quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como usar o iTunes com o iPod ou iPhone



            O iTunes é um programa bastante limitado para organizar suas músicas. Saiba como usar o iTunes somente para transferir suas músicas para o iPod ou Iphone, usando outro programa para organizar suas músicas de forma fácil e rápida. Conheça também a função de listas de músicas inteligentes.


CD É MÍDIA FORA DE MODA

            Hoje em dia os CDs estão caindo em desuso, porque se tornaram pouco práticos. O manuseio dos CDs é delicado e exige a atenção constante de uma pessoa. Mesmo usando-se Tocadores de CD com múltiplos discos, é necessário toda hora ficar trocando CDs, para se continuar escutando música.

Além disso, poucas pessoas gostam de todas as faixas de um CD. No entanto, é muito comum os artistas fazerem 2 ou 3 músicas de trabalho e completaram o restante do repertório mais para cumprir tabela. Assim você paga por um CD, que muitas vezes só tem poucas músicas do seu agrado.

A MODA AGORA É BAIXAR MÚSICAS DA INTERNET

Muitas pessoas estão preferindo baixar músicas pagas (Sonora, iMusica, BaixaHits, etc.) ou gratuitas (Ares, eMule ou RapidShare). A grande vantagem é que se pode selecionar apenas as músicas que realmente se gosta.

APPLE ENTENDEU NOSSA NECESSIDADE

Um dos maiores fabricantes de aparelhos portáteis que, entre outras coisas, tocam música, é a Apple. A Apple, nos últimos anos lançou diversos modelos de iPod, iPod Touch e iPhone.

As pessoas costumam ouvir música em casa, no automóvel, no trabalho e na rua.

O IPOD / IPHONE PODE SER USADO EM TODOS LOCAIS

Em casa, algumas pessoas já tem aqueles aparelhos portáteis de som com entrada para um iPod. Em todo caso, é possível colocar um iPod na entrada rotulada como Auxiliar (AUX) da maioria dos Aparelhos de Som.

No carro, muitos auto-rádios já contam com uma entrada auxiliar ou até entrada especializada para o iPod, permitindo o motorista acoplar seu aparelho. Outra opção seria transmitir o som do iPod para alguma estação FM, mas esse método não funciona muito bem na prática.

Na rua, o modo mais usual é simplesmente acoplar um headfone ao aparelho portátil, enquanto a pessoa está andando, correndo, etc.

No trabalho, muitos estão diretamente no computador. Aí elas podem usar um shareware (software pago, que a pessoa baixa pela Internet) como MediaWidget (link para download) para copiar as músicas do iPod para sua estação de trabalho e então ligar um headfone, se for o caso.

COM O IPOD / IPHONE É MUITO MELHOR OUVIR MÚSICA NO CARRO

O grande problema dos CDs no carro, é que a troca do CD é sempre um momento perigoso de distração no volante. Com o iPod, isso é mais fácil, porque o usuário pode escolher tocar no início do trajeto o repertório inteiro, um gênero ou um artista específico.

Dependendo do número de músicas selecionadas, ele pode ir tocando durante todo percurso, sem repetir nenhuma música e em uma ordem imprevisível. Nesse caso, uma vez que se comece a escutar, o motorista não precisa mais manusear nada até o destino.

COMO OUVIR MÚSICAS ALEATÓRIAS NO IPOD / IPHONE

Para usar o iPod dessa maneira é preciso configurá-lo. Se o idioma tiver em Inglês, no menu principal selecione Settings (Ajustes), Language (Idioma) e escolha Português. Depois escolha Especificações no menu principal e a opção Aleatório. Nesse modo, o iPod alterna entre Música, Álbum e Inativo.

O modo Música significa que, dentro de qualquer artista, gênero, etc. selecionado, ele irá tocar as músicas ao acaso, sem repeti-las. Esse é o modo mais usual, para quem não gosta de uma sequência de músicas previsíveis.

Nesse modo, quando termina as músicas selecionadas, o iPod para de tocar, a não ser que a opção Repetir esteja selecionada com a opção Todas. Nesse caso, ele volta a tocar toda a sequência, em outra ordem.

No caso do iPod dentro do automóvel, quando chegar ao seu destino, é possível dar pausa na música e travar, deslizando o controle na parte de cima do seu iPod, de forma a aparecer um sinal vermelho. Com isso, quando se destravar e voltar a tocar, ele continuará tocar de onde ele parou.

Os outros aparelhos da Apple tem formas similares de se fazer essas configurações.

