domingo, 25 de março de 2012

Blog recebe ameaças de sites golpistas

Reclame seus direitos
Tenho a grata satisfação de anunciar que o Blog ResolvaJá (Dicas do Consumidor) atingiu a marca de 75.000 visitantes mensais, já tendo ultrapassado a marca de 820.000 visitantes desde sua fundação em outubro de 2009.

 Isto começa a preocupar os sites golpistas. Tenho recebido inclusive algumas ameaças anônimas, o que não me impedirá de seguir em frente e continuar denunciado as más condutas, golpes e fraudes existentes. Atualizado em 10/08/2012.

                                                                               
RESOLVAJÁ – UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

            O Blog ResolvaJá (Dicas do Consumidor) sem nenhum apoio da mídia, quase sem apoio de outros Blogs, sem nenhum funcionário, sem celebridades ou fofocas, sem ser humorístico (os maiores Blogs são de humorismo e de celebridades), somente com uso de uma pequena parte do meu tempo, conseguiu um feito inusitado no Brasil, chegar à marca de 75.000 visitantes mensais, com um acumulado que ultrapassas os 820.000 visitantes únicos em 2,5 anos de existência.

            Claro que em parte isto é devido à sorte, mas também a artigos úteis e com assuntos pouco explorados na Internet.  

            Hoje recebo dezenas de comentários e e-mails, por dia, que respondo prontamente. A maioria dos usuários aprova e elogia muito o Blog, mas tem uma minoria que está incomodada.

PORQUE OS SITES GOLPISTAS COMEÇAM A FICAR PREOCUPADOS

            Fazendo a busca no Google do nome de alguns destes sites, em alguns casos o meu Blog já aparece na primeira página. Isto preocupa muitos sites golpistas, pois internautas novos têm o costume de antes de entrar em algum site buscar no Google, muitas vezes por não saber o endereço correto.

Quando eles vêm na 1ª página além do endereço do site alguma página com referencia negativa ao mesmo site, isto pode mudar a disposição do internauta em fazer negócios com o site.

PORQUE COMECEI ESTA BATALHA

            Comecei esta batalha em outubro de 2009, porque eu fui uma vitima de um site golpista. Comprei um computador num site desconhecido, mas listado no Buscapé como confiável, e acabei caindo numa furada. Não recebi o computador e só depois de muitas ameaças consegui o dinheiro de volta. Mas vários outros compradores deste mesmo site não tiveram a mesma sorte. O site fechou deixando os consumidores na mão.

            Não tenho nenhum interesse comercial no meu Blog. Se algum dia ele vier a dar dinheiro, não será à custa de maus negócios para os consumidores. Jamais colocarei anúncios ou indicações de sites com escrúpulos duvidosos.

            Mantenho-me nesta batalha, pois vejo hoje o consumidor brasileiro completamente órfão de ajuda. Os órgãos oficiais pouco ajudam, pois quando tomam alguma providência (o que é raro), milhares de consumidores já foram, por meses ou anos, lesados.

LISTAS DE SITES / LOJAS / SERVIÇOS NÃO CONFIAVEIS

            Se o consumidor quiser consultar uma lista de sites, lojas ou serviços não confiáveis, ele tinha listas completamente desatualizadas ou listas misturando sites confiáveis (mas com milhares de reclamações, pelo próprio tamanho do negócio) com outros sites golpistas (às vezes com poucas reclamações porque o golpe tinha acabado de começar).

            Por isto decidi fazer minha própria lista, de sites / lojas ou serviços não confiáveis, que se encontra no seguinte artigo - Não compre nestas empresas. Fiz outra lista com sites / lojas ou serviços que já fecharam, às vezes deixando milhares de consumidores na mão - Quem comprounestas empresas perdeu dinheiro.

            Mantenho ambas as listas semanalmente atualizadas, já que tem sempre um novo esperto no pedaço. Infelizmente hoje é praticamente a única iniciativa deste tipo no Brasil e em alguns casos os golpistas são mais rápidos que a minha lista.

