terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Como Reduzir o Consumo de Água


           Saiba como reduzir o seu consumo de água com dicas bastante simples. Veja a verdade do porquê da falta de água.


PORQUE FALTA ÁGUA

O Brasil é o país com maior reserva de água doce do mundo e apesar de possuir este potencial podemos perceber que sua reserva está mal distribuída. Veja bem, a Amazônia é o estado com mais água doce do mundo, mas é um estado com pouca população se comparado aos outros.

O problema se agrava pela lógica da política no Brasil, isto é, os governos estão só preocupados com a próxima eleição, isto é, com os próximos 4 anos, mas planejamento hídrico se faz a longo prazo, que podem envolver 10 ou 20 anos. Além do mais, os recursos são escassos e as obras, quase sempre, são superfaturadas, mal planejadas e demoradas. Os vazamentos nas redes públicas chegam a ser da ordem de 1/3 de toda água tratada, enquanto nos países desenvolvidos ela não chega a ser 1/10 ou menos.

Outro problema grave é o desmatamento da mata ciliar junto dos rios e dos mananciais, agravado pela ocupação ilegal e desordenada de áreas que deveriam ser preservadas. Esta ocupação é muitas vezes facilitada e incentivada por políticos que querem se eleger a qualquer custo.

PORQUE REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA

Muitas famílias sofrem com a dificuldade em conseguir água rapidamente para suprir suas necessidades. Não é moralmente aceitável, enquanto alguns quase não tem água até para beber, de se desperdiçar água.

Veremos agora maneiras de reduzir o consumo deste bem. Se você já o faz, parabéns, se não, veja agora o que é necessário para reduzir o consumo de água, ter mais qualidade de vida e ao mesmo tempo preservar um bem que não tem valor mensurável: a água.

VERIFIQUE TODO ENCANAMENTO E TORNEIRAS

Olhe atentamente as paredes próximas do registro e torneiras e veja se existe humidade ou vazamento. Se houver, a torneira ou o registro devem ser analisados e posteriormente trocados ou revisados.

Quando ocorre este tipo de problema, a água que fica armazenada na parede faz com que a mesma fique fraca com o passar do tempo, trazendo grande risco à estabilidade da casa.

COMO SABER SE EXISTEM VAZAMENTOS EM MINHA RESIDÊNCIA?

É basicamente um teste em que você deve fazer os seguintes passos:

  • Feche todas as torneiras, registros, chuveiros e o que mais houver em sua residência;
  • Trave a boia na caixa d'água;
  • Veja o nível em que a água está na caixa e marque fazendo um pequeno risco;
  • Após aproximadamente duas horas, volte e verifique se o nível baixou;
  • Se o nível baixou, significa que existe vazamento em algum lugar da casa, caso contrário, não há vazamentos.

REAPROVEITE A ÁGUA UTILIZADA NA LAVAGEM DE ROUPAS

Armazene em baldes ou tambores a água que seria jogada fora da máquina de lavar roupas. Esta água pode ser utilizada para lavar o chão, quintais, banheiros e cozinhas.

Quando a água estiver armazenada em algum balde ou tambor, tome cuidado para que esteja tampada para não correr risco do mosquito da dengue se alojar nestes locais.

Fazendo isto você está reduzindo o consumo de água e ao mesmo tempo economizando dinheiro. Faça este teste e veja a diferença em sua conta de água após algum tempo. Não precisa ser muito tempo, em poucos dias você já verá uma grande diferença.

REAPROVEITE A ÁGUA DA CHUVA

É possível criar sistemas de aproveitamento da água da chuva. Existem residências que tem uma caixa d’água que não fica na laje da casa, mas em um lugar baixo, pois ela recebe a água que vem das calhas. É feito um encanamento que conduz a água que cai no telhado ou laje e o conduz até a caixa.

Caso, você não queira fazer toda esta estrutura, que por sinal não é difícil, faça de um jeito bem simples utilizando baldes e tambores na chuva. Esta água não é para ser consumida, mas utilizada para lavar, limpar, regar, etc.

Existem empresas especializadas em sistemas de aproveitamento de água e que fazem toda estrutura necessária para aproveitamento da água.

Gostaria de agradecer a colaboração de Micael Petrúcio do Blog QueroLimparMeuNome.com pelo artigo.

          Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início.

           Se quiser mais detalhes sobre este assunto, ou algum esclarecimento, escreva um comentário no final desta página.

          Veja também:

2.218 comentários:

  1. Obrigado Márcio!

    A falta de água é um problema que temos que nos preocupar em como resolver. Estas são maneiras simples de se começar...

    Micael Petrúcio!

    ResponderExcluir
  2. Micael,

    De nada.

    Obrigado a você por se dispor a colaborar com o Blog.

    ResponderExcluir
  3. ola marcio , fiz uma compra de um vestido de noiva que custou 199,00 dolares mais paguei uma taxa de 30 ,00 dolares para chegar mais rapido porem ainda nao terminaram o vestido estao dentro do prazo ainda . qual e o risco de eu ser taxada e o valor disso vc sabe . obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, comprei um auto falante para o meu sitema de som na loja premier shop, ai o produto nao chegou e recebi um email dizendo que nao havia mais em estoque, comprei no cartao de credito ja paguei 3 parcelas e nada do extorno, o que posso fazer? devo acionar a justiça assim lucrando uma grana, ou eles estao dentro da lei de demorar 3 meses e ainda nada de me extornar?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, a dúvida é a seguinte depois de autorizar a fazer
    a manutenção em um monitor desisti e esqueci de ligar para a loja, agora a
    assistência técnica me ligou dizendo que o monitor esta pronto, eles podem
    exigir que eu pague o conserto?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Comprei um iPhone em Março do ano passado e em Outubro ele deu defeito, a Apple trocou por outro aparelho. Porém hoje, quatro meses depois o novo aparelho está com o mesmo defeito... posso pedir meu dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
  7. Queria saber, eu ja esto indo fazer o teste físico segunda, esto em SP mais preciso ir para Ba, oq vai acontecer? Caso eu fassa transferência para BA? Pode ou não? Ou oq vai acontecer?

    ResponderExcluir
  8. Qndo tirei minha reservista escolhi não servir o exercito só q agora tenho 19 anos e qro servir posso???

    ResponderExcluir
  9. Ola boa noite.
    Eu tenho um celular LG e mes que vem ele vai fazer um ano, ja levei na garantia mais ele ainda ta com defeito. Meu celular ta bem conservad, nao ta estragado por mal uso. Eu tenho o direito de pedir outro aparelho celular?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Comprei um tablet e.descobri que ele foi usado porque tinha fotos já. Qual é o meu direito por favor?

    ResponderExcluir
  11. FUI ABORDADO , ONTEM QUANDO ESTAVA NO ESTACIONAMENTO DE UM SUPERMERCAD, POR UM CASAL,QUE SE DIZIA REPRESENTANTES DE UMA MARCA DE PANELAS E OFERECEU UM CONJUNTOS DE PANELAS DA MARCA GLAMOUR, DIZENDO ELAS QUE SE TRATA DE UM PRODUTO DE ALTA QUALIDADE, ANTI ADERENTE, E QUE FAZ BEM A SAÚDE E QUE ESTARIA COM UMA PROMOÇÃO DE 50%.

    COMPREI UM JOGO DE PANELA ACREDITANDO QUE ESTARIA GANHANDO OUTRO, FUI INGÊNUA AO ACREDITAR. ALÉM DISSO, A GARANTIA SERIA DADA , REGISTRANDO O NÚMERO DA OPERAÇÃO, NO SITE DA EMPRESA, QUE CONSTAVA NA EMBALAGEM(WWW.PANELASGLAMOUR.COM.BR).

    ATÉ AI TUDO BEM, FOI QUANDO CHEGUEI EM CASA E FUI PEGAR INFORMAÇÕES SOBRES ESTAS PANELAS E ME DEPAREI QUE TINHA SIDO ENGANADO, VÁRIAS RECLAMAÇÕES POR TODO PAIS DESTAS PANELAS FALSIFICADAS, QUANDO ACESSEI O SITE E O MESMO NEM SEQUER ABRE.

    O UNICO SITE QUE PUDE ENCONTRAR É ESTE http://panelasglamour.nafoto.net/ E COMO PODEM VER CONTÉM INÚMERAS RECLAMAÇÕES, TODAS NO MESMO ESQUEMA DE ABORDAGEM E VENDA PORTA EM PORTA.

    POR GARANTIA SOLICITEI IMEDIATAMENTE O CANCELAMENTO DA COMPRA PELO ATENDIMENTO TELEFÔNICO DOS CARTÕES CAIXA , POIS NÃO VOU USAR ESTES PRODUTOS DE ORIGEM DUVIDOSA, JÁ QUE FUI LUBRIDIADO À COMPRAR. NO ENTANTO, FUI INFORMADA QUE NÃO PODERIAM FAZER MAIS NADA. UM VERDADEIRO ABSURDO, POIS NÃO PERMITIU QUE EU ME DEFENDESSE DE UM GOLPE.
    NESSE CASO, A CAIXA PODE SE NEGAR A CANCELAR A COMPRA?

