segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vitória Eletrônicos, saiba tudo sobre este golpista


Saiba as últimas notícias sobre a loja virtual Vitória Eletrônicos. A loja, que já está fechada, não entregou milhares de encomendas já pagas e já foi pedido a abertura de um inquérito policial pelo Ministério Público.  Este artigo está sendo atualizada a cada novidade.

          
YOUTUBE SOBRE A VITÓRIA ELETRÔNICOS

            No Youtube em 05/03/2010 foi colocado pelo  Blog do Marcelo o seguinte vídeo sobre o golpe da Vitória Eletrônicos:











RECLAME AQUI ESCREVE SOBRE A VITÓRIA ELETRÔNICOS

            O site Reclame Aqui publicou uma notícia, em 11/03/2010, sobre a abertura de inquérito policial contra a loja virtual Vitória Eletrônicos, com novas informações. Já tinham publicado outra notícia no dia no dia 18/02/2010.

            Só que ambas as notícias tarde de mais, a loja virtual Vitória Eletrônicos já tinha aplicado até o dia 18/02/2010 milhares de golpes a consumidores, e muitos registrados no Reclame Aqui.

            Até o dia 26/01/2010 já haviam sido registradas no Reclame Aqui 20 reclamações por falta de entrega, um claro indicador de GOLPE. No entanto, como o Reclame Aqui não lê a reclamações que recebe (é um mero repassador de emails) e não alertou o Buscapé (que era o meio da Vitória Eletrônicos chegar aos consumidores) da possibilidade de golpe e também as próprios usuários do site através de um claro alerta para não comprar.

Até o dia 13/03/2010, o Reclame Aqui nem tinha a Vitória Eletrônicos no seu quadro “Empresas não Recomendadas”, mesmo depois de já ter publicado duas notícias sobre ela. Uma completa desorganização.

No entanto, o site da Vitória Eletrônicos continuou no ar até o dia 22/02/2010 lesando outros milhares de consumidores. Infelizmente não temos ninguém sério nos protegendo. Os sites de reclamações são totalmente passivos e só se interessam por ganhar dinheiro com publicidade, às autoridades são lentas e omissas e com isto nós consumidores estamos à mercê dos golpistas.

SITE RECLAME AQUI EDITA RECLAMAÇÕES / COMENTÁRIOS  

           O site Reclame Aqui ainda faz pior, edita as reclamações e comentários feitas contra os reclamados tornando inútil para outros lesados o seu uso como no seguinte exemplo de uma reclamação feita em 05/03/2010 contra a Vitória Eletrônicos:

“Grupo contra Vitória Eletrônicos
Caros colegas consumidores,
Tal como vocês, também fui [editado pelo Reclame Aqui] pela informática Vitória. Comprei uma tv, paguei à vista, mas nunca recebi. Meu prejuízo não foi grande, cerca de R$ 1.100,00. Não é um valor que compense ir, sozinho, atrás de meus direitos. Poderia entrar aqui, em Ponta Grossa – PR, com uma ação no juizado especial (pequenas causas), mas como bacharel em direito sei que, mesmo que ganhe, fica difícil executar. Afinal, tem que ir procurar bens da empresa ou sócios e isso em outro estado. Mas creio que, se reunirmos um bom grupo de outros consumidores, o valor da eventual ação judicial será alto, tornando-a viável. Na verdade, não é só pelo valor do dinheiro, mas trata-se de uma questão de cidadania, de não permitir que [editado pelo Reclame Aqui]s saiam impunes. Pensei na via judicial, mas não estão descartadas outras hipótese. Neste contexto, criei um grupo no yahoo para que possamos trocar idéias. O endereço é http://br.groups.yahoo.com/group/ [editado pelo Reclame Aqui]pelavitoria . Peço que façam parte. Juntos seremos fortes!”

            Com este tipo de atitude impede outros lesados de tentarem se reunir, já que o próprio endereço do site para reunir os lesados foi apagado pelo Reclame Aqui.

BLOG TRIBUNA DA CONQUISTA SOBRE A VITÓRIA ELETRÔNICOS

            No dia 05/03/2010, o  Blog Tribuna da Conquista que é de Vitória da Conquista publicou a seguinte notícia:

“Inquérito policial foi aberto contra a Vitória Eletrônicos

            Continua repercutindo a denúncia feita por um leitor do TRIBUNA DA CONQUISTA sobre a empresa Vitória Eletrônicos, com sede em Vitória da Conquista.

O órgão de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon do município entrou em contato com o Ministério Público e, este, já solicitou a abertura de inquérito policial para apurar as acusações contra a empresa Vitória Eletrônicos.

Essa empresa de comércio varejista, possui situação cadastral ativa (clique aqui)  mas é acusada de vender produtos eletro-eletrônicos para clientes em todo o Brasil e não enviar as mercadorias.

Somente em nosso site (veja aqui), mais de 50 pessoas já deixaram mensagens que foram lesados pela empresa.”.