PORQUE NESTE CASO SITES COMO O RECLAMEAQUI NÃO FUNCIONAM

            O site ReclameAqui, com os outros do mesmo gênero, são daqueles que se o consumidor seguir cegamente suas contra-indicações vai praticamente não comprar em lugar nenhum, portando deixando de aproveitar as mais baratas ofertas do mercado, que estão na Internet.

Não existe nenhuma separação do joio com o trigo, tudo está no mesmo saco, e o consumidor certamente fica mais confuso depois que consulta do que antes de consultar.

Outro problema é que o ReclameAqui deliberadamente elimina reclamações feitas por clientes, sem um motivo claro. Talvez esteja ai escondidos interesses comerciais do ReclameAqui, já que o site é nitidamente um negócio, que visa lucro e inclusive posta no próprio site anúncios de sites que são pouco confiáveis.

Eles, recentemente, lançaram um produto de acompanhamento de compras, chamado ConfieAqui, para garantir a entrega do produto. Na prática é uma forma de eles embolsarem parte do lucro do lojista, e com isto tornando os produtos mais caros. Também como poucos lojistas aderiram a este serviço, na prática de qualquer forma você estará pagando bem mais caro, pela falta de competição.

           Veja mais sobre o ReclameAqui no seguinte artigo: O site Reclame Aqui funciona?

COMO EVITAR GOLPES

            Para que o consumidor tivesse outros instrumentos para evitar cair em golpes, escrevi um artigo com o passo a passo deste cuidado - Como não cairem golpes.

          Um das características mais marcantes de quase todos os sites golpistas é que se consultados eles não tem Endereço Comercial, Razão Social e nem CNPJ, e se você manda um e-mail para eles perguntando estes dados, a maioria nem responde. Para verificar se o CNPJ é verdadeiro entre no site da Receita Federal.

            O motivo é muito simples, eles não querem ser processados civilmente ou criminalmente, e não ter Razão Social, Endereço Comercial e CNPJ é uma forma de quase infalível de evitar processos (que no mínimo precisam destes dados para iniciar o processo). 

Todos os sites sérios têm estes dados, mesmo que às vezes, eles se enrolem para entregar como foi o caso recente da Americanas, Submarino e ShopTime. Mas se você tiver problemas com eles, ao contrário dos golpistas, você pode entrar no Juizado de Pequenas Causas (no link artigo explicando), e conseguir todo seu dinheiro de volta além de Danos Morais.

Existe uma diferença enorme entre você perder definitivamente o dinheiro com um golpista, ou ter que processar um site, mas conseguir todo dinheiro de volta, mais uma bela indenização por Danos Morais.

            Eu nunca deixei de comprar em sites como Americanas, Submarino, ShopTime, CompraFacil, RicardoEletro e muitos outros, apesar de terem milhares de reclamações (desde que tenham o preço mais barato). Sei que, se um dia falharem na entrega, tenho como resolver.

TOTAL OMISSÃO DO GOVERNO

            Se ficarmos a depender do governo estamos perdidos, pois nem uma coisa simples como obrigar a publicação da Razão Social, Endereço Comercial e CNPJ nos sites comerciais é feita. Também não se obriga aos Cartões de Credito e Debito de fornecer estes dados ao consumidor que pagou para um site golpista usando este meio de pagamento.

            Estas medidas são tão simples e tão eficazes para evitar golpes que absolutamente não entendo como elas não são tomadas. A conclusão que chego é simples, qualquer coisa que não gere imediatamente grana ou votos é relegada a décimo plano no governo.

Os PROCONs são extremamente ineficientes, normalmente fazendo o consumidor enfrentar inúmeras horas de espera e com resultados pífios. É um retrato de todo setor público brasileiro, falido.

