segunda-feira, 22 de março de 2010

Como salvar aparelho eletrônico que cai n’ água


Descubra uma técnica muito utilizada para salvar aparelho eletrônico, tipo celular, máquina fotográfica, filmadora, MP3 / MP4, etc. que tenha caído n’água por um período curto.


CELULAR E MÁQUINA FOTOGRÁFICA SEMPRE ESTÃO CAINDO

            Quem já não teve um celular ou máquina fotográfica que tenha caído n’água. Quase sempre por não usarmos a técnica adequada acabamos por perder o aparelho.

            Um reflexo muito comum é imediatamente ligar o aparelho para ver se está ainda funcionado. Só que este ato em si, com o aparelho molhado cria um curto circuito que destrói o aparelho.

SIGA A RECEITA DE BOLO ABAIXO

Siga os seguintes passos:

1)     Imediatamente após cair n’água retire a tampa do aparelho e retire a bateria ou pilha;
2)     Seque cuidadosamente a parte acessível com um pano de algodão seco;
3)     Envolva as partes do aparelho com uma meia fina de algodão ou com lenços de papel descartável;
4)     Encha um pote de plástico (com tampa e maior que o aparelho) com arroz cru;
5)     Coloque o aparelho envolto na meia ou no papel no meio do pote de arroz;
6)     Tampe o pote e deixe por no mínimo 24 horas, mas o ideal é 48 horas;
7)     Após este prazo retire o aparelho coloque a bateria ou pilha feche e veja se funciona.

Comigo, quase todos os aparelhos que caíram n’água, consegui salvar com esta técnica. Um pouco mais difícil é se for em água salgada, pois esta tem um alto poder oxidante, que corrói o aparelho, mesmo que você consiga secar.

QUAL O PRINCÍPIO QUE ESTÁ POR DE TRÁS DESTA TÉCNICA

            O arroz cru é um grande aspirador de umidade do ambiente, como a sílica gel, e vai deixar o nível de umidade dentro do pote fechado bastante baixo. Com o nível de umidade baixo, naturalmente a água dentro do aparelho irá evaporar até que toda água tenha evaporado e se transferido em parte para o ambiente dentro do pote em parte para o arroz.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

45 comentários:

  1. VIM PARA AGRADECER PELA A MARAVILHOSA DICA.MINHA MÁQUINA DIGITAL CAIU NA ÁGUA,PENSEI QUE NÃO TERIA SOLUÇÃO, ATÉ QUE VÍ ESTE POSTE E SEGUÍ TODOS OS PASSOS E...ALELUIA!!!MINHA MÁQUINA VOLTOU A VIDA!!!AMEI...APROVADÍSSIMO...OBRIGADA!!! =0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Claudia,

      Obrigado pelo incentivo.

      Este blog tem outras centenas de dicas interessantes.

      Veja no índice:

      www.resolvaja.com/p/indice.html

      Excluir
  2. olha minha máquina acabou de cair eu na hora nao sabia e fiquei tentando ligar tirei tudo imediatamente e sequei e deixei um pouquinho no sol , agora li esse post e segui os passos botei minha camera em uma meia e coloquei em um pote de arroz , mas o que o arroz faz???
    gente eu espero que volte minha mae me deu um prazo de um dia se nao voltasse ela iria contar pro meu pai to morrendo de medo espero que volte tenho fé em Deus que ira voltar....... ''sorte''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolly e Bruna,

      A função do arroz é sugar toda a humidade do ar, e com isto conseguir secar sua máquina.

      Sol não é bom nestes casos, e nem tentar ligar imediatamente, pois isto pode danificar os circuitos, colocando-os em curto.

      Mesmo assim acho que tem chances de voltar a funcionar.

      De qualquer forma da próxima vez vocês já sabem como proceder.

      Excluir
  3. ola ajudem me a minha camera digital foi a lavar num balde dentro da algibeira e esteve todo o dia la, ja fiz o k disse mas ela nao liga, sera k ainda tem soluçao

    rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela,

      A solução acima só funciana quando o aparelho eletrônico cai por segundos dentro d'água.

      No seu caso, em que câmera digital ficou por horas dentro da água, não tem solução, pois todos os circuitos foram danificados.

      Num caso deste nem uma Assistência Técnica resolve.

