quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O site Reclame Aqui funciona?





















BUSCAPÉ, mas isto mais serve para alertar outros consumidores do que efetivamente para resolver o seu problema.

RECLAME AQUI NÃO RESOLVE, SÓ REGISTRA

O

Se limita a passar um e-mail da reclamação para o e-mail do reclamado;

Tem o cadastro errado, com empresas em duplicidade e também com empresas com nome trocado ou errado, certamente também sem o e-mail atualizado ou contato de muitas empresas;

A maioria absoluta das empresas ignora solenemente o


STOPPLAY ,

STOPPLAY ficou aplicando golpes de 30/11/2007 (data da primeira reclamação de não entrega) até junho de 2008, portanto durante 7 meses, sendo que bastava se ler as 10 primeiras reclamações, que aconteceram em 5 dias, até o dia 04/12/2007 que ficava evidente que era uma empresa inidônea. Se o  BUSCAPÉ (e é claro que se conhecem) e com isto a STOPPLAY não teria mais seu principal meio de divulgação, o BUSCAPÉ. No entanto o total de pessoas lesadas foi de 2398 e isto somente dos que reclamaram no

COMO ENTÃO RESOLVO MEU PROBLEMA?

Para resolver o seu problema alguns passos estão descritos no Como reclamar e resolver e o setor específico de telecomunicação no Como fazer reclamação na ANATEL.

           Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

            Veja também:

36 comentários:

  1. Magnifico blog!!!
    Assim como esta a me ajudar poderá ajudar a muitas pessoas, irei recomenda-lo.
    www.jdweb.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito, me sinto segura em conhecer pessoas como vc, vamos mesmo "meter o pau" nessa cacalhada que vive de trambique ganhando dinheiro nas nossas costas, mal sabem que esse dinheiro é sujo! Ou sabem e não estão mesmo preocupados. Vou espalhar o link do teu blog por tudo

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo um pouco de você. Não no sentido do que está escrito, pois as grandes empresas realmente não respondem ou quando o fazem usam das famosas respostas eletrônicas. Já tive problemas sérios resolvidos via Reclame Aqui com empresas grandes. Também chamo a atenção que muitas destas sequer pagam as multas aplicadas pelo órgãos públicos no Brasil (nenbhuma novidade aí e temos a conivência do nosso governo, qualquer que seja ele) ou nos tratam diferente do que tratariam o consumidor americano (vide caso Toyota, onde várias pessoas tiveram os mesmos problemas que os americanos, mas a Toyota aqui disse que não é caso para Recall). Mas as empresas que não respondem estão com a faca e o queijo na mão. Quem vai deixar de comprar carro (porque nenhuma das montadoras dá resposta), quem vai deixar de usar telefone celular ou fixo ou internet... Elas sabem que mesmo que o usuário migre para a concorrência, a própria concorrência também é uma grande porcaria. E é aí que está o problema. Mas, no mínimo o site serve para aranhar as imagens dessas empresas. Eu sempre procuro não comprar desse tipo de empresa e se todos fizessemos isso, talvez as coisas fossem diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Charles,

    Respeito sua opinião, mas o problema com o Reclame Aqui, é a sua completa passividade, isto é, eles são meros repassadores de e-mails, sem nenhuma ação, além disto.
    Todos os casos que eles ajudam resolver seriam resolvidos se o consumidor reclamasse com um pouquinho mais de empenho diretamente junto a empresa reclamada.
    Os casos mais sérios ficam sem solução mesmo, e neste caso o consumidor perdeu tempo em não ter entrado na Justiça antes.
    Eles mantêm um banco de dados completamente defasado, com empresa duplicadas, outras que somem de repente, etc.
    Também eles eliminam comentários que efetivamente podem ajudar o consumidor a resolver o seu problema, com a desculpa que isto é concorrência para eles.
    Dentro do modelo de negócios deles não existe nenhum interesse que as empresas melhorem, pois o lucro deles está em empresas ruins e mal geridas, que irão gerar milhares de reclamações e acessos ao site deles.
    Portanto não digo para não usar o Reclame Aqui, mas não tenha falsas esperanças que o seu problema será resolvido.

