertar os consumidores para este tipo de problema, para que eles evitem se aborrecer.

      Fico feliz que este não seja o seu caso.

      Excluir
  5. Alguém sabe o atual endereço da loja pq na Av. das Lagoas, 999 / Box 04 – Gardênia Azul – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ eles não estão mais..
    Eu abri processo até por dano moral... preciso do endereço deles. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O endereço deles está no site:

      GLOBALFRONT COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS MEDICINAIS LTDA - GBF | CNPJ 09.427.848/0001-76 | Estrada Beira Rio, s/nº, Galpão 4D - Parte, Área 5. Alameda 3 | Condomínio Industrial e Comercial Xerém | Xerém, Duque de Caxias /RJ | CEP 25250-415

      Para entrar no Juizado de Pequenas Causas veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  6. ACABEI DE COMPRAR LÁ... TOU COM MEDO AGORA! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miluka,

      Pode ficar tranquila. Este artigo é antigo. Depois eles resolveram os problemas deles e agora eles são confiáveis.

      Inclusive os retirei da lista de sites não confiáveis. Numa próxima compra consulte a lista no link abaixo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/nao-compre-nestas-empresas.html

      Excluir
    2. eh nada comprei e estou a 1 semana esperando sendo q ja foi aprovado e estimativa era de 3 dias e ainda nem saiu segundo o proprio site

      Excluir
    3. Este tipo de atraso é normal em todos os sites de compras. Fique tranquilo que a sua encomenda será entregue.

      Excluir
    4. Esse problema pelo que vi nao foi resolvido até hje em 2014. POis ocmprei a uma semana e nao foi enviado até agora, nao atendem o telefone e nao respondem emails que já enviei sentenas. nao estou conseguindo nem mesmo reaver o meu dinheiro sendo que ninguem atende o telefone, foi minha primeira compra e nunca, nunca mais volto a comprar nesse site.

      Excluir
  7. ESSA EMPRESA AINDA PODE SER CONSIDERADA CONFIÁVEL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim e em caso de qualquer problema com entrega siga o recomendado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir
    2. Não, ela nao é confiavel

      Excluir
    3. Gizeli,

      Não tenho interesse em nem criticar ou elogiar uma empresa. Meu Blog é neutro e aponta fatos. O site CorpoPerfeito.com.br tem os seus problemas de funcionamento, como a maioria dos grandes sites, mas não são desonestos, o que pode ser atestado pela sua boa reputação no Reclame Aqui:

      http://www.reclameaqui.com.br/indices/9419/corpo-perfeito/

      Qualquer problema, sugiro fazer reclamações como sugerido no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
    4. Boa tarde Marcio, Desculpe desabafar em seu blog, se possivel pode retirar o meu depoimento, pois voce está sim defendendo a empresa corpo perfeito. Isso é lamentável, mas estamos em uma democracia em que todos tem o direito de pensar e se expressar de maneira que mais lhe convenha, O site corpo perfeito não é /confiavel, eu consegui contato com eles depois de ligar o dia inteiro no dia 24/02 e pedi o cancelamento. Me informaram até um protocolo de cancelamento e sabe o que aconteceu? NADA, os 2 pedidos que fiz nao foram cancelados e agora consta como despachado para o endereço de entrega e nao tem um codigo de rastreamento até hoje. Essa empresa é sim desonesta, foge de qualquer compromisso com o cliente, e esta longe de atender o protocolo do PROCON.
      Mas pelo que eu entendi voce é a favor deles, pois em todos os depoimentos voce diz que é apenas problema de organização. O que não é tao verdade visto que esse problema existe mas a falta de respeito com o consumidor é imensurável. Desculpe falar a "verdade" de uma empresa que voce tanto gosta. Foi apenas um desabafo pela minha indignação com a falta de ética, respeito com o consumidor.

      tenha um bom dia

      Excluir
    5. Gisele,

      Fique à vontade de dar o seu depoimento. Não sou partidário e nem contra o site Corpo Perfeito. Se fosse partidário nem teria publicado o artigo e se fosse contra jamais teria verificado que o Corpo Perfeito pelo menos passou a responder as reclamações nos sites como o Reclame Aqui.