      Excluir
    2. ok obrigado na mesma

      Excluir
    3. Rafaela,

      De nada.

      Fique a vontade para colocar suas dúvidas, comentários e críticas neste Blog.

      Excluir
  4. a minha camera digital cai no vaso logo após conseguir pegar só q ela já estava sem bateria depois liguei p/ ver se estava funcionando.por vafor me ajude será q tem soluçaão?

    ResponderExcluir
  5. oi a minha camera digital caiu no vaso logo após conseguir pegar só q ela já estava com bateria gasta por favor me ajude será q ela voltará a funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,

      Como você ligou logo após ter caido na água, você pode ter colocado todo circuito em curto, com poucas chances de salvação.

      Tente seguir as dicas acima e se não funcionar, infelizmente não tem jeito.

      Numa próxima vez lembre-se que você jamais deve ligar o aparelho logo após ter caido na água.

      Excluir
    2. Minha camera caiu dentro da piscina tirei imediatamente da agua e tirei a bateria e o cartao de memoria...eu fui tentar secar mais na deu certo..fiquei com medo que minha mae soubesse..ganhei no dia 25/12/12 no dia do natal estraguei dia 28/12/12...se eu fizer isso dai de cima ira funcionar???????

      Excluir
    3. Se você ligou a câmera sem ter seguido todo o procedimento acima, diminui a chance de você resolver o problema, pois pode ter entrado em curto.

      De qualquer forma tente seguir os procedimentos acima. Ainda pode dar certo.

      Excluir
  6. Olá, minha noite da virada do ano foi péssima, um mané jogou meu amigo na piscina com a minha câmera, ela estava ligada, sequei ela com a roupa e retirei a bateria e o cartão de memória. Mas depois fiquei desesperada e tentei ligar ela, até q acendeu o visor, vim embora na hr e sequei com o secador, depois li o post e coloquei no pote com arroz e a deixei envolta em uma meia. Espero que de certo e q ela volte a funcionar. Com a minha amiga deu certo, o filho dela jogou o Iphone na agua, ela fez isso e deu certo. Obrigada pela dica.
    Bjs Lilian Carlin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian,

      De nada. Feliz 2013.

      Da próxima vez não esqueça de não ligar a câmera até que o processo de secagem esteja completo. Isto poderia danificar a mesma se ela ainda estivesse molhada.

      Excluir
  7. Minha filha estava dentro da piscina e eu pedi para ela tirar uma foto minha, eu estava fora da piscina. Quando ela pegou a máquina digital para tirar foto deixou entrar um pouco de água, coisa mínima! Porém, na hora parou de funcionar, tentei ligar novamente e nada! Lendo as suas recomendações, tomei as providências. A máquina se encontra dentro de uma vasinha há mais ou menos 12 hrs. Qual a chance que você acha dela poder funcionar novamente? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de você ter tentando ligar na hora diminui um pouco a chance dela voltar a funcionar. Isto pode ter provocado um curto.

      Também depende do tempo que ela ficou dentro d´água.

      Dá próxima vez não ligue imediatamente, espere ela secar bem.

      Excluir
  8. Eu tava na praia, com meu iPod no bolso e eu estava deitada na canga em cima da areia, e a água do mar, salgada, invadiu a minha barraca e minha canga, molhando meu iPod q estava no meu bolso.. Faz o mesmo procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari,

      O procedimento é o mesmo, mas as chances são um pouco menores, pois a água salgada ao secar oxida as conexões.

      Excluir
  9. Oi:

    Uma vez_vi num noticiário que seria bom COLOCAR SAL (ou AÇUCAR): pois isso é comum de acontecer; não sei se em outros aparelhos/eletronicos inclusive - só que com CELULARES funciona... Sem falar que POR NO SOL PARA SECAR AJUDA também!
    Além de que PREVENIR seria a melhor opção.

    Tchau,
    Fitch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fitch,

      Sal e açúcar são piores do que o arroz para atrair a humidade.

      Quanto ao sol não é muito recomendado, pois a temperatura elevada pode danificar os componentes eletrônicos.

      Excluir
  10. Olá Meu Psp caiu no chão meu irmão mais velho derrubou no balde de agua e tirei a beteria e o cartão de memória imediatamente sequei fraquinho com o secador de cabelos passei um pano seco e estou aguardando aqui será que ele pegará aindah ???????? Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ligar novamente o aparelho, coloque o mesmo dentro de um vasilhame fechado com arroz, por pelo menos 24 horas.

