domingo, 21 de fevereiro de 2010

Como fazer reclamação na ANATEL

            Se você está insatisfeito com sua operadora de telecomunicações, telefonia móvel (celular), telefonia fixa, internet (wireless, banda larga, 3g, provedor de acesso) ou TV por assinatura, saiba como utilizar o site da ANATEL ou o telefone da ANATEL (1331) para fazer uma reclamação.
     
          Se você está cansado da Speady, Oi, Telefônica, Vivo, Claro, TIM, Brasil Telecom, Embratel, Net, Skype, TVA, etc. e não consegue resolver seu problema diretamente com o SAC destas empresas, saiba passo a passo como fazer a reclamação na ANATEL e resolver.


OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES SÃO CARAS E RUINS
          Se consultarmos o Ranking de Reclamações do Reclame Aqui temos a surpresa de constatar que:
  • Das 323.000 reclamações postadas no Reclame Aqui, 25% são provenientes deste tipo de empresa;
  • Das 110.000 reclamações não respondidas, 29% são destas empresas;
  • 39% das reclamações são solenemente ignoradas, e jamais são respondidas. Empresas como a Telefônica, Oi e Vivo praticamente não respondem as reclamações;
  • A Operadora Claro decidiu unilateralmente não mais responder as reclamações postadas no Reclame Aqui, talvez porque já não resolvesse nada mesmo;
  • E olhando as respostas muitas não resolvem o problema, mas somente direcionam o cliente para o SAC dentro da operadora.
PORQUE AS OPERADORAS SÃO TÃO FRACAS
         É fácil de explicar o motivo: são empresas gigantescas, muitas vezes monopolistas (ou quase), em que os funcionários dos respectivos SACs são mal pagos e não tem nenhuma autonomia para resolver nada.
        Além do mais as operadoras de telecomunicações tem enorme poder político, muitas vezes diretamente ligadas a grupos de comunicação e são grandes contribuintes das campanhas eleitorais e conseguem direcionar a legislação e a fiscalização para atender aos seus interesses.
        O resultado é uma das maiores tarifas do mundo com serviços fracos. Não culpem a privatização, já que ela melhorou os serviços e diminui as tarifas, mas sim a falta de ação do governo no seu controle. Ainda mais agora que colocou a ANATEL na mão dos políticos, deixando de ser um órgão técnico. Estaríamos ainda pior se estas empresas ainda estivessem na mão do governo. Veja o artigo: Encomendas pelos Correios atrasadas.
GOSTAM DE VENDER, MAS DEPOIS O CLIENTE QUE SE VIRE ....
         Se olharmos as reclamações, somos surpreendidos com o mesmo fato se repetindo centenas de vezes, o que demonstra que as empresas normalmente nada fazem para resolver os seus problemas. Em resumo, muito interesse em vender, e depois que o cliente que se vire... (para não falar outra palavra).
COMO FAZER RECLAMAÇÃO NA ANATEL
         Só que a maioria dos clientes não sabe que a melhor forma de resolver os seus problemas não é no SAC da empresa e sim junto ao órgão regulador, a ANATEL (esta parte da ANATEL ainda funciona).
         Inicialmente você tem que se cadastrar na opção “Ainda não sou cadastrado” e seguir todos os passos, para depois registrar a reclamação. Dá um pouco de trabalho, mas vale muito à pena, em menos de 24 horas alguém da companhia reclamada irá entrar em contato.
        Como todo serviço do governo, tenha um pouco de paciência, já que é comum o site estar fora do ar, ou mesmo ser extremamente lento. Para quem teve dificuldades no site existe o telefone 1331, que é o mesmo serviço.
PORQUE AS OPERADORAS TÊM MÊDO DA ANATEL
        O motivo desta presteza na resposta das empresas é que as reclamações registradas na ANATEL valem para a avaliação da ANATEL sobre a empresa e desta avaliação podem resultar em multas e outras sanções.
        Faça a reclamação e você vai ser surpreendido com um atendimento personalizado completamente diferente daquele dispensado para quem reclama no SAC da empresa. Neste caso eles querem resolver o mais rápido possível, pois uma pendência junto a ANATEL pode custar muito caro para eles.
GRAVAÇÃO DA RECLAMAÇÃO NO SAC DA OPERADORA
         Se você foi mal atendido no SAC das operadoras, ou recebeu uma promessa falsa, vale lembrar que todas as ligações são gravadas, e por lei você tem direito a receber a gravação. Para tal você tem que anotar o número do protocolo de atendimento, que normalmente é fornecido no início da ligação (se não for exija).
         Esta gravação pode servir como prova numa ação no PROCON ou Juizado de Pequenas Causas contra a empresa, e normalmente, principalmente numa promessa falsa tem muito valor no caso da determinação de uma indenização.
         Para conseguir a gravação você terá que entrar em contato com a empresa, através do SAC ou da Ouvidoria, passar o número do protocolo e exigir a entrega da gravação. A negativa de entregar a gravação piora a situação deles.
RECLAMAÇÃO CONTRA O SAC DAS OPERADORAS
         Se você foi mal atendido no SAC, ou a espera demorou mais de 1 minuto, você deve reclamar contra o próprio SAC no novo portal do governo para este tipo de reclamação no site do Ministério da Justiça.
RECLAMAÇÃO NOS JORNAIS
         Também vale a pena postar a reclamação na seção de Defesa ao Consumidor dos diferentes jornais que oferecem este serviço:
          Isto não só pode acelerar a resolução do seu caso, como também serve como uma anti-propaganda contra a empresa.
RECLAMAÇÃO CONTRA PUBLICIDADE ENGANOSA
          Se você se sentiu enganado pela publicidade da empresa reclame também junto ao CONAR (entre no link e entre na opção RECLAMAÇÃO que fica na parte superior). Se o CONAR aceitar sua denúncia, a empresa terá um baita prejuízo, pois terá que tirar a publicidade do ar, perdendo todos os custos relacionados à sua produção.
         Infelizmente, normalmente eles não tomam nenhuma providência, até porque o conceito deles de publicidade enganosa é muito restrito. Veja os artigos: Propaganda da NET engana o consumidor, Propaganda enganosa – Como eles querem nos fisgar e Propaganda enganosa – Porque ninguém resolve.
RECLAMAÇÃO NA JUSTIÇA
         Se depois disto tudo você não conseguir uma solução... daí talvez não tenha uma solução possível, mas se couber uma ação na justiça, dependendo do caso vale à pena.
         Para ações até 40 salários mínimos você pode recorrer a um Juizado de Pequenas Causas ou como é chamado agora Juizado Especial Civil, sendo que até 20 salários mínimos nem advogado é necessário. Veja neste link o Enderereço dos Juizados de Pequenas Causas e Como fazer petições para o Juizado de Pequenas Causas.
          Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
          Veja também:

281 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa, parabéns! Devemos todos reclamar mesmo para que as operadoras de telefonia vigentes no Brasil, comecem a prestar um atendimento mais digno para seus usuários que as mantém em funcionamento. Agora só relembrando o numero para contatar via telefone mudou: 1331.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito desacretitada nesses serviços,pois estou ah 3 dias tentando fazer uma mudança de plano na oi velox e fixo e eles estão me dando uma canseira no telefone,por ultimo estou tentando cancelar a operadora e me deixaram plantada em uma ligação por toda a Manhã,coloquei o telefone no viva voz e deixei pra ver até onde eles pretendiam me deixar ali e juro...isso durou toda a manhã!O que fazer?Pelo amor de DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai diretamente no prédio da oi mais próximo da sua casa, duvido lá deixarem você plantada, eu estou quebrando a cabeça com a velox a 2 semanas, já liguei, se até amanhã não me derem o resultado q espero eu acho que vai da pra arrumar um bom trocado com o processo que eu vou dar.

      Excluir
    2. Rafael,

      Obrigado pela colaboração.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Minha resposta para o comentário acima está no próximo comentário.

      Excluir
  3. Eliane,

    Eu rescentemente também tive um problema semelhante com a Oi.

    O meio mais efetivo de reclamar hoje é através dos jornais (como explicado em cima).

    Outro meio é através da Ouvidoria da Oi que tem o seguinte e-mail: ouvidoria@oi.net.br , uma das pessoas que atendem lá é a Erica Gomes.

    Mas acho que também vale a pena seguir as outras dicas deste artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa gente eu to quebrando a cabeça com a oi ja tem mais ou menos uns dois mes me enganaram falando que uma prmoção era de um jeito e não era...

      Excluir
    2. Reinaldo,

      Siga as recomendações do artigo acima para resolver seus problemas.

      Excluir
    3. A Oi é a pior prestadora de telefonia tanto a fixa quanto a móvel. Ontem 01/04/2013 tentei solucionar um problema com uma linha Oi controle sem fatura e não consegui.Hoje o problema se repetiu de forma mais grave. Total de protocolos nos dois dias: 17.
      Quero fazer uma portabilidade de um Oi móvel para outra prestadora, mas não consigo. Liguei para a prestadora VIVO para solicitar maiores informações, entretanto, ela deixou-me por muito tempo na linha sem atendimento. Acredito que só tenho duas opções: cancelar o plano ou cancelar o nº definitivamente.

      Excluir
    4. A portabilidade é automática, isto é, você pode procurar a outra operadora e pedir que o número que você informar seja transferido para ela. O número é transferido em 72 horas e sua conta na OI, deste número, é automaticamente cancelada.

      Excluir
    5. A TIM esta comento os meus creditos todinho sem eu ligar pra outras operadoras, e outra era pra ficar vindo R$ 10,00 por meus e nao vem, ficar vindo menos de R$ 5,00 direto o q eu faço?

      Excluir
    6. Waleska,

      Siga o recomendado no artigo acima para reclamar contra a operadora.

      Excluir
  4. comprei um aparelho na tim desde o dia 26 de janeiro e ate agora nada.o aparelho chegou no correio dia 9 de fevereiro,mais o meu nome veio imcompleto e nao pude fazer a retirada do produto.agora sempre que ligo a tim so faz chamada de reclamacao e nunca resolve meu problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria José,

      Tente seguir os passos recomendados no artigo acima para resolver o seu problema.

      Excluir
  5. É um absurdo você fazer uma recarga e ter apenas SETE dias para usar. Uma recarga mínima com validade de SETE DIAS.
    A Regulamentação do Serviço Móvel Pessoal (SMP) não impede que as empresas limitem a validade dos créditos, desde que tragam também opções com duração de 90 a 180 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo.

      Um caso destes é para mudar de operadora, pois este é o castigo que podemos dar neles.

      Aproveite a portabilidade e leve seu número junto.

      Excluir
  6. Estou passando por um problemão já tentei resolver com a operadora OI já reclamei ao PROCON e a ANATEL e agora estou tentando reclamar novamente a ANATEL pois desde que fiz meu plano OI VELOX 3G não consigo acessar nada e quando consigo logo cai pois trabalho direto com gerenciador de taréfaz aberto na conecção de rede pra ver o que recebo de sinal e nunca chega a 50% se chegar a 2.5% é muito já perdi muitos serviços por não funcionar minha net estou com as contas no pescoço e não sei o que fazer alguem me da uma direção pois já não tenho mais a onde recorrer o que era pra facilitar e encurtar distancias esta gerando desconforto descrédito e me deixando com depressão profunda pois nenhum dos meus clientes querem me ver pela frente por atraso nos trabalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ychigosan,

      Não resta outro jeito se não entrar com uma causa no Juizado de Pequenas Causas.

      Neste caso esteja bem documentado para reclamar todos os seus Danos Materias (perda de clientes, perda de trabalhos, etc...) e reclame também Danos Morais (não precisa de provas) pelo stress que você está sofrendo.

      Veja como usar o Juizado de Pequenas Causas no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
    2. Aqui no Rio de Janeiro especificamente no bairro de Jacarepaguá tem um setor chamado expressinho. Ele fica no Rio Shopping/Freguesia próximo aos XIV e XVI Juizados Especiais Cíveis. A finalidade é tentar solucionar os problemas ocasionados pela prestadora Oi aos seus clientes.Ficam a disposição dos clientes dois advogados que na maioria das vezes solucionam os problemas. Sinceramente não sei se há mais algum em outra localidade, mas pressuponho que sim.

      Espero que possamos acabar com esses descasos das prestadoras principalmente a Oi.

      Divulguem os descasos nos jornais, radios, ministério das comunicações dentre outros, mas não deixem de processar essas malditas.
      Não se usa mais: Juizado de Pequenas Causas, mas Juizados Especiais Cíveis.

      Excluir
    3. Obrigado pela sua participação.

      Mas alerto para não pegar advogado sem antes ter uma boa indicação do mesmo. Advogado em porta de Juizado Especial ou em porta de Delegacia normalmente não é uma boa opção.

      Infelizmente, como em qualquer outra categoria, tem muito advogado desonesto.

      Quanto ao termo Juizado de Pequenas Causas, uso no Blog, pois é muito mais conhecido do que Juizado Especial Civil.

      Excluir
  7. Isto é uma vergonha, acabei de ligar pra ANATEL para fazer uma reclamação e o atendente me disse que nao podia fazer a reclamação pois o sistema dele estava fora do ar. Isto so acontece neste pais que absurdo, se na ANATEL é assim o que vou poder esperar da minha operadora....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco,

      Infelizmente a ANATEL é um reflexo de todo setor público brasileiro. Altamente inchado e ineficiente.
      Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  8. eu fui enganada me falaran que o xip era cratis na loja da oi e ia pagar só 20 reais po mes o vendedor converssando comigo perguntou até se eu tava trabalhando eu disse que não e pediu meu curriculo mais na verdade era só pra me engana a conta que ele falou que vinha de 20 reais veio a primeira de 571 reais ea segunda de 395 reais o que fasso. mandaran uma menssagem que meu nome vai pro spc e serasa tentei entra em contato com eles mas eles não me deran nenhuma resposta contestei a conta e não resolveu nada o que fasso.vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Se você tem testemunhas (não familiares) do acontecido, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas contra eles. Veja como no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Caso contrário não tem muita solução, é escolher entre ter o nome no SPC e aguardar 5 anos para ter seu nome limpo ou pagar a dívida.

