sábado, 21 de novembro de 2009

Como viajar mais barato


            Dicas para você pagar muito mais barato nas suas próximas viagens para o Brasil ou exterior. Saiba como escolher o seu roteiro, comprar passagens aéreas, locar veículos, reservas hotéis ou comprar pacotes.




AGÊNCIA DE VIAGEM

            Às vezes por preguiça entregamos todo nosso planejamento de férias para uma agência de viagem e esquecemos que nem sempre elas lutam pelo melhor custo x benefício, até porque elas vivem de comissão e um preço maior significa uma comissão maior.
Existem excelentes sites aonde é possível ao mesmo tempo planejar uma viagem e adquirir passagens aéreas, reservar hotéis e carros e também comprar pacotes com tudo incluso. As diferenças de preços são grandes e, portanto, é conveniente se fazer uma boa pesquisa e às vezes sai mais em conta comprar cada produto num site diferente.
PARA ONDE VIAJAR
O primeiro passo é se definir para onde se vai viajar. Se a idéia é viajar pelo Brasil, a melhor opção é o GUIA QUATRO RODAS, pois ele dá uma sugestão de diferentes roteiros e as possibilidades de diversão, hotéis e restaurantes. Se a idéia é viajar pelo exterior ai tudo pode começar pelo TRIPADVISOR (em português) ou FROMMERS (em inglês).
PACOTE X COMPRA DIRETA
            Definido o local pode-se optar por duas estratégias:
Comprar um Pacote com tudo incluso – dá menos trabalho e às vezes pode ser mais barato do que comprar separadamente cada serviço;
Comprar cada serviço separadamente – dá para escolher melhor o roteiro, a data da viagem, os hotéis e se for fundo na pesquisa (o que pode levar tempo) ser ainda mais barato do que o Pacote.
COMPRAR PACOTES DE VIAGEM
            Para comprar pacotes existem dezenas de agências, várias com as ofertas nos seus respectivos sites, aonde a comparação de preços às vezes é difícil, pois os serviços oferecidos são diferentes, mesmo se o destino e a duração são as mesmas. Algumas agências são: CVC, BB TURISMO,  MARINGÁ TURISMO, STELLABARROS ou SUBMARINOVIAGENS. Uma das formas de saber se o Pacote está caro ou barato é conseguir o preço (através de pesquisa na Internet) de cada serviço separadamente e comparar com o preço do Pacote. Tome cuidado com Pacotes muito baratos, onde o segredo está em Hotéis muito ruins e/ou horários de vôos muito inconvenientes.
COMPRAR PASSAGENS AÉREAS
            Para comprar serviços separadamente, temos que começar pela Passagem Aérea se o local que formos tem uma ampla escolha de hotéis, mas se queremos ir para um hotel específico antes temos que ver se ele tem disponibilidade e executar uma pré-reserva (o que não significa nenhum gasto).
Para consultar as opções de passagens áreas nacionais use o site MUNDI, DECOLAR ou SUBMARINOVIAGENS e internacionais no site MOMONDO (em português), SIDESTEP (em inglês) ou KAYAK (em inglês). Estes sites direcionam diretamente para as companhias ou agências que vendem as passagens. Para vôos nacionais convém consultar as principais companhias diretamente: TAM , GOL, AZUL, WEBJET, TRIP e OCEANAIR. Na compra de bilhetes internacionais pode ser conveniente a escolha de uma agência de viagem nacional ou a compra direta com a companhia aérea caso queira parcelar a passagem.
Cuidado com as regras tarifárias, pois dependendo da opção, mesmo sendo muito barato, pode ser sem direito a alteração, cancelamento ou reembolso.
RESERVAR HOTÉIS
Para consultar os preços/disponibilidade de hotéis use o site HotelsCombined (em português), Momondo (em português),  SideStep (em inglês) ou Kayak (em inglês). Especificamente para a Europa ou EUA tem também o Venere (em inglês ou espanhol). Para acomodações realmente baratas tipo hospedaria em 170 países tem o HostelWorld. Para destinos nacionais pode ser conveniente se consultar alguma agência nacional (já citadas acima), mas normalmente as agências internacionais têm preços mais em conta. Tome cuidado, pois às vezes nas agências internacionais os impostos e taxas de serviço podem não estar incluídos. Leia detalhadamente as condições da reserva, pois dependendo do país estas taxas podem dar mais de 20% do valor total. Quando os preços forem parecidos escolha uma agência nacional ou com filial no país, pois isto garante que as taxas estejam incluídas e também às vezes permite o parcelamento da reserva.
Algumas agências debitam o valor total antecipadamente do cartão de crédito e outras somente cobram quando você for ao hotel. Dependendo da opção, mesmo sendo muito barato, pode ser sem direito a alteração, cancelamento ou reembolso.
VER COTAÇÃO DO HOTEL
Antes de reservar o hotel é sempre bom conhecer melhor o hotel e para tal deve-se consultar o GUIA QUATRO RODAS para hotéis nacionais e o  TRIPADVISOR (em português) para hotéis nacionais e internacionais. Ambos os sites tem classificação, comentários e eventualmente fotos dos hotéis. Para uma consulta mais completa deve-se também visitar o site do hotel para ver mais fotos.
HOTÉIS EXCLUSIVOS
Alguns hotéis menores, ou mais exclusivos, não têm convênios com agências de viagem e só conseguem ser reservados diretamente. Somente estes hotéis devem ser reservados diretamente, pois todos os que têm convênio são mais caros se reservados diretamente. Isto porque as agências sempre negociam algum desconto com o hotel para oferecer este hotel para o seu cliente e hotéis que não oferecem desconto para a agência não conseguem fechar convênios.
LOCAR AUTOMÓVEIS
   Para locação de automóveis em destinos nacionais uma boa opção é a agência www.alugueldecarro.com.br que tem bons preços negociados com as principais locadoras do país, exceto a LOCALIZA (que é disparada a mais cara). Para locação em destinos internacionais pode-se usar as grandes agências de viagem internacionais como a EXPEDIA. Novamente a locação direta com as locadoras sempre é um mau negócio, exceto com as pequenas locadoras que não tem base nos aeroportos. Para descobrir estas pequenas locadoras numa determinada cidade pode entrar no GOOGLE e fazer uma busca com o nome da cidade, e as palavras “aluguel” e “carro”, ou em inglês “rent” e “car”. Tome cuidado para ver se o seguro e taxas estão inclusas e as condições deste seguro (principalmente a franquia em caso de acidente ou roubo). Normalmente aluguel pegando o carro no aeroporto é mais caro (no Brasil, normalmente tem uma taxa adicional de 10%). 
            Agora é relaxar... e boa viagem.
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

4 comentários:

  1. Eu já reservei hojel conveniado coma Booking por valor menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli,

      Obrigado por compartilhar.

      Mas os sites indicados são comparadores de preços de centenas de agências diferentes, que incluem inclusive o Booking.com, portanto com chances de se conseguir ainda mais barato.

      Excluir
  2. o site momondo é confiável? quero viajar para o Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é confiável. Sugiro também o www.Mundi.com.br. É um ótimo comparador de preços de passagens aéreas e hotéis, pesquisando em centenas de agências diferentes.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.