sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Encomenda pelos Correios atrasadas


             Porque nossas encomendas que vem pelos Correios atrasam tantos e muitas vezes são até perdidas. Porque os Correios brasileiro estão igualados aos piores do mundo. O que pode ser feito para mudar este quadro.

            Artigo atualizado em 06/04/2010. Situação de caos nos Correios se agrava nas encomendas internacionais que podem demorar mais de 60 dias, mesmo vindas de avião.


MOTIVOS DOS ATRASOS NOS CORREIOS

Se você comprou alguma mercadoria para ser entregue pelos Correios, do Brasil ou do Exterior, tenha paciência, pois os nossos Correios, que já são um símbolo de ineficiência, atolam-se mais ainda no final de ano, e a baderna continua no ano seguinte por meses.

            Se a entrega já é lenta em tempos normais, no final do ano, por causa do acúmulo de cartas e encomendas os Correios sofrem um completo apagão. Encomendas do Brasil e do Exterior podem demorar o dobro ou o triplo do tempo de entrega previsto em períodos normais. Portanto calma, pois mesmo se você ainda não recebeu sua encomenda ela ainda pode estar a caminho, mesmo se ela foi postada no primeiro trimestre de 2010.

            Se a sua encomenda é registrada, vinda do Brasil ou do Exterior você poder fazer o rastreamento nos Correios, mas vai ter a surpresa que mesmo encomendas dos Estados Unidos, que normalmente demoram 10 dias para chegar à sua casa, passados 40 dias nem foram rastreadas, quanto mais entregues. Creio que nos Portos e Aeroportos devem ainda existir pilhas de encomendas, que nem foram triadas.

SITES DE VENDAS ENFRENTAM SÉRIOS PROBLEMAS

            Alguns sites de intermediação de vendas internacionais, onde o cliente paga aqui no Brasil, mas recebe a mercadoria diretamente do exterior (normalmente da China) enfrentam sérios problemas, já que a maioria das entregas está demorando mais que do 60 dias, e cercas de 10% são perdidas, mesmo quando rastreadas.

            Os sites que se encontram enrolados são o:
                       
Compradachina.com.br - problema grave de entrega (site que imita o www.compredachina.com mas não é o mesmo);
CompreBaratodaChina.com.br – problema de entrega;
CompredaChina.comproblema grave de entrega e qualidade;
MPoferta.com – problema de entrega;              
Mptudo.com - problema grave de entrega;
MPXShop.com – problema grave de entrega;
MPway.com.br – problema de entrega;
Vruxx.com – problema grave de entrega;
           
            Infelizmente todos estes sites continuam anunciando pesadamente na Internet, mesmo com os problemas pipocando as centenas. Um site que frequentemente tem anúncios destes sites é o Orkut, pois é a porta de entrada de milhões de marinheiros de primeira viagem na Internet, portanto alvos fáceis deste tipo de publicidade.

            Se o consumidor analisa-se mais profundamente, nem compraria nestes sites, pois são muito mais caros que o eBay ou até pelo Mercado Livre. Recomendo fortemente não comprar nestes sites e quem já comprou e não recebeu a mercadoria, que entre no Juizado de Pequenas Causas

CORRUPÇÃO NOS CORREIOS

            Um símbolo que demonstra claramente a causa deste estado de coisas é a imagem de 2002, do ex-funcionário dos Correios, Maurício Marinho, recebendo uma propina de três mil reais de um empresário, que acabou detonando a denúncia do “Mensalão”. Podem ter certeza que esta é apenas a ponta do iceberg, tem muito mais sujeira por debaixo da água. 

Os Correios sempre foram objeto de barganha política, onde seus dirigentes são nomeados por interesses políticos sem ter nenhuma relação com eficiência. Anos de má gestão descambam num virtual apagão dos serviços.

SERVIÇOS FALHOS NOS CORREIOS

Basta comparar o site dos Correios com o da USPS (correios norte-americanos). Além da falta flagrante de serviços básicos, oferecidos no USPS, o próprio site é lento e mal construído.

Além da falta de serviços, os Correios têm um gravíssimo problema de desvios de encomendas sob sua responsabilidade, principalmente aquelas com maior valor comercial, mesmo aqueles que estejam registradas. Isto se deve pela falta completa de organização e controle que permite que desvios sejam feitos em todos os pontos da rota.