      Excluir
    2. va até o procom hahahahah...

      Excluir
    3. Obrigado pela colaboração.

      Mas a desvantagem do Procon é que perde-se o mesmo tempo que no Juizado de Pequenas Causas, mas não tem como pedir os Danos Morais.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
    4. tambem cai nessa armadilha, liguei na central me pediram um tempo para fazer uma nova reavaliação e logo seguinte entrava em contato comigo e ainda nao me deram resposta de nada, e é um valor super absurdo tento cancelar mas nao consigo, portanto parei de usar ja faz um 70 dias e so ta chegando faturas e mais faturas, e nada se resolve com elas nas lojas e nem por telefone.. mas tive conversando com algumas pessoas que cairam nessa armadilha, pois quanto mais testemunhas tiver melhor p levar para justiça e só isso que precisamos.

      Excluir
    5. Obrigado pela sua participação.

      Sem dúvida num caso destes, testemunhas são fundamentais.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  9. Na semana passada, passei um torpedo, nem um minuto após, recebo pelo celular o débito no cartão, que estava sendo creditado ao SKYPE, pergunto:

    Como é possível isto ocorrer, se não tenho o serviço de débito e crédito automático, quando inferior a determinado valor mínimo em conta, o que tinha um valor superior.

    Não sei onde reclamar o acontecimento, não tanto pelo débito e crédito, mas da forma que ocorreu, mandar um torpedo e receber discaradamento débito no cartão, pior ainda, para quem mandei, nada recebeu, porém, tenho fotografado a mensagem e o nome para quem foi enviado.

    Acho que isto deveria chegar ao conhecimento da administração do SKYPE. (quem tive o e-mail ou o macete para enviar, favor informar..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que primeiramente você devia reclamar com o SKYPE (que infelizmente somente disponibiliza CHAT em inglês).

      Siga reclamando com as dicas colocadas no artigo acima.

      Excluir
  10. Márcio, parabéns pelo blog! Nunca encontrei um blog tão útil em informações quanto o seu! Parabéns! Estou lendo todos os relatos e todas as suas respostas, de casos que ocorrem normalmente!

    Enfim, tenho essa dúvida em relação a operadora VIVO...

    No final do ano passado, 2011, ligaram para minha mãe oferecendo um plano pós-pago da VIVO (Plano Vivo Controle 20), minha mãe foi iludida com a lábia do vendedor e aceitou a troca do pré-pago para o pós-pago!
    Passado alguns poucos meses, ela percebeu que não estava tendo nenhum benefício... e tentou realizar o cancelamento em dezembro de 2011 pelo atendimento telefonico... Em diversas tentativas frustradas, a mesma não conseguiu realizar o cancelamento.
    Ela me notificou sobre o que estava acontecendo...então eu mesmo tentei realizar o cancelamento para ela. No dia 31 de dezembro eu consegui falar com a atendente, ela inventou coisas que não existia tentando evitar que eu efetuasse o cancelamento... Porém como eu já trabalhei em uma empresa de telefonia, identifiquei as falcatruas. Recusei todas as artimanhas que a atendente tentou usar e pedi o cancelamento. Com muito custo ela me informou que estava confirmando o cancelamento... Anotei o protocolo e etc. Passado uns 2 meses, minha mãe volta a me notificar que continua recebendo as faturas... Tentei ligar novamente, mas os atendentes sempre enrolavam transferindo a liação ou desligando... fiquei estressado com a situação e deixei prolongar o caso... Aí no dia 29/maio/2012, minha mãe efetuou o pagamento da fatura com vencimento pra 10/junho... E no dia 07/junho, eles enviaram uma mensagem no celular dela informando para a mesma efetuar o pagamento da mesma fatura que ela já tinha... como ela já tem uma certa idade, não se lembrou que já tinha pagado, e efetuou o pagamento novamente... Então teve fatura com duplicidade. Resolvi novamente ligar para lá, e depois de conversar com vários atendentes, solicitei a gravação de ligação de dezembro de 2011 que a atendente informou que o cancelamento estava sendo realizado e esta mesma ligação que por fim o atendente realizou o cancelamento.

    Já se passaram 25 dias e até hoje não recebi as gravações em minha residência... não entraram em contato para informar sobre a fatura que teve duplicidade, nem nada! Minha mãe perdeu dinheiro porque não utilizou o serviço desde o final de dezembro de 2011 até junho de 2012!
    Posso recorrer ao Procon? Anatel?
    Minha mãe não quer crédito e bonus nenhum na VIVO, ela espera apenas pelo dinheiro de volta!

    Abraços! Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Acho que vale a pena no seu caso entrar no Juizado de Pequenas Causas e pedir o ressarcimento em dobro de todos os valores pagos a partir do 1o ligação para o cancelamento. A lei determina que não é necessário mais do que uma única ligação para pedir o cancelamento e qualquer cobrança indevida tem que ser ressarcida em dobro.

      Também numa ação destas você pode pedir uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  11. PEDI OI FIXO COM OI VELOX..BLZ,
    O CARA FALOU Q PEGAVA ATE 15MB,
    FALOU Q IA INSTALAR O FIXO E DEPOIS O MODEM IA CHEGAR PELOS CORREIOS...BLZ,
    ESPEREI,ESPEREI E ESPEREI
    INSTALARAM O OI FIXO...BLZ
    ESPEREI...
    CHEGOU O MODEM PELOS CORREIOS...
    NA HORA Q TO MONTANDO O MODEM O TELEFONE TOCA
    É A MULHER DA OI VELOX:
    OI,BOA TARDE TO LIGANDO PRA DIZER Q SUA VELOX VAI SER CANCELADA,POIS NAO TEM DISPONIBILIDADE...

    depois desse tempao,com a linha instalada e o modem na mao,ele me dao essa noticia...ja liguei pra la 500 vezes e nao consigo resolver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Recomendo você cancelar a linha e informar já que não tinha disponibilidade do VELOX que você não deve assinatura nenhuma. Guarde o protocolo da ligação para uma futura ação na justiça.

      Se eles te cobrarem, pelo serviço não fornecido, entre com uma ação ano Juizado de Pequenas Causas, cobrando além da anulação da cobrança, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  12. fui enganada pela claro com propagandas enganosas e funcionarios mal informados me disserão que eu poderia usar a internete do meu celular no computado mais não funciona so hoje ja liguei na claro 2 vezes fora o problema que eu tenho com a minla internete que vive caindo fora que me disserão que era "ilimitada" so que quando chega na metade do mes me mandam uma menssagem dissendo que vai ficar mais lenta.mas lenta do que ja e imagine leva o dia para baixar alguma coisa si baixar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga os procedimentos do artigo acima para reclamar e resolver seus problemas com a Claro.

      Excluir
  13. a vivo é a pior por cobrar taxa de adesão
    com isso só vai perder clientes
    eu e outras pessoas estamaos pensando em cancela o chip da vivo e ficar com a claro e a tim pq elas não cobram taxa e não obrigam a inserir creditos todo mes.por isso a claro e a tim são melhores doque a vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar.

      Fique a vontade de colocar suas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  14. Gostaria de tirar a seguinte dúvida: estou com problemas em relação à prestação de serviços da Tim. Enfrento problemas com o sinal diariamente na minha casa e no meu trabalho (o cel só funciona em alguns pontos). Logo, a internet (que é um serviço pago à parte) fica debilidade. Além disso, quando mudei para a TIM, há cerca de um ano e meio, fui convencida a essa mudança porque me forneceram o pacote de roaming e de mensagens grátis. No entanto, os dois pacotes foram cortados, apos determinado perídodo, e um deles sequer me foi notificado. Já relatei os problemas cerca de quatro vezes à central de atendimento. Em relação aos pacotes, eles alegam ser um "beneficio" que pode ser cortado a qq momento. Sobre o sinal e internet, prim eiro reconheceram o problema. Nas demais ocasiões disseram estar "normal", uma vez que eu estou utilizando os serviços. Neste caso, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo acima tem todos os passos como proceder para reclamar e resolver.

      Uma forma que você consegue uma resposta mais rápida é mandar uma reclamação para o Jornal O Globo, como explicado acima.

      Excluir
    2. Obrigada, Márcio!! Já fiz o recomendado!

      Excluir
    3. De nada.

      Fique a vontade de colocar suas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  15. estou tendo problemas com a claro, meu celular é da area 15 e já faz dois dias que não consigo usar meu celular porque esta sem cobertura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga as recomendações do artigo acima para reclamar e resolver.

      Excluir
  16. Olá! Gostaria de solicitar sua ajuda pelo seguinte motivo: Me mudei p um bairro recentemente, o sinal de todas as operadoras é péssimo, a ligação picota e tudo mais...Então resolvi pedir um telefone fixo na Oi, o prazo p instalação era de sete dias, o pedido foi aceito e após 9 dias um funcionário da operadora nos procura p avisar que não conseguiríamos ter ofixo, pois na localização não há rede disponível, mas na rua de trás da minha casa tem, porque não posso ter na minha rua? A quem devo recorrer já liguei várias vezes na operadora, vou só pulando de atendente e ninguém nos dá uma posição. Posso recorrer diretamente a Anatel?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode e deve recorrer a ANATEL.

      Se não é uma área rural é obrigação da operadora te atender.

      Excluir
    2. Marcio,

      Obrigado pela gentileza em esclarecer minha dúvida, estarei fazendo o recomendado com certeza, afinal é um direito nosso de consumidor!

      Att,

      Excluir
    3. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  17. Olá, em fevereiro solicitei com a telefonica (na época) a portabilidade do meu numero da embratel, e junto eu comprei o speed, mas a portabilidade foi feita e nada do speed, liguei para reclamar e fui informada que consta um erro no meu cadastro que não disponibiliza o speed, e até hoje ninguem resolve, a questão é que a atendente me vendeu o speed, quero reclamar na anatel mas não tenho o numero desse protocolo, só o numero do protocolo da reclamação, o que devo fazer para recuper a gravação da venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para reclamar na Anatel você não precisa ter o número do protocolo da venda. Basta você se cadastrar e passar a reclamação ou ligar para o 133.

      Excluir
  18. Eumar Martins Fagundes19 de setembro de 2012 às 18:19

    Recebi em Junho deste ano, 2012, uma ligação de uma companhia telefônica, oferecendo uma vantagem em ligações telefônicas em que eu pagaria uma taxa única com um valor estipulado e tal oferta não foi aplicada ao meu telefone fixo. Pelo acordo, eu deveria utilizar o código da operadora 21 e as ligações teriam custo reduzido. Gostaria de saber porque tal acordo não foi cumprido. Obrigado e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eumar,

      Siga as dicas do artigo acima para reclamar e resolver o seu problema.

      Excluir
  19. bom dia a oi mim ligou dizendo que eu era uma boa cliente e ia munda minha net pra 2mega por 29,90 eu tenho de 600 e pago 37 acho injusto paga 37 por 600k ja que 2m e 29,90 ja que eu ñ tenho disponibilidade pra ter 2m então deixa eu paga 29,90pelo que eu ja tenho poque ñ e minha cupa eu ñ ter disponibilidade por favo mim responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho justa a sua colocação. Sugiro você mandar uma reclamação para o Jornal O Globo contra a OI, que acredito que eles prontamente atenderão sua solicitação. Entre no seguinte link para fazer a reclamação:

      http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/

      Já fiz isto algumas vezes e funcionou.

      Excluir
  20. Márcio Caio,
    Suas dicas são boas, mas é preciso lembrar que o telefone da Anatel mudou. AGORA É 1331.

    Então, pra falar por telefone com a Anatel precisa ligar no 1331.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação.

      Estou corrigindo agora mesmo o Blog.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  21. Venho por meio deste fazer uma reclamação sobre os telefones que as operadoras nos dão para contato a fim de resolver problemas pendentes com nossos contratos. A CLARO passa um tal de 10699 que não sai do menu a ligação não importa que tecla que se aperte para o atendimento. A VIVO 1058 ou # 8486 que só pega de celular vivo pra vivo, ou seja, se eu não tiver um celular vivo, é impossível falar com eles. Vou em todas os postos (sedes) de minha cidade para resolver problemas com o contrato e sou informada de que elas só existem pra fazer contratos, não para resolver problemas. Aí me dão os famigerados números que eu não consigo falar com ninguém. Pela internet então fica impossível, eles simplesmente não me retornam resposta quanto ao meu formulário de solicitação. Estou desesperada, principalmente com a vivo, já que não consigo suspender um plano de internet. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      Sugiro você seguir as recomendações do artigo acima para resolver seus problemas.

      Excluir
  22. oi boa tarde . sou de da cidade de sao carlos . a 3 anos saco o pis na lotérica todo mes de novembro . esse ano de 2012 fui na lotérica para sacar o pis e naum tinha nada la ,. ai liguei na caixa para resolver e eles alegaram q naum tenhu direitu mais por q em 2011 eu cheguei a ganhar mais q dois salarios minimos .. mas eu nunca ganhei isso tenhu como provar pela minha carteira de trabalho . o maximo q ja recebi na vida foi 900 reais por mes .. registrado mas senpre tinha os descontos ainda . a caixa naum resolvel meu problema e eu fiquei sem o beneficio . o q eu faço agora pra ter meu direitos de novo ... mandem resposta para meu email ------ danielribeiro008@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      Infelizmente, como a Caixa Econômica é uma autarquia, portanto totalmente pertencente ao governo, nem adianta entrar com uma ação judicial contra eles.

