segunda-feira, 5 de abril de 2010

Agenda e contatos (como usar e manter)


Saiba como manter uma agenda de compromissos e lista com todos os seus contatos de forma prática, segura e acessível de qualquer local. Não perca mais seus compromissos e localize seus contatos facilmente. Saiba como manter toda sua agenda e contatos na Internet.


APOSENTE A SUA AGENDA DE PAPEL

            Todo ano você tem o custo de comprar uma nova agenda, que normalmente nem é tão barata, escrever seus compromissos e colocar seus contatos a mão e se tiver que atualizar tem rabiscar ou apagar para escrever novamente.

            E se você esquecer de abrir a agenda, esquece também dos compromissos e se perde-la adeus todas as informações. No ano seguinte tem que passar todos seus contatos de novo para a nova agenda, uma trabalheira.

            Não entendo porque ainda vende tanta agenda em papel...

FAÇA SUA AGENDA + CONTATOS NO GOOGLE

            O melhor local para você ter os contatos + agenda é através Google Gmail e do Google Calendar. Não somente pelas facilidades que são equivalentes a outros serviços similares como, por exemplo, no Yahoo, mas principalmente pela confiabilidade, acesso rápido, e segurança de continuidade do serviço.

             Através do Google Gmail você terá uma das melhores contas de email online existentes no mercado e de quebra poderá guardar de forma inteligente todos seus contatos. Veja mais detalhes no artigo Escolha e uso de sites de email gratuito.

 COMO ABRIR UMA CONTA NO GMAIL

            Abrir uma conta do Google Gmail (link do serviço) não demora mais do que 3 minutos. Primeiro você clica no botão em baixo a direita “Criar uma conta”:
Gmail - Criar uma conta

            Depois você entra com seus dados básicos na tela abaixo, sendo que no caso do “Nome de login desejado” você terá que testar alguns, usando a tecla “Verificar Disponibilidade!” até achar um que não tenha sido usado:
Gmail - cadastro de uma nova conta

Vale usar dados fictícios já que isto não é verificado. Para a senha procure usar uma bem difícil, para que sua conta não venha a ser roubada (o que pode fornecer uma série de dados pessoais seus para quem roubar). A “Pergunta de segurança” é obrigatória e o “E-mail para recuperação de senha:” é opcional e servem para o caso de você ter perdido a senha, mas mesmo sem o e-mail você terá como recuperar a senha, mas de uma forma um pouco mais trabalhosa.

            A última fase do cadastro é uma verificação através de uma mensagem de texto para um celular ou uma mensagem de voz para um telefone fixo, que serve para que o Google evite que mecanismos automáticos cadastrem contas que depois sejam usadas para espalhar “spams” (emails indesejados para terceiros):
Gmail - verificação da sua nova conta

            A mensagem de texto ou mensagem de voz pode demorar um pouco e se estiver demorando muito você pode usar a opção “tente enviá-la novamente”. Depois você terá que digitar o seu código (que foi enviado para o seu celular ou telefone fixo) para confirmar a verificação:
Gmail - confirmação da verificação

            Terminado estes passos você já estará com uma conta no Google Gmail.


COMO CADASTRAR MEUS CONTATOS NO GMAIL
           
            Para cadastrar os meus contatos entre no item à esquerda “Contatos” no Google Gmail:
Gmail - Contatos

            Na tela de Contatos, para cadastrar um contato clique no botão indicado na figura e entre com os dados como explicado:
Gmail - cadastro de novos contatos

COMO BUSCAR UM CONTATO NO GMAIL

            Depois que cadastrei centenas de contatos posso ter dificuldade de lembrar o nome de uma determinada pessoa. No Google Gmail isto não é nenhum problema, entre na tela de “Contatos” e coloque as informações que você se lembra no campo de “Pesquisar contatos”. Vale qualquer tipo de informação que você tenha colocado no cadastro do contato, tipo empresa, telefone, cargo, etc.

            Numa agenda de papel você teria que varrer a agenda inteira até achar. Com o Google Gmail você acha em segundos.

COMO ABRIR UMA CONTA NO GOOGLE CALENDAR (AGENDA)

            Para abrir uma conta no Google Calendar se você já tem uma conta no Google Gmail isto não demora mais do que 30 segundos, clique em “Agenda” na parte superior a direita da tela:
Gmail - para entrar na Agenda

            Agora edite o seu nome (se quiser) e cadaste o país e fuso horário:
Cadastro Agenda / Calendar
CRIAR UM EVENTO NA SUA AGENDA

            Após este cadastro você já está na sua agenda, e para criar um evento/compromisso, basta clicar no dia e horário do evento:
Agenda - criar um evento / compromisso

            Se quiser editar o evento clique em cima dele que se abrirá uma tela completa de edição, inclusive com opção para ser lembrado do evento por e-mail ou pop-up na tela:
Agenda - editar um evento / compromisso

PREVISÃO DE TEMPO DENTRO DA SUA AGENDA

            Se quiser colocar a previsão de tempo, dentro da sua agenda, nos próximos 4 dias, basta entrar em “Configurações” no topo da tela do calendário à direita e na tela de Configurações preencha com sua cidade, estado, medida de temperatura e salve (como indicado na figura):
Agenda - previsão de tempo

ACESSO AS INFORMAÇÕES DE CONTATOS, AGENDA e E-MAIL

            Facilmente você consegue acessar todas suas informações de contatos, agenda e e-mail através de qualquer computador, ou celulares com acesso a internet, bastando ter o seu login e senha. Você nunca mais vai precisar de uma agenda de papel.

E SE MEU COMPUTADOR ESTIVE OFF-LINE

            Instale a opção de uso off-line do seu Gmail e Calendar (Agenda) que você terá acesso a todas as informações mesmo com o computador off-line. Você só não conseguirá enviar e-mails imediatamente, mas assim que o computador ficar online seus e-mails serão enviados e todos os novos dados incluídos serão sincronizados.

            Para ter acesso a esta opção no Google Calendar clique no botão “Off-line” na parte superior a esquerda da tela que você será indicado o passo a passo da instalação desta opção.

No Google Gmail entre na opção “Configurações” na parte superior à esquerda da tela e depois na tela de “Configurações” na opção “Off-line” na parte superior à esquerda, que você entrará na tela de configurações do modo off-line.

            Existem dezenas de outras opções, que em outros artigos posso detalhar.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
           
 Veja também:

Como baixar músicas gratuitamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.