FOTO DA LOJA VITÓRIA ELETRÔNICOS FECHADA

            Foto da fachada da loja Vitória Eletrônicos fechada, publicada pelo Blog Tribuna da Conquista:
Sede da loja Vitório Eletrônicos em Vitória da Conquista

Portanto, demorou, mas já virou caso de polícia. Pessoalmente acho que as pessoas que foram lesadas têm pouca chance de reaver seu dinheiro, mas temos que ajudar a punir os golpistas.


OUTRA NOTÍCIA SOBRE A VITÓRIA ELETRÔNICOS

            Em 01/03/2010 o Jornal Virtual Imprensa Popular publicou a notícia “Lojas fantasmas praticam o estelionato virtual” que faz uma análise completa sobre este tipo de golpe e como ele está se tornando comum.

CENTENAS DE RECLAMAÇÕES NO RECLAME AQUI

            No dia 23/02/2010 já eram 444 reclamações no Reclame Aqui, sendo que as reclamações começaram no dia 15/01/2010, portanto a média é de quase 11 reclamações por dia, a maioria absoluta por falta de entrega. Se analisarmos as primeiras 10 reclamações, feitas entre o dia 15/01/2010 e 23/01/2010, vemos que 9 eram por falta de entrega.

            Nos dias 22/02/2010 e 23/02/2010 as reclamações explodiram, com somente nestes dois dias 100 reclamações, sendo que no dia 22/02 eles tiraram o site do ar, provavelmente algumas horas depois que escrevi a primeira versão deste artigo.

PERFIL DE RECLAMAÇÕES IDÊNTICO AO DA STOPPLAY

            Este perfil de reclamações é idêntico ao da Stopplay, que aplicou golpes durante mais de 6 meses e só acabou fechada depois que milhares de pessoas já tinham sido lesadas.

Na minha última revisão da lista de Empresas que não recomendo feita no dia 17/01/2010, já tinha me chamado à atenção que a Vitória Eletrônicos, tinha preços imbatíveis no Buscapé em muitos eletrônicos / Informática, e isto é muito estranho para uma empresa completamente desconhecida, mas nesta data ela só tinha 3 reclamações e todas elas resolvidas, isto para uma empresa que já existe desde 10/01/2001.

Este tipo de empresa funciona como uma espécie de bicicleta (ou pirâmide), onde a empresa trabalha com o dinheiro do cliente. Anuncia com preços muito agressivos, normalmente é sempre um dos melhores preços num site de comparação de preço, demora muito a entregar, pois usa o dinheiro dos clientes para atender a clientes antigos e quando o negócio atinge um volume que a operação bicicleta não mais funciona, some do mercado e deixam centenas de clientes que já pagaram sem receber o produto. Veja em detalhes o caso da Stopplay.

SITUAÇÃO CADASTRAL DO CNPJ DA VITÓRIA ELETRÔNICOS

            Eles também divulgam a razão social e o CNPJ no próprio site: Informática Vitória Ltda. ME. e 04.243.182.0001-82, o que não é típico de empresas que imitam a Stopplay. Trata-se de uma Micro Empresa e, portanto é muito estranho que tenha centenas de vendas de artigos com preço médio de R$ 1.000,00, portanto saindo da faixa de receita em que se situam as Micro Empresas. Acho que a Receita Federal deveria dar uma olhada nisto.

            Consultando o CNPJ no site da Receita Federal nota-se que ele ainda está Ativo e que o endereço da empresa é Av. Brumado, 406 / Térreo – Vitória da Conquista – BA – CEP 45.030-000:

 SITE DA VITÓRIA ELETRÔNICOS SAIU DO AR NO DIA 22/02/2010

            O site da loja Vitória Eletrônicos saiu do ar no dia 22/02/2010, mas até esta data continuava vendendo os produtos como se nada tivesse acontecido e o Buscapé continuava listando seus produtos. Portanto podem ter certeza que ainda centenas de outros consumidores podem não receber o que compraram.

            Eles agora apresentam a seguinte mensagem no site: “Prezado Cliente/Usuário, Estamos temporariamente indisponíveis. Pedimos a todos, desculpas pelo transtorno causado. Att, vitoriaeletroeletronicos.com.br Contat: (77) 4141-1772 ou (77) 4141-1773”.

            Infelizmente nestes casos a autoridade é lenta de mais e uma loja deste tipo só é fechada depois que já causou muitos prejuízos.

            Por isto este tipo de empreendimento prospera, mal fecha uma abrem outras novas usando os mesmos artifícios, às vezes com os mesmos sócios.


O QUE FAZER SE JÁ COMPREI NA VITÓRIA ELETRÔNICOS?

            Não tenho muito conforto a passar: muito provavelmente você não irá receber o produto comprado e dificilmente irá conseguir o dinheiro de volta.

Sugiro você reunir com outros que estejam na mesma situação na sua cidade para entrar em conjunto na Justiça contra esta loja. Para encontrar os outros enganados, basta você entrar nas reclamações contra a Vitória Eletrônicos no Reclame Aqui e postar comentários dizendo que você gostaria de entrar com uma ação conjunta na justiça. Tratando-se de centenas de lesados cabe também uma queixa crime.