      Recomendo você ir para uma agência da Caixa Econômica, munido de todos os comprovantes e tentar resolver diretamente com eles.

      Excluir
  23. Olá...parabéns pelo blog, gostei muito...
    Gostaria de saber onde poderia fazer uma reclamação que seja levada mais a sério contra a UOL que cobrou de minha conta corrente sem minha autorização serviços que eu não contratei...já tentei o SAC e eles foram evasivos e até um pouco sarcásticos...tentei no reclame aqui mas recebi a resposta automática que eles enviam pra todas as reclamações...o valor passa de 800,00, e mesmo eu cancelando o débito junto ao banco qdo percebi, eles ainda tem a cara de pau de me cobrar todo mês, e ainda bloquear meu acesso para alguns serviços como o uol compras...eu tinha assinatura para usar a uol como provedor de internet quando eu usava o speed...mas depois cancelei, tenho a tela do cancelamento inclusive...aí qdo fui reclamar dos inúmeros débitos depois do cancelamento me informaram que era referente a dois serviços contratados na mesma data do cancelamento, anti-vírus e backup do meu e-mail...pra que eu contrataria serviços para algo que eu estou cancelando e nem o e-mail deles eu uso?? Me ajuda, por gentileza...nesse caso também é a anatel que fiscaliza? Muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale,

      Sim neste caso de provedor de acesso também é a ANATEL que fiscaliza.

      Sugiro você seguir as dicas do artigo acima para resolver o seu problema.

      Excluir
  24. Fiz um contrato com a Claro 3G com 2Gb, com a promessa do gerente da loja, de que até junho deste ano, estaria inaugurado o 3GMAX, e até o momento nenhuma notícia de 3GMAX, e sim de sinal da Internet que ora esta razoavelmente bom, ora cai o sinal, sem contar que no final de outubro, ficamos uma semana sem sinal, o moço da loja disse que estava em manutenção, mas no final do mês o boleto veio normal sem qualquer desconto dos dias sem sinal. Tentei ligar pra operadora duas vezes recebendo os números de protocólo 2012.378814697 e 2012378831225 e, a primeira vez que a atendente Glicélia me atendeu quando eu falei em cancelar o contrato, o sinal caiu e da segunda vez, nem chegou a me atender e o sinal caiu. Hoje terceira vez e mal terminei de digitar o meu CPF, a ligação caiu, agora só não cai pra eles oferecerem os serviços deles no início do acesso. O serviço não mais me interessa pois até agora não atendeu as minhas expectativas, nem contribuiu em nada na minha atividade pedagógica. Tenho pressa, pois pra fazerem os contratos e cobrarem os valores acordados sem se importar se o serviço está satisfazendo os clientes, eles são rápidos, mas quando é pra cancelar, é uma verdadeira via crucis. Já que não consigo contato com eles, quais os próximos passos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe lei, DECRETO Nº 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008, que no seu Capítulo VI, regulamenta como deve ser feito o cancelamento:

      "CAPÍTULO VI

      DO PEDIDO DE CANCELAMENTO DO SERVIÇO

      Art. 18. O SAC receberá e processará imediatamente o pedido de cancelamento de serviço feito pelo consumidor.

      § 1o O pedido de cancelamento será permitido e assegurado ao consumidor por todos os meios disponíveis para a contratação do serviço.

      § 2o Os efeitos do cancelamento serão imediatos à solicitação do consumidor, ainda que o seu processamento técnico necessite de prazo, e independe de seu adimplemento contratual.

      § 3o O comprovante do pedido de cancelamento será expedido por correspondência ou por meio eletrônico, a critério do consumidor."

      A lei completa está no seguinte site:

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6523.htm

      Ligue para o SAC da CLARO, pegue o número do protocolo, fale no início da ligação claramente da lei e leia este capítulo, para tudo ficar registrado na gravação (que você tem direito de solicitar).

      Caso eles não procedam conforme está na lei, você pode entrar com uma reclamação na ANATEL e no Jornal "O Globo", conforme explicado acima, ou mesmo, já direto entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, requerendo não só o cancelamento desde da data do protocolo, como também uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  25. Oii,então eu sou cliente claro ja faz uns 2 anos e to nessa pro­moção de 21 cen­tavos eu colo­quei 13 reais de cred­ito na quarta feira e eu só tinha man­dado men­sagens chegou na quinta eu estava com 2 cen­tavos de cred­ito eu ligue no 1052 a mul­her disse que não tava na pro­moção que não sei oque sendo que até quarta mesmo eu tava man­dando men­sagens de boa o dia inteiro e na quinta eu ja saio da pro­moção assim do nada? Ela mando eu me cadas­tra na pro­moção de novo pelo *525 mais num con­sigo .. e meus cred­i­tos que a claro comeu como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran,

      Recomendo você seguir os procedimentos do artigo acima para resolver o seu problema.

      Excluir
  26. Reclamação contra a Vivo Fixo:
    Solicitei em 10 de outubro de 2012 cancelamento de minha Linha telefônica, de lá pra cá já solicitei mais 4 vezes e eles não cancelam, e as contas continuam chegando. Hoje dia 09 de dezembro, foi a 4ª vez que liguei e me dizem que o telefone não esta cancelado, ai me transferem e cancelam, daqui um pouco começa a chegar as contas.
    Acho que eles querem que mudemos de ideia e que voltemos à ser clientes deles.
    Até quando essas empresas que mandam no Pais e que as Leis parecem não lhes dizer respeito algum terão esse legado de total ato criminoso contra o cidadão brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Sugiro fortemente você seguir as recomendações acima. Eles estão totalmente fora da lei.

      O DECRETO Nº 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008, que no seu Capítulo VI, regulamenta como deve ser feito o cancelamento:

      "CAPÍTULO VI

      DO PEDIDO DE CANCELAMENTO DO SERVIÇO

      Art. 18. O SAC receberá e processará imediatamente o pedido de cancelamento de serviço feito pelo consumidor.

      § 1o O pedido de cancelamento será permitido e assegurado ao consumidor por todos os meios disponíveis para a contratação do serviço.

      § 2o Os efeitos do cancelamento serão imediatos à solicitação do consumidor, ainda que o seu processamento técnico necessite de prazo, e independe de seu adimplemento contratual.

      § 3o O comprovante do pedido de cancelamento será expedido por correspondência ou por meio eletrônico, a critério do consumidor."

      A lei completa está no seguinte site:

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6523.htm

      Ou mesmo, já direto entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, requerendo não só o cancelamento desde da data do primeiro protocolo, a devolução em dobro (a lei garante a devolução em dobro no caso de cobrança indevida) de todos os valores pagos a partir desta data, como também uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
    2. eu tinha uma internete movel da brasil telecom e cancelei logo quando viro oi ai parei de uma e depois de algum tempo veio uma combransa de 4 contas que eu tinha que pagar pra canselar ai paguei e fico tudo certo pra ELES CANSELAREM minha conta ai agora descobri que a oi coloco meu nome no serasa

      Excluir
    3. Cleber,

      Neste caso recomendo você entrar no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além da anulação da dívida e da retirado do nome do Serasa, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  27. Boa tarde. recebi um ligação da TIM me oferecendo um serviço pos-pago, o meu é pré, porém alguns pontos par mim não ficaram claros e solicitei a atendente que repetisse o que não compreendi. POis bem, para resumir cancelei o pedido e tenho cópia em CD da ligação que solicitei e está claro que não queria o serviço. após isso meu celular não debitava os créditos pré, liguei na TIM e informaram que o plano era pós pago, pedi o acerto para pré e nada.LIguei na ANATEL e abri um processo, em 4 dias a TIM ligou e informou que o processo seria refeito e passaria a ser Pré pago. pois bem, já recebi duas cartas de vencimento do plano da tim pois pago com os valores atualizados e uma ligação da central de cobrança da TIm perguntando quando seria minha intenção de pagamento. respondi que não tenho previsão de pagar os boletos. Pergunto diante do exposto. Aguardo sujarem meu nome ou entro com processo no tribunal de pequenas causas? Grato e desculpe o tamanho da mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,

      Você está completamente correto. Se eles colocarem seu nome do SPC/SERASA entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, pedindo além de eles tirarem seu nome do SPC e eliminarem a dívida, uma indenização por Danos Morais.

      Uma causa destas tem grandes chances de sucesso, inclusive com uma boa indenização. Você tem todas as provas na mão.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  28. Estou com um problemão! tinha feito um acordo com a gvt para pagar duas contas em atraso. pois bem, eu fiz, com entrada no valor de 50,00 reais e mais 6 parcelas de 42,40. ate ai tudo ok, o problema é que na fatura do mês de dezembro, eu paguei o valor de 105,40 já com o valor de 42,40. mas ontem pela noite, simplesmente bloquearam a minha banda larga que por sinal já estava pessima sua velocidade a vários dias, e quando liguei, me disseram que eu teria de pagar mais o valor de 50,00 novamente por quebra de acordo. Mas como assim quebra de acordo se eu paguei a fatura? resultado: quando perguntei pela terceira vez, a moça me garantiu que ao pagar hoje a taxa de 50,00 reais novamente, minha internet e telefone, seriam desbloqueados no prazo maximo de 2 horas! ou seja, fui enganada! pois desde as 09:00 após ter pago a taxa de 50,00 reais, estou ligando para a gvt no 103 25 e ninguém resolve nada, ainda me disseram que eu teria de esperar 3 dias úteis! para o desbloqueio do telefone e internet, mas como assim? o erro nem ao menos foi meu e ainda fui muito mal tratada quando falei com a atendente as 16:00. quando falei que iria ligar para a ANATEL ela simplesmente gargalhou ao telefone e disse que eu poderia ligara para quem eu quisesse que não iria adiantar de nada!
    o que eu faço? me ajude! não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor a fazer em primeiro lugar é registrar uma reclamação na Anatel e nos outros meios como relatado no artigo acima.

      Se não funcionar, daí o único jeito é entrar no Juizado de Pequenas Causas, pedindo, além do ressarcimento dos seu prejuízos pela falta da Internet e Telefone, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  29. boa tarde!eu preciso de ajuda,não consigo cancelado da tv oi.ja ligue varias vezes para oi e a tv oi ninguém resolve o problema.a oi telefonia ligaram me oferencedo um pacote.com oi fixo mais interneti mais oi tv.por 114,90 por mês os três primeiros mês.mais até agora não compriram com pacote já fiz varias liguações para 10413 e 10631 ninguém resolve.o primeiro mês o pacote veio para mim pagar de 197,75,2ºmês veio 203,97 e 3º mês vio 245,35.não paguei nem valor deste,porque não o pacote que tinha me ofertado,ligue de novo para fazer cancelado da tv oi,ninguém resolveu me diseram que se eu cancelase o pacote eu teria que pagar um multa por quebra de contrato.como assim se oi tv e oi fixo não compriram o pacote,não paguei,quero sabe dos direto qual o valor certo que eu tenho que pagar,se eles não compriram com que foi me ofereceram.estou me sentido lezado e engánada,e ainda a oi tv dis que eu tenho que pagar quebra de contrato.e a oi tv fica enviando fatura nova com valores abisurdos acha que tem direito.quero sabe qual é procidimento que eu tenho que toma com a oi tv e oi fixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única linguagem que eles entendem é através de reclamação na ANATEL e nos jornais. Veja como proceder acima.

      Excluir
  30. Boa noite Márcio,

    Em 2010 financeiei um carro com o BANCO CIFRA, porém o mesmo foi vendido para o BMG e estava com prestações atrasadas e solicitei quitação, pois o valor que estavam me oferecendo era fora da realidade. Bom, em novembro de 2012 ligaram para minha casa, para negociar as parcelas atrasadas e tbem as demais. a pessoa que ligou sabia todas as parcelas que estavam em atraso, sabia meu carro e todos os meus contatos. Fiz a negociação, paguei o boleto e quando estava vencendo a segunda parcela não consegui mais contato, hoje a cobradora do banco BMG informou que foi um golpe, que não reconheceu o boleto pago (tenho emails, reclamações ao banco e também ao banco central, e reclame aqui. Agora quero saber, como esses golpistas sabiam dos meus dados, carro, e parcela em atraso? O banco não quer negociar comigo, e está ttirando o corpo fora, quando alego que é impossível ser um glpista comum, pois pra mim, é uma pessoa que já trabahou no banco, pois como vão ter todos meus dados? Como vão saber o ano do meu carro e o tipo de carro? ENTÃO, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo é fazer uma queixa crime, numa Delegacia de Policia, contra quem te cobrou. Através do Boleto se consegue identificar a empresa ou pessoa que foi a beneficiária. Se isto for identificado, restaria a você entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas contra este beneficiário, mas acho difícil você reaver o seu dinheiro, já que estes golpistas sabem se esconder.

      Quanto a uma ação no Juizado de Pequenas Causas, contra o Banco BMG, dificilmente você teria qualquer sucesso, pois mesmo que o Juizado de desse ganho de causa, eles iriam recorrer até a última instância, com probabilidade mínima de você ter sucesso.