PERDA APROXIMADA DE 10% DAS ENCOMENDAS INTERNACIONAIS

Pelos meus cálculos, cerca de 10% das encomendas internacionais são perdidas, mesmo aqueles que tenham rastreamento. Claro que como a minha amostra é pequena posso estar errado por uma margem grande, podendo ser 5% ou até 20%. De qualquer forma é inadmissível qualquer número acima de 1%.

IMPACTO DOS CORREIOS NO EBAY

A situação hoje é tão feia, que no  eBay quando um vendedor coloca uma exceção na lista de países que atende, o Brasil é extremamente frequente, e o único da America Latina nesta situação. Estamos igualados aos correios dos piores países africanos.

Entendo perfeitamente esta restrição, pois de cada 10 encomendas que faço no  eBay, pelo menos uma é perdida. Felizmente não perco dinheiro, pois peço reembolso no PayPal, o que sempre foi concedido. Só que o vendedor é que fica com o prejuízo, e ninguém aguenta de levar um cano atrás do outro.
           
IMPACTO DOS CORREIOS NO MERCADO LIVRE
           
            O grande problema dos conflitos existentes no Mercado Livre, obviamente além das fraudes de falsos vendedores, é da ineficiência e desvios dentro dos Correios, o que acaba desbancando para despachos caros, pois as encomendas maiores têm ser registradas e se colocar seguro.

PORQUE OS CORREIOS TEM UMA BOA IMAGEM NAS PESQUISAS

            As pesquisas feitas no Brasil têm uma série de problemas:

·         Quando se faz este tipo de pesquisa normalmente se compara os Correios, com outras instituições públicas que são extremamente impopulares, como o Legislativo (políticos), Polícia, Hospitais, Escolas Públicas, Vias Públicas, Transportes Públicos, etc. A comparação do ruim com o péssimo, dá uma impressão que o ruim na verdade é bom;

·         A população não conhece outro serviço de Correios, pois existe o monopólio no Brasil que não permite a concorrência. Quem nunca viu o bom nem sabe que o serviço que usa é ruim, pois não tem algo para comparar;

·         A maioria da população não usa serviços de encomenda dos Correios, que é onde os maiores problemas aparecem (pelos valores envolvidos) e com isto nem chegam a enfrentar os problemas de quem usa estes serviços.

PRIVATIZAÇÃO JÁ

            Pessoalmente acho que os Correios deveriam ser privatizados e se limitar o monopólio postal, como já acontece em vários países do mundo. Com certeza uma administração privada e competição iriam melhorar em muito a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos.

O discurso de que os Correios são nossos, como em relação a qualquer outra empresa estatal, é pura balela. Os Correios hoje são dos seus empregados e dos padrinhos políticos dos seus nomeados. Ele só seria nosso se desse lucro para a sociedade através de recolhimento de impostos, distribuição de dividendos e serviços bons e baratos, o que não é o caso.

A única tarifa barata dos correios é a de “carta social” (a R$ 0,01) de resto as suas tarifas são maiores que a de países do 1º mundo.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

Telemarketing ativo incomoda

47 comentários:

  1. Olá, comecei a comprar no ebay recentemente...
    só que até então tinha dado certo!
    Agora tudo que eu comprei no final de fevereiro está atrasado!
    tudo está "em trânsito" a mais de mês!
    a burra aqui abriu caso no paypal um pouco antes do tempo e acabou se ferrando porque os vendedores ficaram super chateados comigo pq eram TOP RATED!
    De consciência pesada decidi fechar os casos e ficar sem a chance de restituir meu dinheiro...
    será que chega?
    o q vc acha?

    ResponderExcluir
  2. Cara,

    Ainda existem chances de chegar, pois existem algumas encomendas que podem demorar até uns 60 dias para chegar, portanto até final de abril tem chances.

    Depois disto a chance é mínima.

    No PayPal é só bom reclamar nos últimos dias do prazo de 45 dias e depois entrar com o pedido de reembolso nos últimos dias do novo prazo de 20 dias. Com isto dá mais de 60 dias no total.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, parabéns por esta junção perfeita de tanta verdade dessa porcaria de serviço postal chamada ECT, o correios do brasil. Em tudo que vc falou eu não discordei em NADA absolutamente. Vc concatenou perfeitamente. Não uso muito, mas tenho raiva quando uso, agora comprei um camera digital e ainda continua como "POSTADO" no maldito rastreador, ou seja, o medo bate a porta né? Se fosse uma empresa confiável até que dava pra confiar, mas essa? Ou seja uma CAM de R$ 600,00 e mãos dessa praga, quem sabe se não extraviam ou não? Só rezar e pedir que chegue. Parabéns de novo. Se vc tiver qualquer coisa falando dessa empresa poe aí que eu fico de olho. Abraço