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma tatuagem no antebraço e mesmo com a farda vai aparecer... Eu posso servir como temporaria stt assim mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. Fiz uma compra na loja Casas Bahia de uma lavadora. Na entrega eles não quiseram testar e pediram para que ligássemos para o técnico. Eles querem cobrar que o técnico venha montar a lavadora. Isto é correto?

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma tatuagem de 15cm no braço e mesmo assim aparece na farda... e quero servir como sargenta temporaria... posso?

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde , comprei pelo site de Americanas Refrigerador Brastemp Ative Inverse BRE50 422 Litros Smart Ice Inox 110v o dia 06/01, instalei ele apos uma semana devido a que estou morando em uma casa nova. Apos de 15 dias de uso, parou de refrigerar. Além da perda de todo os produtos perecíveis, o serviço técnico me atendeu após de 5 dias de solicitar a revisão. Ainda eles pediram 10 uteis para reparar a falha ( motor de ventilação apresentava-se Gasto) o técnico me perguntou se comprei no saldão (pelas características da falha) Eu comprei o produto lacrado e novo. Qual será minha melhor opção de reclamação. estou muito chateado com o site, e com a marca Brastemp e quero um Refrigerador NOVO no mesmo modelo. Não aceito que o produto apresente desgaste, pois paguei por um produto novo. Não quero que seja reparado, acredito que 15 dias de uso não seja um prazo suficiente para estragar um peça tão importante. Imagino que esse produto veio gasto e estava NOVO.
    Agradeceria que me orientem para poder resolver meu caso.

    ResponderExcluir
  16. Olá,


    Comprei uma televisão da Sony no site Efácil, recebendo na data 11/12/2013.


    Ontem, no dia 05/02/2014, a televisão apresentou um defeito no display sem motivo aparente. O que me levou à suspeita de um Vício Oculto.


    Entrei em contato com a assistência técnica explicando todo o caso, e eles me disseram que esse tipo de problema não tem concerto. E que provavelmente só comprando outro display, que sairá no valor de uma tv nova.


    Como a assistência técnica é em outra cidade, e a Sony afirma que meu produto está fora da garantia legal, não tenho como pagar para levar até a assistência técnica autorizada. Apenas conversamos pessoalmente.


    Gostaria de saber como devo proceder nesse caso:


    - A Assistência técnica não pode pegar a tv pq não posso pagar pelo serviço;
    - O defeito deriva de um problema na qualidade do material, mas não posso pegar um laudo técnico devido ao item anterior.


    A vida útil do aparelho é de mais de 3 anos, como é possível uma tv tão bem cuidada como a minha, sem uma marca de arranhão, apresentar um problema tão grave de de alto custo? Levando à conclusão do Vício Oculto.


    Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Boa Noite, Marcio queiria falar com você! Meu Nome é Deyvid, se puder fazer esse favor min responda a esta mensagem, Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite dia12/01 me reapresentei no quartel pela 2 vez e fui encaminhado para outro quartel dia 23/02 mais so que eu nao quero servir por opçao e por conta de alguns ploblemas tanto de saude como pessoais tenho meu braço esquerdo fraturado e colado errado estou com o raio-x e o atestado medico e minha namorada esta gravida de mim de 5 meses tenho o atestado aqui tbm e atualmente trabalho de carteira assinada sera que tenho chance de ser dispensado ou nao?
    desde ja te agradeço

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, comprei um mini system no no extra, o prazo de entrega foi de 16 dias ulteis, o prazo venceu e nao recebir o produto, ai entrei em contato com a loja e a atendente mim falou q teve um atraso por parte da transportadora e que eu esperasse até o proximo dia q ia chegar, ai quando foi no outro dia a transportadora mim entregou o mini system.
    Quando foi com uma semana depois, os correios mim entregaram outro mini system q o extra mandou com nota fiscal e tudo. e agora o que que eu faço?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, no dia 18/01 comprei um micro-ondas no site
    extra.com e desde então só tenho tido transtornos. Estou há 20 dias sem micro-ondas
    porque além ter demorado 13 dias para ser efetuada a entrega, me entregaram no
    dia 31/01 um aparelho que não liga.

    Imediatamente pedi a troca do aparelho. Eles me informaram
    que não tinham mais o aparelho no estoque e que me enviariam o vale compras ou
    fariam o cancelamento da compra e tal.. Recusei essas duas opções, porque eu
    não conseguiria mais aproveitar a oferta que também já se esgotava em outros
    sites e o Art. 35 do Código de Defesa do Consumidor deixa claro que se um
    produto é ofertado em promoção via publicidade e ele “acabou” em estoque, o consumidor pode escolher outro similar da mesma ou outra marca, mesmo que mais caro e pagar o preço idêntico ao do ofertado. Pois bem, lutei pelos meus direitos e
    depois de muita troca de e-mails e uma queixa no Reclame Aqui, eles resolveram
    trocar o meu produto pelo similar.

    Informaram-me por e-mail que farão a coleta do produto
    quebrado no dia 23 de fevereiro e somente depois, quando derem baixa no CD é
    que me enviarão outro e-mail me informando a data da entrega do novo aparelho.

    Eles podem me fazer aguardar tanto tempo assim? Estou quase
    um mês sem micro-ondas e ficarei mais tempo por causa da má qualidade do
    serviço do extra.com.?

    Sinto-me muito prejudicada com a falha deles. Posso exigir
    um prazo mais curto? Tenho esse direito como consumidor ou não? Há algum artigo
    no Código de Defesa do Consumidor que nos apoia sobre prazos de troca e
    entrega? Por favor me informe se posso acelerar esse prazo ou terei mesmo que
    aguardar esse tempo todo.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Parabéns pelo blog!! Gostei muito!!

    ResponderExcluir
  21. Caso eu sirva ao exercito eu posso me transferir de cidade e servir em outro quartel? tipo sou gaucho e quero ser transferido pra outro estado tipo RJ,SP...

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,comprei um carro na agência dei uma entrada de 20mil e financiei 16mil,o carro já foi para conserto 5vezes pelo responsável da loja de carros. Faz 2meses e15dias que eu comprei o carro,sendo que nesse tempo fiquei apenas 19dias com o carro. Perdi a confiança nesse carro e consequentemente na loja.A minha grande dúvida é: Posso devolver o carro e pegar meu dinheiro que dei na entrada, e como faço referente ao financiamento devido ao banco. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu estou querendo compra um produto nas casas bahia ai eles perguntam seu eu quero garantia de 12 mesês se eu não ativa esta garantia e o produto vim estragado eu posso troca caso o produto chegar hoje e eu abri e ver que da estragado ?

    ResponderExcluir
  24. Tenho chances de ainda ser dispensado? no dia 08/01 fui Designado para comparecer ao 7º Bec (Batalhão de Engenharia de Combate) em 09/02 para realizar a seleção complementar. Quero muito servir. Existe ainda alguma possibilidade de dispensa? :\

    ResponderExcluir
  25. Ola estou querendo compra um produto ai eles perguntaram se eu quero adicionar o seguro garantia estendida ai eu não quero , se eu não ativar é o produto chegar na minha casa estragado eu posso trocar ?

    ResponderExcluir
  26. Mateus,

    Se o seu problema é real, seja bastante claro para o médico na hora da Seleção Geral. O ideal é trazer um atestado, mas mesmo sem o atestado, desde que o seu problema seja real é possível que o médico constate o problema e te dispense.

    ResponderExcluir
  27. Júlio,

    Não é o caso. Tanto faz, pois a processo de escolha só começa no final do prazo do alistamento.

    De qualquer forma sua chance de ser escolhido é muito pequena, pois você já está cursando uma faculdade.

    O máximo que podem fazer é te encaminhar para a Seleção Complementar no CPOR ou NPOR. Nesta seleção, se você seguir as dicas do artigo acima, será dispensado.

    ResponderExcluir
  28. Camila,

    Você pode entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o vendedor (se tiver o nome, CNPJ e endereço do mesmo) e o Mercado Livre (que recebe comissão sobre a venda, portanto é corresponsável pela mesma), pedindo a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja um modelo de petição no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    ResponderExcluir
  29. Elizio,

    Sim se a entrega foi feita a menos de 7 dias atrás. Este direito está previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que não prevê limitações do cliente testar o produto.

    Se o Extra se negar a fazer a devolução entre com uma reclamação conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    ResponderExcluir
  30. Carlos,

    Depende do teor do processo. Sem saber o que a parte está afirmando e reclamando não é possível dar um parecer.

    De qualquer forma, o ideal num caso destes é tentar resolver através de um acordo, nem que seja o pagamento dos cheques, pois um advogado pode sair mais caro.

    Lembre-se de qualquer forma, que um acordo só é válido se for feito dentro da justiça e não por fora, já que o processo já está em andamento.

    ResponderExcluir
  31. Matheus,

    Até final de junho deste ano. O ideal é ir o mais cedo possível, já que tem menos filas.

    ResponderExcluir
  32. Kevin,

    Dificilmente eles colocam para servir como recruta quem esteja cursando uma universidade. Eles podem te encaminhar para a Seleção Complementar no CPOR ou NPOR (cursos de formação de oficiais da reserva). Neste caso, para você ser dispensado, siga as dicas do seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2011/07/alistamento-militar-2011-2012-dicas.html

    ResponderExcluir
  33. Davi,

    Não sei se entendi direito sua pergunta. O Serviço Militar Obrigatório só pode ser cumprido no município que a pessoa reside, portanto não entendi como te enviaram para outro estado.