      Excluir
  31. Estou indignada com os problemas que venho tendo com a Net, referente a uma fatura do mês 12/2012 no valor de R$227,34, sendo que, estão me cobrando R$70,00, indevido de serviços técnicos, no qual fui informada tanto pelo telefone como pelo próprio técnico que não é cobrado, o valor total de R$41,48 da TV (sendo que fiquei 01 mês sem TV, devido a troca forçadamente do codificador e R$29,80 do net virtua (sendo que fiquei 15 dias sem acesso a internet devido ao problemas com aparelho modem. Resumindo tenho um total de 12 protocolos. As atendentes informam um valor mas quando vem a fatura via email para pagar..., vem outro valor e para piorar toda vez que vc. liga..., no mínimo são quase 01:00hora no telefone para tentar resolver o problema.
    Já solicitei através de todos os protocolos, as gravações (que é um direito meu). Do valor de R$ 227,34..., tenho que pagar R$ 99,13( que é o valor correto).E até o presente momento..., não tive o abatimento correto de minha fatura.
    A NET faz propaganda totalmente enganosa, seus atendentes não são suficientemente treinados para o atendimento, fora descaso de vc. esperar por vários minutos na linha isto é, quando eles resolvem derrubar sua ligação. Na hora de vender..., são excelentes.., mas no hora da resolução de seu problema..., é um verdadeiro desrespeito com o cliente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana,

      Se você não entrou com reclamação na ANATEL vale a pena fazer. Também vale a pena entrar com uma reclamação no Jornal O Globo.

      Veja no artigo acima como proceder.

      Excluir
  32. Marcio, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo ótimo trabalho que vem apresentado aqui neste blog, pois vejo que vem ajudando muitas pessoas.

    Vou contar o problema que estou tendo com a empresa Oi, pois no dia 05/01/2013 fiz contato com a central de vendas da empresa, pois gostaria de estar adquirindo o serviço oi velox, a atendente me informou que para contratar o serviço oi velox deveria contratar também o serviço oi fixo.
    Durante esse atendimento deixei bem claro que o meu interesse era no serviço de internet, enfim passei os dados necessários que me foi solicitado pela atendente e ela me confirmou que para a minha residência estaria disponível 15 megas, o que para a mim foi uma grande surpresa, pois eu já possuía o serviço do oi velox de 2 megas na minha residência e nunca consegui aumentar a velocidade, mas esse serviço estava no nome e cpf de outra pessoa.
    Cheguei a argumentar isso durante atendimento, pois não seria melhor estar aumentando a velocidade do meu oi velox atual ao invés de estar contratando um novo, a resposta que obtive foi que a minha linha antiga só tinha suporte para 2 megas, se eu quisesse os 15 megas deveria estar adquirindo a uma nova assinatura, pois nessa suposta nova linha eu iria alcançar esse velocidade. Foi o que fiz, fiz o contrato de uma nova linha e junto o pedido do oi velox de 15 megas.
    No dia 15/01/2013 foi instalada a minha nova linha e com isso cancelei a antiga, até mesmo porque o técnico aproveitou a cabeamento da linha antiga. Enfim, no dia 23/01/2013 foi quando vei o técnico da oi velox instalar o modem e o oi velox na minha residência, a partir dai foi quando começou o meu aborrecimento de verdade com a oi, pois até antes disso estava tendo dor de cabeça com eles, pois eles agendavam a visita do técnico, mas não comparecia ninguém em minha residência.
    Desde o dia 23/01/2013 venho fazendo inúmeras reclamações com o sac da oi, pois não sei por qual motivo o técnico que veio em minha residência instalou o velox de 600Kbps, quando deveria ter instalado o de 15 megas. Em minhas ligações para o sac da oi, eles me confirmam que a velocidade contratada e realmente de 15 megas e também me confirmam que estou recebendo 600Kbps, mas ninguém consegue me dar solução para o meu problema e ficam pedindo prazos de 24hs a 48hs para resolverem o meu problema e falam que os técnicos entrarão em contato. Realmente tive contato dos técnicos alegando estarem na central da oi e dizendo que fizeram o reparando do meu problema, mas quando digo qual é o problema eles me dizem que na ordem de serviço deles consta outro tipo de problema, problemas que não é o que está acontecendo comigo e no caso o meu problema seria a velocidade entregue muito abaixo da velocidade contratada.

    No momento sei que não tenho mais os 2 megas de antes e muito menos os 15 megas contratados, estou tendo que usar esses 600Kbps disponibilizados pela empresa Oi.

    Marcio, o que devo fazer, como posso está procedendo nesta situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      O melhor a fazer em primeiro lugar é registrar uma reclamação na Anatel e nos outros meios como relatado no artigo acima.

      Se não funcionar, daí o único jeito é entrar no Juizado de Pequenas Causas, pedindo, além do ressarcimento dos valores já pagos, pois o serviço não corresponde ao contratado, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  33. Olá Marcio!

    Adorei seu site e como você ajuda as outras pessoas no blog com suas orientações nos comentários, imagino o trabalho que dá...

    Gostaria de pedir sua ajuda num problema com a Claro que eu estou tendo:

    2012 tive uma dívida com a Claro usando o serviço de banda larga 3G, pedi o parcelamento da mesma e juntamente com o parcelamento pedi uma suspensão voluntária da banda larga (dura até 180 dias e durante o período não se gera nenhuma fatura) em 21/04/2012. Pago a última parcela da dívida e em 15/09/2012 peço o cancelamento da banda larga, o atendente me informa que preciso reativar a linha pra cancelar, ok reativei e cancelei a linha na mesma ligação (e anotei o protocolo). Mês seguinte chega uma fatura cobrando entre 2/09 até 15/09. Ora se estava em suspensão voluntária como gera fatura? Após reclamar 3 vezes no sac e na loja da claro aqui no Rio, apesar dos antendentes confimarem as informações no protocolos que informo, confirmarem que está errado essa cobrança, sempre me dão um prazo pra resolver e sempre me retornam negando com uma resposta praticamente padronizada: " A reclamação é improcedente pois a cobrança é referente ao período anterior ao cancelamento do serviço!" Me parece que o setor responsável simplesmente não lê a reclamação. Já reclamei na anatel (E deixei claro a suspensão voluntária) e aguardo a resposta (mas temo pela resposta automática de novo). Penso em ir logo ao Procon enquanto isso. Adiantaria ou seria melhor ir logo para pequenas causas?

    Um grande abraço

    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur,

      Arthur,

      Se a reclamação na ANATEL não surtir efeito ainda resta o Jornal O Globo, pois eles dão prioridade em reclamações nos Jornais.

      Se não funcionar, parta direto para o Juizado de Pequenas Causas, pedido da anulação da dívida e uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  34. oi marcio chegou em minha casa pelos correios um plano da telefonia oi do plano aice para quem tem baixa renda e de imediato como necessito de um telefone fixo em casa fiz o cadastro.o atendente mim falou que meu cadastro foi realizado com sucesso e que dentro de sete dias instalariam o telefone em minha casa fiz este cadastro desde o dia 22 de janeiro mais so que quando entro em contato com a operadora uns diz que esta pendente outros dizem que ainda esta no prazo outros falam que foi cancelado meu pedido e dai fico sem entender.tomei uma decisão entrei em contato com a anatel e fiz uma reclamação e disse pra eles que se a operadora n tem um produto para o cliente pra que faz propaganda.a anatel ficou de resolver meu problema e mim deu o prazo de 5 dias pra resolver o que vc acha?sera que este problema vai ter solução ou sera que vai ser mais um caso que simplesmente olham e deixam pra la? aguardo sua resposta anciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a reclamação na ANATEL funciona, mas se não funcionar entre com uma reclamação também no Jornal O Globo, como explicado acima.

      Neste caso que irá te procurar é a própria ouvidoria da OI, pois eles dão prioridade nas reclamações feitas nos jornais.

      Excluir
    2. muito obg MARCIO fiquei muito satisfeita com sua resposta valeu mesmo.

      Excluir
    3. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
    4. oi marcio gostaria que vc mais uma vez mim ajudasse mim dando uma opinião no que devo fazer como ja havia lhe falado meu caso citado acima entrei em contato com a anatel e eles resolveram meu problema 1 dia apos eu ter feito a reclamação a oi entrou com um pedido automaticamente sem mim informar so que não foi da forma que eu havia solicitado eu pedi uma linha do plano aice e eles instalaram uma linha telefonica que não tinha nada a ver com a que eu pedi e ainda por cima o triplo da que eu iria pagar e da proposta que chegou em minha casa.entrei em contato primeiro com a operadora oi eles não resolveram reclamei novamente na anatel.dai recebi uma ligação da oi e a moça mim informou que o plano que tinha pra mim era aquele e que não havia disponibilidade do plano que eu pedi na minha area que ou eu aceitava ficar com este plano ou eu pedisse o cancelameto da linha. so marcio que eu tenho a carta em mãos endereçada a mim pela oi mim oferecendo o serviço do plano aice e agora eles mim falam que não tem disponibilidade?isto mim deixou muito chateada porque se não tinha disponibilidade de um plano pra que eles enviam cartas nos fazendo de besta?olha marcio n pretendo desistir vou ate o fim em busca deste plano que mim ofereceram se eles tivessem entrado em contato comigo antes de fazer a instalação eu não teria aceito ou ate mesmo desistido mais instalaram me colocaram em um plano que eu nem sabia qual.vou lutar pelos meus direitos temos que mostrar pra estas operadoras que não somos burros e que elas não podem fazer o que querem.so estou esperando uma resposta da anatel.mais mesmo assim gostaria que você mim desse uma opinião o que você acha?sera que eu tenho direito a este plano que mim foi enviado,e que mim enganaram com outro?sua resposta é muito importante pra mim.um abraço...

      Excluir
    5. Faça um reclamação no Jornal O Globo, como explicado acima. A Ouvidoria da Oi irá ligar para você, pois eles tem muito mêdo da repercursão dos problemas deles nos jornais.

      De repente eles até concedam para você o plano que foi oferecido em correspondência e depois disseram não estar disponível.

      Excluir
  35. Olá Mario, parabéns pelo seu trabalho.

    Estou com um problemão com a Claro a quase um mês.
    Temos três linha num tal plano familia pós pago, q. minha esposa fez. Tinhamos tudo ilimitado, torpedos, internet etc. Ocorre que no inicio do mês de dezembro/2012 ao acrescentar os números de minha filha e sobrinha, foi nos garantido q. nada mudaria no nosso plano q. já vinha de muitos anos.
    Pois bem, no dia 21/12 recebemos(todos) a mensagem "você excedeu o limite de 100% e sua linha poderá ser bloqueada"(uma coisa assim).
    De imediato minha esposa foi à loja da Claro q. pediu para aguardar o fechamento da conta pois não poderiam dar nenhuma informação sobre o ocorrido(absurdo, posteriormente de volta à loja foi nos dito q. passaram muitos torpedos e a conta estava em +- 4.000,00(quatro mil reais) e até hoje, após várias reclamações, nervoso, irritação fizemos uma contestação da conta e pediram para aguardar 5 dias e no sexto dia nada.
    Fizemos uma reclamação na ANATEL e nesse sexto dia entraram em contato, porém, após 55 minutos no telefone NINGUÉM, NINGUÉM sabe como resolver e PEDIRAM PARA LIGAR MAIS TARDE POIS FICARAM SEM SISTEMA.
    Sabem q. há o valor, mais não sabem do que é e como resolver.
    Em suma, até hoje 06.02.2013 nada foi resolvido e estamos sem telefone, sem dever nada e sem saber como resolver.

    O que vc sugere, Juizado Especial ???

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste seu caso só resta realmente o Juizado Especial Civil (vulgo Juizado de Pequenas Causas).

      Peça, além da eliminação da eliminação da suposta dívida, religação imediata das linhas e desconto pelos dias sem uso das linhas, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
    2. Excelente a reciprocidade e presteza na resposta.....oxalá, os orgãos públicos fossem assim tão eficientes.

      Quem sabe um dia né.....

      Novamente muito obrigado e parabéns

      P.S. desculpe o erro no seu nome.

      Excluir
    3. De nada, e obrigado pelos elogios.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  36. Olá Sr. Márcio, No momento em que precisei fazer um financiamento fiquei ciente que eu estava com o meu nome no SPC. Averiguei os fatos, já fui duas vezes na OI. Hoje dia 06/02 a própria atendente fez o contato via tel para resolver a situação pois ela não conseguia imprimir a fatura para que eu pudesse pagá-la, a propria atendente da Loja fez a ligação, o atendente me pediu os dados do email para enviar a fatura e eu não recebi nada. Estou sendo lesada moralmente , eu não tenho mais tempo pra resolver, perdesse pelo menos 3 horas e nada se resolve. Eu não sei mais o que fazer, por este motivo entro em contato com a vossa senhoria, para realmente de fato resolver esta situação e tirar o meu nome do SPC. Aguardo o vosso retorno. Grata, Jacqueline Gimenes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline,

      Siga o recomendado no artigo acima para resolver o seu problema. Tanto a ANATEL como o Jornal O Globo eles levam a sério, e provavelmente você receberá uma ligação da Ouvidoria da Oi, onde você terá um canal melhor para chegar a uma solução.

      Excluir
    2. ola amigo estou com problemas a 3 dias na minha cidade e a vivo nem se quer se manifesta para nos dar uma satisfação sera que ela é tambem a maior em falta de atenção?

      Excluir
    3. Siga os procedimentos recomendados no artigo acima para reclamar contra a VIVO.

      Excluir
  37. OLÁ MARCIO!


    ESTOU SENDO COBRADA INDEVIDAMENTE E ESTOU SEM SERVIÇO DA TIM!!!!!







    Meu nome é Vivian Doce Bussada Bertin e, não sei mais a quem recorrer.

    Desde o dia 23 de Janeiro de 2013 (para não citar as “pequenas” falhas anteriores) tenho tentado resolver meu problema de sinal, e 3G com a operadora Tim.