            O CONAR, que deveria regular a publicidade no Brasil, é apenas um órgão faz de conta, gerido pela própria mídia, que só cuida dos interesses paroquiais dos próprios anunciantes e pouco cuida do consumidor.

Para ver a sua falta de expressão hoje o site do CONAR, único local onde os consumidores podem colocar as reclamações contra publicidade, tem menos que 15% de visitantes que o Blog ResolvaJá (Dicas do Consumidor). Não dá para entender como isto pode acontecer já que meu Blog é uma ação isolada com tempo limitado, quando o CONAR tem uma estrutura enorme, bancada por toda mídia.


RESUMO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS

  • Golpistas – sites que normalmente vende produtos de informática ou eletrônicos que fazem uma pirâmide com o dinheiro dos clientes (só entregam depois de conseguir o dinheiro com outras vendas de outros clientes), onde os últimos que compram não recebem mais o produto comprado.

São fáceis de identificar, pois não são conhecidos e tem o melhor preço em site de comparação como o Buscapé (link com explicações). Normalmente não colocam no site a Razão Social, Endereço Comercial ou CNPJ. Muitos deles são de golpistas seriais, isto é, que já aplicaram outras vezes o mesmo golpe com outros nomes.



  • Sites com importação disfarçada – vendem sem claramente indicar que o consumidor pode ter seu produto apreendido ou taxado em 60% na alfândega. Colocam esta informação somente em páginas informativas escondidas no meio do site, em letras miudinhas. Jamais colocam a Razão Social, Endereço Comercial ou CNPJ. Todos os sites deste tipo estão listados no artigo Não compre nestas empresas como similares ao CompredaChina.


  • Jogo de azar disfarçado de leilão – o jogo de azar é proibido no Brasil desde a década de 1950, mas, no entanto, sempre tentam novas fórmulas para burlar a lei. Uma muito criativa foi a de fazer leilão de produtos em que o preço começa em 1 centavo, que é incrementado em 1 centavo a cada novo lance. Algum consumidor acaba conseguindo comprar alguns produtos por 20% do seu valor.

Parece bom negócio, mas não é (é péssimo), veja porque no seguinte artigo: Cuidado com os Leilões Virtuais com compra de lances.

  • Sites de Compra Coletiva – é uma enorme febre, mas tome cuidado, pois por trás de muitas ofertas espetaculares estão grandes golpes. Estes sites são meros intermediários e são muito pouco seletivos em escolher seus parceiros e com isto hoje são campeões em reclamações na Internet.

Veja mais detalhes dentro do seguinte artigo: Tudo sobre navegar na Internet no Brasil.

  • Serviços de Assinatura com renovação automática – infelizmente isto é uma praga, inclusive a própria Editora Abril usa esta prática. É baseado no principio psicológico de que as pessoas têm dificuldade de fazer uma ação consciente para efetuar o cancelamento. Elas têm a tendência de aceitarem passivamente a renovação automática, mesmo que elas não queiram. No caso da Editora Abril, apesar de condenável, é possível através de uma ligação telefônica se cancelar, mas em alguns outros casos este cancelamento é quase impossível. Recomendo fortemente a nunca fazer assinatura deste tipo.        

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

29 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Vim parar aqui porque sempre pesquiso sobre golpes novos na internet, temos que saber como os golpistas se atualizam e vem agindo para nos precarvermos. Quase caí com a GSEletro e desde então tenho estado atento.
    Legal que o blog não é só sobre golpes, mas dicas gerais para o consumidor. Sugiro um artigo sobre como vender no Ebay, não sei se com os custos do nosso serviço postal compensa, mas pode ser que sim.
    Fiz uma compra recentemente na AC Lens no EUA e dei azar, minha primeira compra caiu naqueles 10% de encomendas internacionais perdidas, infelizmente. Mas eles vão reenviar sem custos, espero que a nova remessa chegue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Geraldo,

      Não escrevi um artigo de como vender no eBay pois os custos postais no Brasil são estratosféricos, e com isto o vendedor teria muito pouca chance em comparação a vendedores de outros países.

