sábado, 3 de abril de 2010

Download (baixa) de arquivos (como fazer)


Existem basicamente 4 formas de se fazer download (baixa) de arquivos (músicas, livros, vídeos, filmes, videoclipes, softwares, games, etc.). Saiba como usar as diferentes formas e porque das diferenças de cada uma.


TIPOS DE DOWNLOAD DE ARQUIVOS

            Para baixar (download) arquivos no seu computador existem 4 formas distintas:

1)     Baixar (download) diretamente o arquivo de servidores de arquivos – neste caso a baixa (download) pode ser feita através do navegador (Internet Explorer, Firefox, Chome, etc.), e/ou com a ajuda de softwares gerenciadores / aceleradores de download (Orbit Downloader, Internet Download Manager, Download Accelerator Plus – links para download)

2)     Baixar (download) vídeos de sites distribuidores de vídeos como o YouTube, Google Vídeos, Yahoo Vídeos, Globo Vídeos, etc. através de complementos instalados no seu navegador como, por exemplo, para o Firefox (link para download) o  Vídeo DownloadHelper (link para download), ou diretamente através de programas como o YouTube Downloader (link para download);

3)     Baixar (download) de outros computadores que estiverem numa das redes públicas de arquivos compartilhados (P2P) – neste caso a baixa é feita através de programas “compartilhadores p2p" tipo Limewire,   Ares ou eMule (links para download);

4)     Baixar (download) de outros computadores que estiverem numa das redes públicas de arquivos compartilhados (P2P) através de Torrents que indicam várias fontes para o mesmo arquivo que é baixado em pedaços de todas as fontes disponíveis. Esta forma de download de arquivos está explicada em detalhes no artigo Como buscar e baixar Torrents;

BAIXA (DOWNLOAD) DE ARQUIVOS DE SERVIDORES

            Na baixa (download) de servidores de arquivos, pode ser feito em dois tipos de servidores distintos:

1)     Em servidores ligados a produtores ou distribuidores de conteúdos, onde só são seguidas as regras estritas dos direitos autorais, portanto somente se encontra conteúdo gratuito de arquivos liberados para distribuição gratuita. Um exemplo é o maior distribuidor de software o site Download.com;

2)     Em sites que são usados para o envio e compartilhamento de arquivos grandes. Nestes sites podem ser encontrados gratuitamente arquivos que estão são sujeitos a direitos autorais, mas que são carregados por usuários que não concordam com estas restrições, podendo ser baixado por qualquer um.

Detalhes sobre estes sites podem ser visto nos artigos: Como enviar arquivos grandes (pesados), Como utilizar o Megaupload e Como utilizar o Rapidshare.

Temos apenas que tomar cuidado com vírus, principalmente se o arquivo baixado for um software ou game, pois não existe muita garantia da procedência e qualidade destes arquivos;

Todos os tipos de arquivos são encontrados na combinação destes dois tipos, desde músicas, livros, vídeos, filmes, softwares, games, etc.

BAIXA (DOWNLOAD) DE VÍDEOS DO YOUTUBE

            Na baixa (download) de vídeos do YouTube (ou outros sites similares) normalmente temos que converte-los para outros formatos antes de poder usá-los num MP3, MP4 ou IPOD ou diretamente numa TV que tenha porta USB.

Isto pode ser feito diretamente usando a combinação do Firefox com o  Vídeo DownloadHelper, ou usando um dos muitos conversores de formato de vídeo como o Any Vídeo Converter (link para download) que converte de vários formatos de vídeo para MP4 ou usando o  Free YouTube to MP3 Converter, para converter do formato FLV (do YouTube) para MP3.

Para um filme inteiro com mais de uma hora de duração, este processo não é muito prático, pois o YouTube só permite vídeos de no máximo 10 minutos, e mesmo tendo vários filmes inteiros disponíveis em pedaços de 10 minutos, teríamos que baixar cada pedaço e depois uni-los para formar um filme inteiro (um software para isto seria o Avidemux). Neste caso é mais fácil baixar o filme através de outros meios de baixa (download) de arquivo, já no formato que pretendemos usá-lo.

            Todos os tipos de vídeo estão disponíveis no YouTube, mesmo aqueles protegidos por direito autoral, mas a maioria em baixa resolução, o que na realidade não serve para quem queira assistir vídeos com boa definição. Mas por outro lado, para quem tenha interesse só nas músicas tocadas em videoclipes pode ser uma boa fonte para se extrair a música em formato MP3 (como explicado acima).

BAIXA (DOWNLOAD) ATRAVÉS DE P2P

            O processo de baixa (download) é bastante simples. Os programas “compartilhadores p2p” tipo Limewire, Ares ou eMule tem um tela inicial de busca onde procuramos o arquivo que queremos pelo seu tipo / nome / titulo / autor / cantor / compositor etc. e depois escolhemos no resultado na busca aquele arquivo que queremos baixar. Normalmente basta clicar em cima do nome do arquivo que a baixa (download) se inicia automaticamente.  

Na baixa (download) de arquivos através de P2P, temos que tomar cuidado com vírus, principalmente se o arquivo baixado for um software / game, pois não existe muita garantia da procedência e qualidade destes arquivos. Alguns deste programas já incluem antivírus, que verificam o arquivo enquanto estão baixando, mas isto não é uma garantia total.

A baixa (download) será tão mais rápida e segura, quanto mais copias do mesmo arquivo for encontrada na rede P2P de compartilhamento, pois neste caso a baixa será simultânea de vários pedaços do mesmo arquivo de fontes diferentes (semelhante ao processo com os Torrents).

Arquivos mais comuns neste tipo de rede são músicas e pequenos vídeos, mesmo aqueles protegidos por direitos autorais.

BAIXA (DOWNLOAD) ATRAVÉS DE TORRENTS

Tem uma quantidade de arquivos gigantesca, equivalente ao existente nos sites de compartilhamento de arquivos grandes (como o Rapidshare ou Megaupload). Neste caso quanto mais popular for o arquivo mais fácil e rápido será para baixar (download). Ver detalhes no artigo Como buscar e baixar Torrents.

Todos os tipos de arquivos são encontrados na combinação destes dois tipos, desde músicas, livros, vídeos, filmes, softwares, games, etc., inclusive os protegidos por direitos autorais.

FORMATOS EM QUE SÃO BAIXADOS OS ARQUIVOS

            Os arquivos baixados podem estar em diversos formatos:

1)     Diretamente utilizáveis no computador (softwares / games – EXE / vídeos - DivX, MOV, MPEG, DVD, AVI, MPEG-4, etc. músicas – MP3, WMA, WAV, etc. / livros – DOC, PDF, etc. / fotos ...).  Posso ter que converter de um formato para outro, usando conversores como o Any Vídeo Converter (no caso de vídeos) para poder usar os arquivos em outros meios;

2)     Formato ISO – arquivo de imagem que é a cópia literal de um CD ou DVD. Neste caso tenho que gravar este arquivo num CD ou DVD, através de programas como ISOBurner (link para download) ou lê-lo diretamente através de um programa tipo o UnDisker (link para download);

3)     Compactados em formato ZIP ou RAR – podem inclusive estar separados em vários arquivos distintos que se unem no processo de descompactação, que neste caso deve ser feita obedecendo à ordem sequencial. Um bom programa (software) gratuito para descompactá-lo é o 7Zip (link para download).

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
          
  Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.