    Depois de inúmeros telefonemas e várias desculpas esfarrapadas pela falta de serviço, meu problema ao invés de ser solucionado aumentou!!!

    Desliguei o aparelho, tirei o chip, reconfigurei a rede (e perdi todas as senhas wi-fi que tinha) agora além de não ter sinal, não ter 3G, quando ligo para a Tim uma gravação diz que tenho pendências com meu número, isto é, conta em atraso, quando tento fazer uma ligação para qualquer outro número vem outra gravação dizendo que meu número de telefone está bloqueado para fazer esse tipo de ligação

    Acabei de receber um telefonema da Tim (31) 9193 0401 e, depois de contar toda a estória, fui informada que minha conta não está bloqueada e não existe pendência alguma. Isso quer dizer que nada está acontecendo rssssss.

    Meu telefone continua sem fazer ligação, devendo, sem 3G, e com a gravação de cobrança da Tim .

    O que fazer?????





    OBS. SEMPRE PAGO AS CONTAS NO MÍNIMO 7 DE ANTECEDÊNCIA





    VIVIAN DOCE BUSSADA BERTIN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian,

      Siga as recomendações acima para resolver o seu problema.

      Caso não funcione, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além da devolução de todos valores pagos, já que o serviço não funcionava, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  38. eu lucas teixeira de matos sou cliente da vivo mais de 30 anos e a vivo nunca robou meus creditos e agora ela so anda robando os meus creditos se continuar desse jeito eu vou ter que mudar de operadora por que nao e possivel continuar nessa operadora que e a vivo se ela continuar robando meus creditos ou entao eu vou ter meter um processo na vivo essa e a mnha reclamaçao contra a vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Siga as recomendações acima para resolver o seu problema. Caso não funcione, dai sim entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além da devolução dos seus créditos, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  39. esta oi niguem mereçe porque nos pagamos pagamos caro por um serviço que nao presta agora a conta se atrasa ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade.

      Esta maravilhosa empresa é a mesma que o BNDS empresou mundos e fundos para se unir a Brasil Telecom. Já era ruim e maior está conseguindo ser pior.

      Também é a mesma que colocou dinheiro numa empresa que não valia uma tostão furado, mas era de um filho de um político muito conhecido, com a intenção "não sabe-se de que" mas que podemos facilmente imaginar.

      Este é o nosso Brasilzão. Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  40. eu recarregei meu celular claro e no outro dia os creditos foram em bora sem eu ter usado.nao consigo nem assesar a internet,porque não tem rede,isso é um absurdo.eles prometem coisas q nao podem cumprir,deviam nao prometer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma reclamação contra a Claro na Anatel e nos jornais como explicado acima.

      Excluir
  41. Dhyogo Lúcio Natal / RN24 de fevereiro de 2013 às 19:20

    Boa noite Marcio!

    Inicialmente gostaria de parabenizar pelas exelentes dicas.

    Gostaria de uma orientação se possivel.

    Era cliente CLARO-PRÉ a muito tempo, em 12 de dezembro de 2012 recebi uma ligação da claro oferecendo uma promoção. Eu mudaria de PRÉ para CLARO CONTROLE com o periodo de 2 meses como teste, e se quisesse cancelar apos esse periodo poderia.
    Pois bem, sendo assim confirmei a mudança. Chegou uma fatura em janeiro cobrando o valor da franquia, então liguei para a central 1052 e falei da promoção que me foi oferecida e eles analisaram e falaram que poderia desconsiderar a fatura e se chegasse no proximo mes poderia entrar em contato novamente com a central.
    Agora em fevereiro resolvi cancelar para não ter problemas. Eles me falaram que não poderia cancelar pois eu estava com duas faturas em aberto, o que me deixou indignado. Falei da promoção que me foi ofertado e tudo mais, e eles me falaram que a CLARO não faz esse tipo de promoção.
    Agora estou eu com minha linha sem poder realizar ligações.

    A questão para que eu possa tomar alguma ação é que no momento que eles me ligaram oferecendo essa promoção NÃO consegui anotar o numero do protocolo. Sei apenas o dia que me ligaram.

    Enfim minha pergunta é se eu consigo ter acesso ao protocolo da gravação mesmo sem ter anotado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dhyogo,

      Sem o protocolo você só consegue ter acesso a gravação da ligação com uma ação na justiça contra eles.

      Recomendo você antes de entrar na justiça, que é mais demorada, seguir o recomendado no artigo acima.

      Se não funcionar, entre no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além da anulação da suposta dívida e cancelamento do plano, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
    2. Dhyogo Lúcio Natal / RN25 de fevereiro de 2013 às 21:57

      Muito obrigado Marcio,

      Não tenho duvidas que isso foi um colaborador da claro no intuito de bater meta. Jogou essa promoção falsa em cima de mim.
      Vou correr atras!!!

      Excluir
    3. Dhyogo,

      De nada.

      Com certeza esta venda, com propaganda enganosa, foi causada por um vendedor de telemarketing movido a comissões polpudas. Eles gravam todas as ligações do telemarketing e poderiam, se quisessem, inibir estas práticas, mas fazem vista grossa. Por isto as milhares de reclamações deste tipo.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  42. melo_amandanew@hotmail.com27 de fevereiro de 2013 às 00:42

    Olá, contratei uma conta da oi de internet 3g de 2gigas e tinha 30% de desconto, obtive essa conta por três meses e a pouco tempo, dois meses atrás, cancelei essa conta, pois obtive outra em minha casa, e para minha surpresa ha três semanas atrás recebi uma conta de R$150,00 reais, dizendo que eu pagaria esse valor por ter obtido os 30% de desconto, sendo que não estava evidente nas clausulas do contrato que eu teria que pagar esse valor caso desistisse desse plano antes de 12 meses, não quis ficar com o modem exatamente para não me prender ao plano e nem a operadora, mas fui enganada, a oi é realmente um lixo mesmo!!!! Indignada, mas vou até o fim, para que esse tipo de coisa abusiva não ocorra mais. melo_amandanew@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melo,

      Se não existia isto nas clásulas do contrato, não pague e entre com uma reclamação na ANTEL e no Jornal O Globo, como explicado no artigo acima.

      Excluir
  43. Sou cliente da CLARO com um plano caro, pós pago, tenho 4 linhas com internet e torpedos ilimitados. Todo ano troco por aparelho novo, mas este ano não estou conseguindo trocar, embora tenha sida informada em ligacao com a central de relacionamento que era só ir a qualquer loja e efetuar a troca. Quando chego na loja eles não confirmam a informação e não consigo trocar. Já fiz reclamação com a ANATEL. Estou me sentindo LESADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você poder fazer reclamação na ANATEL esta condição de troca de aparelho tem que estar no contrato. Se não estiver não tem nada que obrigue a operadora a realizar a troca.

      Como você está sendo mal atendida pela Claro, sugiro você trocar de operadora, o pelo menos ameaçar para ver se eles se tocam.

      Excluir
  44. Eu liguei (71) 8856-7393 esta ligação foias 11:30 falei 8 minutos :21 segundos, a Claro telefonia cobrou, restaram 4 reais de créditos e eu fiz uma outra recarga de 13 reais e Claro tarifou todos os meus créditos,tentei ligar para eles perdi quase a tarde toda.
    E para ser preciso isso aconteceu dia 28/02/2013 e até hoje estou sem os meus créditos pagos com o meu dinheiro, e a empresa cobrou duas vezes pelo mesmo serviço;e mais isso é RECORRENTE, eu pedi ao funcionário que me enviasse todo o meu extrato;e acabei de saber que são 10 dias úteis.
    Eu não tenho plantação de dinheiro e nem sou ladrão para perder para uma empresa que trata os brasileiros como nada.Espero enfim uma resposta concreta e precisa.E sem contar que quando eu quero falar não consigo e quando consigo ela a Claro interrompe a ligação,apesar de eu ser cadastrado numa promoção fale a vontade com qualquer claro do Brasil.
    - A Claro não perde por esperar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma reclamação contra a Claro na Anatel e nos jornais como explicado no artigo acima.

      Excluir
  45. Bom dia,
    No Mês de Janeiro de 2013 tive um problema com a operadora da qual sou cliente. Surgiu uma fatura em aberto do mês de Março de 2012, de uma linha que foi canceleda no mes de fevereiro de 2012.
    Qual o procedimento que devo tomar para ingressar com uma ação no
    Juizado de Pequenas Causas?
    Tenho alguns documentos que acredito que serão necessários para
    ingressar com o pedido e com a reclamação. Minha duvida é no
    procedimento que devo tomar, onde devo ir, e se preciso ter um advogado
    ou posso fazer isso pessoalmente.

    Desde já, agradeço a atenção e compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jucelino,

      Uma ação no Juizado de Pequenas Causas é demorada. Sugiro antes tentar resolver primeiro com a operadora, se não funcionar siga as recomendações do artigo acima.

      Se nenhuma das duas coisas funcionar, você pode entrar no Juizado, com mais base, já que você tentou resolver amigavelmente, pedindo além da anulação da dívida, uma indenização por Danos Morais.

      Você não irá precisar de advogado e a única prova que você necessita é o número e data do protocolo do seu cancelamento e a fatura cobrada após o cancelamento.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  46. Olá, é possível entrar no procon e no juizado de pequenas causas simultaneamente?
    Assim, uma mulher da Oi me ligou, ofertando um plano de internet juntamente com o plano fixo por um determinado valor. Só que NUNCA veio o valor combinado, ou vem acima do valor, ou a velocidade da internet é reduzida.
    Tentei pedir a gravação da ligação, e hoje a mulher da Oi me ligou, falando que não seria possível me enviar devido a uma falha técnica. Já liguei até pro papa na Oi e nada de resolverem.
    Posso pedir indenização por danos morais? Se sim, quem determina o valor?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,

      O Procon e o Juizado de Pequenas Causas são independentes e portanto não existe problema em usar os dois ao mesmo tempo.

      Sugiro antes de você usar ambos, que são mais demorados, siga os procedimentos do artigo acima.

      Se não funcionar, daí entre no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além da devolução de todos os valores pagos (já que a velocidade não corresponde a contratada e o valor é diferente do combinado), uma indenização por Danos Morais.

      A indenização você pode colocar qualquer uma de forma que o limite total de todos os valores pedidos não exceder 20 salários mínimos, mas quem efetivamente decide se haverá indenização e o valor da mesma é o Juiz (não exagere, pois alguns juizes interpretam isto como abuso da justiça). Normalmente a OI recorre quando há uma indenização por Danos Morais, e portanto não é fácil receber uma, precisa de persistência.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Quanto ao Procon, ele é mais para resolver o problema, mas não server para pedir uma indenização por Danos Morais.

      Excluir
  47. OI..
    Estou com um problema com a operadora OI...
    No inicio de janeiro, nos ligaram e ofereceram dois chips que segundo o atendente estaria vinculado ao meu telefone fixo e que depois de varias vezes questionado disse qu não haveria custos (leia-se fatura), enfim , os chips chegaram em minha residencia no dia 01/03 e a fatura de 192,00 com desconto chegou com venc. no dia 02/03...
    Liguei para cancelar no dia 02/03, após ficar mais de 2hr e meia no fone e falar com pelo menos 6 atendentes, fui informado que deveria pagar essa fatura, viria uma 2ª fatura refente até o dia 02 e uma multa de 200,00 (sendo que no site diz que não ha multas se quisermos cancelar), pois bem...dia 13 liguei para verificar e o plano ooi conta total não foi cancelado!!! resultado: vou ter que pagar uma fatura de 200 e uma multa de 200...o que eu posso fazer?
    Não temos o protocolo da oferta;
    não tenho o protocolo do dia 02 e tenho do dia 13;
    tem como receber as gravaçoes baseado no meu numero fixo e dos moveis que recebi?
    Se puder me esclarecer essas duvidas, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Oi desfilou em várias irregularidades neste processo, o que, aliás, não é uma exceção, mas a regra de procedimentos desta empresa.

      Primeiro com Propaganda Enganosa, já que ofereceu um serviço por um preço diferente do cobrado.

      Segundo porque pelo decreto número 6.523 de 31 julho de 2008 você numa única ligação, sem transferências e sem burocracia você deveria cancelar qualquer serviço de telefonia. Veja a integra do decreto no seguinte site:

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6523.htm

      Sugiro, antes de você entrar no Juizado de Pequenas Causas, que é mais demorado, usar as dicas do seguinte artigo:

      http:// www.resolvaja.com /2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

      Se não funcionar, entre no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além do cancelamento do plano e de todas as supostas dividas, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  48. Também estou com problemas com a OI, que me mandou uma conta me cobrando por um serviso mais caro que que não contratei, registrei reclamação no site da anatel já fazem 5 dias quando eles vao me responder será no próprio site ou no meu Email. Obriga por ter postado esse conteúdo pois ajuda muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  49. Amanha faz um mes que pedi uma linha telefonica telemar oi e ainda nao foi atendida fico direto pra central oi e eles sempre me dao 7 dias de prazo e nunca resolvem meu problema! preciso com urgencia colocar oi veloz mais sou simplesmente mal atendida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia,

      Entre com uma reclamação na ANATEL e no Jornal “O Globo” como indicado no artigo acima. Eles levam a sério estas reclamações e provavelmente a Ouvidoria da Oi irá entrar em contato com você.

      Excluir
  50. porque a anatel nao atende os telefones e ta sempre fora do ar na internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noka,

      Sempre coloquei minhas reclamações pela Internet e nunca tive problema com o acesso.

