quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como enviar email anônimo


Nem sempre queremos ser reconhecidos quando enviamos um email, principalmente quando falamos mal de outra pessoa. Existem várias formas de se enviar (mandar) email anônimo, algumas muito pouco seguras e outras quase inexpugnáveis. Vamos explorar as diferentes técnicas.


PARA QUE MANDAR EMAIL ANÔNIMO?

            Email anônimo só deve ser usado quando a nossa identidade no email pode nos trazer prejuízos, como nas seguintes situações:

·         Fazer uma denúncia contra alguém que pode nos prejudicar;

·         Dar um conselho para um amigo que não aceita conselhos;

·         Fazer uma crítica (como, por exemplo, mau hálito) de algo constrangedor;

·         Fazer uma declaração de amor, mas não estamos preparados para uma rejeição.

Jamais deveríamos usar este instrumento para espalhar boatos mentirosos, pois não gostaríamos que o mesmo acontecesse conosco, além de estarmos realizando um ato ilegal.

QUAIS AS FORMAS DE ENVIAR EMAIL ANÔNIMO

            Vamos listar as diferentes formas ordenadas da menos segura, para a mais segura:

  • Criar um email num dos muitos serviços de email gratuitos, usando um nome fictício (veja o artigo Escolha e uso de sites de email gratuito). A fragilidade deste processo é que com certa facilidade se descobre o local onde foi criado e enviado o email e daí pode-se chegar à identidade do remetente;

  • Ao criar e enviar o email navegue anonimamente na Internet (veja o artigo Como navegar anonimamente na Internet). Acrescenta um nível de segurança, mas ainda não é a prova de balas já que muitos serviços de e-mail gratuitos só funcionam com “cookies” (pequenos arquivos que são deixados no nosso computador exatamente para nos conseguir rastrear);

  • Navegue anonimamente na Internet e use uma das dezenas de sites de envio de email anônimo. Neste caso você consegue enviar um email sem ter que se identificar ou mesmo ter um email;

  • Faça o mesmo da opção anterior só que de uma lanhouse, ou melhor, usando um laptop e um ponto de wifi público. Esta opção é quase inexpugnável.

SITES DE ENVIO DE EMAIL ANÔNIMO

            Abaixo uma relação dos sites mais conhecidos que enviam email anônimo:

  1. AnonyMouse;

  1. AnonymussSpeech – serviço pago, mas altamente sofisticado nas suas proteções, inclusive não usando servidores nos EUA e Europa, e com isto tendo uma proteção legal muito maior;

  1. AnonyMUST E-Mail;

  1. HydeMyAss – você cria uma conta de email que desaparece num tempo que você determina;

  1. SendAnonymusEmail – você tem que preencher um email de remetente, mas pode ser totalmente inventado;

  1. Send-email;

  1. TheAnonyMouseEmail – você tem que se registrar para poder mandar Emails anônimos. Não muito prático.

AVALIAÇÃO DOS DIFERENTES SERVIÇOS DE EMAIL ANÔNIMO

No site IPInfo você encontra a avaliação dos diferentes serviços conforme sua necessidade. Os textos estão em inglês, qualquer dificuldade veja em: Tradução online inglês x português grátis ou acesse diretamente a página traduzida para o português.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

4 comentários:

  1. Boa tarde Marcio,
    Fiz a compra de um carro a menos de 01 mês,este que me fez a venda não tem empresa própria ele compra e revende esses carros de segunda,o contrato assinado não foi reconhecido firma ,ele garantiu que o veiculo não estava enferrujado e me deu a garantia do motor por 3 meses,agora tive um problema com o motor e o mesmo não quer se responsabilizar , questionei a ele sobre o enferrujado e ele disse que não tinha conhecimento que o carro estava neste estado!o pagamento do carro foi todo a vista,com o meu contato questionando esses ocorridos o mesmo se aborreceu e disse que eu nunca mais ligasse.Neste caso com menos de 01 mês da compra e com todos esses prejuizos,o que eu poderia fazer já que o mesmo ñ quer entrar em acordo para a resolução do problema?Preciso de ajuda.

    Há algo a ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele,

      Você pode tentar entrar contra ele no Juizado de Pequenas Causas, mas terá que ter provas das afirmações dele, através do contrato ou de testemunhas não familiares.

      Peça a devolução do dinheiro pago corrigido, com a anulação do contrato de compra, além de uma indenização por Danos Morais.

      Se esta pessoa não tiver bens, mesmo que você ganhe a ação, você poderá não receber nada.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  2. BOA TARDE
    TENHO A SEGUINTE RECLAMAÇAO A FAZER

    SOBRE A ATENDENTE DA SALA DE INTERNET NO PRIMEIRO ANDAR NA BIBLIOTECA DE SAO PAULO, SITUADA NO BAIRRO SANTANA, AS 15:14 DO DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2013.

    Situada : parque da juventude , av. cruzeiro do sul 2630, santana, 02031-000 metro carandiru.SAO PAULO - SP.

    ELA E UMA UMA PESSOA MUITO MAL EDUCADA, DISCRIMA AS PESSOA FALA EM TOM HORRIVEL DE DESPREZO AS PESSOAS QUE ESTAO "MAL VESTIDAS".

    ELA E UMA UMA PESSOA MUITO RUIM NO ATENDIMENTO, DEMOSTRA SER PRE-CONCEITUOSA COM AS PESSOAS MUITO SIMPLES OU MUITO POBRES, FALA EM TOM HORRIVEL DE DESPREZO COM AS PESSOAS QUE ESTAO MAL VESTIDAS.

    E ISOLENTE, ARROGANTE, SE COMPORTA COMO DONA DA BIBLIOTECA, GRITA COM A PESSOA QUE RECLAMA DE ALGO, CONSTRANGE OS MUITO POBRES OU MORADORES DE RUA QUE ALI CHEGAM.
    CHAMA USUARIO DE DESAQUILIBRADO SO PORQUE RECLAMOU DO MAL ATENDIMENTO DELA.

    SE A BIBLIOTECA E UM LUGAR PARA A CULTURA DA BOA EDUCAÇAO, QUE EDUCAÇAO UMA PESSOA PASSA AOS USUARIOS.

    TEM USURIOS QUE NO NORMAL TEM PAVOR DE VOLTAR A ESSA BIBLIOTECA APOS ESSE TIPO DE RECEPÇAO.

    ACONSELHO QUE OBSERVEM O COMPORTAMENTO DELA, E ANALISSE.

    AGRADEÇO A ATENÇAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar. Sugiro você fazer uma reclamação contra esta atendente na Ouvidoria Pública do Município de São Paulo:

      Av. São João, 473 - 16º andar
      Telefone: (11) 0800-17-5717
      Fax: (11) 3334-7132
      Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/ouvidoria/

      Não sei se irá resolver, mas pelo menos esta atendente pode levar uma advertência pela sua conduta.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.