    Para você regularizar sua situação, somente procurando a Junta Militar mais próxima da sua residência, pagar a multa pelo não comparecimento, e comparecer na nova data marcada.

    ResponderExcluir
  34. Fabio,

    Na Bahia você terá que ir na Junta Militar, mais próxima da sua residência, para que te marquem uma nova data e você continuar o processo seletivo neste estado. Se o seu comparecimento na Junta Militar for antes da data marcada para o próximo comparecimento, você não terá que pagar multa nenhuma.

    ResponderExcluir
  35. Leo,

    Se só faltava o juramento a bandeira, o procedimento é semelhante a pedir uma 2a via do Certificado de Dispensa de Incorporação. Veja como no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/03/2-via-de-certificado-do-servico-militar.html

    ResponderExcluir
  36. David,

    Quando a pessoa é designada para um quartel específico, é quase certo que ela venha a servir. Neste caso não há mais muito o que fazer. Somente haverá uma dispensa, num caso raro de mudança de decisão de última hora.

    ResponderExcluir
  37. Maria Daguia Brito Brito9 de fevereiro de 2015 às 06:00

    bom dia sou maria comprei um carro ah seis meses com um mes deu problema levei no estacionamento que comprei e fingiram que consertaram depois dessa foi mais 4 vezes para a loja e fingiram de novo que consertaram tenho todas as notas dos consertos, se eu entregar para o estacionamento eles mim devolvem o dinheiro que paguei ate agora.

    ResponderExcluir
  38. Realmente meu problema é real , como você me recomendaria falar com o médico sobre o meu problema ? E tipo nesse dia 08/06/2015 que tenho que voltar lá no quartel , caso eu sirva oque eu irei fazer lá nesse dia ? Já irei para ficar ou não ?

    ResponderExcluir
  39. Marcelo,

    Cabe sim. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    ResponderExcluir
  40. Gabriel,

    Não tem direito a troca neste momento. Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou
    lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente
    depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o
    valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um produto novo (a escolha é do cliente).

    ResponderExcluir
  41. Fatima,

    Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a loja, pedindo a anulação do débito inexistente, a imediata retirada do seu nome do SPC/SERASA, sob pena de multa diária, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  42. Hawany,

    Não está certa, mas ela pode te dar uma rasteirinha igual nova para resolver o problema, que talvez não seja o melhor para você.

    Qualquer produto durável, que é o caso de uma sandália rasteirinha, tem no mínimo 90 dias de garantia.

    Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou
    lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente
    depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o
    valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um
    produto novo (a escolha é do cliente).

    ResponderExcluir
  43. Allan,

    Eles são obrigados a entregar o produto vendido, já que a compra é como um contrato que obriga as duas partes. Entre com uma reclamação, contra o Ponto Frio, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

    Se não resolver, entre com uma ação, contra o Ponto Frio, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  44. Frank,

    Eles estão completamente errados. Uma entrega não pode demorar 3 meses. Entre com uma ação, contra a Premier Shop, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  45. Juliano,

    Não, mas por outro lado você perde o Monitor. Normalmente a Assistência Técnica, tem uma regra que estipula que se o produto é abandonado por mais de um determinado prazo (normalmente entre 30 e 90 dias), o produto passa a ser propriedade da Assistência. Isto está na ordem de serviço que você autoriza.

    ResponderExcluir
  46. Amanda,

    Não. Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um produto novo (a escolha é do cliente). O código não prevê a questão de várias entradas na Assistência Técnica pelo mesmo motivo. Cada entrada começa a contar novamente o prazo de 30 dias para uma solução.

    ResponderExcluir
  47. Lilian,

    Não. Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou
    lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente
    depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o
    valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um
    produto novo (a escolha é do cliente). O código não prevê a questão de
    várias entradas na Assistência Técnica pelo mesmo motivo. Cada entrada
    começa a contar novamente o prazo de 30 dias para uma solução.

    ResponderExcluir
  48. Isabel,

    Trata-se de "propaganda enganosa", isto é a venda de um produto usado como se fosse novo. Você tem o direito a troca por um produto novo ou a devolução do valor pago corrigido. Se a loja se negar, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a loja, pedindo a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  49. Diana,

    Claro que não. Você tem todo o direito ao cancelamento da compra. Isto está previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que dá este direito para compras efetuadas fora da loja, num prazo de até 7 dias da entrega do produto.

    Se você não recebeu, não aceite a entrega. Se você já recebeu e está em dificuldade de entrar em contato com eles, registre uma reclamação, contra as Panelas Glamour, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    Se eles insistirem em não te devolver o valor pago, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra as Panelas Glamour, pedindo a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  50. Cleide,

    Sim. Normalmente a venda de lavadora não está incluso a instalação (como também de fogão, aquecedor, bebedouro, etc.). Este serviço é bastante simples e pode ser feito por qualquer bombeiro que te cobrará muito mais barato que a Assistência Técnica do fabricante sem você perder o direito a garantia.

    ResponderExcluir
  51. Túlio,

    Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou
    lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente
    depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o
    valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um
    produto novo (a escolha é do cliente).

    Mas como no seu caso o técnico levantou uma suspeita que o produto tivesse usado, sugiro você entrar com uma reclamação, contra as Americanas e a Brastemp, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    Talvez eles te proponham uma solução melhor, já que ninguém gosta de propaganda negativa.

    ResponderExcluir
  52. Leandro,

    Infelizmente não é tão fácil provar o vício oculto e não será um técnico de uma Assistência Técnica da Sony que te dará este laudo.

    O vício oculto se caracteriza por um defeito de fabricação que independente do uso do produto prejudique a sua usabilidade, como por exemplo um cinto de segurança que não trave na hora de um acidente.

    No seu caso, o defeito apareceu após o uso do produto por um período de mais de um ano e neste caso fica muito difícil caracterizar vício oculto.

    O fabricante não tem nenhuma obrigação legal de fabricar produtos que durem muito mais do que a garantia, apesar de que na prática a maioria dos produtos dura mais. Não acho isso justo, mas esta é a sociedade de consumo e desperdício que vivemos.

    Cabe ao consumidor comprar produtos que tenham uma boa durabilidade e não comprar e fazer propaganda negativa de produtos com baixa durabilidade.

    ResponderExcluir
  53. Naldo,

    Nada, por enquanto. Guarde o outro Mini System na caixa por um período de 6 meses. Se neste período não houver nenhum contato para a devolução do produto duplicado você pode considerar o produto como seu.

    Você não é responsável pelos erros do site e nem é obrigado a entrar em contato com eles por isto.

    ResponderExcluir
  54. Vanderlice,

    Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um produto novo (a escolha é do cliente).

    No seu caso os 30 dias se encerrariam no dia 2 de março. Se até esta data eles não te entregarem o outro micro-ondas, entre com uma ação contra o Extra e o fabricante do micro-ondas, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    ResponderExcluir
  55. Estevão,

    Não. Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou
    lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente
    depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o
    valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um
    produto novo (a escolha é do cliente). O código não prevê a questão de
    várias entradas na Assistência Técnica pelo mesmo motivo ou outro motivo. Cada entrada
    começa a contar novamente o prazo de 30 dias para uma solução.

    ResponderExcluir
  56. Karyny,

    Todo o produto já vem com uma garantia mínima de 90 dias. O fato de você ter Garantia Estendida não altera seus direitos no caso do produto chegar estragado na sua casa. A maioria das lojas troca um produto nesta condição em até 3 ou 7 dias da entrega.

    Não recomendo a compra de Garantia Estendida, pois é um serviço caro e, normalmente, presta um ruim serviço para o cliente. Veja o seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/04/como-comprar-apolices-de-seguro.html

    ResponderExcluir
  57. Maria,

    Não. Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou
    lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente
    depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o
    valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um
    produto novo (a escolha é do cliente). O código não prevê a questão de
    várias entradas na Assistência Técnica pelo mesmo motivo ou outro
    motivo. Cada entrada começa a contar novamente o prazo de 30 dias para
    uma solução. Aconselho você a testar o carro antes de tirar do conserto, pois se o problema persistir o prazo continua contando.

    ResponderExcluir
  58. Nilza,

    Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial
    Civil), contra o Banco do Brasil, pedindo a devolução em dobro e corrigido do valor descontado indevidamente da sua conta, conforme determina o artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor ("Art. 42 - Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável."), além de uma
    indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  59. Marcos,

    Se tudo isto foi feito informalmente, sem nenhum contrato, uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) seria perca de tempo.

    Se esta pessoa está te devolvendo em parte, mesmo que muitos furos, o ideal é você entrar num acordo, mesmo que seja a longo prazo, pois um processo talvez até diminuísse as chances de você receber.

    ResponderExcluir
  60. Helidon,

    Sim. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a Claro, pedindo a anulação dos débitos inexistentes, a imediata retirada do seu nome do SPC/SERASA, sob pena de multa diária, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  61. Obrigada por ter respondido. Mas ainda estou com uma dúvida..

    Mesmo se tratando de um produto considerado como "essencial a subsistência", como no caso o micro-ondas, eu não teria o direito de exigir que acelerassem o processo de coleta e troca?