      Excluir
  51. ola boa tarde. meu chip da tim foi bloqueado e eles nao sabem me informar o motivo da linha ter sido bloqueada fa fui na loja da tim 2 vezes e ja liguei na central 6 vezes e ninguem sabe informar.. o q posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga as recomendações do artigo acima para resolver o seu problema.

      Excluir
  52. tenho um chip mais de 3 anos e ele esta cadastrado oi ligador,sempre renovo a promoçao,acontece que de velho ele quebrou e ja fui em duas ljs da oi e eles dizem que não tem esse chip,quero resgatar meu numero com a promoção e eles dizem que só tenho meu numero de volta se comprar um chip virgem com meu numero mais tenho que fazer um pacote basico de 38 reais e o meu é de 15 reais me senti lesada constrangida e desrespeitada ´pois qdo falei que não ia querer ele desligou a tela do computador...o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Você está coberto de razão. Uma promoção feita no passado, com tempo indeterminado de validade, não pode deixar de valer por causa de um chip que quebra. Isto seria propaganda enganosa, já que na oferta que foi feita no passado não foi explicitado que a oferta deixaria de valer se o chip quebrasse.

      Propaganda Enganosa é crime e, portanto, você teria uma bela base para entrar no Juizado de Pequenas Causas contra eles.

      Antes de usar este recurso, que é mais demorado, siga o recomendado no artigo acima.

      Se não funcionar, entre no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além da validação do mesmo plano, pelo valor antigo, com um novo chip, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  53. Pedi a linha Telefônica apenas para ter acesso ao Speedy, porém já vão se passar 7 meses e nada, os atendentes alegam faltam de portas para minha rua, o engraçado que esta virando até piada aqui é que meu vizinho meu primo mora do lado de minha casa e para ele tinha a porta!!!
    Sem contar outros vizinhos do mesmo Quarteirão!!!

    outro fato bastante preocupante acaba de me acontecer ontem, minha linha foi ligada no dia 24/07/2012
    e percebi que se passaram 3 meses e nada de chegar a conta para eu pagar, resolvi agir corretamente e fui em uma loja da Vivo aqui em minha Cidade Poá-sp, a atendente também ficou sem entender e não soube oque fazer, apenas me deu um protocolo de atendimento e pediu para eu volta no mês seguinte caso não tivesse vindo a conta, ok voltei lá, e a mesma coisa nada! fiquei mais 2 meses sem receber contas, e quando foi ontem dia 21/02/2013 para meu espanto recebo uma conta ABSURDA em mais de R$780,00 reais a ser pago, e como se não bastasse o prazo de vencimento era o mesmo do dia que recebi 21/02/2013, ai que tá o erro não foi meu, eu até fui atras para resolver isso e as informações que tive foi para continuar usando normalmente a linha, agora só quero ver oque será feito, pois não vou pagar essa conta não e nem devo, se for o caso vou procurar um advogado e ver oque pode ser feito, quanto ao Speedy só tenho a lamentar essas inúmeras desculpas que não tem Suporte, Talvez se eu fosse um comerciante a empresa já teria providenciado uma porta né!

    ResponderExcluir
  54. Resposta da Empresa Quinta-feira, 14 de Março de 2013 - 11:19

    Bom Dia Sr. Douglas,

    Logo que identificamos esta mensagem no Reclame Aqui, entramos em contato para entendermos melhor sua situação e esclarecermos possíveis dúvidas.

    Estamos à disposição para atendê-lo. Para isso acesse o nosso site: http://www.telefonica.com.br

    ResponderExcluir
  55. Minha Réplica!

    Não resolveram nada, entraram em contato sim porém com resposta formais como sempre, e como se não bastasse me espantei mais uma vez com o valor das contas que me passaram, segundo a atendente os valores das contas se Parcelados agora ultrapassam os R$2.000,00 reais , questionei ela sobre o mesmo, ela se referiu as contas dos seguintes meses, Janeiro, Fevereiro e Março 2013! como podem cobrar um valor absurdo desse? sendo que as contas de Janeiro e Fevereiro somam juntas em torno de R$780,00 Reais sem contar que estamos apenas na metade do mês de Março e a conta já abate o valor dos meses anteriores, Como pode isso? antes de mais nada quero ressaltar que estou me sentindo Prejudicado Financeiramente e Moralmente pela Empresa! onde não atende seus Clientes, enrolaram para mandar as contas de Telefone, e sendo assim fiquei sem aviso prévio de quando iria chegar contas para poder pagar, e por não ter o Speedy precisei usar a Porcaria da Internet Discada porque dependo do acesso a internet para trabalhar, a empresa agiu de ''má fé'' deixando eu usufruir da internet discada por ser mais cara! alegando que não tinham suporte para o Speedy e sempre querendo me empurrar a porcaria da 3G onde já fiz teste com modem 3G da VIVO de amigos e o sinal oscila muito horas pega horas não pega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas,

      Tente seguir os passos do artigo acima para resolver seu problema.

      Se não funcionar, entre no Juizado de Pequenas Causas pedindo, além da anulação dos débitos indevidos, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  56. Boa noite!
    Estamos tendo alguns problemas com a operadora TIM. Faço varias ligações, atende e fica mudo, não consigo falar. Ou quando ligo dar linha cruzada e fico ouvindo a conversa de outra pessoa. Já liguei na TIM diversas vezes e eles falam que não tem nenhuma disponibilidade na área, já abrir dois protocolos de reclamação e eles ficaram de me dar um retorno pra tentar sanar o problema.
    Acho isso uma falta de respeito com o consumidor, pagar por um serviço e não poder usa-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizete,

      Siga o recomendado no artigo acima para tentar solucionar o seu problema.

      Excluir
    2. Elizete,

      De nada.

      Fique a vontade para colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  57. Boa Noite.
    Meu problema é com a GVT,sou cliente a menos de dois meses e ja tive muitas chateacões, mas a maior de todas é que ate hj n fizeram minha portabilidade, liguei imensas vezes cobrando e nada. Fiz a reclamação com a Anatel, excedeuos 5 dias e até agora nada.Qual orgão vc me aconselha a procurar? Procon ou pequenas causas? Desde já muito obrigada. E qual documentação tenho q ter em mãos pra dar entrada?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selma,

      O melhor é o Juizado de Pequenas Causas, pois você pode pedir, além da resolução do seu problema, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  58. Estou com problema é com claro 3G max no meu setor não recebe o sinal contratado e agora quero cancelar e eles querem me cobrar uma taxa da fidelidade e nem estou usando a internet modem de tão ruim que o sinal,e não sei o que fazer auguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson,

      Se eles te afirmaram que existia sinal na sua região e não existia, certamente você teria o direito ao cancelamento sem pagar multa nenhuma, pois a oferta seria uma propaganda enganosa.

      Sugiro você seguir as dicas do artigo acima para tentar resolver seu problema.

      Se não funcionar, cancele assim mesmo, não pague a multa e se te cobrarem entre no Juizado de Pequenas Causas contra a operadora pedindo, além da eliminação da cobrança indevida, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  59. Estou reiterando a reclamação feita através do protocolo: 9388102013 junto a Anatel. Possuo um Oi móvel ddd 21-8664-7931. Esta linha ficou alguns meses sem recarga. Recebi da prestadora Oi, no dia 13/03/13,as 13:34min, um torpedo de incentivo a recarga, com a data limite do dia 29/03/13 para a continuidade do numero da minha linha. Recebi também no dia 25/03/13 as 08:14min, novamente um torpedo de incentivo a recarga, reiterando a data do dia 29/03/13, como o limite, para que eu não perdesse o meu numero e a linha. Só que, desde o dia 20/03/13, eu vinha tentando fazer a recarga, através de serviços online em bancas de jornal, lotéricas e através de caixas eletronicos, sem sucesso. no dia 25/03/13, entrei em contato com a Oi e fui informado que a linha já tinha sido cancelada, desrespeitando a data limite do dia 29/03/13, que eles mesmo impuseram. Fui informado que se eu quisesse resgatar a linha, deveria adquirir um chip resgate numa loja da Oi. Se o erro foi deles, por que eu tenho que comprar outro chip? Eu até concordo em comprar outro chip, desde que eu não tenha que a recarga, já venha incluida. Querem fazer dupla tributação? Eu compro um chip e ainda tenho que fazer a recarga? Este procedimento está correto? Se foram eles que não respeitaram o prazo? Recebi uma ligação de uma senhora que se identificou com Sra.Náira , da ouvidoria da Oi, que se desculpou pelos transtornos e se comprometeu a me enviar um novo chip cadastrado e reativado com a minha linha. Só que, dias se passaram e eu ligo para a Oi e ninguem sabe me informar nada sobre este assunto...Valdair L. Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdair,

      Além de entrar com uma reclamação na Anatel, entre também no Jornal O Globo. Pode ter certeza que eles serão mais ágeis para resolver seu problema.

      Excluir
  60. olha pessoal cada dia que passa as operadora de celular do brasil pioram mais,eles nao sabem o significado de melhorias.a vivo diz a tem cobertura em qualquer lugar do brasil e mentira eu moro em limeira ea a vivo e uma porcaria para net de uns dias pra ca ate pra fazer uma ligação esta sendo dificil,fico sem sinal com frequencia vivo e uma porcaria.A tim tambem esta uma porcaria tem muitos problemas com sinal e nete fico mais sem sinal do q com sinal,A claro nao comento pq e umas das piores pelomenos pra net ela e um lixo ,A oi nem uso .e pessoal o brasil nao tem mesmo uma operadora boa mesmo quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonera,

      Obrigado pela sua participação.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  61. boa tarde ,

    solicitei uma linha de telefone fixo da oi e um serviço de internet da velox no dia 19 de março , ambos da empresa oi, me deram o prazo de ate sete dias uteis , porem nao tive respostas , liguei novamente e me deram mais sete dias, tambem sem sucesso,depois disso liguei mais sete vezes , todos com novos prazos que nao foram cumpridos , sempre me mandam aguardar , tenho todos os protocolos ,me disseram que nao poderia fazer uma reclamaçao pois ainda nao tinha numero de telefone , e deveria reclamar na ouvidoria ,mas somente pelo site,porem nao encontrei ouvidoria no site da empresa, postei uma reclamaçao no site reclame aqui, tambem fiz uma reclamaçao junto a anatel , onde me deram um prazo de 7 dias corridos , tambem sem sucesso ,nao sei mais onde recorrer ,ir ao juizado especial civil seria o próximo passo ? se sim , como devo proceder ?
    aguardo respostas e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta o Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), pois você ainda não tem uma relação de consumo com a OI.

      Mande uma reclamação para o Jornal O Globo, que ai a ouvidoria da OI irá entrar em contato com você. Já fiz isto algumas vezes e funcionou.

      Se não adiantar, procure outra operadora que atenda na sua cidade.

      Excluir
  62. Bom dia! Liguei na oi no dia 02/04/2013 interessado na veloz aí me ofereceram um oi fixo com veloz de 5 mg, fiz o cadastro e foi aprovado me informaram que até o dia 09/04/2013 seria instalado, passou o dia e nada de instalação e depois disso ligo e sempre me pedem um prazo de 24 horas até me passaram o número que vai ser do meu tel fixo que já está ativo liguei e realmente está chamando que só falta técnico vim instalar e nada de vir até hoje. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga o recomendado no artigo acima para tentar resolver.

      Excluir
  63. Bom dia!
    Para fazer a reclamação no jornal Globo devo entrar no site do mesmo e ir na opção defesa do consumidor? Se não for por favor me ensine como devo fazer e como devo descrever o problema com a operadora se tenho que colocar a cidade e meu tel celular. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre no seguinte link na parte do Consumidor:

      https://defesa.oglobo.com.br/home

      O site é auto-explicativo, com todos os campos necessários para você fazer a reclamação.

      Excluir
  64. Obrigado Marcio pelas informações nota 1000 pra vç! Postei a reclamação no jornal globo sobre a demora da instalação do oi fixo e da internet oi veloz ontem a noite quando foi hoje 2 atendentes da ouvidoria me ligaram um do fixo e outro da veloz e já vieram instalar o tel e a internet garantiram que em até 5 dias chega o roteador na minha residencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogios.

      Leia também outros artigos no Blog. Tem muitos outros artigos úteis. Veja no índice no seguinte link:

      http://www.resolvaja.com/p/indice.html

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  65. quero uma ajuda no mês de janeiro deste ano eu recebi uma ligação vivo se eu queria comprar speedy de 10 mega e aqui onde eu moro só pega 1mega eu estou pedindo a copia da gravação e eles me disseram que não vao mandar copia nenhuma tenho vários protocolos 20130006726199=20130006429864=20130021512475

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você conseguir cópia da gravação você terá que ter o número do protocolo da mesma.

      Se você tem, e eles se negam, neste caso basta seguir o recomendado no artigo acima que rapidamente terá a cópia da gravação, já que isto é garantido por lei.