    ResponderExcluir
  4. é um absurdo mesmo faz 2 meses que meu celular não chega e estou esperando pelo correio mo merda

    ResponderExcluir
  5. É uma vergonha, bando de safados! Surrupiaram a encomenda que minha namorada enviou! Pego o envelope todo feliz só pra descobrir que ele estava vazio (com um lado aberto)! Pouca vergonha, vou atrás de meus direitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas infelizmente não tem muito o que fazer. Se você entrar na justiça contra eles vai perder o seu tempo, e mesmo se algum dia ganhar, o que dúvido, por ser uma empresa estatal, você pode demorar anos até ver a cor do dinheiro.

      Se fosse uma empresa privada, dai sim, seria fácil acioná-la na justiça.

      Excluir
  6. enviei para sâo paulo pelo correio dois produtos juntos no valor de 480,00 reais e o frete no valor de 60,20 e eles só querem pagar o valor do frete corrigido +taxas postais e seguro automático no valor de 110,20.como confiar em um orgâo assim vc coloca uma mercadoria na responsabilidade deles e pessa a Deus para que nao seja roubada ou desviada porquer o prejuizo é seu por confiar em um orgâo tâo imcompetente como o correio do brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erinando,

      Infelizmente não tem muito que possa ser feito, pois entrar na Justiça contra eles é perca de tempo.

      O que temos que fazer é denunciar, denunciar e denunciar, até que alguém tome alguma providência.

      Excluir
  7. Muito bom o texto! As pessoas são muito cegas com o serviço q os correios oferecem. A gestão é muito ruim. Perdemos dinheiro e ficamos sem ter o que fazer. Não sei se um dia será privatizado, pq poucas pessoas vão lutar por isso, mas se um dia for eu volto a utilizar muito os serviços como eu fazia antigamente. Me desiludi ao comprar no final do ano no eBay, perdi muitas encomendas e muitos vendedores já sabendo da situação dos correios brasileiros, nem reembolsam mais declarando que a culpa não é deles nem do eBay, eles estão corretos, fazer o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucile,

      A situação, depois da greve, piorou ainda mais, dai escrevi outro artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/11/reclamacao-contra-o-atraso-dos-correios.html

      Quanto ao eBay / PayPal, comigo eles tem sempre reembolsado, mas como exagerei ele me mandaram uma advertência que eles poderiam tirar este privilégio se continuasse reclamando na mesma frequencia.

      Excluir
  8. é amigo gostei bastante do seu blog tem muita informação boa que eu preciva saber.
    obrigado pela dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josenilton,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  9. Claro...se tem algo que melhora o serviço é privatizar, se existe um modelo de atendimento ao cliente e bons serviços prestados são as empresas de celulares no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que isto é ironia..., mas compare as empresas de telefonia antes da privatização, em que uma linha telefônica poderia custar até R$ 10.000,00, com hoje que uma linha é gratuita.

      No caso de linha fixa poderia demorar vários meses até ser instalada e hoje é instalado em menos de 1 semana.

      Portanto, não estou afirmando no artigo acima que privatização torna uma empresa uma maravilha, mas que melhora, melhora.

      As empresas de telefônia hoje são campeãs de reclamações, mas o serviço existe e é universalizado, quando era pública o serviço era praticamente inexistente e restrito a uma minoria de privilegiados.

      O que falta é uma efetiva fiscalização do governo. Afinal a ANATEL, também é pública e infelizmente altamente ineficiente.

      Excluir
  10. POIS EU MANDEI UMA MERCADORIA DA EUROPA PARA O BRASIL EM SETEMBRO DE 2012 CHEGO NO BRASIL EM JANEIRO DE 2013.....ISSO PORQUE EU RECLAMEI ....MANDEI UMA CAIXA DE ROUPAS E DENTRO UM NOTBOOK . A CAIXA CHEGOU TODA REVIRADA COM O CABO DO NOTBOOK .MAS . O NOTBOOK ELES ROUBARAM...VOU DIZER ASSIM BEM VERDADEIRAMENTE AS VEZES TENHO VERGONHA DE DIZER LA FORA QUE SOU BRSILEIRA ...COM TANTA CORRUPICAO .....MAS ISSO NAO FICARA ASSIM VOU POROCURAR TODOS OS MEUS DIREITOS ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esta é a realidade do Brasil.