      Ligar o aparelho sem ele estar completamente seco pode provocar um curto que estraga o aparelho definitivamente.

      Excluir
  11. minha maquina digital sumiu na festa de aniverssario do meu neto pergunto se tem como recuperar esta máquina,ja li um tema em que se recupera um noot bock através de programas.quando a pessoa que pegou o not bock for usa-lo,este programa diz onde ele está sendo usado.espero que vcs me ajudem com este problema,não é pela maquina mas sim pelas fotos do meu neto.tem um site de outro pais que detecta o item através deste programa.caso possa me ajudar,por favor me responda neste imal"j-mello@oi.com.br". desde ja fico-lhes muito agradecido.abraços em todos voces.a marca desta maquina é sony.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de função não existe em máquinas fotográficas, somente existe em alguns celulares "smartphone" tipo o Iphone ou aqueles que usam o sistema Android.

      Nem poderia existir, pois para funcionar seria necessário um sinal telefônico e um GPS para permitir que a localização fosse transmitida para outro aparelho.

      Excluir
  12. Meu irmão valeu pela dica, minha Camera Nikon P-510 estava na bolsinha dela normal, e no entrar na minha casa, quando fui abrir a porta,estava segurando ela pela alca, e com mais umas coisas na mao cel. blibia, chave de carro, etc...,tinha um balde com agua bem do lado da porta, entrei para dentro de casa, fui largando os objetos da mao, foi quando me dei conta a falta da camera, fui sai achando q deixei no carro, e logo vi ela dentro do balde boiando, tirei-a rapido da bolsa tirei a bateria...nao tinha entrado agua na lente, mas no lugar da bateria tinha agua, sequei o escesso, e deixei umas 24 horas dentro de casa, um dia deixei umas 2 horas num sol nao forte,nao tinha sinal de agua nela mais, ja havia passado 48 hrs do dia q caiu, nao resisti e tentei ligala, e nao ligou tentei umas 3 vezes, dai sabia que era serio o caso mesmo, foi quando achei sua dica no site, fiz deixei umas 36 horas, coloquei a bateria e FUNCIONOU NORMALMENTE, IGUAL SEMPRE FOI....VALEU....ABRAÇOS
    Obs. Desculpe o tamanho do texto, é que fiquei contente e quis contar os detalhes....rsrs
    André Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  13. poxa a minha camera ,minha filha foi tirar foto na piscina escorregou e eu levantei ela rapidamente ,eu sequei e liguei ela :( ai achando que ao ligar ela ia continuar funcionando eu deixei ela guardei e fui pra piscina quando cheguei em casa ela n ligou mais :( to chorando de raiva ,fiz oque vc ensinou .ja fez 24 horas tem chances de recuperar ? é caro o concerto se eu não recuperar /?... socorrooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petyta,

      Como você ligou antes de completar todo o procedimento a câmera pode ter entrado em curto e, neste caso, não tem mais jeito.

      Para você ter certeza, siga todo procedimento agora e veja se funciona.

      Excluir
    2. EU TIREI HOJE A CAMERA DO ARROZ E NÃO LIGA :( COLOQUEI PRA CARREGAR PRA VER SE DA UMA LUZ ...NESTE CASO TEM CONCERTO ?E SE EU PROCURAR A GARANTIA SERÁ QUE COBRE ?TO LOQUINHA AQUI ELA É NOVINHA UMA SONY OTIMA PERFEITA MAS ISSO ACONTECEU :(

      Excluir
    3. Petyta,

      Provavelmente esta câmera não tem mais conserto, mas existe uma última tentativa que é somente trocar a bateria, pois às vezes o problema só está nela.

      Quanto à garantia, ela não cobre este tipo de defeito. Você teria que colocar no conserto pagando, mas provavelmente isto não vale a pena se teve curto-circuito na placa principal.

      Excluir
  14. QUERIA SABER SE JÁ OUVE RELATO DELA VOLTAR A FUNCIONAR MESMO DEPOIS QUE A PESSOA LIGOU A CÂMERA ...ALGUÉM ME DA UMA LUZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petyta,

      Sim às vezes volta a funcionar, mesmo a pessoa tendo ligado logo em seguida a cair na água.