      Excluir
  66. to com um grande problema na tim deste dia 7 do mes passado nao consigo fazer ligacao e ne receber por que a tim alega que tava errado o endereco mande por fazer a revisao e nada ate agora to me sentindo como um otario to sendo lezionado e contrangido alguem ai me da um conselho amigos

    ResponderExcluir
  67. Olá Márcio
    O MEU PROBLEMA É COM A PIOR OPERADORA : OI
    O CASO É QUE NO DIA 16/03/2013 SOLICITEI A ADESÃO DE UMA LINHA TELEFÔNICA E JUNTAMENTE O OI VELOX. POIS BEM, CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO, DISSERAM QUE EM 7 DIAS UTEIS SERIA ESTALADO, OK.... SÓ QUE NADA DISSO ACONTECEU, DAÍ FORAM VARIAS LIGAÇÕES, PERDAS DE TEMPO , EM FIM SÓ ABRI UMA RECLAMAÇÃO NA ANATEL,DENTRO DE 5 DIAS ENTRARAM EM CONTATO, DIZENDO QUE IAM ESTALAR , POIS BEM NOVAMENTE ISSO NÃO ACONTECEU, LIGUEI DE NOVO PARA ANATEL.... AÍ SIM VIERAM INSTALAR,NO DIA 20 DE ABRIL, MAS SÓ O TELEFONE, LIGUEI PARA SABER DA VELOX ....
    POIS BEM EM 7 DIAS VEIO O MODEM PELOS CORREIOS, LIGUEI PARA INFORMAR...
    DISSERAM QUE IA MANDAR O TÉCNICO ATÉ MINHA CASA, ISSO NÃO ACONTECEU ..... LIGUEI NOVAMENTE, NESTA LIGAÇÃO FOI INFORMADO A MIM QUE A DISPONIBILIDADE NÃO EXISTIA.
    AGORA ME PERGUNTO PORQUE TODOS ESTE TRABALHO PARA DEPOIS DE TANTO TEMPO DISSERAM ISSO ? A LINHA CONSEGUI CANCELAR ONTEM, MAS AINDA ESTÁ FUNCIONADO ATÉ O PRESENTE MOMENTO.
    E TEM MAIS , ESTÃO ME COBRANDO O VALOR DO MODEM QUE EU CERTAMENTE NÃO VOU USAR, SERÁ QUE NÃO POSSO ESTAR DEVOLVENDO ISTO ?
    POR FAVOR ME DE UMA LUZ !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssy,

      Com certeza você tem o direito de devolver o Modem e cancelar o valor correspondente ao mesmo.

      Uma forma de você conseguir um contato direto com a Ouvidoria da Oi e resolver seus problemas é mandando uma reclamação para o jornal "O Globo" como explicado acima.

      Nos diversos problemas que tive com eles, esta foi a forma mais rápida de ter o problema solucionado.

      Excluir
  68. Eu estou com um serio problema com a vivo eu nao quero mais receber mensagens falando sobre promoçoes, essas mensagens em horas indevidas ja me atrapalharam muito no trabalho, a noite quando estou dormindo saio como uma louca achando que é algo serio... enfim, liguei para a vivo e pedi o cancelamento dessas mensagens e anotei o numero do protocolo ( eles falaram que apartir daquele momento nao mandariam mais) mais continuaram, dai mandei uma mensagem escrito sair apos uma outra mensagem que me mandaram e eles confirmaram o pedido e falaram que nao iam mais mandar, mais continuam! agora gostaria de entrar com uma açao judicial contra eles, porque tenho todas mensagens e numero de protocolo.. posso fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Entre no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) e peça, além do cancelamento de envio de mensagens da VIVO para você, uma indenização por Danos Morais.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  69. Boa noite Marcio, este mês recebi uma conta de 612,65 reais, me cobraram 522,22 reais referentes a supostos minutos alem da franquia porque usei internet discada mês passado, sendo que meu plano é o de 49,90 que é o fale e navegue ilimitado com ligações locais para fixo ilimitadas, cujo plano eu estava em duvida se poderia usar internet discada, mais tinha tirado minha duvida com os próprios atendentes da oi que haviam me dito que sim, eu poderia usar internet discada a qualquer hora e com tempo ilimitado neste plano.

    Minha duvida é como devo proceder, pois hoje eu já liguei para o sac e pedi a contestação e me disseram que terei resposta nos próximos dias e talvez uma futura nova conta corrigida com vencimento no dia 21, mais continuo aflito, pois não tenho dinheiro para pagar esta injusta conta, peço que me ajude com sua opinião sobre o caso, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio,

      Como a Oi é muito confusa, recomendo você, além da contestação que você já fez, seguir as dicas do artigo acima.

      Excluir
  70. Sim vou seguir as dicas, qual delas você me aconselha seguir primeiro ?

    Jornal Globo ou Anatel, ou os dois ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio,

      Os dois. O Jornal "O Globo", pois faz com que a Ouvidoria da Oi entre em contato contigo e acompanhe junto a área de faturamento a resolução do seu caso e a ANATEL, pois todas as reclamações servem para eles depois serem punidos com multas ou restrições de atuação, fazendo com que eles tenham interesse especial em resolver o seu caso.

      Excluir
  71. Ola Marcio, segue uma dúvida
    O site tem alguma orientação sobre validade de credito para celular pré-pago
    Uso muito pouco o celular...
    Minha operadora é a TIM-SP
    De 2 meses pra cá, percebi que estão forçando o credito mensal, pois mandam avisos falando que os créditos vão expirar e que se não fizer um novo credito irei perder o nr de telefone...
    Não tem uma lei para limite de carga ? Tem alguma informação ? Orientação ?

    Obrigado
    No aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas questões não são reguladas nem por lei e nem por portaria. Cada Operadora tem suas regras quanto à validade dos créditos e também a tempo de manutenção do número sem a aquisição de créditos. Resta ao consumidor a escolher a Operadora que melhor atenda as suas particularidades.

      Excluir
    2. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  72. Marcio,
    Na verdade eu não tenho dúvidas ou sugestões. Tenho um fato a ser narrado e preciso de orientação.
    Eu tinha um contrato com a OI, denominado: OI CONTA TOTAL, que era um pacote englobando uma linha telefônica fixa, duas linhas móveis e internet Banda Larga por um único valor. Funcionava perfeitamente, sem maiores problemas, até o dia em que me mudei de Salvador/Bahia, para outro Municipio que fazer parte da Região Metropolitana de Salvador, Lauro de Freitas. Solicitei então a transferência desse pacote para minha nova residência, que foi realizada dias após a solicitação (em dezembro/2011)e transferência confirmada pelo então técnico como total (linhas telefônicas fixas e internet). Porém junto veio a surpresa e as dores de cabeça. No periodo da citada transferência o meu computador estava em conserto. Continuei pagando as contas normalmente. Dois meses depois chegava o computador que foi logo instalado. E onde estava a internet? Ligo para a operadora informando que não estava conseguindo conexão com a internet. A atendente pediu para que eu fizesse alguns procedimentos para que a conexão se instalasse. Foi ai a surpresa; com os procedimentos ficou constatado que para a cidade de Lauro de Freitas não existia COMBO (sinal) para a OI. Por não entender que se tratava do sinal, solicitava o serviço e continuava pagando as contas e aguardando por ele. Essas contas foram de Dezembro/2011 a abril/2012, quando resolvi ingressar no Juizado Especial Cível para cancelamento do contrato e danos morais. A Audiência aconteceu em 28/09/2012. Acordos feitos e firmados como Decisão Judicial: extinção do contrato por não ser possível o cumprimento de uma das cláusulas (serviço de internet), separação das contas, sendo a fixa para a condição anterior ao plano e as móveis para o plano pré-pago e também um cancelamento de uma internet 3G que não fazia parte do plano e também aceito nessa mesma Audiência, isenção da contas (maio, junho, julho, agosto e setembro/2012, pertencentes ao plano), e que apartir daquela data não mais existiria débitos para os itens ora cancelados. O 3G que estava sendo pago normalmente,pois a conta era independente do plano cancelado e sua última conta foi setembro/2012, paga em 05/10/2012. No mesmo dia (28/09) saindo da Audiência, providenciei uma outra internet móvel de outra operadora, usando-a em dois dias, após aquisição. Em dezembro/2012 resolvi transformar as linhas do pré-pago em pós-pago; aqui começa a dor de cabeça, pois a linha do 3G, passou a ser vinculada a uma dessas linha e junto um débito de outubro/2012. Por que dor de cabeça: as duas linha moveis e as duas fixas que possuo, só funcionam mais ou menos dez dias, pois parte do tempo restante metade é bloqueada para fazer ligações e a outra metade com os serviços totalmente suspensos, sob a alegação de pendência de débito de um 3G que os atendentes do SAC/OI visualizam cancelado, mas que o débito é por conta do periodo que ele ficou por cancelar (prazo de até 30 (trinta) dias, da data da Audiência, acertado no Juízado e transcrito na Decisão), que só ocorreu em 23 de outubro/2012, prazo certinho para o vencimento da conta.OBSERVAÇÃO: o valor continua o mesmo de quando o serviço estava ativado. Foram feitas varias contestações quanto ao débito, inclusive em uma delas me foi afirmado de que essa conta seria revogada e que era sem propósitos. A cobrança continua, as contas estam pagas e eu sem os serviços na maioria do tempo. Tentei uma queixa na ANATEL, porém nas tentativas as ligações caiam. Que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de entrar novamente no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) recomendo você entrar com uma reclamação no jornal “O Globo”. Por incrível que pareça esta é a forma mais fácil de entrar em contato com a Ouvidoria da OI que respondem e acompanham prontamente estas reclamações.

      Se isto não funcionar só resta a entrar no Juizado novamente, já que você sabe o caminho das pedras. Neste caso reclame, além do cancelamento da suposta dívida, uma indenização por Danos Morais até pelo não cumprimento de uma decisão judicial anterior.

      Excluir
  73. RedeMeta RS é horrível não instalem essa internet!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua opinião.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  74. Há mais de uma semana não consigo acessar meu e-mail: nalvamsilva@ig.com.br.
    Mandei vários e-mails:central.oiinternet.com.br, suporte@ig.com.br, vários telefonemas: 08006420888, 4002-3131, 4002-0888 e, até o momento nada foi resolvido. O problema é que este e-mail é de trabalho, enviei e recebo documentos e não acesso aos mesmos por estar bliqueado.
    Fui informada que a ON GOING, comprou a @ig e, portanto, ela é a responsável por resolver meu problema. Entrei em contato com a OnGoing, me informaram que esse não é da sua responsabilidade e, até então, nada foi resolvido, meu e-mail continua bloqueado e não sei a quem recorrer.
    Ednalva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ednalva,

      Faça uma reclamação para a ANATEL e também para o Jornal "O Globo" como explicado acima. Tenho certeza que eles irão ligar para você para resolver seu problema.

      Excluir
  75. olá marcio caio.fiz um contrato de um ano com a claro do modem banda larga 3gmax ilimitado,desde 26 de outubro de 2012 que fiz até hoje a internet era pra ser 3giga pra mais,mas sa i 2giga ou menos.o modem dessa internet tá parado sem usar ,puxei uma wi-fi pro meu notebook pois o plano 3gmax da claro não carrega nem a página do google,to pagando 72,00 mensal num plano que nem estou utilizando(e nem dá para usar muita lentidão).to preso nesse contrato de fidelidade,mas o contrato termina agora em outubro de 2013,mas se cancelar com certeza pagarei uma multa de quebra de contrato!E para piorar os ultimos mês que faltam do contrato,a claro não mandou a fatura para pagar do mês de junho e o site para tirar a 2 via não ta funcionando,obrigação deles mandar a fatura no correio!O que eu faço ,a claro pode quebrar o contrato por um serviço não oferecido realmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre com uma reclamação no SAC da Claro e, ao mesmo tempo, siga os procedimentos do artigo acima.

      Eles não podem prometer um serviço e entregar outro e querer que a pessoa tenha fidelidade num serviço que não funciona.

      Se não funcionar as reclamações entre no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra a Claro, pedindo a devolução de todos os valores de mensalidade já pagos, o cancelamento do serviço, além de uma indenização por Danos Morais. Isto está previsto no Código de Defesa do Consumidor no seu artigo 20:

      "Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

      I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

      II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

      III - o abatimento proporcional do preço.

      § 1° A reexecução dos serviços poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.

      § 2° São impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendam as normas regulamentares de prestabilidade."

      Excluir
  76. Gostaria de instruções sobre o que fazer .
    Meu plano era o OI CONTA TOTAL , incluindo telefone celular , fixo, internet e tv por assinatura .
    Estava inadimplente no pagamento no dia 18 de Março meus sinais foram cortados , ou seja eu não estava tendo o serviço .
    Porém as contas continuaram a chegar , na fatura não há discriminação sobre o que pagar , em cada mês chegou um valor . Até que em Junho custei a conseguir chegar ao cancelamento por que o atendimento ao consumidor é horrivel , cai toda hora . Pedi que cancelasse meu plano .
    Mesmo com telefone cortado chegou uma conta proposrcional ao tempo de serviço até o cancelamento , mas como me cobram 4 meses por um serviço que não tive . Concordo com as multas e juros pois sei que estava com pagamento em atrazo . Pior é que na conta fala que em 3 meses inadimplente o plano e cancelado automaticamente e não foi o que aconteceu estão me conbrando mesmo depois dos 3 meses e pior e que pedi o relatório que justifique os valores que estão me cobrando , quero o detalhamento e a operadora não tem . Os atentendes não sabem me dizer nem referente ao que estão me cobrando e tenho protocolos de ligações onde solicito isso e eles dizem que não há,DIZEM QUE NÃO HÁ DETALHAMENTO DE CONTA , apenas discriminam o valor que tenho a pagar sem nenhuma informação .
    O que posso fazer , eles vão comprometer meu nome sendo que o erro não é meu .

    Agradeço ajuda ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara,

      Sugiro você fazer uma reclamação na ANATEL e também no jornal “O Globo” como recomendado no artigo acima.

      Com certeza você tem razão. Eles não podem te cobrar por um serviço não fornecido e nem te negar o detalhamento da conta.

      Com estas reclamações a Ouvidoria da Oi deve entrar em contato contigo para resolver seu problema. Neste caso será bem mais fácil do que através do SAC.

