quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bloqueio do Telemarketing Ativo


            Quem já não recebeu uma ligação telefônica de um vendedor (televendas) insistentemente te oferecendo algo, com todas suas informações e quando você estava super ocupado. Não é irritante....

Sou anti Telemarketing Ativo e por isto me propus a escrever este artigo. Saiba o que é Telemarketing Ativo, porque ele é prejudicial para a economia, e porque deveria existir uma lei para o Telemarketing Ativo para permitir o seu bloqueio.


O QUE É TELEMARKENTIG ATIVO?

            O Telemarketing se divide em dois tipos, o Ativo e o Receptivo.

Telemarketing Ativo é o ato de empresas ligarem para o consumidor oferecendo produtos ou serviços, vulgo Televendas (ou vendas por telefone). Não existe ato de publicidade mais perturbador que este e, no entanto ainda é legal no país, com algumas exceções em alguns estados que já regulamentaram esta atividade (por exemplo, o DF).

Telemarketing Receptivo é representado por todos os SACs que conhecemos, onde nós que ligamos para as empresas.

TELEMARKETING ATIVO É PREJUDICIAL À ECONOMIA E AO BEM ESTAR

            Tenho um conhecido que é dentista no Rio de Janeiro e que tem que interromper o seu trabalho toda vez que recebe este tipo de ligação.

            O Telemarketing Ativo é uma espécie de “spam”, isto é, pior do que aqueles e-mails indesejados que lotam nossas caixas postais e tomam nosso tempo.

Para o “spam” de e-mail, já existem técnicas bem efetivas de bloqueá-los, independente de lei, mas no caso de ligações telefônicas indesejadas, infelizmente não temos como evitá-las.

            Imaginem milhares de horas de trabalho perdidas     ou de lazer interrompido e, no entanto leis para bloquear (cancelar) esta prática se arrastam nos diferentes legislativos.

QUE INICIATIVAS DE LEI EXISTEM PARA BLOQUEAR O TELEMARKETING ATIVO

            A lei para o Telemarketing Ativo aprovada no Distrito Federal e as que estão andamento em São Paulo e para o Brasil inteiro ainda são muito tímidas, já que transferem para o consumidor o ato de cadastrar seus telefones para bloquear este tipo de chamada.

A maioria dos consumidores nem irá tomar conhecimento da lei e da forma da sua aplicação e com isto na prática tudo irá continuar como antes.

QUE LEI DEVERIA SER PROPOSTA PARA O TELEMARKETING ATIVO

            O correto seria fazer o inverso, o consumidor que quisesse receber chamadas cadastraria o seu número de telefone e só neste caso receberia as ligações.

Funcionaria da mesma forma que a opção por ter ou não o número incluído na Lista Telefônica, aonde o padrão seria não receber este tipo de ligação, e seria feito junto a cada operadora.

Para termos uma lei deste tipo precisaríamos morar em outro país. 

QUAIS OS INTERESSES POR DE TRÁS DO TELEMARKETING ATIVO?

O lobby das empresas de Telemarketing Ativo (que pertencem na sua maioria as de Telecomunicações) é extremamente forte e por isto a demora em aprovar leis de qualquer tipo.

A lei do Telemarketing Ativo em caráter nacional ainda está em discussão no Congresso e sem prazo para ser votada, e mesmo se aprovada ainda terá prazo de um ano para ser implementada (PROCON DF).

Também querem abrir exceção para Organizações Filantrópicas, mas pode ter certeza que muitas que usam o Telemarketing Ativo são na verdade “Pilantrópica”.

            A defesa do Telemarketing Ativo baseada no princípio dos milhares de empregos gerados é tão falaciosa quanto defender qualquer atividade ilegal com o mesmo argumento, como por exemplo, a derrubada ilegal de árvores na Amazônia. Este tipo de atividade gera desperdício e perca de tempo, não acrescentando nenhum valor para o consumidor.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SE DEFENDER DO TELEMARKENTIG ATIVO

            Sugiro para quem receber uma ligação deste tipo, no momento que souber que se trata de uma venda, diga em claro em bom som “NÃO ME INTERESSA” e desligue imediatamente o telefone. O operador do Telemarketing Ativo não tem culpa, mas não perca seu tempo ouvindo baboseiras e não se preocupe em ser grosseiro, afinal estão invadindo a intimidade do seu lar ou interrompendo o seu trabalho.

Se milhões de consumidores disserem NÃO e jamais comprarem algo vendido por telefone, talvez algum dia esta atividade perca o sentido e ninguém mais invista em Telemarketing Ativo. Esta seria a vingança perfeita contra o Telemarketing Ativo, e ai nem uma lei seria mais necessária.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

6 comentários:

  1. voce sabia que certas atitude com operador de telemarketing ativo pode gerar um belo processo em cima do que esta ouvindo.
    Voce gostaria de estar no seu emprego fazendo seu trabalho e alguem te trate mal
    ou não
    então na generalize atendimento ativo.
    pois trabalho com cobrança e vc pode ser um que me trate mal , de forma que possa ser processado.
    e bom pois e melhor ser educado e desligar info o não interesse do que ser grosseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande coisa processar alguém..eles processam e voce derruba e processa eles.Ele ta fazendo o trabalho dele,mas é voce quem é prejudicado.Da mesma forma que um traficante também faz o trabalho dele,mas acaba com a paz de qualquer um.Na minha casa quem manda sou eu,e se me telefonarem enchendo o saco,eu trato com grosseria sim.Se eu quizere comprar alguma coisa eu sei onde encontrar.Ah sim..porque eles não telefonam para a presidente oferecendo alguma coisa também? será que eles conseguem ligar?

      Excluir
    2. Obrigado por compartilhar sua opinião.

      Fique a vontade para colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  2. Caro André,

    Não sugeri para meu leitor de xingar o operador de telemarketing. Afinal o operador é apenas mais uma vítima deste mesmo sistema que ele nem criou.

    Apenas sugeri para ele dizer "NAO ME INTERESSA" e desligar o telefone. Isto não é polido, mas economiza um bocado de tempo.

    Ouvir uma oferta que você jamais perderia tempo se fosse na rua, mas perde por estar na sua casa é PURA PERDA DE TEMPO.

    E tempo é hoje um bem escasso, que temos ao máximo que valorizar.

    Para o operador de telemarketing, por outro lado, até é bom, pois ele não perde tempo com aqueles que jamais iriam comprar algo vendido por telefone, como é o meu caso e de muitos outros consumidores.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Comprei um liquidificador da Mondial nas lojas Walmart, após aproximadamente 2 meses o aparelho queimou e quase pegou fogo, levei na assistência técnica e me deram até 30 dias para retirar, compareci neste periodo e me informaram um telefone, dizendo que o SAC São Paulo iria devolver meu dinheiro pq não havia mais a peça queimada, solicitaram que enviasse email com meus dados, nota fiscal e documentos, após alguns dias disseram que havia outro aparelho novo e me enviariam em 30 dias uteis, estourou o prazo dos 30 dias e não recebi nada ainda, ja posso entrar com ação no Juizado? Acho um absurdo o que fazem com o consumidor, uma total falta de respeito. Obrigado. Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio,

      Sim, você já pode entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra o Walmart e a Mundial (a responsabilidade é solidária), pedindo a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Anexe todos os e-mails enviados e recebidos como prova. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.