COMO COPIAR MÚSICAS DO SEU COMPUTADOR PARA O IPOD/IPHONE

Para copiar músicas do seu computador para o seu aparelho portátil da Apple, nada melhor que o software iTunes da Apple. Ele é um software pesado, com recursos limitados, mas é o que há de mais confiável para interagir com seu portátil Apple.

A grande limitação do iTunes é que ele praticamente obriga o usuário a manter o conteúdo do iTunes igual ao conteúdo do iPod. O iTunes também não tem recursos para copiar do iPod para o computador.

COMO USAR OUTRO ORGANIZADOR DE MÚSICAS

Se a pessoa se acostuma a usar iTunes para coletar e organizar suas músicas no computador, não há nenhum problema. A questão é que muitas pessoas preferem usar outros gerenciadores, que tem muito mais recursos, como o MediaMonkey ou Winamp (links para download).

Mais aí há um grave problema: como refletir as alterações feitas no outro gerenciador no iTunes? Uma maneira de resolver é inserir as músicas duas vezes, uma no seu gerenciador favorito outra no iTunes. Nesse caso a sincronia do iTunes com o iPod funciona bem, mas o usuário sempre terá que fazer tarefas repetitivas.

Outra opção é apagar todas as músicas da biblioteca do iTunes e inserir as músicas novamente. Porém, nesse caso, o sincronismo do iPod com o iTunes se perde e o iTunes apaga tudo do iPod e copia tudo do zero.

UTILITÁRIO GRATUÍTO SYNCITUNES RESOLVE O PROBLEMA

A solução para esse impasse está em um pequeno utilitário gratuito, SyncITunes (link para download).  

Esse utilitário permite o usuário comparar um diretório selecionado com o conteúdo do iTunes. Ele atualiza as referências do iTunes a uma canção existente, exclui as músicas do iTunes que não existem mais e inclui as novas músicas que estão no diretório de origem.

O SyncITunes também lida com alguns “bugs” do iPod, que potencialmente pode fazer algumas músicas inacessíveis ou inaudíveis. Além disso, ele permite que seu computador tenha um repertório extra, que não estará disponibilizado no iPod, porque o iTunes passa a ter um conteúdo passivo, que pode ser parcial ou total em relação ao seu gerenciador de música.

LISTA DE MÚSICAS INTELIGENTE

Para melhorar ainda mais sua viagem musical, o iTunes tem um grande recurso, que alguns outros gerenciadores de música também têm. Estamos falando da possibilidade de se montar listas de músicas inteligentes.

O que é uma lista inteligente? É uma lista de gêneros, artistas, etc., que é atualizada ao vivo, toda vez que entram novas músicas nos artistas e gêneros que fazem parte da lista.

A grande graça é que você pode criar megagêneros unindo diversos gêneros e artistas. E ainda pode criar megamegagêneros, unindo megagêneros, gêneros e artistas. O limite é a imaginação. Assim você pode unir o gênero Samba, Axé e MPB sob o título Brasil. Depois pode-se unir Brasil com México e Argentina e criar o agregado Música Latina. E essas listas, como no caso de gêneros e artistas, também podem ser tocadas em uma ordem casual, sem repetir nenhuma música.

Para criar uma lista inteligente no iTunes clique em Arquivo, na opção Nova Lista Inteligente. Na linha de campos, o 1º. campo é qual o campo desejado (Artista, Gênero, Lista, etc.), o 2º. campo é a condição (é, não é, inicia com, etc.) e o 3º. campo é o valor da condição. Por exemplo, Artista pode ser Caetano Veloso.

Para se colocar mais de uma condição, clique no botão Mais (+), e entre com outra especificação, como descrito acima. É importante mudar a opção do topo de Tudo para Qualquer, para que a lista represente a soma dos gêneros e artistas selecionados. Além disso, mantenha a opção selecionado(s) por acaso e mantenha ligado o item Atualização Instantânea. Para apagar um condição, basta clicar no botão Menos (-).
iTunes - Lista inteligente

Com isso tudo, pode-se fazer uma viagem musical, harmonizando com a estrada, sem qualquer esforço.

Artigo escrito pelo colaborador Paulo Buchsbaum.

Paulo Buchsbaum é autor do livro Frases Geniais que você gostaria de ter dito e co-autor do livro Do Bestial ao Genial: Frases da Política, além de ter desenvolvido o software SyncITunes descrito acima.
 
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
            
           Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.