    ResponderExcluir
  5. comprei um celular @mpxshop.com.br ate agora nada o que faço meu email.e ogordinhoandre@hotmail.com espero que me ajudem comprei no cartão de credito mande resposta no meu email ok

    ResponderExcluir
  6. pesso orrientaçâo sobre o envio de mercadorias pelo ECT,enviei para sâo paulo dois produtos que foram comprados pela internet para minha filha e roubaram quando saiu para entrega e o ect só quer pagar o valor do frete corrigido,eu paguei 60,20 pelo sedex e ofereceram 110,20 e o valor da mercadoria que foi de 480,00 eu vou perder nâo tenho nota fiscal mas pelo peso dos dois produtos eu posso provar o valor das mesmas por favor mim ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erinaldo,

      O ReclameAqui neste caso é perda de tempo. O Correios não respondem a nenhuma reclamação neste site.

      Você pode tentar o Juizado de Pequenas Causas, mas mesmo se ganhar dificilmente conseguirá o dinheiro de volta, pois por se tratar de uma estatal eles só pagam na última instância.

      Se você achar que vale a pena, veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
    2. Cara, os Correios estão acima da lei, não tem jeito. Eles não respondem, não resolvem nada e ainda no caso de uma ação judicial, praticamente estão blindados. Enquanto for uma estatal, não teremos um serviço justo.

      Excluir
    3. Você tem toda razão. Complementando, veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/11/reclamacao-contra-o-atraso-dos-correios.html

      Excluir
  7. Olha. O reclame aqui ajuda muito os consumidos e saber onde comprar, eu nunc compro nada se nao der uma olhada no recdlame aqui para vr o indice da empresa e a quantidade de reclamacoes. Existe muita concorrencia em sites de vendas, diferentemente do que ocorre com os correios. Se nao mandar por eles vai mandar por quem? Só tem os correios e eles sabem disso, nao vao perder tempo. Se houvessem outras empresas que prestassem o mesmo serviço eles pensariam 2 vezes antes de ignorar o reclame aqui.. Idem as empresas de telefonia, qual delas é boa? Nenhuma é boa, todas sao ruins, algumas sao menos piores, mas neste caso reclame na Anatel que um dia resolve. O procon que deveria abrir um site onde as pessoas reclamassem e eles com o poder que tem resolvessem, quando isto acontecer vai melhorar, as pessoas deixam de ir ao procon porque nao sabem onde estao, ou é longe, ou sabem que tem filas enormes lá e ficam desmotivadas, ideal seria procon via internet.
    Abracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião. Mas se a pessoa seguir ao pé da letra o que está no ReclameAqui, não ira comprar em empresa nenhuma, já que quase todas as grandes empresas tem milhares de reclamações, o que é normal devido ao seu tamanho.

      Quando afirmo que o ReclameAqui não funciona, é que porque poderia ser muito melhor se não fosse meramente um empreendimento comercial que lucra quanto mais gente reclamar e não quanto menos problemas as empresa tiverem. O lucro deles, infelizmente, é a desgraça do consumidor.

      O modelo norte-americano do BBB, se fosse imitado no Brasil seria muito mais efetivo, pois trata-se do SAC dos SACs ligados a todos mais importantes fabricantes e varejistas dos EUA, com muito mais poder de fogo para efetivamente resolver e diminuir futuros problemas.

      Excluir
  8. Bom dia!!
    Gostaria de saber qual a provedência que deverei tomar contra a operadora OI, pois meu aparelho esta sem sinal da operadora, liguei para operadora para eles configurarem o aparelho novamente e eles não resoveram meu problema, mandaram eu aguardar de 5 a 10 dias para que o aparehlo retorne o sinal. se eu comprei uma aparelho que funcionava como a rede da Oi some com a cobertura do aparelho e eles me manda ficar aguardando, pois no momento os tecnicos não iram fazer teste e isto vai levar 5 dias. por favor me mande um retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para reclamar e resolver, siga os procedimentos recomendados na seguinte postagem:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

      Excluir
  9. Bem gostaria de registrar aqui que comprei um notbook ha mais ou menos 40 dias ,paguei a orimeira parcela este mês,só que quando comprei o vendedor quanto o gerente das casas bahia de jacarei-sp me enrolaram bonito dizendo q tava levando uma notbook de ultima geração icore 5,no entanto não é tudo aquilo ele é lento e não e tudo oque eu esperava,alem do mais me fizeram um seguro que eu não queria e o prduto saiu quase que a metade do valor a ser pago.
    gostaria de saber se posso devolver o produto que ainda eu nem retirei os plasticos protetores ? Nem precisariam me devolver o valor pago .E alem do mais tem em outras lojas por um preço mais acessivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      Não tem como desistir. O direito de arrependimento só existe quando a compra é feita fora da loja (por telefone, internet ou a domicílio) num prazo máximo de 7 dias após a entrega.