      Vai ser muito difícil você conseguir reclamar seus direitos, pois os Correios é uma estatal que está acima da lei.

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  11. Olha, não quero defender nenhuma instituição pública, pq realmente a grande maioria é corrupta. Porém, acho que o seu texto contém diversos equívocos. Primeiramente, estes sites que vc sitou não fazem entrega pelos correios, a demora da entrega deles é por causa do transporte da china que é muito pouco eficiente.
    Segundo ponto importante, vc deve analisar a eficiência dos correios pelas entregas nacionais e não pelas internacionais, já que sempre vai ser uma transação bilateral internacional e depende demais de fatores internacionais.
    Terceiro ponto importante, cuidado na hora de citar dados percentuais sem dizer a origem, soa falso (não estou dizendo que é o caso, mas parece coisa de spam)
    Quarto ponto, no Brasil os correios tem boa fama simplesmente pq possui uma das melhores planejamentos de entrega do mundo, inclusive alguns países desenvolvidos aprendem o modelo brasileiro, o problema na verdade é outro. É a logística de entrega. Isso é que mata e atualmente está criando um gargalo no e-comerce no país.
    Falta de infra-estrutura do país é que atravanca os correios, como falta de malha ferroviária fazendo com que a entrega seja feita quase exclusivamente por via aérea que encarece a entrega entre outros.
    Vou parar pois é apenas um comentário.
    Acredite, é uma crítica construtiva, pq reclamar é facil, mas tenha cuidado com as coisas que reclama para não ser só mais um reclamando ao vento.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Vou responder ponto a ponto:

      1) "estes sites que vc sitou não fazem entrega pelos correios, a demora da entrega deles é por causa do transporte da china que é muito pouco eficiente."

      Estes sites usam os Correios brasileiros na ponta final. Muitos produtos depois que efetivamente chegaram no Brasil ficam retidos as vezes até 90 dias na Central dos Correios antes de serem despachados para os destinatários. Isto é responsabilidade dos Correios e da Alfândega brasileira e não da China.

      2) "vc deve analisar a eficiência dos correios pelas entregas nacionais e não pelas internacionais, já que sempre vai ser uma transação bilateral internacional e depende demais de fatores internacionais."

      Os vendedores do Mercado Livre que o digam. Mesmo encomendas com código de rastreamento "somem" no meio do caminho, neste caso são entregas nacionais. Já recebi em minha residência várias encomendas destinadas a endereços completamente diferentes do meu.

      Os furtos dentro das Centrais dos Correios são incontroláveis, até porque não existe nenhum sistema para controlar isto. O atraso tecnologico é total e completo. Eu mesmo sou testemunha, pois já prestei consultoria para os Correios.

      3) "cuidado na hora de citar dados percentuais sem dizer a origem, soa falso (não estou dizendo que é o caso, mas parece coisa de spam)"

      Infelizmente os próprios Correios não tem medida nenhuma da sua eficiência. Os percentuais que cito são de minha experiência e de amigos que anotam o status de todas as entregas para mim e para eles provinda dos Correios.

      4) "no Brasil os correios tem boa fama simplesmente pq possui uma das melhores planejamentos de entrega do mundo, inclusive alguns países desenvolvidos aprendem o modelo brasileiro, o problema na verdade é outro. É a logística de entrega. Isso é que mata e atualmente está criando um gargalo no e-comerce no país."

      Discordo em gênero, número e grau. A desorganização dentro dos Correios é completa. A fama dos Correios brasileiros fora do Brasil é péssima. Tanto que a maioria dos vendedores do eBay desistiram de vender para o Brasil. A logística de entrega é de responsabilidade dos Correios, e eles também são péssimos nisto.

      5) "Falta de infra-estrutura do país é que atravanca os correios, como falta de malha ferroviária fazendo com que a entrega seja feita quase exclusivamente por via aérea que encarece a entrega entre outros."

      Concordo em parte, pois os serviços de entrega dos concorrente dos Correios são muito mais eficientes, mesmo não sendo beneficiários do monopólio postal, que gera uma grande diminuição de custos pelo volume agregado.

      De qualquer forma agradeço o seu comentário. Respeito a sua opinião apesar de discordar.