      O eBay praticamente não tem nenhum vendedor do Brasil. Sou usuário do eBay a vários anos e nunca encontrei nenhum.

      A chance de vendas ficaria restrita a produtos de nicho, como por exemplo Artezanatos ou Antiguidades.

      O Correios brasileiros nestes últimos 30 dias piorou muito e tem sumido mais do que os 10%, está já ultrapassando os 20%.

      Fique a vontade de fazer novas criticas ou sugestões.

      Excluir
  2. vc deve tar encomodando os politicos que tambem so servem para roubar..e claro esses golpistas de internet, continue assim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o artigo abaixo para ver minha opinião sobre os políticos no Brasil:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  3. Olá estou visitando o blog pela primeira vez. Cai aqui porque precisava de informações sobre devolução de mercadorias. Será que você poderia tirar uma dúvida? Comprei um produto na net e quando o recebi não fiquei satisfeita, pois só de olhar vi que ele não atenderia as minhas necessidades. Entrei em contato com a loja, fui informada que poderia desistir da compra, mas os custos da devolução deveriam ser arcados por mim? Isso está certo? Não deveria ser a loja que deveria arcar com o frete da devolução? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a Loja tem que arcar com o frete da devolução. Isto está claramente na lei. Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/01/como-fazer-devolucao-de-mercadoria.html

      A lei é a seguinte:

      ”Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
      Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”

      Excluir
  4. Causa apoiada! O brasileiro já tem muitas dificuldades para saber seus direitos, dificuldades em encontrar informações realmente úteis e ainda querem impedir os poucos que têm conhecimento e coragem em fazê-lo.

    Adorei o blog e vou acompanhá-lo sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,

      Obrigado pelo apoio.

      Qualquer dúvida ou comentário fique a vontade de fazer que respondo rapidamente.

      Excluir
    2. Ei, Márcio!

      Eu compro pela Internet há anos, mas sempre em sites confiáveis brasileiros. Daí, pesquisando na Internet sobre como comprar em sites "importados", encontrei o blog. Fui fuçar o E-bay, mas ainda tenho temores (não gosto do Mercado Livre daqui, imagina de fora). Você indica um site confiável? Os produtos de maior interesse para mim são perfumes, artigos femininos (bolsas, calçados, unhas) e alguns eletrônicos.


      Abraços!

      Excluir
    3. Carol,

      O eBay é muito melhor e muito mais seguro que o Mercado Livre. Se você não receber uma encomenda, independente de ter ou não rastreamento, você pode reclamar e receber o seu dinheiro de volta.

      Veja como no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/02/entrega-atrasada-do-ebay-como-proceder.html

      No eBay você encontra todos estes artigos que você tem interesse.

      Outro site legal, mas que não serve para artigos originais (somente genéricos) é o Aliexpress.com. Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/01/como-comprar-no-aliexpress-alibaba.html

      Excluir
  5. Não se preocupe com essas ameaças, sou um advogado renomado na OAB e aprecio seu trabalho. Se precisar de alguma ajuda, pode contar com o apoio do corpo profissional do nosso escritório. Sua atuação é a observância do interesse público em si. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Victor,

      Certamente não me preocupo, pois sei que eles não tem a mínima base legal para me ameaçar, apesar que até notificação extra-judicial já recebi.

      Fico feliz que nesta minha cruzada várias pessoas me ofereceram apoio.

      Se algum dia precisar de ajuda, pode ter certeza que contarei com vocês.

      Obrigado pelo apoio.

      Fique a vontade de colaborar aqui no Blog, com dúvidas, sugestões e críticas.

      Excluir
  6. Bom dia, Marcio.

