quarta-feira, 3 de março de 2010

Escolha e uso de sites de email gratuito


            Saiba como escolher os melhores sites de email gratuito (free), como evitar o emailspam”, como abrir o email online em qualquer local e como acessar o email de forma rápida e segura.




QUANTOS EMAILS DEVO TER?

            Um grande erro da maioria das pessoas é somente manter um único email, e normalmente aquele que conseguiu junto ao serviço de Internet em casa (provedor de acesso) ou junto ao seu trabalho.

            O ideal é mantermos no mínimo 3 emails diferentes, um pessoal, outro profissional (comercial) e outro somente para compras ou serviços que exijam cadastro na Internet.

EMAIL PROFISSIONAL NÃO TEM PRIVACIDADE

            Se trabalhamos numa empresa que nos fornece um endereço de email temos que estar ciente que não existe nenhuma privacidade. A empresa tem o direito por lei de bisbilhotar o nosso email e, portanto qualquer escorregada pode significar uma demissão. E quantas escorregadas damos nos nossos emails pessoais...

EMAIL PARA COMPRAS PARA FICAR COM O SPAM

            O email para compras ou serviços tem a finalidade de deixar o “spam” (emails com propaganda) todo para esta conta.

Toda vez que nos cadastramos na Internet para comprar um produto ou serviço, estamos disponibilizando nossos dados para terceiros, que algumas vezes comercializam estes dados para outros.

Em algum momento teremos dezenas de empresas nos mandando emails de publicidade, e se ele caírem em outra conta, não irão nos atrapalhar.

COMO ACESSAR ONLINE TANTAS CONTAS DE EMAIL

            Para manter o controle e acessar tantas contas de email online ao mesmo tempo, sugiro primeiro você trocar de navegador na Internet pelo Mozila Firefox 3.6 (link para download). O Firefox irá te trazer muitas outras vantagens sobre o Internet Explorer que abordaremos em outros artigos.

Depois de instalar o Firefox 3.6 (basta executar o arquivo que você baixou), execute-o e instale o complemento Webmail Notifier (link para download). A instalação é automática, ao final basta dar “restart” no Firefox que ele já estará instalado.

COMO USAR O WEBMAIL NOTIFIER

Vai aparecer no rodapé do Firefox um ícone de uma carta, que é do Webmail Notifier. Clique nele usando o botão direito do mouse que irá aparecer em baixo “Options”. Clique nela que irá aparecer a tela de configurações, aonde para incluir um site de email basta escolher um site de email (Gmail, Hotmail, Yahoo, AOL, etc.), colocar o seu endereço completo de email (Username) e a sua senha (Password) e pode deixar o resto como está e precionar o botão “Add”.  Para cadastrar outros sites de email repita o procedimento.

Este complemento irá varrer todos os sites de emails cadastrados de 10 em 10 minutos (ou no intervalo que você escolher) e irá apresentar o número de emails não lidos ao lado do ícone da carta no rodapé. Basta clica-lo que ele irá abrir os emails online. Nada mais fácil, você nunca mais vai deixar os emails esquecidos.           
           
COMO MANTER LIVRE DE BISBILHOTEIROS ESTES EMAILS

            Para você ter maior segurança nos emails é melhor ativar uma senha no Firefox, e para tal entre no menu da barra superior em “Ferramentas” e depois no item do menu “Opções”, para ter acesso às configurações do Firefox.

            Será apresentada uma nova tela onde você deve entrar no menu da barra superior em “Segurança”. Nesta tela escolha no quadro “Senhas” a opção “Ativar uma senha mestra”. Será aberta uma nova tela em que você deverá entrar com a senha duas vezes e dar OK. Para terminar de OK nas próximas duas telas.

            Agora toda vez que você entrar no Firefox será pedida esta senha máster, e só com ela você terá acesso direto aos seus emails e também a todas outras senhas memorizadas no Firefox. Não esqueça, ao sair do seu computador, de fechar o Firefox, pois se não qualquer um, a distância de um clique terá acesso a todos seus emails

DE QUE MODOS POSSO ACESSAR OS MEUS EMAILS?

            Existe basicamente duas formas de acessar os emails, através de softwares tipo o Outlook (ou similar) ou online diretamente através do navegador (Firefox ou Internet Explorer).

            O Outlook faz uma baixa (download) de todos emails que você recebe para o seu computador e com isto você os acessa se quiser “offline”, podendo lê-los, responde-los, etc., e quando a rede voltar, às respostas serão enviadas e novos emails baixados. O acesso online vai diretamente para o site de email, onde você pode lê-los, responde-los, etc. e com isto não há necessidade de baixa, mas por outro lado não tem como trabalhar “offline”.

COMO POSSO ESCOLHER A MELHOR FORMA DE ACESSAR OS EMAILS

            Se você tem Banda Larga e uma rede estável, não há a mínima necessidade de manter um Outlook, podendo fazer todo acesso usando o Webmail Notifier como explicado acima.

            Se por outro lado você somente acessa suas contas de email no trabalho ou em lanhouse, não use o Outlook, pois você deixará todos os emails baixados na máquina que você usou e, portanto perde toda privacidade.