      Excluir
    2. Preciso por meu contraponto em alguns detalhes desta questão:

      - o que atrasa as encomendas internacionais é a alfândega brasileira, não os correios.
      - toda encomenda entregue com atraso ou danificada pode ser contestada pelo 0800 e está sujeita a indenização, a ser descontada da folha de pagamento do funcionário responsável pelo problema, se for o caso.
      - o que encarece o serviço do correio não é sua ineficiência, mas a cobertura. O Fedex, o DHL ou outros couriers concorrentes tem serviço em 100% dos municípios? Não. Eles usam o serviço da ECT para finalizar a entrega. Então, lá no Cafundó do Judas tem correios, com agência, atendente e carteiro, além de uma linha de transporte para levar e trazer as postagens. Isso encarece o serviço como um todo.
      - embalagens mal feitas não contam como ineficiência da empresa, no caso de danificar.

      De forma geral, mesmo considerando que você pode ter razão e tem todo direito de reclamar, o seu texto não apresenta bases e argumentos, somente queixas e dados sem vínculo. Por exemplo, você cita o UPS como sendo o correio norte americano. Fique sabendo que o correio norte americaro chama-se US Mail (também estatal), e que UPS é um courier privado, concorrente do US Mail.

      Desta forma, sem querer tirar o mérito das reclamações, fica a sugestão de colocar as fontes dos dados e das estatísticas, e basear melhor o seu texto, ao invés de simplesmente apertar o gatilho da metralhadora.

      PS: se você recebeu encomendas destinadas a endereçoes diferentes do seu, porque recebeu se foi preciso assinar a lista?

      Excluir
    3. Danilo,

      Obrigado por sua participação, mas não concordo contigo.

      Tanto as Alfândega como os Correios são lentos. Isto pode ser comprovado se acompanhando os códigos de rastreamento. Tem muito pacote que mesmo depois de passar pela alfândega demora muito mais do que o necessário para chegar ao seu destino.

      Concordo contigo em relação a locais em que o serviço dos Correios é deficitário, mas por outro lado o monopólio garante uma vantagem que cobre em muito esta desvantagem. Garanto que se houvesse uma licitação para que outra empresa fizesse o mesmo serviço dos Correios, com a mesma tarifa, teria dezenas de candidatos ansiosos para prestar este serviço.

      Se os Correios fossem eficientes às tarifas poderiam ser bem menores, como, por exemplo, é o caso dos Correios da Inglaterra, que tem tarifas muito menores que as brasileiras.

      É claro que problemas com embalagens não podem ser atribuídas aos Correios, mas entregas que demorar o dobro do necessário certamente são devido a esta ineficiência e preços caros comparados com Correios de outros países também.

      Quanto a base para fazer este artigo basta ver 9712 reclamações que tem em sites tipo o Reclame Aqui:

      http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=780&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22

      Os Correios não se dignam a responder a nenhuma reclamação, neste ou em qualquer outro site. Afinal os Correios estão sob proteção legal de ser uma empresa pública e, portanto, muito difícil de ser processado.

      Não sito UPS como sendo os Correios Americanos, mas sim o USPS (leia o artigo acima para ver que você errou). US Mail é um nome antigo que não existe mais. Consulte a internet para você ter as informações corretas.

      O meu artigo é baseado nas milhares de reclamações que são postadas na Intenet, que inclusive os próprios Correios nem tomam conhecimento, mas eu tomo e me preocupo.

      PS. - As encomendas que recebi, que eram destinadas a terceiros, foram entregues para mim sem que me solicitassem assinar nada. Como estava no momento recebendo outros pacotes não tive a curiosidade de verificar o destinatário, o que fiz posteriormente e entreguei cada um para o seu devido dono.

      Excluir
    4. Danilo,

      A proposito, você escreveu que "toda encomenda entregue com atraso ou danificada pode ser contestada pelo 0800 e está sujeita a indenização, a ser descontada da folha de pagamento do funcionário responsável pelo problema, se for o caso".

      Só que nunca vi ninguém ser reembolsado por algum pacote que some a não ser que o pacote esteja segurado e tenha sido enviado do Brasil.

      Aliás, é o 0800 mais inútil que já vi na minha vida, pois nunca tem informação nenhuma sobre qualquer encomenda e jamais retorna a posteriori com qualquer informação.

      Excluir
  12. Uma coisa que precisamos aprender: enquanto não privatizarem os correios, sempre será esse lixo, porque vamos entender uam coisa. Quando se compra ou recebe itens do exterior, elas caem na receita, que funciona dentro do prédio dos correios. Os correios negam essa informação, mas essa é a pura verdade( consulte ctci geexp sao paulo/sp e veja na internet) então fica no jogo do empurra-empurra.
    O que devemso fazer é enviar queixas para os canais de comunicação existentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean,

      Obrigado pela colaboração.