    Sou mais um que caiu no golpe através da www.fatordigital.net,em 10/05/12 comprei um Celular (Pedido 2629945) paguei com Boleto do Bradesco até hoje não recebi, enviei e-mai para sac@fatordigital.net só recebi resposta automática que em 48hs úteis dariam retorno nunca ocorreu. Outro fato a ser questionado como o Bradesco, HIPERCARD além de outros Bancos e cartões recebem pagamentos em favor desses PICARETAS, creio que eles estão sendo coniventes,é interessante fazedr denuncia contra eles mas onde e como?

    Muito obrigado pela atenção.

    Enio Bitencourt Penteado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio,

      Vi os seus e-mails e concordo contigo que é um absurdo uma empresa como esta ainda esta funcionando e lesando milhares de clientes.

      Também acho de péssimo tom, que as empresas de Cartão de Crédito tenham convênios com este tipo de empresa. Acho que existiria base legal para um processo também contra elas. Afinal é de responsabilidade do cartão verificar a idoneidade de seus conveniados e na existência de centenas ou milhares de reclamações, imediatamente descadastrá-los.

      Os Cartões de Crédito lucram muito com isto, já que eles não deixam de receber sua taxa de administração que pode chegar até uns 5%, independente do cliente ser ou não lesado.

      Mas infelizmente estas empresas tem poder político e se cercam de contratos que isentam elas de fraudes cometidas pelos seus conveniados.

      Mais ainda, se você pedir o CNPJ da empresa conveniada, eles te negam a fornecer, a menos que seja na justiça, mesmo que você tenha um débito desta empresa no seu cartão.

      É um absurdo, mas totalmente inútil se reclamar para qualquer orgão, já que todos são de certa forma coniventes com este estado de coisas.

      O que temos que fazer é colocar a boca no trombone e motivar a mídia a ficar do nosso lado para eliminar este tipo de fraude. Dai talvez algum político se interesse pela causa e também se mexa, já que daí podem sair muitos votos.

      Excluir
  7. Caro Marcio, siga firme no teu trabalho que é sem dúvida de grande utilidade. Espero que as ameaças sejam inócuas contra você. Parabéns pelo blog, já adicionei aos favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia,

      Eu crio mais problemas para eles do que eles conseguem criar para mim. Afinal alguma autoridade pode descidir finalmente tomar alguma ação e tirá-los do ar.

      Quanto a mim, eu só fico impressionado com a cara de pau deste pessoal. Eles querem ter carta branca para enganar o consumidor, sem ter ninguém que coloque a boca no trombone contra eles.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Juli,

      Obrigado pelo apoio.

      Fique a vontade de colocar suas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  9. Olá!

    Estou tentando visualizar o tópico "não compre nestas empresas", mas acho que está com algum problema. Aparece uma mensagem dizendo que a página não está mais disponível.

    Parabéns pelo blog!

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Vou corrigir o link. Obrigado pela ajuda.

      Excluir
    2. André,

      Já está corrigido.

      Obrigado pelo elogio e fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  10. Muito Cuidado com o Site Miamibr.com - não comprem porque é a maior furada!!!! É o mesmo problema do CompredaChima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar.

      Este site já está na lista dos não recomendados no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/nao-compre-nestas-empresas.html

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  11. Prezado Caio, neste artigo a opção "não compre nessas empresas" está vazia. Espero que seus "amigos" não tenham tirado. E parabéns pra você, uma iniciativa útil para toda a população. Daqui pra frente farei questão de divulgar o seu site. Coloque por gentileza o opção do Facebook. Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,

      Desculpe, tinha sido erro meu. O Blogger tem um bug que quando você atualiza um artigo, em alguns casos ele estava mudando o endereço do artigo. Só que esqueci de atualizar o endereço em todos os outros artigos. Já corrigi, obrigado pela ajuda.

      O Blog não tem um Facebook, até para centrar todos os contatos dentro dele mesmo.