            Somente se o acesso é feito em casa, e se a sua rede é instável, ou você toda hora viaja e precisa ter acesso aos emails offline é que você irá necessitar do Outlook (ou similar). Neste caso você deve configurar o Outlook para as diferentes contas de email que você abrir.

            Outros softwares similares ao Outlook e gratuitos são o Thunderbird ou o IncrediMail XE (links para download).
   
COMO ESCOLHER O MELHOR SITE DE EMAIL ONLINE

            Não existe a mínima necessidade de assinar um serviço pago de email já que existe uma enorme oferta gratuita (free), com excelentes serviços. Portanto só paga quem quer.

Os principais sites de email grátis (free) no mundo são o Gmail, Hotmail e o Yahoo, mas existem outros menos cotados como o AOL (AIM)  e Mail. Uma lista mais completa dos sites gratuitos (free) de email pode ser vista no About.com

            Os principais sites de de email grátis no Brasil são BOL, IG, e Globo. Pessoalmente não recomendo os serviços nacionais pela sua instabilidade, falta de privacidade e falta legislação adequada para regulamentar este serviço.

QUAIS OS 3 MELHORES SITES DE EMAIL?

            Se você precisar de 3 email, pessoalmente eu teria um Gmail, um Hotmail e um Yahoo, pois por configuração destes sites de email, não é possível ter aberto ao mesmo tempo duas contas do mesmo site. Também se qualquer um deles estiver fora do ar por algum problema técnico (o que as vezes acontece) sempre tenho outro para utilizar, já que são de empresas diferentes.

            Usaria o Hotmail para finalidade pessoal, já que sua conta está associada ao MSN / Messenger (o mais popular software de chat), o  Gmail para compras já que ele tem um bom filtro de “spam” e tem uma ligação direta com o Orkut (o mais popular site de relacionamentos no Brasil) e o  Yahoo para o trabalho, já que ele tem uma área de armazenagem com tamanho ilimitado.

COMO É O SITE DE EMAIL GMAIL

A Google, dona do Gmail, tem o maior parque de informática do mundo, com servidores espalhados pelo mundo inteiro, e a possibilidade de perda de dados ou o site ficar fora do ar por muito tempo é mínima.

            O Gmail tem atualmente uma área de armazenagem de 7,4 Gb por conta de email e tem um limite por mensagem de 25 Mb, que são mais do que suficientes. Qualquer email é facilmente localizável, através de alguma palavra chave, usando um sistema de buscas poderoso desenvolvido pela Google.

Também ele tem ferramentas bastante eficazes para se proteger contra vírus, como não permitir o envio de arquivos anexados que sejam programas executáveis, mesmo que eles estejam compactados.

As possibilidades de configuração são bastante amplas e inclusive eles disponibilizam novas características que ainda estão sendo testadas, na opção “Labs” dentro das “Configurações”.

COMO É SITE DE EMAIL HOTMAIL

            O Hotmail, pertence a Microsoft, e também tem um dos maiores parques de informática do mundo, tendo uma confiabilidade similar ao Gmail. É apenas um pouco mais lento que o Gmail no acesso, por não ter o mesmo nível de eficiência.

            Oferece uma área de armazenagem inicial de 5 Gb, mas que cresce a medida que o usuário vai utilizando, amplamente suficiente para todas necessidade, tendo também um bom serviço de busca de emails e um bom protetor contra “spam” e vírus.

            Meio limitado em configurações, mas em compensação tem uma ferramenta que permite você ler todos os seus outros emails de outros sites dentro dele e também conversar com seus amigos online através do MSN, embutido no site de email.

COMO É O SITE DE EMAIL YAHOO

            O Yahoo também é uma empresa gigantesca com uma enorme estrutura, bastante confiável e com velocidade semelhante ao Hotmail.

            A área de armazenagem é ilimitada, o que é muito conveniente no uso profissional, e com limite de 25 Mb por mensagem, tendo características semelhantes aos outros serviços quanto a busca de emails, “spam” e vírus.

            Tem como diferencial a possibilidade de uso de aplicativos que permitem o compartilhamento de arquivos com até 100 Mb dentro do site,  também pode editar fotos e está integrado a um dos melhores serviços de compartilhamento de fotos do mundo, o Flickr.

E SE PRECISAR DE MAIS DO QUE 3 CONTAS DE EMAILS?    

            Este caso acontece quando você tem diferentes usos comerciais para o email e você quer identificar o assunto pela conta de email em que as mensagens são recebidas. Vale o mesmo para diferentes círculos de amizade, no caso de contas de email pessoal.

            Neste caso a minha escolha para contas de emails adicionais seria o Gmail, que é o mais rápido, com menos limitações, mais configurável e disparado o mais usado.

A não possibilidade de abertura de 2 ou mais contas de Gmail ao mesmo tempo, não é nenhum problema se você tiver o Webmail Notifier instalado no seu navegador Firefox, pois ai para alternar de uma conta de email para outra basta dois “clicks”, e você sempre saberá se existe algum email não lido.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
           
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.