      Veja também os seguintes artigos:

      http://www.resolvaja.com/2011/11/reclamacao-contra-o-atraso-dos-correios.html

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  13. Marcio Caio,
    Mais uma vez estou tendo problemas com minha encomenda,ela possui numero de rastreio,veio de Israel,comprei pleo ebay,e chegou no Brasil dia 15 de abril,como não recebi em até 2 semanas,liguei para reclamar,mas me informaram que para entrar com uma reclamação preciso saber o nome e endereço do remetente,mas já mandei mensagens ao vendedor que não me passa os dados dele da remessa,e tive que abrir uma disputa no ebay,não gosto de fazer isso já que o atraso não é culpa do vendedor,mas por falta de dados não consigo reclamar e tb não recebo meu pacote,estou indignada,sem poder fazer nada.
    Muito obrigada,sempre venho aqui para tirar minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuza,

      Nunca abra uma reclamação por não entrega muito antes de completar 45 dias do pagamento.

      Os Correios e Alfandega brasileiros são muito lentos e desde início de março a Receita Federal está fiscalizando as encomendas do exterior em "câmera lenta". Por isto que sua encomenda está parada.

      Quanto a mandar reclamação para os Correios, mesmo que você tenha os dados do remetente, é absolutamente inútil, pois toda informação que eles têm é a mesma que você tem no rastreamento. Eles não têm como achar o seu pacote no meio de centenas de milhares de pacotes misturados que ficam nos depósitos dos Correios.

      Agora que você já entrou com a reclamação, também não adianta cancelar, pois daí não tem como entrar com uma nova reclamação. Antes de passar 20 dias da reclamação, se você ainda não tiver recebido o pacote passe para o PayPal intermediar a reclamação (“escalate”).

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/entrega-atrasada-do-ebay-como-proceder.html

      Excluir
    2. Bom Dia Marcio Caio,

      Eu paguei o item dia 27 de março,chegou ao Brasil dia 15 de abril,esperei o prazo e abri o caso no dia de março,até hj não recebi o pacote,a central me pediu os dados do remetente,disseram que sem eles não tem como verificar onde o pacote se encontra,nunca tinha acontecido isso com um pacote com rastreio meu.
      É ruim tb abrir um caso no ebay,já que a encomenda se encontra no Brasil,sabe lá onde agora,será que já posso dar como perdido?e eu nem sei se vão me restituir,pois a encomenda está no Brasil.
      Muito obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. Neuza,

      O eBay / PayPal só não devolve o dinheiro se a mercadoria tiver sido entregue para o destinatário e estiver de acordo com o comprado. O fato de estar no Brasil, não altera nada a devolução dos valores pelo PayPal.

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/entrega-atrasada-do-ebay-como-proceder.html

      Por outra lado, mesmo se você tiver os dados do remetente, os Correios não tem nenhuma condição de informar nada, até porque os pacotes antes de chegarem ao CDD (Centro de Distribuição Domiciliar) mais próximo da sua residência estão misturados entre milhares de outros, sem a mínima condição de serem localizados.

      Excluir
    4. Oi Marcio Caio,
      Puxa vida,que coisa estranha,e a central disse que sem o nome o remetente,end.eles não conseguiriam fazer nada,por isso me pediram os dados,então não adianta,aff,qeu coisa,uma bagunça mesmo,nunca tinha me acontecido nada parecido,será que extraviou meu pacote?olha como anda: Encaminhado (1 mês atrás)
      15/04/2013 10:24 CTCI SAO PAULO/GMIMP - SAO PAULO/SP
      Em trânsito para CTCI PARANA - CURITIBA/PR (1 mês atrás)
      15/04/2013 10:24 CTCI SAO PAULO/GMIMP - SAO PAULO/SP
      Conferido (1 mês atrás)
      15/04/2013 08:43 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP
      Recebido/Brasil (1 mês atrás)
      15/04/2013 08:43 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP
      Muito tempo parado,que horror,já aconteceu isso contigo?e receber o pacote depois de tanto tempo aqui no Brasil?

      Excluir
    5. Neuza,

      Esta situação é normal. Desde início de março a Receita Federal está trabalhando em “câmera lenta” e a sua encomenda deve estar parada em Curitiba (onde fica a central de fiscalização aduaneira dos Correios) esperando para ser triada.