      Sei como você se sente. Afinal ninguém gosta de ser mal atendida e muito menos ignorada. Só que existem sites que, além disso, dão a volta no cliente, desaparecem e você nem consegue processá-los. Este não é o caso do Corpo Perfeito. Se você tiver problemas com eles basta processá-lo e você conseguirá se recuperar de todos os seus prejuízos, além de Danos Morais.

      Se fosse usar o seu critério de avaliação, neste caso quase nenhum grande site seria recomendado, pois a maioria deles tem um péssimo SAC que dificilmente conseguem resolver a contento as reclamações dos seus clientes.

      Excluir
  8. Efetuei uma compra na Corpo Perfeito segunda-feira, dia 06/01/2013. Desde ontem estou tentando contato com a equipe do site por e-mail, pois modifiquei o endereço de entrega, mas ainda não obtive retorno. Nem sequer uma resposta automática. Agilidade no retorno é o mínimo que consumidor espera e merece receber quando entra em contato via e-mail.
    No link para rastreamento do pedido, vejo que a encomenda ainda se encontra no mesmo status, desde segunda-feira: compra autorizada, envio em breve. Ao procurar informações sobre a Corpo Perfeito, encontrei este blog, cujos relatos me deixaram preocupada. Em seguida tentarei contato pelo telefone fornecido no site. Espero ser atendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja somente problema de organização. Para agilizar a solução para seu problema faça uma reclamação contra o site Corpo Perfeito, conforme explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
  9. Atualizando: ainda não recebi o retorno desejado quanto à mudança de endereço para a entrega, no entanto recebi hoje e-mail acusando o envio dos produtos, que deverão chegar em 9 dias úteis.
    Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  10. Atualizando novamente: recebi a encomenda hoje, três dias após o envio, cinco dias antes do previsto. Embora não tenha recebido retorno em relação aos contatos que fiz, os produtos chegaram rápido e fiquei muito satisfeita com a compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, obrigado pelo retorno.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  11. Marcio Caio td bem? Eles estão novamente não entregando os produtos dos clientes. Tem muita gente reclamando, inclusive eu. Só comprei lá pq eu já tinha feito um pedido e chegou td certinho..tomara que essa compra atual não demore 1 mês como as reclamações que ando vendo. afff
    Di

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana,

      Estão entregando. Esta época é mais tranquilo. Eles só são desorganizados, mas não desonestos. Se tiver problema, basta reclamar no Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) que eles resolvem rápido.

      Excluir
  12. OLA PESSOAL, ESCUTAM ESSA, ESTA EMPRESA É A MAIOR FRAUDE QUE JA VI, PAGUEI UM BOLETO A VISTA GERADO NO SITE, PELA GALGRIN GROUP QUE É A RAZAO SOCIAL DA CORPO PERFEITO, E SIMPLESMENTE FOI DESVIADO O PAGAMENTO PARA A CONTA DE UM TERCEIRO. ENVIEI POR EMAIL ATÉ PARA O GERENTE DELES E O MESMO DISSE QUE O BOLETO NAO ERA DELES E QUE NAO IA FAZER NADA A RESPEITO, QUE ERA PROBLEMA MEU. SENHORES FORAO QUASE R$ 1.500,00 QUE VOU FICAR NO PREJUIZO. ALIÁS VOU PROCESSAR POIS A UNICA OBRIGAÇAO QUE TEM O CLT É PAGAR PARA TER A MERCADORIA, PRA ELES DIZEREM QUE É PROBLEMA MEU? CUIDADO PESSOAL NAO ACREDITEM EM QUEM DEFENDE ESTA EMPRESA POIS TENHO CERTEZA QUE NUNCA PERDEU DINHEIRO PRA ELES. ASSIM FICA FACIL PROTEGE-LOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano,

      Entre com a ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o site Corpo Perfeito, pedindo a devolução do valor pago em dobro, além de uma indenização por Danos Morais. Veja um modelo de petição e como agir no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      De qualquer forma recomendo você verificar seu computador para ver se não está com vírus, pois isto não é comum. Se um caso como o seu fosse comum, o site já teria falido.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.