      Excluir
  12. Boa tarde:

    O título deveria ser LISTÃO NEGRO... Ou LISTÃO DESBOTADO (risos!).
    O que se vê de queixas de lojas_principalmente as renomadas.
    Não sei o que se passa com tais; estão se perdendo cada vez mais - má vontado/baixa eficiência/suspeito mesmo.
    Já passei por problemas em lojas e afirmo que é um saco mesmo - se não ficamos atrás com as PROMESSAS DESTAS; nunca teremos nossos direitos respeitados (devolução/correção de erros feitos por tais).
    Aproveito o espaço aqui para mencionar algumas que tive (nem gosto de fofocas/intrigas)... Só que alertar/ajudar nunca é demais!
    - Total EPI (onde fiz duas compras; a 1a deu certo - mas na 2a: a compra foi de uma POLO AZUL MARINHA MARCA POOL e me enviaram de OUTRA MARCA COM A ETIQUETA ARRANACADA, um absurdo);
    - HERMES BIG SHOW (da COMPRA FÁCIL): efetuei duas peças de roupas onde o total deu em torno de 31 reais. Faturado, pago em BB: demorava e liguei para a loja... o valor de pedido mínimo seria de 75 reais! Me enviaram um cheque meses depois.
    - Agora o caso pior: uma chamada AMERICANAS GRIFE, que de grife só a intenção destes - comprei uma polo listrada ABERCROMBIE & FITCH (rara de ser achada); e me enviaram duas peças diferentes! Reenviei de volta, pagando o frete: erros de lojas são de responsa deles... A compra foi em maio/11 e levou meses. Só resolvi quando entrei em contato com a empresa onde fiz o pagamento (chamada MOB SERVIÇOS LTDA_que tem a ver com LGM IMPORTS. Tb dá problemas, porém esta me ajudou no caso e não tenho queixas: Cheguei inclusive a usar o PROCON/MP da minha cidade (eles investigam)/advogados/investigador de SP (onde a loja se encontra). E bastou eu mencionar termos tipo ADVOGADO/INDENIZAÇÃO que as coisas vão mais rápido. Esta loja não possui endereço/cnpj. E há denúncias de outros clientes. Agora quando são confundidos com as LOJAS AMERICANAS eles chiam/pedem para ver a loja certa.
    É isso. E parabenizo ao criador do site. Sendo uma área onde se corre riscos.

    Até,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Mais uma vez obrigado pela sua participação e pelos seus alertas.

      Mas existe também o lado bom da história. Faço centenas de compras pela Intenet anualmente e uma minoria tem problemas.

      No meu caso é fácil, pois conheço todas as manhas, no Brasil e no Exterior. Faço o Blog para passar minha experiência para outras pessoas.

      Comecei como hobby e agora virou vicio. Mas é um vicio bom, pois ajuda outras pessoas. E não ganho nada por isto, é tudo de graça e, por enquanto sem anúncios. A doações mal dão para pagar a hospedam e registro do site.

      Esta Americanas Grife é um exemplo de empresa de DropShipping, que importam em nome do cliente. Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/12/tudo-sobre-navegar-na-internet-no.html

      Excluir
  13. Blog como este é dificil de achar na internet. Parabens!

    Estou iniciando um blog sobre Renda Extra, sem ter que enganar nimguem

    Visitem www.rendaextranet.com.br

    Podem dar dicas ou criticas a vontade kkk

    Obrigado

    Isaias dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaias,

      Você está de parabéns. Faltam iniciativas como a sua, que ajudem os outros a ganhar dinheiro gratuitamente, sem a venda de um DVD, manual ou livro com os segredos para o sucesso (normalmente todos inúteis).

      Seja persistente que você algum dia terá uma ótima audiência como hoje tem o Blog Resolva Já, que no mês de março bateu os 140.000 visitantes.

      Fique a vontade de pegar artigos do meu Blog desde que a fonte seja publicada e qualquer ajuda não se acanhe de pedir.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.