CARRO NOVO OU USADO?
A primeira decisão é de comprar um carro novo ou usado. É fato que ao sair da concessionária um carro perde na média 20% do seu valor, e que é difícil se encontrar carros usados com menos de 6 meses de uso. Por outro lado, um carro na mão de um particular pode ter sido utilizado de uma forma descuidada, e inclusive ser batido, que pode ser mascarado na hora da venda. Se você tem um mecânico de confiança, que entende de avaliação de carros usados e você não se importa de o carro não ter cheiro de novo a melhor opção é um carro usado, caso contrário, e se você tiver dinheiro para tal, parta para o carro novo.
CARRO MUITO RODADO
Um carro usado, com mais de 10 anos ou muito rodado, pode ser uma fonte de dor de cabeça, pois o que você economiza na compra do carro, você vai gastar na manutenção do mesmo. Portanto, a não ser um carro que rodou pouco, não embarque numa compra de um carro muito velho.
NÃO SE PRENDA MUITO A MODELO
Para conseguir uma boa oferta num carro não se deve fixar muito em um modelo e/ou cor específica. Isto diminui a quantidade de ofertas disponíveis, e com isto as possibilidades de desconto.
MARQUE A VISITA COM SEU MECÂNICO
Para a compra de um carro usado, primeiro deve-se comparar o preço do carro desejado nos diferentes sites abaixo. Escolha alguns anúncios e mande e-mail ou ligue para alguns vendedores, para marcar uma visita, junto com o seu mecânico.
CHECK LIST NA COMPRA DE UM USADO
Não compre um carro usado sem antes:
Verificar o estado toda a lataria do carro;
Verificar o estado dos pneus e estepe;
Verificar o estado da parte interna;
Abrir o capô e o porta-malas e ver o estado geral;
Dar uma volta no carro para sentir o motor, marcha, direção e trepidações;
COMO SE COMPORTAR NA VISITA
Na visita ressalte somente os defeitos do carro e jamais mostre qualquer entusiasmo com a compra. Faça sempre uma oferta com pelo menos 10% de desconto sobre o preço ofertado. Normalmente todos os vendedores já oferecem o carro com um sobre-preço esperando dar algum desconto. Só feche imediatamente se a oferta for realmente muito boa, pois neste caso você poderá perder o carro para outro comprador.
VERIFIQUE A SITUAÇÃO DO CARRO NO DETRAN
Antes de fechar o negócio verifique as multas/ônus do carro junto ao DETRAN do seu estado e confirme se a documentação do carro está atualizada com o IPVA em dia. Veja em Como pesquisar multas no DETRAN.
COMO COMPRAR CARRO NOVO
Para a compra de um carro novo, primeiro deve-se comparar o preço nas diferentes concessionárias através de um dos sites abaixo. Se a lista de concessionárias da sua cidade estiver incompleta busque no GOOGLE pela marca do carro que você quer comprar e entre no site do fabricante, para ter a lista completa. Vale a pena ligar para todas, pois as diferenças de preço são grandes.
ESCOLHA ANTES TODOS OPCIONAIS
Ao escolher a concessionária aonde você poderá comprar o carro, antes de fechar negócio veja todos os opcionais que você quer levar e faça uma oferta no preço do carro mais todos os opcionais e mais o emplacamento, tudo num único pacote. Comprar separadamente cada item é um mau negócio.
COMO SE COMPORTAR JUNTO AO VENDEDOR
Não fique muito entusiasmado na frente do vendedor, pois desta forma vai ser difícil extrair qualquer desconto. Se o vendedor disser que nesta concessionária eles não dão desconto, saiba que estão mentindo, pois todas as concessionárias dão desconto para não perder o cliente. Insista e diga que quer falar com o gerente da concessionária. Se não der o desconto que você acha justo vá para a próxima concessionária da lista.
QUAIS OS SITES PARA COMPRA DE CARROS
Para compra de automóvel novo ou usado existe uma série de fontes na INTERNET:
Buscapé – tem uma seção de Automóvel Usado com mais de 200.000 ofertas e outra de Automóvel Novo com mais de 11.000 ofertas:
Shopping UOL – é equivalente ao Buscapé, mas com 96.000 ofertas de carros usados e 3.900 de carros novos:
Webmotors – é o maior site especializado em carros no Brasil, tem a facilidade de ter uma forma de busca muito mais apurada que o Buscapé. Também tem a tabela FIPE e da própria Webmotors para avaliação de carros usados:
Automovel.com.br – é ainda um site pequeno que está tentando concorrer com o Webmotors com as mesma funcionalidades:
Bolsa do Automóvel – idem;
ZAP – classificados gerais, um dos maiores do Brasil;
Outra opção é procurar num buscador que reúne todos os principais classificados do Brasil, como o Wiju (link com o site).
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
Veja também:
Tem também o SulMotors: www.sulmotors.com.br
ResponderExcluirÉ novo, mas muito bom de usar.
E bem mais completo.
Obrigado por compartilhar.
Excluirhá seis anos meu marido comprou um automóvel usado de um colega de trabalho.quando foi vendê-lo na semana passada e foi feito a vistoria;descobriu que o mesmo foi arrematado em um leilão e vendido como semi usado.Fomos lesados.Ainda temos como recorrer?
ResponderExcluirDeixa eu ver se entendi. O colega de seu marido vendeu num leilão para um terceiro e também para o seu marido? Se este é o caso, trata-se de estelionato, caso em que se deve entrar com uma queixa crime numa Delegacia de Policia.
ExcluirOu o colega de seu marido comprou num leilão e vendeu para o seu marido a 6 anos atrás. Neste caso não existe nada de errado.