      Excluir
  10. Boa tarde, primeiramente gostaria de parabeniza-lo por este Blog é muito bom e de muita valia para nós todos. Bom fiz duas compras através do site POUCAS HORAS, uma em nome de minha esposa e a outra em nome de um colega de trabalho. Ambas pagas com cartão de crédito, uma delas inclusive foi paga através do site PAGSEGURO. Foram comprados 2 (dois) HDs externo da marca Samsung com capacidade de 1 Tb ao preço de R$ 99,00 cada. Isto ocorreu em 17/08/2012 pedidos 7410 e 7525 com prazo de entrega para 45 dias úteis, conforme descriminado no site "APOS A DATA MAXIMO DE ENVIO QUE É 45 DIAS UTEIS, TEM A DATA DA ENTREGA DO CORREIO QUE É ATÉ 5 DIAS, SE CASO NAO RECEBER EM 10 DIAS APOS A DATA MAXIMO DO CORREIO, FAZEMOS A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO". Só que até a presente data nada de produto. Já perdi a conta de quantos e-mails já enviei para eles, reclamações no RECLAME AQUI e até postei uma reclamação no direito do consumidor do O Globo. Não possuo de muito tempo para a solução de problemas deste tipo, e os representantes da POUCAS HORAS nem mais sequer te dão uma resposta. Chegaram a, de alguma forma, brecar minha entrada no site, acho que é pelo IP sei lá. É que quando tento entrar no site para acompanhar minhas reclamações com a OUVIDORIA recebo de volta "SITE EM MANUTENÇÃO" e quando tento entrar por outro computador funciona normalmente. Bom meu pedido é por um "conselho" que mais posso fazer para pelo menos rever meus direitos. Tenho cópia de praticamente 99% dos e-mails que passei dos que recebi, dos comprovantes dos pagamentos, do anuncio deles, etc. Tem algum modo de obriga-los a me ressarcir o valor suficiente para que possa comprar estes mesmos produtos em uma loja normal? Agradeço desde já pela atenção e por esta oportunidade. Meu e-mail para resposta webberson@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este site PoucasHoras.com.br é um site de Compras coletivas com ruim reputação na Internet, inclusive consta na minha lista de sites não recomendados:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/nao-compre-nestas-empresas.html

      Se você já fez todas as reclamações e não funcionou só resta o Juizado de Pequenas Causas, mas que é demorado e toma tempo. Neste caso reclame, além da devolução dos valores pagos, uma indenização por Danos Morais. Talvez neste caso pague pelo seu tempo desperdiçado.

      Nesta ação coloque o PagSeguro como có-réu, pois normalmente estes sites fogem da justiça "como o diabo da cruz". O PagSeguro não tem como fugir e pode indicar a exata localização do réu.

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  11. fui surprendio com meu nome no Serassa por ter a uol debitado junto a caixa economica em conta corrente que supunha tinha sido cancelada envirtude de ter aberto conta poupança. queria saber como poderia regularizar este impassee?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo você procurar a Caixa Econômica e negociar esta dívida.

      Infelizmente como a Caixa Econômica é uma autarquia, 100% pertencente ao Governo, uma ação no Juizado de Pequenas Causas não iria funcionar.


      Excluir
    2. Caixa econômica é uma empresa pública.

      Excluir
    3. O reclameaqui ajuda (e já me ajudou) mais do que esse site, com certeza.

      Excluir
    4. Respeito sua opinião e por isto publiquei, mas o Reclame Aqui somente funciona para empresas que já de qualquer forma iriam resolver o problema do cliente.