      Mas no seu caso, você já seguiu o procedimento e não voltou a funcionar, neste caso a chance é bem menor da mesma voltar a funcionar.

      Excluir
  15. meu filho jogou minha câmera na agua,ela dev ter ficado uns 10seg la,eu a peguei,abri sequei e liguei,o visor ficou manchado e piscando,no dia seguinte quando ligo o visor ta muito escuro,ainda liga e da p ver alguma coisa.nao a fechei direito para q ela seq por dentro.porque sera q o visor ta escuro?pq a liguei ou pq a abri e não a fechei totalmente?ainda tem solução,compensa levar para arrumar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente queimou o visor porque você ligou sem secar direito. Provavelmente o custo do conserto será próximo ao valor de uma câmera nova, mas você pode fazer um orçamento para confirmar. Orçamento não pode ser cobrado.

      Excluir
  16. Oi ,A minha camera caiu tmb na agua e eu liguei ela entrou em curto circuito como entendi nos seus comentarios ...eu fiz o procedimento que vc descreveu ,mas liguei pra garantia e eles mandaram levar na autorizada ,eu to fazendo isso por que ela nem caiu na agia foi besteira oque molhou ....ela não mergulhou na agua apenas chapiscou agua nela ...eu to mandando pra garantia será que eles descobre que ela foi molhada ?dexei no arroz dois dias e todo dia tento ligar ela e off ;;;;ai penso sera que molhou a bateria ?to um pouco aflito ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for somente um chapisco d´água talvez eles não percebam, mas se perceberam irão propor um conserto fora da garantia, que ficará a um custo próximo a de uma câmera nova.

      Se a câmera não funciona depois do procedimento acima, com certeza deve ter afetado ou a bateria (o mais provável) ou o circuito interno (menos provável), mas de qualquer forma a tendência destas assistências técnicas é sempre achar um problema mais sério do que o que realmente é.

      Veja se eles têm uma bateria da câmera, mesmo que usada, na Assistência Técnica e antes de eles fazerem orçamento teste com esta bateria, isto pode ficar mais barato do que pedir um orçamento direto.

      Excluir
    2. então ,eu não falei que ela foi molhada ,eu falei que ela não liga mais ... ai eles mandaram levar a autorizada e eu vou ver se passa ,ai queria saber se eles descobrem que foi molhada ....obrigada pela resposta !

      Excluir
    3. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  17. O meu velho nintedo DS não caiu na água mas a parte de baixo dele foi molhada em cima da mesa ,coisa que ja aconteceu algumas outras vezes, então eu liguei como sempre e ele funcionou na hora , mas depois ele não quis ligar mas e maximo que consegui desmontar foi tirar a bateria meu DS tem salvação? não queria me desfazer dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ligou o DS logo depois que caiu na água é bem provável que a placa tenha entrado em curto e, neste caso, não tem mais solução.

      Nunca ligue um aparelho logo em seguida que caiu na água. Siga antes os procedimentos do artigo acima, exatamente para evitar o curto.

      Excluir
  18. Olá. No carnaval de 2012 minha câmera estava na mochila e meu marido estava com ela na mão entrando no barco quando uma onda veio e o cobriu, resultado: Câmera entrou água. Deixamos secar, e ela voltou a funcionar, mas falhando de vez em quando. Usei secador, coloquei pilhar recarregáveis novas e funcionou por mais um tempo, até parar de vez. Nunca a levei em uma assistência técnica, pois logo me mudei do RJ para SP e preocupada com outras coisas e sem conhecer nada aqui ficou difícil. Será que ainda tem jeito? Acabei de colocar no arroz, pretendo tirar em 48 hrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia,

      Dificilmente tem solução. Isto porque mesmo a câmera voltando a funcionar, alguma peça interna deve ter oxidado e com isto perdido o contato. O conserto deve custar mais do que uma câmera nova, até porque o seu modelo já é antigo.

      Excluir
    2. Deixei mais de 48 hrs no arroz, pois esqueci que a mesma estava lá dentro, rs. Ela não estava ligando e agora voltou a ligar. Vou ficar testando, vou comprar novas pilhas recarregáveis e torcer para que tenha resolvido de vez... Obrigada pela dica.

      Excluir
    3. Lívia,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.