    § 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo (18) sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial. (CDC)

    "O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas mencionadas no Art.18 do CDC sempre que não for possível a substituição das peças sem que o produto perca as suas características, qualidade ou valor, como por exemplo cosmético, produto de limpeza, colchão; ou em caso de produto essencial à vida, segurança e subsistência, como medicamento, aparelho para tratamento médico, alimento, fogão, microondas, geladeira e freezer."

    http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=604



    Agradeço mais uma vez e aguardo por mais essa informação.

    ResponderExcluir
  62. Deyvid,

    Deixe sua mensagem como comentário no Blog que respondo.

    ResponderExcluir
  63. Gleison,

    Pelo seu perfil suas chances de ser dispensado são grandes. Não esqueça de trazer os atestados e a Carteira de Trabalho.

    ResponderExcluir
  64. Junior,

    Não, isto raramente ocorre com recrutas. Normalmente a pessoa é designada para servir num quartel no próprio município onde reside.

    ResponderExcluir
  65. Jeziel,

    Vai depender dos testes físicos e escritos que você fizer. Quanto melhor nos testes, maiores são as chances de servir.

    ResponderExcluir
  66. Mateus,

    Seja bastante honesto, fale como você se sente quando faz atividades físicas. Diga que você tem taquicardia quando submetido a muito esforço.

    Neste dia começa a Seleção Geral, onde é feito o exame de saúde e começam os testes físicos. Nada é decidido nesta data a não ser que eles se convençam que seu problema de saúde é sério. De outro modo a seleção continua em outras etapas.

    Se você quiser aumentar suas chances de ser dispensado, siga as dicas do artigo acima.

    ResponderExcluir
  67. Obrigada por ter respondido minha pergunta.
    Mas ainda estou com uma dúvida..


    Mesmo se tratando de um produto considerado como "essencial a subsistência", como no caso o micro-ondas, eu não teria o direito de exigir que acelerassem o processo de coleta e troca?

    § 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo (18) sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial. (CDC)

    "O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas mencionadas no Art.18 do CDC sempre que não for possível a substituição das peças sem que o produto perca as suas características, qualidade ou valor, como por exemplo cosmético, produto de limpeza, colchão; ou em caso de produto essencial à vida, segurança e subsistência, como medicamento, aparelho para tratamento médico, alimento, fogão, microondas, geladeira e freezer." www.procon.sp.gov.br/te...

    Agradeço mais uma vez e aguardo por mais essa informação.

    ResponderExcluir
  68. Vanderlice,


    O parágrafo do artigo é correto, o problema é a interpretação do que é "essencial".



    O Procon-SP tem a sua interpretação, que você colocou no seu comentário, mas esta interpretação não é unânime da justiça.


    Se esta interpretação fosse unânime não haveria redes de Assistência Técnica para consertar fogões, micro-ondas, geladeiras e freezer, já que o consumidor poderia imediatamente requerer a devolução do valor pago corrigido, além de eventuais perdas e danos, como é a opção II do parágrafo 1o do artigo 18.


    De fato esta interpretação é rara, e vale principalmente para casos de problemas de saúde onde o uso de um aparelho é caso de "vida ou morte".


    Na prática estas opções só podem ser usadas se ultrapassar o prazo de 30 dias para resolução do problema em garantia.

    ResponderExcluir
  69. Olá bom dia, gostaria de saber se as pequenas causas só atende esses tipos de processos citados no texto acima, ou se atende outros tipo... Preciso processar 2 pessoas pela área cível por calunia difamação, chantagem, entre outras coisas, e possuo provas e testemunhas sobre o caso.. Foi algo bem grave, existe a forma de recorrer a isso sem ter advogado pelas pequenas causas? porque pelo que li defensor publico nao atende a área tambem

    ResponderExcluir
  70. Fui na selecao complementar hj fiz entrevistas passei no medico, dentista e mandaram voltar dia 24 01 15 com 4 copias de varios documentos e mandou levar tbm tipagem sanguinea o que quer dizer isso?(esta escrito no cam designado para selecao Complementar)

    ResponderExcluir
  71. Oi marcio é davi novamente, vou tentar explicar melhor fui mim alistar disse à eles que não queria servi pos tava ajuntado dinheiro pra fazer um curso pra mim poder ajudar minha família,mim apresentei passei em tudo achei que eles iriam min dispensa lá más não foi isso que aconteceu fui até o quartel da marinha pos disseram que seria lá que eu tinha que dizer que não queria servi. Falei lá tudinho mas eles mim deram um papel pra assinar e tinha dizendo que se eu não comparecesseno dia da viajem iria ser preso tow preocupado já faz um ano que eu tow sem reservista trabalho pra ajudar meus avós em casa não posso servi eles são de idade queria saber o que eu faço pra receber minha reservista. Já estava desconfiando que eles querian que eu ficasse pos fiz provas de perguntas na marinha exame de sangue. O que eu faço desculpa por esse excesso de texto.tenho medo de eles mim prenderem

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde, meu nome é Thiago e tenho 18 anos.
    Bem, eu me alistei na junta de serviço militar ano passado em outubro(perdi o prazo e paguei uma multa), e me mandaram comparecer esse ano em Agosto, mas agora estou em treinamento em uma empresa e lá eles exigem que eu tenha a reservista em mãos ou uma declaração da junta falando que eu fui dispensado, e aí, se eu for na junta eles podem me dar essa declaração para eu poder entregar na empresa ou o que eu poderia fazer?

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde Marcio, poderia me tirar uma duvida por favor?
    eu comprei de uma pessoa física varias unidades de um produto e paguei a vista. Esta pessoa me entregou metade sem falar nada (achei que tinha entregue tudo, e na hora não contei pois ja conhecia a pessoa que me vendeu - ele é meu vizinho). Um dia depois conferi a quantidade e vi que só tinha metade! Fiz um novo recibo declarando que só tinha recebido a metade e a outra metade receberia numa data a combinar com o vendedor. Ele assinou sem problemas e me prometeu que rapidamente me entregaria o restante. Isto foi em novembro de 2014. Desde então eu ligo cobrando, ele marca uma data para me entregar e fura. Agora na ultima semana de janeiro liguei pedindo meu dinheiro de volta (e devolveria o que foi vendido, já que até agora não usei). Como era de se esperar, ele está me enrolando para devolver o dinheiro. Eu posso prestar queixa no juizado de pequenas causas?
    E tenho testemunhas também, não sei se isso ajuda.
    Obrigada
    Thais

    ResponderExcluir
  74. A minha duvida maior é o fato de estar com metade da mercadoria já em mãos! Deixando claro que preciso de tudo para começar a trabalhar. E também por ter sido feito entre pessoas fisicas e não juridicas.

    ResponderExcluir
  75. Eu fiz o alistamento na Bahia fui dispensado e marcaram a jura da bandeira pro dia 20 de março mais vou me mudar esse fim de semana para São Paulo oq eu devo fazer ? Será q lá eu tenho q fazer tudo de novo e corro o risco de servir ?

    ResponderExcluir
  76. Gleison,

    De nada.

    Fique à vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  77. Krystian,

    Se você não passar no CPOR será dispensado do serviço militar. Muito raramente eles pegam para servir como recruta alguém que esteja cursando uma faculdade.

    ResponderExcluir
  78. Gabriel,

    Ainda está no processo seletivo, mas quando pedem mais documentos significa que pode estar perto de ser selecionado para servir.

    ResponderExcluir
  79. Thiago,

    Não. Isto só acontecerá se você for dispensado no final do processo seletivo.

    ResponderExcluir
  80. Aline,

    Você pode entrar com uma queixa criminal numa Delegacia Policial que encaminhará, ou não, a queixa para se transformar numa ação criminal. Neste caso a ação é pública e não necessita de advogado, já que neste caso o Promotor de Justiça é que faz este papel.

    Se estas pessoas te causaram prejuízo em função dos seus atos, você pode entrar também com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), pedindo uma indenização por Danos Materiais (tudo que você comprovadamente tenha perdido em função dos atos destas pessoas), além de uma indenização por Danos Morais (que não precisam de comprovação).

    ResponderExcluir
  81. Eliade,

    Depende do valor dos consertos necessários. Abaixo de 20 salários mínimos, pode ser dado entrada no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), sem advogado, se ultrapassar 20 salários mínimo será necessário advogado, se ultrapassar 40 salários mínimos somente na Justiça Comum com advogado.

    Pelo que você relata, praticamente teria que ser uma reconstrução da casa, já que a mesma não foi feita numa base sólida, com isto o valor pode ultrapassar em muito os 40 salários mínimos. Neste caso sugiro você conseguir o auxílio da Defensoria Pública no seu estado para entrar com um processo na Justiça Comum de forma gratuita.

    ResponderExcluir
  82. Thais,

    Sim, desde que você tenha o nome completo e CPF dele. Entre com uma ação conforme descrita no seguinte artigo (adaptando para o seu caso):

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  83. Thais,

    O fato de ser uma entrega parcial e ser entre Pessoas Físicas não altera o caso. O Código de Defesa do Consumidor não distingue Pessoa Jurídica de Física.

    A única dificuldade que você pode ter é de provar a transação e, se ganhar a ação, da pessoa não pagar.

    Neste caso você pode pedir para que o Juiz bloqueie o valor ganho em alguma conta bancária do vendedor. Se ele não tiver nenhum saldo, neste caso você pode pedir que o nome dele seja incluso no SPC/SERASA, mas este é o seu último recurso.