      Eles nem dão entrada no rastreamento enquanto não passa pela Receita, o que quando tem esta operação “câmera lenta” pode demorar de 30 a 60 dias, as vezes até mais.

      Excluir
    6. Boa tarde,

      Acabo de receber uma nota do correio,que minha encomenda foi tributada,ela custa apenas 30 reais,que comprei pelo ebay,e querem um absurdo de 180 reais,para poder retirar minha encomenda,que ódio,eu não vou lá pegar,pois não vale nem a metade do preço,um abuso.

      Excluir
    7. Neuza,

      Como é uma encomenda de pequeno valor o ideal é mesmo é não retirar. A mesma será devolvida para o remetente e não ficará nenhuma dívida em seu nome.

      Você irá mesmo perder os R$ 30,00, mas isto é um pequeno prejuízo comparado com o que se lucra em compras no exterior.

      Excluir
  14. Comprei no Extra.com e para minha surpresa meu pedido foi dado com entregue.(não sei para quem).Em contato com o Extra descobri que a transportadora responsável pela entrega seria os Correios,e que eles alegam ter entregue,porem no dia da suposta entrega eu não sai de casa,eles nem vieram aqui,eu nem se quer tenho o número de rastreio pois o Extra não informa no momento da compra a empresa que fará a entrega.Estou sendo feita de boba.E como fica o produto que eu comprei e paguei e não recebi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,

      O Extra tem que ter o número do rastreamento para te informar. Se eles tiverem sugiro você ir para o CDD (Centro de Distribuição dos Correios) responsável pelas entregas na sua área, procure o supervisor, para que ele te mostre a lista com a assinatura de quem recebeu. Pode ter sido um engano e com isto você conseguir localizar o pacote.

      Se o Extra não te informar o número do rastreamento ou você não conseguir localizar o pacote entre com uma reclamação contra o Extra conforme explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Se a reclamação não funcionar entre com uma ação contra o Extra conforme explicado no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir
  15. olá URGENTE comprei um celular no mercado livre foi extraviado paguei com mercado pago estão demorando a envia outro produto e querem deposita só 968 sendo que pagei 1.111.58 quero que o vendedor envie outro ou reembolse todo valor no cartão de credito oque devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda está dentro do prazo de 21 dias do pagamento, para entrar com uma reclamação no Mercado Pago, proceda imediatamente com isto, para reaver a totalidade do valor que você pagou. Entre em MercadoPago.com.br com a mesma senha que você tem no Mercado Livre, vá na Central de Soluções, tecle no botão “Iniciar uma reclamação”, escolha a transação e preencha todos os dados pedidos. Existirá um período de conciliação e no final o Mercado Pago decide. Num caso destes é certa a decisão a seu favor.

      Excluir
  16. Olá! comprei no ebay umas placas para tv de lcd em 28-01- 2014 paguei com cartão de credito no qual já foram pagas, me deram o prazo de 45 dias , mas até agora não recebi nada!faço o rastreamento pelos correios desde a compra e simplesmente aparece que foi postado, e não consigo entrar em contato com o site ou vendedor! como faço para saber se vou receber a encomenda ou meu dinheiro de volta pois já tem mais de 60 dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como saber, pois, sem rastreamento tanto a mercadoria pode ainda esta parada na alfândega ou nos Correios, como também já pode ter “sumido”.

      Também não tem como requerer o dinheiro de volta, pois o prazo máximo de reclamação no eBay é de 45 dias. Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/entrega-atrasada-do-ebay-como-proceder.html

      Excluir
  17. bom dia tenho encomendas presas em curitiba tem mais de 1 mes , liguei para os correios tenho q preencher um formulario o q devo colocar no campo "tipo de objeto" ? já que é encomenda exterior sem chamar atenção para a receita federal, já q eles estão taxando tudo até obj menos de 10 dolares.

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade que eles estão taxando tudo. Veja o seguinte artigo para mais detalhes:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      No campo “tipo de objeto” coloque o real, já que certamente se existe formulário, eles estão passando o objeto pelo Raio-X que mostra exatamente o conteúdo.