      Excluir
  77. Estou a mais de trinta dias esperando por um modem que a princípio chegaria em 48 horas.Não chegou e liguei para a prestadora que afirmou não haver registro de nenhum pedido.Novamente entrei em contato e fui informada que aguardasse em cinco dias úteis e nada,retorno a ligação e outra vez fui informada que não havia nenhum pedido registrado.Diante de tanta incompetência e descaso para com o cliente não vejo outra saída a não ser pedir o cancelamento do serviço,já que a impressão que fica é a que perder clientes não diz nada a ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para reclamar e resolver contra um provedor de banda larga, siga o recomendado no artigo acima.

      Excluir
  78. Adquiri 2 chips da operadora TIM em uma loja de bijuterias com uma pessoa anunciando chip GRÁTIS,que falaram q vinha com 2 reis de credito e mais 10 de bônus,1 mês depois veio uma mensagem para confirmar o CEP para a chegada da fatura,sendo que nem sabia que o chip estava com pós pago,pois não assinei nada,liguei e SIMPLESMENTE falaram que para esse plano nao precisa de assinatura,ai perguntei,entao vcs podem pegar o cpf de qq um e fazer um plano?solicitei a volta do meu plano pré pago de ambos os chips,15 dias depois recebo mais uma mensagem BEM VINDO AO LIBERTY CONTROLE,como assim?liguei mais uma vez para a volta do plano,pois como eles falaram teve uma troca de plano indevida,perguntei se teria fatura e eles me deram numero de protocolo para zerar as faturas caso chegassem,e chegou,liguei e cancelei no dia 01/08 e ontem dia 22/08 9me ligam cobrando,liguei mais uma vez e a atendente só conseguiu cancelar uma fatura e do outro numero?Estou cansada do descaso da Tim não aguento mais anotar protocolo e nunca ser resolvido.Fiz a reclamaçao ontem na ANATEL e hj ja recebi ligaçao de cobrando no chip que falaram q nao conseguiram zerar a conta e que abriram um pedido pra nao sei aonde e que tenho que esperar por 30 dias para eles entrarem em contato..até quando vou ter q suportar esse tormento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da reclamação na ANATEL que você já fez siga as outras dicas do artigo acima, principalmente a de reclamar no Jornal “O Globo”. Neste tipo de reclamação eles dão mais importância, pois pode depor contra a imagem deles.

      Excluir
  79. Bom dia!

    Em 23/07/13 cancelaram sem q eu pedisse minha linha telefônica comercial (12 3631 8008) em nome de EDUARDO VIANNA COTRIM ME - CNPJ 17114848 0001 44.
    Protocolo Ouvidoria Vivo 136078 - Protocolo ANATEL 26279582013,prazo esgotado em 30/07/13 e nada foi feito.Para minha surpresa ativaram uma nova linha sem q eu pedisse (12 3624 6428).
    Ligo todos os dias na Ouvidoria e na ANATEL e não consigo solução.

    Marilza Herrera
    12 3631 8417
    12 97818000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Herrera,

      Faça uma reclamação no Jornal "O Globo" como recomendado acima. Eles levam muito a sério estas reclamações com medo de sair algo publicado.

      Excluir
    2. Antes de publicar aqui,já havia reclamado no O GLOBO,mas o e mail volta,vc sabe se mudou?

      Excluir
    3. Maria Herrera,

      Não se trata de um e-mail, mas sim de um site que você tem que se cadastrar para reclamar:

      https://defesa.oglobo.com.br/home

      Excluir
  80. essa vivo ta uma merda no municipo de carauari so fica fora de area,nao pega bem,o sinal e uma porcaria,internt nem vale do mesmo jeito,tem que melhorar esse sinal....pessoal da vivo vcs tem que verifica essea o sinl...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nailton,

      Obrigado por compartilhar sua opinião.

      Recomendo você seguir as recomendações do artigo acima para reclamar contra a VIVO.

      Excluir
  81. Oi boa noite, minha reclamaçao é contra a Vivo, contatei a um ano o serviço VIVO ON,colocava 25 reais que é o valor pra conseguir acesso a internet, ganhava bonus para ligaçoes e torpedos, os quais raramente usava, o problema era que em menos de uma semana esses 25 reais desapareciam, ate ai fiquei calma, mas o problema se agravou passado alguns meses recarreguei o celular e nao conaeguia acesso a internet, liguei para o sac e passado tres dias consegui falar com a atendente que disse que meu serviço tinha sido cancelado, fato que ocorreu sem meu consentimento e sem aviso previo, ela disse que esta a tudo normalizado, mas que eu precisaria fazer uma nova recarga para revalidar o serviço, ou seja em menos de 2 semanas gastei 50 reais e ainda precisei ligar de novo porque apos a recarga ainda estava sem internet, mas dois meses depois outro problema, no mesmo dia que recarregava o celular e entrava em alguns sites vinha uma mensagem dizendo que eu havia ultrapassado os 200M e que a velocidade seria reduzida para 32Kb(propaganda enganosa visto que elas nos informam que a navegaçao é ilimitada) liguei para o sac e fiquei quateo dias esperando atendimento, desisti e mudei para o VIVO SEMPRE que é a mesma coisa, recarrego no dia e no outro ja tinha sido esgotado o pacote, .as agora minha paciencia acabou, quero o dinheiro que gastei de volta, fora o stress, o tempo perdido ouvindo aquela droga de musica. Nao entendo a Vivo faz uma propaganda de "internet ilimitada" e nao posso abrir sequer a pagina do Youtube por medo de estourar o pacote, por favor me ajude, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga o recomendado no artigo acima e se não funcionar entre no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra a VIVO pedindo a devolução dos valores pagos (propaganda enganosa), além de uma indenização por Danos Morais.

      Interessante que tenho um amigo que tem um problema semelhante com o pré-pago da VIVO, isto é, sem ele praticamente usar os créditos “somem”. Parece claramente má fé.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  82. Boa Noite, venho por meio deste esclarecimento, externar a minha insatisfação com a operadora oi velox. Tenho tido um problema que está ficando crônico ele, eu mais de dez vezes ao dia solicitando conserto, um dos n° de protocolo 201311411946 já não suporto ser enganada pela operadora, eles fingem que consertam o meu sinal que dura uns três dias e novamente o problema volta acontecer, vejo que eles não estão disponibilizando o meu sinal com eficiência . Hoje eu liguei para lá o Eduardo operador virtual me atendeu dizendo tinha uma ordem de serviço aberta e que minha internet iria se estabilizar até o dia 18. Eu vejo que isso é um absurdo, se eu estivesse devendo eles não iriam esperar, o cliente tem que ser atendido no tempo hábil Diante disso, o que mais me chateia e que eles nunca concertam o meu velox de verdade . Sempre que passa três dias eu tenho problema. Peço ajuda para que realmente eles venham disponibilizarem o meu sinal de maneira devida e que essas quedas possam parar eu poder estudar com eficiência e tranquilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,

      Siga o recomendado no artigo acima para ter uma solução mais definitiva.

      Excluir
  83. BOA NOITE.
    PRECISO DE AJUDA, MEU CASO ESTA ME DEIXANDO DOENTE ,,,,PELO TRATAMENTO QUE A OPERADORA CLARO SP ESTA ME OFERECENDO.
    VOU TENTAR SER PRATICA , CLARA E OBJETIVA PARA INFORMAR MEU PROBLEMA.
    OCORRE QUE SOU UMA CLIENTE CLARO CONTROLE, DESDE 2007. MEU PLANO JA NEM E MAIS COMERCIALIZADO, CLARO CONTROLE 84. PAGO MAIS 11,00 POR INTERNET.
    NO DIA 08/10/2013, A OPERADORA CLARO ME LIGOU OFERECENDO UM UPGRADE DE APARELHO, UTILIZANDO QUASE O TOTAL DE PONTOS DO MEU CLARO-CLUBE.( PLANO DE FIDELIDADE E PONTUACAO ). FICAMOS AO TELEFONE POR UNS 15 MINUTOS E ELA ME PASSOU O PROTOCOLO, AS CONDICOES OFERECIDAS E ACORDADAS E SEGUI SUAS ORIENTACOES.....IR ATE UMA DAS LOJAS PROPRIAS CLARO E FECHAR O NEGOCIO PESSOALMENTE : COMPRAR O APARELHO "X", EM 10 PARCELAS, UTILIZANDO OS PONTOS DO MEU CLARO CLUBE E FIDELIZANDO POR MAIS 12 MESES MINHA ASSINATURA. CHEGANDO A LOJA , A GERENTE ME INFORMOU DE QUE AS NFORMACOES QUE CONSTAVAM NO SISTEMA ERA TOTALMENTE DIFERENTE DA QUAL ME FOI OFERTADA. : APARELHO INFERIOR, POR UM VALOR MUITO MAIOR !!!!! E QUE TAL PROTOCOLO NAO ERA VALIDO COMO CONSOLIDACAO DE NEGOCIACAO....TAL GERENTE ME INFORMOU QUE EU DEVERIA ENTRAR EM CONTATO COM A CLARO PELO TEL 1052 E PEDIR PARA TRATAR COM O SETOR: ILHA DE RETENCAO. CHEGUEI EM CASA E ASSIM O FIZ.SOLICITEI TAMBEM A GRAVACAO DA LIGACAO DA OFERTA PELA QUAL ESTOU PLEITEANDO....PASSEI MEU EMAIL E NADA.....!!!!!!!
    A PARTIR DAI.......FOI SO ENGANACAO, ENROLACAO, ME PEDINDO QUE AGUARDASSE POR 5 DIAS UTEIS PARA VERIFICACAO DO PROCESSO ,,,,E TENHO PELO MENOS UNS 15 PROTOCOLOS E ATE HOJE: NADA DE RESOLVEREM MEU CASO.....PROBLEMA ESSE QUE A CLARO ME CAUSOU!!!! A ULTIMA INFORMACAO QUE ME DEIXOU ARRASADA COMO CLIENTE, CONSUMIDORA E CIDADA FOI A DE QUE :"A GRAVACAO NAO PODERA SER ENVIADA AO MEU EMAIL, POIS SOMENTE QUANDO O CLIENTE É QUEM ORIGINA A LIGACAO A OPERADORA É QUE O CLIENTE PODE RECEBE-LA.....CASO CONTRARIO A GRAVACAO FICA RETIDA NA PROPRIA OPERADORA,,,,,OU SEJA,,,UM DIREITO DO CONSUMIDOR NEGADO !!!!!!,,,,JA NAO AGUENTANDO MAIS,TAMANHA FALTA DE RESPEITO., ESTOU NO MEU LIMITE ,,,,PRECISO DE AUXILIO PARA REQUERER MEUS DIREITOS,,,,PODE ME AJUDAR?
    CONSEGUIU COMPREENDER TAMANHA HUMILHACAO , PERDA DE TEMPO, DESGASTE ,E REALMENTE ME SINTO UMA BOLA DE PING-PONG NAS MAOS DESTA OPERADORA...
    AGUARDO SUA AJUDA
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      A informação da CLARO não procede. O cliente tem direito a todas as gravações, independente da origem da ligação. Bastar ter o número do protocolo da ligação e pedir a gravação da mesma.

      Se a CLARO te nega este direito, garantido por lei, entre com uma reclamação na ANATEL contra a CLARO e aproveite também entre com uma reclamação no Jornal "O Globo", como explicado no artigo acima.

      Excluir
  84. EU SÓ PERGUNTO PORQUE A CLARO ESIBI COMERCIAIS JÁ QUE NÓS PAGAMOS PELOS OS SERVIÇOS PRESTADOS POR ELA, ACHO ABSUDOS, AS TV ABERTA SIM PODE ESIBIR COMERCIAIS,
    MAIS NÃO ADIANTA RECLAMAÇÕES;
    PELOS QUE ESTÁ DESCRITO ACIMA E NADA RESOLVIDO? SÃO, 323.000, + 110.000.
    SERÁ QUE ADIANTA, TODDOS ME PARECEM ESTAREM ACIMAS DAS LEIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termo,

      Não existe lei que proíba a TV a cabo de exibir comerciais. Neste caso vale a escolha do consumidor em assinar ou não a TV.

      Mas concordo contigo que em outros casos estas empresas descumprem fragorosamente a lei e nada acontece. A Justiça no Brasil não pune as grandes empresas e elas agem como bem entendem, tudo com os beneplácitos do governo que ganha polpudas contribuições eleitorais (e também extra eleitorais).

      Excluir
  85. Prestem atenção na minha dica, tenho divulgado amplamente esta pagina por conter uma dica que verdadeiramente resolveu parcialmente muitos dos meus problemas com a OI.
    Uma reclamação aberta na ANATEL contra a sua operadora, causa multa e impedimentos a empresa.
    FaçaM o teste> Cadastre-se na Anatel registre sua Denuncia e aguarde que em 5 a 8 dias a Ouvidoria entrara em contato oferecendo alguma solução. Tenha em mãos (Datas, Nr fatura, valores) qdo for cadastrar suas reclamações. E nrs protocolos de promessas nao cumpridas

    Atenção registre uma reclamação para Telefone, relate um unico problema de cada vez. Isso gera maior numero de denuncias, e lembre-se "para cada caso uma Solução". Mesmo Q vc tenha mais de uma problema para o Mesmo Nr telefone.
    __________________
    Isso serve para Celulares, Fixo, Tv assinatura, Internet via Radio, Internet a Cabo e ate mesmo Radio Pirata e Radio Amador em sua região. BOA SORTE
    ___________________
    Divulguem texto como esse em suas redes-sociais e tantos outros blogs, portais de Denuncias e Reclamações conta Operadoras de Telefonia Brasileira.
    ________________________________________________
    Pare de Reclamar se voce não fez a sua parte.
    Cause um dano em DOBRO as operadoras de Telefonia. Não perca mais tempo.

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.