    ResponderExcluir
  84. Maria,

    Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou
    lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente
    depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o
    valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um
    produto novo (a escolha é do cliente).

    Só que a Garantia Estendida é regulada por regras próprias que constam em um contrato. Antes de saber seus direitos você tem que verificar o que consta no Contrato de Garantia Estendida.

    Sugiro você entrar com uma reclamação, contra a loja que te vendeu o produto o fabricante do tablet e empresa da Garantia Estendida, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    Talvez, neste caso, te proponham uma solução melhor.

    ResponderExcluir
  85. Ei boa noite queria tirar uma duvida eu fiz uma compra pela internet recebi o produto 1 depois ele deu defeito manda para eles pois o produto tem garantia de um ano a pessoa recebeu o produto e disse q o produto chego bem agora me disse que a garantia nao cobre pq o produto chegou quebrado eu queria saber o que devo fazer pois tenho prova onde a pessoa fala comigo que o produto nao sofreu danos no envio o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  86. Olá por favor se voce poder tirar uma duvida....eu e meu vizinho estamos sendo prejudicado por outra casa que fica a cima da nossa , esta outra casa encheo nossas paredes com terra e não fizeram a trenagem que era pra ser feita isso a uns anos....conclusão : está entrando agua junto com barro na minha cozinha, a parede está enchando e começando a seder correndo risco de cair, devido a pressão d terra em nossas paredes..... fomos conversar com a mesma o qual se esquiva de fazer um muro pra resolver essa situação, disse que se a justiça falar pra ela fazer ela não fazer nada !!!! será que posso entrar com pedido nas pequenas causas? deve ficar por volta de uns 18.000 pra resolver.....fico no aguardo obrigada !!!

    ResponderExcluir
  87. coloquei um aparelho telefonico na acistência técnica como já era pela quarta vez consecutiva acabei colocando a causa no PROCOM e recebir o reembolso agora a empresa quer o aparelho quebrado e eu não o tenho mais . E obrigado a devolução do aparelho danificado?

    ResponderExcluir
  88. Comprei um carro em Dezembro de 2014 eo cara que me vendeu ficou de me entregar o recibo e documento novo pois estava no despachante pois ele tava passando pro nome dele e iria ficar pronto na mesma semana fui no despachante verificar se estava mesmo lá ele disse que sim porém o despachante está enrolenrolando ele pra entregar e não ficou pronto ainda puxei o reinavam e ainda consta o ipva falei pro ex dono fazer um b.o é nada sempre ligo e mando mensagens mais raramente ele me respondeu é sempre a mesma desculpa vou no despachante do mesmo também fica enrolando oque devo fazer

    ResponderExcluir
  89. Olá , eu passei em todas as etapas da seleção complementar. Fui hoje ao quartel e passamos por oficinas de trabalho, como eu tenho curso de web designer , eu fiquei na area de informatica, como já disse eu quero servir e hoje eles mandaram voltar dia 19/2/2015 para saber quem vai servir mesmo ou não vai , será que eu vou servir?

    ResponderExcluir
  90. Olá.
    Comprei um martelo demolidor para minha empresa de locação. O equipamento foi vendido para mim como o de 30kg por 5 mil reais. Ele seria o mais potente da categoria, porém a alguns dias descobri que o equipamento na verdade é o de 16kg, ou seja, menos potente e mais barato, por 3 mil reais. Eu comprei a mais ou menos 1 ano. Tenho a nota fiscal com a referecia do produto e com a descrição de 30kg, diferente do equipento que me foi entregue.
    Quero saber se tenho o direito de cobrar da loja esse erro e receber a diferença dos valores.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  91. Eu só preciso me alistar no ano que vem e esse ano mesmo eu começo a faculdade em periodo integral, manha e tarde. A faculdade é numa cidade vizinha a minha, entao eu vou ir e voltar todos os dias, eu chegarei em casa geralmente as 7, talvez 8, da noite, tem alguma chance de eu ter que servir? Eu tambem tenho apenas 10% da visao do meu olho esquerdo, isso me ajuda em alguma coisa?

    ResponderExcluir
  92. Olá , eu passei em todas as etapas da seleção complementar. Fui hoje ao quartel e passamos por oficinas de trabalho, como eu tenho curso de web designer , eu fiquei na area de informatica, como já disse eu quero servir e hoje eles mandaram voltar dia 19/2/2015 para saber quem vai servir mesmo ou não vai , será que eu vou servir?

    ResponderExcluir
  93. Oi Paulo,tudo bem?Comprei um aparelho de ar condicionado split Eletrolux 7000 btus,em novembro/2014,no site das Lojas Americanas.com,a primeira entrega foi marcada para 26/12/14,na primeira entrega o ar condicionado veio amassado,recusei,marcaram uma nova entrega e novamente amassado,já foram 05 tentativas de entrega e o aparelho sempre vem amassado e eu sempre fotografo e recuso ,e faço uma reclamação do verso da nota,ligo na central e me passam protocolo,já estamos em 11/02/2015,aqui em Santos fez um calor de matar e não pude se que usar meu ar,estamos indo para três meses.Gostaria de saber como procedo,perdi as férias dos meus filhos sem poder viajar,pq eu tinha que ficar aqui para receber o aparelho,não pude usar no período mais quente do ano.Vc pode me explicar como proceder,moro em Santos.

    ResponderExcluir
  94. Bem...
    Eu sou o tiago e tenho 15 anos.
    Sou de portugal e gostava de saber se aos 17 anos posso entrar na marinha portuguesa.
    E gostava de saber se aos 23 anos de idade, poderia ser transferido da marinha portuguesa para a americana, mas sem pagar ou algo assim...
    Pfv preciso de ajuda.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  95. Daira,

    Depende da prova que você tenha que o produto chegou em perfeito estado. Se a prova for boa, neste caso você não tem o que se preocupar, pois se o comprador quebra o produto por mau uso, não existe responsabilidade do vendedor ou do fabricante em resolver o problema.

    Por outro lado, se a prova for fraca, lembre-se que o custo de se defender de uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), pode ser bem maior do que o valor do produto.

    ResponderExcluir
  96. Daiane,

    Sim, você pode entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra este vizinho. Você terá que ter o nome completo dele e CPF para poder entrar com a ação. Peça para que o mesmo faça um muro dentro de um prazo hábil, sob pena de multa diária caso o muro não seja feito, uma indenização para reparar os prejuízos já causados na sua casa (anexe 3 orçamentos para este reparo), além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  97. Jonatas,

    Qual a prova que você tem da compra do carro? Se foi tudo de boca, neste caso suas chances no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) são pequenas, já que o proprietário pode alegar que você tinha conhecimento da situação do veículo. O melhor neste caso é continuar cobrando e aguardando.

    Por outro lado, se foi através de um contrato, em que estipulava as condições de entrega dos documentos, neste caso você pode entrar com uma ação, pedindo que sejam cumpridas as condições acordadas, sob pena de multa diária, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  98. Paulo,

    Sim, mas a empresa não tem muitos recursos para te forçar a devolver o aparelho. Não se preocupe, pois eles vão acabar desistindo.

    ResponderExcluir
  99. Yuri,

    Sim, pois se trata de uma venda baseada em "propaganda enganosa". A única dificuldade sua neste caso é você só ter reparado o erro um ano depois. Neste caso eles podem alegar que este não foi o martelo demolidor que foi entregue, mas sim outro que você já tinha.

    Se sua empresa é uma microempresa, você pode tentar entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a loja que te vendeu, pedindo a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  100. André,

    Entre com uma ação contra a Americanas.com conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  101. Reinaldo,

    Pelo que você relata, suas chances são boas, mas nada ainda é certo.

    ResponderExcluir
  102. Dimitri,

    Raramente um candidato que já está cursando uma faculdade é escolhido para servir. As vezes este candidato pode ser encaminhado para a Seleção Complementar do CPOR ou NPOR (cursos de formação de oficiais da reserva), isto se sua cidade tem estes cursos, mas neste caso basta seguir as dicas do artigo acima para ser dispensado. Certamente o seu problema de visão é também um bom motivo para você ser dispensado. Traga um atestado médico na fase da Seleção Geral.

    ResponderExcluir
  103. Muito obrigado pelo atenção dispensada !!! vou fazer isto que me instruiu !!

    ResponderExcluir
  104. Tiago,

    Não conheço bem as regras do Serviço Militar em Portugal, mas como em todos os países existe um processo seletivo onde somente os aprovados servem.

    Também não existe a possibilidade de transferência de uma marinha de um país para a de outro país. Afinal você é português e mora em Portugal, portanto, nem poderia ser aceito na marinha dos EUA.

    ResponderExcluir
  105. Daiane,

    De nada.

    Fique à vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde, Comprei um vestido pelo mercado livre, mas ao ver a foto do vestido pronto não gostei, pois o produto é inferior ao anunciado e não era como eu queria. Ainda não recebi vestido na minha casa, devo recusá-lo? ou recebo e depois devolvo? O Mercado pago devolve mesmo o meu dinheiro?