      Para outros casos, que inclusive são a maioria, são apenas um site de registro de reclamações, mas sem maiores efeitos ou informações.

      Eles, por exemplo, não tem nenhum serviço de esclarecimento dos direitos dos consumidores, como é o caso deste Blog.

      Não tiro o mérito deles, afinal são disparado o maior site de reclamações do Brasil, mas os objetivos deles são completamente diferentes do deste Blog, principalmente no que tange ao lucro.

      Excluir
  12. gama df,eu Jesomiro quero fazer uma reclamação sobre o serviço de TV por assinatura da GVT TV.Eu decidi cancelar o serviço no começo de Janeiro,pois toda vez que chovia o sinal caia e não dava pra assistir mais,e toda vez que isso ocorria eu tinha que ligar na operado,liguei no dia 02/03/2013 protocolo 0203201331275484 pedi para corrigir so que o valor permanece o mesmo 265,00. Voltei a ligar novamente no dia 09/03/2013 primeiro atendente,protocolo 0903201335581953,segundo atendente,protocolo 0903201335597955,fiquei no telefone duas horas e cinquenta minutos numa espera sem fim,eles transferem um para o outro até você desistir.Por tanto fica o alerta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesomiro,

      Siga o recomendado no seguinte artigo para resolver o seu problema:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

      Excluir
  13. Ola

    gostaria de saber como proceder para entrar com uma ação contra o Mercado Livre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson,

      Li o seu e-mail e acho que cabe sim uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra o Mercado Livre. Os e-mails servem como prova e você pode pedir a devolução do valor estornado da sua conta corrigido e em dobro, pois trata-se de apropriação indébita, além da reativação da sua conta no Mercado Livre e Mercado Pago e uma indenização por Danos Morais.

      O Mercado Livre não pode transferir a incompetência deles em manter as contas seguras para um usuário.

      Veja a os artigos do Código Criminal que definem Apropriação Indébita:

      “Apropriação Indébita

      Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção:

      Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.”
      “Apropriação de Coisa Havida por Erro, Caso Fortuito ou Força da Natureza

      Art. 169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza:

      Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa.”

      Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

      Excluir
  14. Olá!
    Esta semana fui surpreendida com diversas ligações recebidas do Bradesco Cartões as 7h23 as quais não quis me inteirar do assunto, por ser um momento em que eu ainda estava dormindo, o que me passou um desrespeito por parte da empresa, pois acredito que esse não é um horário apropriado para fazer contato. Bom após várias ligações não atendidas, resolveram me ligar no horário do almoço e então eu resolvi saber do que se tratava. Era uma cobrança de um cartão vencido em 15/04 no valor de R$ 55,11 que não havia sido pago. Eu não recebi qualquer fatura para "sonhar" que tinha algo a pagar. Este cartão pé um cartão que não utilizo e que está sem movimentação a pelo menos uns 2 ou 3 anos. Me instruiram a ligar na central do cartão para saber ao que se referia este débito e como era de se esperar, debitaram o valor de anuidade. Solicitei que cancelassem este cartão ou estornassem o débito e ai me informaram que eu deveria primeiramente efetuar o pagamento do valor em atraso, para somente depois eu questionar a cobrança da anuidade. Achei um absurdo! Sou obrigada a pagar ? Existe alguma punição para uma empresa que 1º não respeita o horário comercial para nos abordar, 2º débita um valorem no seu cartão que se analisassem veriam que não há movimentação ha anos e que por várias vezes já tentei cancelar e eles sempre me isentam de cobrança da anuidade para que eu continue com o cartão, 3º o transtorno que estou tendo e terei para encerrar esta confusão visto que ainda terei que ligar varias vezes para a empresa até que tenha meu dinheiro de volta e o cartão cancelado?
    Gostaria de saber o que posso fazer para contraatacar esta empresa e ainda se devo mesmo pagar o valor que consta como atraso.

    GRata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritinha,

      Infelizmente quando você tentou cancelar e eles te ofereceram o cartão livre de anuidade, provavelmente era por somente um ano e não eterno. Se isto foi te informado não existe o que possa ser feito, mas se não foi te informado, você poderia reclamar de Propaganda Enganosa, conseguir a anulação do débito e o cancelamento do cartão, mas as chances são pequenas, pois você não tem prova disto.

