quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cuidado com acesso a internet / email no trabalho


Tome muito cuidado com o acesso a Internet e o uso de email no ambiente de trabalho. Não existe nenhuma garantia a privacidade e com isto tudo que fizer pode cair em mãos erradas.


LEI GARANTE O ACESSO DA EMPRESA AOS EMAILS

            A lei garante o acesso à empresa de todos os emails trocados dentro do serviço de emails da empresa, que podem inclusive ser usados para demitir por justa causa.

            Este direito é normalmente extrapolado e com isto não existe nenhuma segurança que tudo que você escreva nos emails caia em mãos erradas. Afinal o acesso é franqueado a funcionários que também tem a sua própria agenda de interesses.

            Recomendo fortemente a escrever emails dentro do serviço de emails da empresa, como se todos eles fossem impressos e colocados no quadro de avisos para qualquer um ler. Se você seguir esta máxima, dificilmente terá algum problema por causa disto.

            Se você quiser trocar emails que não sejam tão facilmente monitorados, use criptografia, através de um software como o GnuPG (link para o site). Em outro artigo abordaremos isto. Mesmo assim muito cuidado com o que escreve.        

USO DA INTERNET NA EMPRESA

            A grande maioria das empresas restringe e monitora o uso da Internet pelos seus funcionários.

As restrições podem ser amplas, em que quase nenhum site é permitido ou ser mais liberal. Mas não se anime, pois provavelmente tudo que você acessa pode estar sendo monitorado.

            A maioria dos softwares de monitoramento dá todos os sites acessados, e por ai pode-se saber se o funcionário está usando a Internet para uso profissional ou particular, e neste caso qual o tipo de sites que o funcionário acessa.

            São comuns demissões motivadas pela análise do acesso a Internet.

            Recomendo o máximo cuidado, restringindo o uso particular ao mínimo e em horário sempre fora do expediente normal.

SOFTWARE ESPIÃO

            Algumas empresas vão além e colocam um software espião instalado no computador de alguns funcionários, sem o conhecimento dele. Esta prática está no limiar da lei, isto é, pode ser considerada legal ou ilegal dependendo de quem a julgue.

            Neste caso, toda a sua atividade no computador é monitorada, inclusive tudo que você digita e tudo que aparece na tela.

Neste caso, nem o seu acesso a sua conta bancária via Internet é segura, já que até sua senha pode cair em mãos erradas.

NÃO EXISTE PROTEÇÃO EFICAZ

Não existe proteção eficaz contra este tipo de software espião, já que nestas empresas também se proíbe a instalação de softwares pelos funcionários nos seus computadores e também o uso de pendrives.

Neste caso nem o software de criptografia te protegeria, pois o software espião teria acesso tanto a o que você escreveu como, também, a sua senha.

Felizmente esta prática não é um padrão (mas se tornará) e com isto não se preocupe com o que você já fez no passado. Mas daqui para frente haja como se você fosse um santo, pelo menos no computador da empresa, pois de outro modo você pode estar colocando o seu emprego em risco.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

Como navegar anonimamente na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.