    ResponderExcluir
  107. Obrigado marcio valeu mesmo pelo a ajuda

    ResponderExcluir
  108. Por favor, moro em um condominio fechado e ao lado tem outro condominio fechado, ambos sao ruas publicas porem sao condominios, e dentro de um tem um colegio onde meu filho estuda e eu sempre passei com ele por portaozinho onde passam os moradores do condominio. Hoje fui barrada pelo segurança que me disse que o administrador do condominio deu ordem para deixar entrar somente morador e mais ninguem e eu disse que nao ia dar a volta enorme para entrar pela entrada principal pois o menino estava atrasado e que sempre entrei por ali, entao ele ligou para o supervisor, me fez perder tempo e meu filho chegou atrasado na aula, e ele me deixou entrar, mas na hora que fui buscar meu filho ele nao deixou entrar de jeito nenhum!! e eu me aborreci muito, pois sei que é um condominio fechado porem å rua é publica e existe um colegio la dentro! nao deveria proibir a entrada de pais que estao passando para levar seus filhos a escola. Entao eu disse que ia entrar na justiça para ter direito a entrar por este portao. Estou certa ou errada? eles podem proibir minha entrada?

    ResponderExcluir
  109. Olá bom dia, me chamo Marcos e gostaria de pedir algumas orientações a vc, é pq fiz uma compra de um aparelho de celular Motorola Moto X 2, comprei no sábado 31/01/2015 utilizei normalmente ate na segunda-feira a noite 02/02/2015 por volta de 21:00 acordei para ir trabalhar o celular não funcionava mais nem "ligava" ligava,mas não iniciava,sempre ia pra tela de reset ,como se estivesse tentando resetar o aparelho, em momento algum tentei fazer isso, ai na terça-feira 03/02/2015 levei na loja, pra trocar ,nessa ida passei o dia inteiro lá e não fizeram a troca do aparelho, disseram que só fazia a troca na Motorola, que não ia trocar pq tinha sido eu que pois defeito no aparelho, em fim voltei pra casa com o mesmo celular com defeito, dia seguinte fui ate uma assistência técnica autorizada e deixei lá para reparo, to acompanhando pelo site e já vi pelo site que o aparelho precisa de reposição de peça, ou seja pagar sem usar e utilizar um aparelho novo que já tem peça trocada,isso eu não quero, pretendo acionar a loja na justiça qual a orientação que vcs podem me passar?

    ResponderExcluir
  110. Marcio, obrigado por me responder.

    Utilizando como base nos dizeres do site abaixo, onde explica que a categoria de vício oculto, que se inserem os defeitos de fabricação relativos a projeto, cálculo estrutural, resistência de materiais, entre outros, os quais, em não raras vezes, somente se tornam conhecidos depois de algum tempo de uso, todavia não decorrem diretamente da fruição do bem, e sim de uma característica oculta que esteve latente até então.

    (http://jus.com.br/artigos/26466/jurisprudencia-comentada-stj-4-turma-direito-do-consumidor-vicio-oculto-defeito-manifestado-apos-o-termino-da-garantia-contratual-observancia-da-vida-util-do-produto-resp-984-106-sc#ixzz3RSgwuhe4)



    O alienante me forneceu um aparelho que, em determinado tempo após o uso, demonstrou ser de baixa resistência. Sendo que este aparelho apresenta vida útil de no mínimo 3 anos de uso. Um defeito na parte interna relacionada à capacitores de baixa durabilidade é conceituado como vício oculto.


    Dentro dos meus direitos de consumidor, eu não tenho que ser restituído devido a venda de um produto que deveria ter uma boa durabilidade, mas que em pouco mais de um ano apresenta um defeito permanente e sem conserto?

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde, coloquei um cpu da positivo no conserto em uma autorizada aqui no rj. Passado mais de 30 dias para que o conserto fosse efetuado, informei a positivo que não queria mais o aparelho e sim a restituição do valor do mesmo, amparado do dispositvo da lei que me dá este direito. /só que a autorizada me liga vários dias para que eu efetue a retirada do aparelho, e eu perdi o papel da autorizada no qual estava anotado o dia que dei entrada, e para eles me derem um novo papel informando o dia a qual foi dada a entrada e o dia que o conserto fora efetuado só se dara caso eu busque o aparelho. Ai esta a minha dúvida, se eu pegar o aparelho ainda assim poderei processar a empresa e pedir o ressarcimento e danos morais?

    ResponderExcluir
  112. Ana Caroline D. Rangel11 de fevereiro de 2015 às 17:11

    Marcio, boa tarde!

    Quero saber se eu povo mover alguma ação reparadora contra os correios. Comprei uma Gopro no Paraná, me encontro no Rio. Vi hoje que estava demorando demais pra chegar e quando olhei no site, diz o seguinte: CORREIOS - OBJETO RETIDO. Liguei para obter informações e fui informada que o objeto foi retido com suspeita de ser algo proibido contendo substancia proibida ou algo ilegal. Eu tenho uma viagem pra fazer e utilizar essa câmera para pesquisa de campos de algumas minas. Já está marcada a passagem a mais de 1 mês, porque dessa mina eu vou para o EUA para outro trabalho. Tem algo que eu possa fazer para que eu seja reparada disso? Pelo que fui informada, o produto vai ficar retido, até a empresa ser comunicada, ela terá que levar a documentação até o centro especializado lá e depois são mais 15 dias para a liberação. O que eu posso fazer?



    Obrigada, amigo!

    ResponderExcluir
  113. Natasha,

    Recuse o recebimento e entre com uma reclamação no Mercado Pago. Pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que não compra numa loja (internet, telefone ou em casa) tem até 7 dias após o recebimento para desistir da compra, mesmo que o produto seja feito sob encomenda.

    ResponderExcluir
  114. Paulo,

    De nada.

    Fique à vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  115. Keila,

    Num Condomínio Fechado todos os serviços públicos, como por exemplo a iluminação das ruas, limpeza das ruas, segurança, etc. são pagos pelo próprio condomínio. Neste caso não se trata de área pública, mas sim de uma área privada administrada em condomínio. Se for este o caso a lei permite que o condomínio estipule regras de entrada e saída, inclusive impedindo a entrada, ou estipulando regras especiais de entrada. O fato de existir um cólegio dentro de um Condomínio Fechado não muda a situação. Neste caso dificilmente você teria um ganho na Justiça.

    Por outro lado, se não é exatamente um Condomínio Fechado, mas sim, uma área cercada pelos próprios moradores, portanto, uma espécie de invasão do espaço público, neste caso uma ação na Justiça poderia ter sucesso.

    Se for este o caso, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o condomínio, pedindo que seja franqueado o livre acesso a todos, sob pena de multa diária, no caso de não cumprimento, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  116. Maura,

    Trata-se de um erro documental na escritura, que pode ser resolvido com um simples aditivo a mesma. Não se trata de um caso para uma ação judicial. Veja junto ao vendedor e ao cartório como pode ser feita esta correção.

    ResponderExcluir
  117. Marcos,

    Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante ou lojista, tem 30 dias para resolver um problema em garantia e, somente depois deste prazo não cumprido, o consumidor tem o direito de receber o valor de volta corrigido, além de perdas e danos ou a troca por um produto novo (a escolha é do cliente). Isto vale mesmo se o produto nunca foi usado, portanto, ainda não cabe uma ação judicial.

    ResponderExcluir
  118. Douglas,

    Não, se você pegar o aparelho, estará aceitando o conserto do mesmo fora do prazo. Mesmo sem o papel, você pode entrar com a ação, contra a loja que você comprou o produto e a Positivo, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    A lei protege o consumidor, mesmo no caso que o mesmo tenha perdido um comprovante, já que tem que ter cópia do mesmo na Assistência Técnica, além da gravação da sua ligação para a Positivo. O ônus da prova é do fornecedor e não do consumidor.

    ResponderExcluir
  119. Ana,

    Depois de 30 dias da compra, você pode mover um processo contra a empresa que te vendeu o produto, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    Mesmo que a entrega não tenha acontecido por um fato alheio a eles, isto não tira a responsabilidade deles pela entrega.

    ResponderExcluir
  120. Iara,

    Entre com uma ação, contra a Black & Decker e a loja que você comprou o produto, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    ResponderExcluir
  121. Leandro,

    A questão é controversa. Pode ser que algum juiz acate sua tese, mas não é certo.

    Se você quiser tentar, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a Sony, alegando o vício oculto, que tem uma garantia infinita, pedindo a devolução do valor pago pela TV corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Se você conseguir achar na internet outros problemas semelhantes ao seu em TVs do mesmo modelo, isto serviria como prova da sua tese. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  122. Olá, sou Jorcemara Cardoso, sigo o site de vocês e acredito que atitudes como essa nos fazem acreditar que o direito, de fato, pode ser de todos, independentemente de classe social, status econômico e outras formas de diferenciar cidadãos.
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu pai contraiu uma divida com a sua empresa que é uma ME, a empresa está no nome dele. O problema é que a empresa dele participou de uma licitação e ganhou, mas fez um sócio que abriu uma outra empresa para pagar os funcionários, enquanto a empresa do meu pai ficaria responsável apenas para pagar dívidas com a prefeitura e as dívidas fiscais referentes à licitação.

    A questão é que meu pai não tem muitos conhecimentos, e deixou tudo na mão do sócio, este sócio simplesmente sonegou impostos e não pagou a receita federal durante o contrato de licitação, fazendo uma dívida de mais de 300 mil reais no nome da empresa do meu pai.