      Quanto às ligações fora de horário comercial, infelizmente ainda não existe uma lei que proíba isto e, portanto, eles estão livres para ligar em qualquer horário. Concordo contigo que isto é uma invasão de privacidade injustificada.

      Você poderia tentar entrar com uma reclamação contra o Cartão Bradesco usando as dicas do seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Talvez com isto você consiga uma solução melhor do que simplesmente pagar e cancelar o cartão.

      Excluir
  15. Quer dizer que se o site do Reclame Aqui não funciona, o seu site resolverá TODOS OS PROBLEMAS em solo nacional? É isso que vc está dizendo? Que o seu site funciona, ao contrário do outro, é isso mesmo? Cuidado com propaganda enganosa, hein? Pode sobrar prá vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tecer um comentário leia direito o artigo e não somente superficialmente. Não digo que o Reclame Aqui não funcione, mas que ele só funciona para empresas que de qualquer forma iriam resolver o problema do cliente e não para empresas que não tem esta disposição de resolver.

      Também jamais digo que meu humilde Blog resolva qualquer problema, apesar do nome Resolva Já.

      Existe também uma diferença básica entre o Reclame Aqui e o Resolva Já. O Reclame Aqui é uma empresa que busca lucro no seu negócio e o Resolva Já é um Blog sem fins lucrativos.

      Mas de qualquer forma sinta-se a vontade de colocar seus comentários neste Blog, pois ao contrário do Reclame Aqui, aqui não tem censura, exceto para palavrões, para poupar meus leitores de baixarias.

      Excluir
  16. Em tempo: não me incomodo se o meu comentário não for postado (sobre vc resolver tudo, inclusive tudo o que o reclame aqui não resolve), por que obviamente este site é tendencioso e ocultará comentários que não lhes sejam favoráveis. Estou ciente disso, mas fica aqui o alerta: antes de estropiar, denegrir, atacar sites alheios, verifique se muitas das pessoas que lá reclamam estão tendo um retorno positivo de suas reclamações, mesmo que o tal site seja apenas repassador de emails. Eu, particularmente, nunca reclamei nem aqui nem lá, mesmo por que costumo resolver minhas pendências diretamente, ao vivo e a cores e se, se não puder assim fazer, dirijo-me aos SAC e demais telefones e outras providências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi postado exatamente porque não omito nenhum comentário, exceto aqueles com palavras de baixo calão.

      Também sei que o Reclame Aqui é um site que em alguns casos é útil e por isto recomendo o uso do mesmo, e de outros sites semelhantes no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      De qualquer forma fique a vontade de colocar novos comentários aqui no Blog. Será sempre bem vindo.

      Excluir
  17. Bom dia!
    Fiz uma compra no site da Netshoes, efetuei o pagamento no boleto(dentro do prazo de vencimento), passados alguns dias recebi um e-mail dizendo que meu pedido havia sido cancelado devido a falta de pagamento. Liguei imediatamente na Central de relacionamento da empresa. Eles abriram um protocolo, e me pediram 10 dias úteis para aprovarem o pedido, aguardei os 10 dias e nada de resolverem. Liguei várias outras vezes e diziam que o prazo estava realmente expirado e que só estavam aguardando o setor financeiro. Até que um dia liguei e pedi meu dinheiro de volta, passei todos os dados(N° DA CONTA, CPF, RG) e me pediram para aguardar mais 10 dias úteis para o setor financeiro aprovar o reembolso, e assim esperei e se passaram os 10 dias e não resolveram nada.Já vai fazer dois meses que fiz o pedido. Esperei todos os prazos que eles me pediram na maior boa vontade e eles ficam nesse descaso comigo, não aguento mais, me ajude. Como devo proceder diante esses fatos? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra a Netshoes pedindo a devolução em dobro e corrigida do valor pago, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir
  18. não comprem nesse site reidooculos.loja2.com.br reidooculos.com.br não envia o produto comprado na loja virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teco,

      Obrigado pelo seu alerta, mas este site já se encontra na lista do blog de sites não confiáveis:

      http://www.resolvaja.com/2009/11/nao-compre-nestas-empresas.html

      Siga o recomendado no seguinte artigo para resolver o seu problema:

      http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.