      Excluir
  18. Acho o que devemos fazer é encher o paypal de reclamações sobre o correio Brasileiro para ver se melhora isso, que por aqui ninguém nunca resolveu nada e nem vai resolver nunca, nossas encomendas são entregue ao Brasil num prazo médio de 20 dias e ficam amontoadas na alfandega de Curitiba por um longo tempo, muitas desaparecem e outras são entregues quando as vezes vc já até perdeu as esperanças de receber. Até no ano de 2012 as encomendas internacionais eram entregues na media de no máximo em 30 dias e pouco risco de roubo e extravio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente reclamar no PayPal não resolve nada. Os Correios, como toda empresa pública, não se importa com a qualidade dos serviços prestados e não serão reclamações na Internet que irão mudar isso. Melhor é reclamar nas TVs, jornais e rádios, já que isto tem mais impacto sobre os políticos que controlam os Correios.

      Excluir
  19. Amigos, eu também estou na mesma situação com várias encomendas retidas em Curitiba e sem solução. Busquei na internet e achei um meio de protestar contra essa palhaçada, um abaixo assinado esperando por assinaturas de pessoas prejudicadas como nós e compartilho o link com vocês:
    http://www.peticaopublica.com.br/confirm.aspx?id=45093,14,896193
    Entrem lá e assinem, quem sabe se funciona não é?
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação.

      Sem querer te desanimar, mas órgãos do governo ignoram solenemente estes abaixo assinados, a não ser que tivesse milhões de assinaturas, o que seria muito difícil neste caso.

      Excluir
  20. Oi Pessoal, uma notícia não muito boa pra gente, olha só:
    Segue uma reportagem que mostra que nossas encomendas podem atrasar mais um pouquinho:

    26/05/2014

    Queda de containers expõe falta de segurança e péssimas condições de trabalho no CTCI Curitiba


    A falta de segurança e as péssimas condições de trabalho chegaram ao limite no CTCI Curitiba na última sexta-feira (23). Três containers que estavam empilhados dentro do barracão caíram, colocando em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores.

    O empilhamento de mais do que dois containers contraria as próprias regras de segurança da ECT, mas virou prática recorrente dentro do CTCI. O problema é causado pelo grande volume de correspondências e encomendas tratadas na unidade, que não possui estrutura, nem número de trabalhadores adequados para toda essa demanda. A falta de estrutura é tão grande que parte das correspondências permanece a céu aberto, exposto a chuva, devido à falta de espaço no interior do barracão.

    Além da sobrecarga excessiva, os trabalhadores também sofrem com a falta de materiais e de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e com as condições precárias do barracão, que é mal ventilado e insalubre. A direção dos Correios já foi notificada várias vezes sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores no CTCI Curitiba, mas ainda não tomou qualquer providencia para melhorar a segurança e as condições de trabalho na unidade. O Sintcom-PR também formalizou essa denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho em fevereiro deste ano, mas o órgão ainda não investigou o caso.

    Em resposta ao descaso da ECT e a lentidão da Justiça, os trabalhadores do CTCI Curitiba realizam uma assembleia na próxima quinta-feira (29) para definir as próximas ações da luta por melhores condições de trabalho e pela transferência da unidade para um novo local. A assembleia vai analisar se os trabalhadores paralisarão as atividades na próxima semana para pressionar os Correios a atender as reivindicações.

    Fonte: http://www.sintcompr.org.br/noticias/1/categoria/1301/queda-de-containers-expoe-falta-de-seguranca-e-pessimas-condicoes-de-trabalho-no-ctci-curitiba
    Vamos ESPERAR MUITO, é mais uma GREVE e entendo os motivos dos trabalhadores, infelizmente eles também tem direito a reivindicar melhores condições de trabalho. Mas e nós como ficamos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua informação. Será muito útil para todos os leitores do Blog.

      Na prioridade do governo, a população se encontra sempre em último lugar. Primeiro é encher os próprios bolsos e depois é conseguir se manter no poder e para tal libera algumas migalhas para nós, pobres mortais. Portanto, não espere uma solução rápida. Os nossos pacotes irão pegar um pouco de chuva, alguns irão “sumir” e alguns chegarão depois de muita espera.

      Excluir
  21. RC425079617HK 44 dias 32 uteis, será que ainda chega??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathan,

      Conforme o rastreamento este pacote já foi recebido pelos Correios brasileiros:

      Objeto recebido pelos Correios do Brasil -21/07/2014 12:26 CURITIBA / PR

      Às vezes o pacote fica retido em Curitiba por até 90 dias esperando ser fiscalizado pela alfândega. Portanto, somente após 90 dias do dia 21/07, se não houver nenhuma nova movimentação, você pode dar o pacote como perdido.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.