    Entramos na justiça contra o sócio, mas até agora não saiu nenhuma sentença, está em processo. O problema é que a receita federal já entrou com um pedido de pagamento de dívida.

    A questão é que meu pai tem apenas um único bem no nome dele, um estabelecimento comercial, o qual é sua única fonte financeira. Minha mãe tem um imóvel no nome dela, mas ainda não está quitado, é uma casa de valor de quase 100mil reais.

    Minha dúvida é, a receita pode penhorar ou tirar o estabelecimento comercial do meu pai? sendo este um único bem que ele possui no nome dele? A dívida de uma ME (no caso só está no nome do meu pai) pode abranger o bem da minha mãe?

    Estive lendo sobre e vi que tem uma lei, a 8.900/90, que fala sobre a impenhorabilidade de do bem de família, isso poderia ajudar no caso do meu pai?

    Agradeceria muito caso pudesse nos ajudar.

    Grata,

    Jorcemara.

    ResponderExcluir
  123. Marcio Caio, muito obrigada pela sua orientaçao, ja me ajudou , pois realmente entao nao valerá a pena eu tentar, pois esse condominio é um condominio muiito antigo no bairro, onde moram pessoas de alto poder aquisitivo e muito conhecido, tem guaritas e uma segurança muito boa, alem de ter escritura lavadra em 1974, convençao geral e tudo mais.
    Nesse caso pelo que voce disse, sem chance!!

    ResponderExcluir
  124. Você me aconselha o uso de um advogado para esse caso?

    ResponderExcluir
  125. A pessoa me enviou um email no dia que o aparelho chegou ela disse que nao tinha sofrido dano e depois ela me manda um email falando qual era o defeito do aparelho e nao mencionou nada sobre trincados agora depois de 20 dias que o aparelho estar la eles vem e fala que nao vai cobri pq tava trincado quem deixaria um playstion 4 cair no chão nao tem logica o que essa pessoa me disse outra que esperou completar os 3 meses pra fechar as reclamações no mercado pago o que o senhor acha que devo fazer?

    ResponderExcluir
  126. O que faço quando o produto passou o prazo de entrega e já está sendo descontado no cartão de credito?

    ResponderExcluir
  127. Jorcemara,

    A Receita Federal primeiro cobra a dívida, depois caso ela não seja paga vai para a Dívida Ativa do Governo Federal e por último é feita uma ação de execução contra os bens da microempresa e dos sócios, dependendo do tipo de dívida (se for de INSS os bens dos sócios são arrolados). Todo este processo é longo, podendo demorar vários anos e, com um bom advogado, até dezenas de anos.

    No caso do seu pai, se o estabelecimento comercial é um imóvel, neste caso, dependo do tipo de dívida (como expliquei acima), poderia ser penhorado, pois a lei de impenhorabilidade só atinge imóvel residencial onde a pessoa more.

    Se o estabelecimento comercial não é um imóvel, mas uma empresa, neste caso não entra na penhora.

    No caso da sua mãe ela não é atingida pela penhora.

    ResponderExcluir
  128. Keila,

    Sem chances, neste caso se trata de uma área privada, onde os proprietários podem estabelecer as regras de uso.

    Fique à vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  129. Leandro,

    Não é necessário. Mas útil seria um laudo de um técnico ou relatos de problemas iguais no mesmo modelo de TV.

    ResponderExcluir
  130. Daiara,

    Você tem provas suficientes de que o produto não chegou quebrado na casa da cliente, portanto não tem o que se preocupar.

    ResponderExcluir
  131. Fatima,

    Após 30 dias da compra, caso o produto ainda não tenha chegado, entre com uma ação contra a empresa, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  132. Olá, bom dia!
    Comprei dois óculos no site DESCONTO NAS NUVENS, ao receber meu óculos percebi que são de tamanho menor doque os que pedi, depois de muitos emails recebi outros dois óculos no intuito de serem do tamanho pedido, porém novamente recebi no tamanho M e não no tamanho G como comprei. Oque devo fazer, ja que muito tempo passou após a compra, para resolver meu problema?

    ResponderExcluir
  133. Bom Diia<<
    Comprei um ar condicionado há 8 meses, e o mesmo apresentou problemas agora, não esfriia so ventila. Já contatei a empresa a fabrica no caso springer eles me marcarm a visita do tecnico nesta quanta feira 11/2 mas ninguem apareceu liguei novamente e agendaram pra sexta 13/2. Meu medo é que o tecnico não apareça e eu tenha ki passar o carnaval todo no calor!! Nesse casso a loja não pode me fornecer nenhuma ajuda ou troca gostaria de resolver logo por que o calor é muito grande!!!

    ResponderExcluir
  134. Fernanda Hyppolito Medina12 de fevereiro de 2015 às 11:05

    Bom dia!!! Gostaria de saber se poderia mover uma ação contra a empresa Net no Tribunal de Pequenas Causas por ter solicitado a inclusão do meu CPF no cadastro de débito do Serasa, sendo que a fatura de 66,75 já estava paga?


    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  135. Bom dia ! Infelizmente tive de acionar meu SEGURO RESIDENCIAL SANTANDER, os acionei para contemplar uma garantia chamada QUEBRA DE VIDROS(Garantia s/ franquia, cfe minha apólice e Condições Gerais), fato ocorrido devido a uma forte chuva....ou seja um evento externo, como mencionado na apólice para esta garantia e descrito por mim em pelo menos 03 formulários e SEMPRE mencionado nas mais de 15 ligações realizadas e protocolos anotados(GARANTIA QUEBRA DE VIDROS). Tive a vistoria realizada por um PROFISSIONAL enviado a minha casa, que além de constatar os danos(02 janelas), digitalizou tds os documentos que o mesmo solicitou e por fim, autorizou a troca das mesmas e que posteriormente seria ressarcido.
    Ledo engano...O seguro solicitou tds os documentos de novo (10 dias após esta informação), sendo assim, os enviei, por AR.
    Mas para minha surpresa, quando creditado, (em torno de 35/40 dias após acionar o seguro), tive o desconto de R$ 200,00(FRANQUIA), pois eles classificaram minha garantia como VENDAVAL ATÉ FUMAÇA, aonde EXISTE FRANQUIA (R$200,00). NUNCA solicitei esta cobertura e sim QUEBRA DE VIDROS, nunca mencionaram a franquia, nunca mencionaram à mim a garantia VENDAVAL ATÉ FUMAÇA !
    Fui INDUZIDO pelo SANTANDER, à contratar o serviço que eu quisesse(DEVIDO A URGÊNCIA DA TROCA DOS VIDROS), já que me solicitaram posteriormente 01 orçamento e 01 NF do serviço pago por mim. Reclamei novamente, mas não aceitaram meus argumentos e solicitaram o envio de minha apólice e das minhas condições gerais (KKKK)...O Juizado de Pequenas Causas pode me ajudar, por pelo menos MÁ FÉ !?......Desculpem o desabafo !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  136. Boa Tarde,22 de janeiro comprei um ar condicionado em uma loja especializada e paguei com o cartao de credito, porem ainda nao recebi, qndo ligo pra saber eles dizem q o ar nao veio, gostaria de saber como faço, se tem como desfazer a compra. Desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  137. Preciso tirar uma duvida sobre um problema que estou tendo com minha água. Eu moro em uma igreja faz nove anos, o local é área verde, moro ali para cuidar da igreja. Sempre paguei minha parte da agua e luz, e no final do ano passado 2014 a Corsan cortou a agua por falta de pagamento, sedo que a divida já chegava a uns 2.800,00 reais. Então juntei um dinheiro para ajudar a quitar essa divida mas dei o dinheiro para os donos da igreja mês passado e até agora eles não pagaram a divida e só me enrolam. E me ameaçam para me tirarem de onde eu moro. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  138. Marcio, boa tarde!!!
    Estou com um problema enorme e preciso da sua ajuda.
    No dia 30/11/2014 comprei móveis semiprojetados da marca Kappesberg na mão de uma representante na minha cidade. Fechamos um contrato onde eu comprava móveis para cozinha, lavanderia, quarto de solteiro e sala. A mesma me deu um prazo que encontra-se em contrato de 45 dias para entregar e instalar tudo.
    Hoje são, 12/02/2015 e até o momento não recebi meus produto. A representante não nos deixa a par de nada, não nos informa nada. Eu e meu noivo ficamos atrás dele esse tempo todo emplorando por uma posição.Por último, ela combinou de entregar e montar dia 07/02/2015 informando que os móveis tinham chegado mas no dia 05/02 ela informou que os produtos que chegaram na cidade não foram os que eu pedi.
    Resolvemos cancelar o contrato e receber nosso dinheiro de volta no dia 05/02/15, demos um prazo a pessoa até amanhã dia 13/02/2015 para a devolução do dinheiro.
    No contrato tem uma cláusula que diz que no caso de desistência, se o motivo for da Contratada ela devolveria o valor integral, mas se o motivo fosse da Contratante não teria devolvução.
    Entendo que no meu caso, o motivo da desistência foi por causa da Contratada que não nos entregou no prazo, estamos com 72 após feita a compra e nada de nada. Nem móveis, nem nosso dinheiro de volta.
    Já falamos com ela hoje e pelo que sentimos é que não receberemos nosso dinheiro amanhã.
    Eu posso abrir um BO na polícia neste caso? E depois disso entrar na Justiça por conta dessa enrrolação e por conta de até o momento eu estar com minha casa sem nada. Colocando minhas panelas, roupas e etc no chão? Estou precisando do dinheiro para fechar com outra empresa e colocar fim no meu pesadelo e a pessoa está enrrolando. Se ela não pagar amanhã, o que faço?