LOJA VIRTUAL VRUXX ESTÁ NA MESMA ONDA

            No dia 23/02/2010 atualizei a lista de Empresas que não recomendo e a lista de Quem comprou nestas empresas perdeu dinheiro e me deparei com outra loja que está seguindo o mesmo caminho, a VRUXX.

Em 3 dias do dia 20/02 ao dia 23/02 foram registradas 23 reclamações contra esta loja, todas por falta de entrega, o que é muito raro para uma loja completamente desconhecida.

Neste caso trata-se de uma empresa imitadora do CompredaChina, portanto que é uma mera intermediária de importação, em que as mercadorias vem diretamente da China.

Talvez o problema deles seja os mesmos que todos os brasileiros enfrentam com as entregas dos Correios. Veja o artigo: Encomendas pelos Correios atrasadas.

COMO EVITAR NO FUTURO UM GOLPE DESTA NATUREZA

            Para evitar um golpe destes sugiro seguir os passos recomendados na postagem Como não cair em golpes.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.


8 comentários:

  1. comprei um netbook, no dia 15/02/2010 e paguei no dia 16/02/2010 e estou aguardando o pedido, mas acredito que não vou receber pois, li sobre esta empresa, ela esta deixando muita gente pra traz.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com td que vc postou. Agora as pessoas que são enganadas deveriam ficar + atentas. No meu caso eu queria um HOME THEATER da sony. Na concorrência cerca de R$-3.600,00 fora frete. Na Vitória R$-2.050,00 frete grátis. Eu comprei na loja que praticava o preço mais atrante nesta faixa de R$-3.600,00 a R$-3.200,00 e não tive problema nenhum. Fica aquela mensagem de que o "pato" sempre existirá porque pretende ser mais experto do que todo mundo. Se as grandes lojas pudessem vender pelo preço praticado pela Vitória é lógico que elas fariam. Não precisa nem pesquisar: é GOLPE.

    ResponderExcluir
  3. fiz tudo que esta orientado ai e ainda esperei 2 meses de analise para fechar a compra,entendo que seja insuficiente precisa de mais mecanismos de controle pois ele se especializaram em justamente "furar" esses controles ,digo sao insuficiente e lentos e assim ate ajudam ele a se esconderem.

    ResponderExcluir
  4. Caro Idomarsky,

    Uma forma de evitar este tipo de loja é o seguinte: se o preço for abaixo do que 10% do segundo menor preço encontrado e se a loja for completamente desconhecida e localizada numa cidade pequena, não compre.

    Claro que neste tipo de cuidado você até pode perder algumas boas ofertas de gente honesta, mas com isto você evita quase 100% todos os golpes.

    A fórmula para qualquer golpe sempre começa em apresentar uma vantagem significativa (uma isca) que neste caso é o preço muito baixo.

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei uma DSC-HX1 na Vitória Eletrônicos há alguns anos, atraída pelo baixo preço. Porém, nas semanas seguintes, me angustiei ao ver as reclamações sobre a empresa na internet. Felizmente, meu pedido foi enviado (ainda que com atraso), porém chegou de forma estranha: a embalagem original da máquina havia sido desmontada e montada do lado avesso. O remetente mão era em nome da Vitória Eletrônicos, mas sim um particular. Além disso, não me enviaram a nota fiscal. Após vários contatos, sem sucesso, resolvi me conformar de que realmente não enviariam a nota fiscal. Ainda bem que a máquina veio, e funcionando. Mas tenho conhecimento de que milhares de pessoas foram lesadas por esta empresa inescrupulosa, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi,

      Obrigado por compartilhar.

      O esquema de Vitória Eletrônicos era de pirâmide, por isto os primeiros clientes recebiam os produtos, mas somente quando entrava dinheiro de outros clientes.

      O objetivo era não queimar o cartucho antes do tempo, somente quando a quantidade de clientes pagantes e sem entrega fosse bastante grande para valer a penas não entregar e ficar com o dinheiro.

      Excluir
  6. Estou enfrentando um dilema com a CLARO TV..pois estou sendo cobrada 2 x por mês,pois vem a fatura é pago e mesmo assim é cobrado na minha conta bancaria
    já liguei varias vezes,pois eles admitem a cobrança e duplicidade, e garantem o estorno ate tal dia e isso vem se arrastando por meses,como a semana passada eles garantiram que iriam depositar hoje e como sempre não o fizeram,liguei de novo e a atendente me informou que eles tinham colocado de credito da fatura do mes 02 e 03..mas como se tenho o estrato bancario e só tive a baixa de novo
    eate a semanna passada nem foi informado creditos,e hoje a atendente disse que foi?
    e agora como faço pra receber meu dinheiro de volta?
    pior coisa de TV POR ASSINATURA É A CLARO,por isso vou assinar a sky
    por favor alguem me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jake,

      Entre no Juizado de Pequenas Causas e peça, além da devolução em dobro de todos os valores cobrados em duplicidade (este é um direito garantido pelo Código Civil), uma indenização por Danos Morias.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.