    ResponderExcluir
  139. Olá Márcio!! td bem?

    Primeiro obrigada pelo retorno!

    Márcio abri uma reclamação na Anatel no dia 03/02 porém nada foi feito até agora. Não podemos contar nem com a Anatel. Estou sem Internet ainda nenhum Técnico apareceu até a data de hoje. Estou usando Internet 3G do meu Iphone para emergências.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  140. comprei um piano de um pastor da igreja e ele não me deu a nota fiscal e só poderia me dar depois de uma semana porque tinha que pedir a nota a contadora da igreja, sendo que ele não quer mais me dar a nota fiscal, eu posso processa-lo?

    ResponderExcluir
  141. Boa Tarde, Fui obrigado a fazer um seguro de vida no meu banco na conta empresarial e quero concelar ates do prazo que ele me deu que foi 6 meses. sera que posso?

    ResponderExcluir
  142. boa tarde marcio
    fiz uma compra na loja de algumas janelas no dia 23/12/2014 no recibo de pagamento me deram de 20/30 dias para a entrega hoje e dia 12/02/2015 e nao entregarao posso pedir meu dinheiro de volta ja que eles nao comprirao o combinado

    ResponderExcluir
  143. Débora,


    Podem, pois o contrato de prestação de serviços é vinculado ao seu endereço.

    ResponderExcluir
  144. Prezados Senhores,
    Gostaria de orientação. Fui registarada em um cartório do interior do Pará. Atualmente moro em SP, tenho 61 anos e necessito tirar 2ª vi da Certidão de Nascimento. Solicitei através do Cartório Postaal e para minha surpresa não consto nos assentos deles, por relaxo de funcionário que não lançou meu registro. Tive que pagar 250,00 por uma certidão negativa e o referido cartório diz pra fazer o registro na cidade que eu moro atualmente, entretanto, também não consegui o registro. O que posso fazer? Posso levar o meu problema para o Juizado, não sei o que fazer.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  145. Rapha,

    Pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que não
    compra numa loja (internet, telefone ou em casa) tem até 7 dias após o
    recebimento para desistir da compra. No caso de um sofá não se espera que a pessoa guarde a embalagem, já que a mesma é só para proteger o produto, mas não tem nenhuma função na venda.

    Entre em contato com a loja virtual por e-mail pedindo a devolução conforme estipulado no artigo 49 do código. Caso a loja se recuse a fazer a coleta do produto, entre com uma reclamação, contra a loja virtual, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    Se ainda assim resolver, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a loja virtual, pedindo a devolução do valor pago, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  146. Ramon,

    Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o site DESCONTO NAS NUVENS, pedindo a devolução do valor pago, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  147. Fernanda,

    Com certeza. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial
    Civil), contra a NET, pedindo a anulação da dívida que já foi paga, a imediata retirada do seu nome do SPC/SERASA, sob pena de multa diária, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no
    seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  148. Leonardo,

    Com certeza. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial
    Civil), contra o Santander, pedindo o ressarcimento do valor pago pelos vidros integral, conforme consta na apólice de seguros,
    além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  149. Marcio, obrigado pelo esclarecimento porém, fiquei confuso. Esse produto está com o mesmo problema e acredito que irá permanecer essas idas e vindas de assistência técnica. Mesmo assim não posso solicitar a substituição do produto por um novo? Mais uma vez obrigado!!!

    ResponderExcluir
  150. Grasiele,

    Se o ar não for entregue até o dia 20 de fevereiro, entre com uma ação, contra a loja, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  151. Ana,

    Não é necessário BO, mas diretamente uma ação na Justiça, só que ela pode demorar alguns meses até uma solução.

    Entendo da mesma forma que você, se a entrega foi prometida em 45 dias e não aconteceu em 72, certamente a quebra de contrato aconteceu por parte da contratada.

    Outra questão importante, se a venda foi feita no estabelecimento comercial da representante, ou se foi feita na sua residência? Pois se foi feita na sua residência, você tem um duplo argumento, já que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, prevê o direito ao arrependimento em até 7 dias da entrega, em caso de compras feitas fora de um estabelecimento comercial.

    Entre com uma ação contra a loja, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    Depois da ação colocada na justiça, não aceite mais a entrega dos móveis, pois isto prejudicaria a ação.

    ResponderExcluir
  152. Jonas,

    Somente se existir um contrato de venda, que estipule que a Nota Fiscal tem que ser entregue. De outro modo não, já que a Nota Fiscal não é obrigatória na compra de um produto usado, bastando um recibo que conste que a igreja recebeu o valor correspondente ao piano.

    ResponderExcluir
  153. Alysson,

    Depende. De que forma você foi obrigado? Foi uma venda casada? Se este foi o caso sugiro você entrar com uma reclamação contra o Banco, no Banco Central, conforme explicado no seguinte link:

    http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO

    Venda casada é proibida por lei e se a venda foi feita desta forma, você pode exigir o cancelamento a qualquer tempo, mas tem que provar que a venda foi casada.

    ResponderExcluir
  154. Maria,

    Não. O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor dá um prazo de 30
    dias, para o fabricante ou lojista (a responsabilidade é solidária),
    resolver um problema em garantia. Se este prazo não for cumprido, neste caso, você passa a ter o direito
    de receber o valor pago de volta corrigido, além de perdas e danos.

    ResponderExcluir
  155. Gabriela,

    Trata-se de uma questão complexa. De fato houve a apropriação indébita do valor dado para pagar a conta de água. Também pelo que você descreveu existe uma troca entre você tomar conta do imóvel e eles te cederem um local para morar. Isto configura um trabalho não remunerado e sem carteira assinada, o que poderia ser reclamado na Justiça do Trabalho.

    Você tem duas opções:

    1) Deixar tudo como está e pelo menos garantir a moradia;

    2) Se você tiver testemunha não familiar ou comprovante do valor entregue, entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a Igreja, pedindo a devolução do valor que foi entregue, além de uma indenização por Danos Morais.

    Também entrar com uma ação trabalhista contra a igreja, exigindo o pagamento de Salário Mínimo por todo o tempo que você cuida da mesma, além do devido registro na Carteira de Trabalho, além de todos os pagamentos de INSS e FGTS atrasados. Saiba que nesta opção, com certeza devem te despejar do imóvel assim que tomarem conhecimento da causa.

    ResponderExcluir
  156. Gisele,

    Eles levam o jornal "O Globo" mas a sério do que a própria ANATEL. Registre também uma reclamação no jornal.

    ResponderExcluir
  157. Jane,

    Sim, e se eles negarem, entre com uma ação contra a loja, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  158. Cely,

    Problemas de Registro Civil só podem ser resolvidos através da Justiça Comum e com advogado. Você pode procurar a Defensoria Pública na sua cidade para encaminhar o processo.

    ResponderExcluir
  159. Matheus,

    Não. Teste o aparelho antes de retirar da Assistência Técnica para continuar contando o prazo.

    Se o aparelho efetivamente entrar algumas vezes na Assistência Técnica, voltando com o mesmo defeito e já tiver passado mais de 30 dias da primeira entrada na Assistência Técnica, você pode tentar entrar com uma ação contra a loja e a SamSung, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    Alguns juízes interpretam que quando o produto volta com o mesmo defeito, o prazo de 30 dias começa a contar da primeira entrega.

    ResponderExcluir
  160. oi Márcio boa noite gostaria que vc me ajudasse me dando uma a dica, é que eu contratei uma empresa provedora de banda larga de internet via rádio aqui da minha cidade, em julho do ano passado eles instalaram tudo mas ate hoje nunca acessei nada de internet, mas também nunca paguei nada de mensalidade pois eles me mandaram o carnê e me orientaram a começar a pagar quando fosse resolvido o problema com minha internet só q eles nunca apareceram para dar satisfação e nem resolver o meu problema e sempre eu era quem ia na empresa reclamar eles falavam lá que estava agendada a data para eles irem na minha casa mas na data não apareciam agora essa semana eu fui lá e falei que ia procura meus diritos na justiça aí eles apareceram na minha casa dizendo que a internet na minha casa não iria dar certo pela distância da antena de repetição de sinal e agora querem me devolver o meu dinheiro que eu já dei pelos aparelhos e querem levá-los de volta estou muito constrangido por este transtorno sem falar que no final do ano passado me inscrevi num concurso público e por não ter acesso a internet não pude estudar direito e minha mulher faz um curso técnico de enfermagem já vai se formar agora em março e nunca pôde estudar ou pesquisar seus trabalhos por esse serviço gostaria que você me desse algumas orientações de como reclamar na justiça meus diretos por favor e obrigado!!!1

    ResponderExcluir
  161. Boa noite, preciso de auxílio, por gentileza. Desejo entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas, referente à cobrança da Mastercard por 4 compras indevidas realizadas em meu cartão de crédito no dia 22 de dezembro, em São Paulo capital. Na referida data estava no litoral catarinense, ninguém tem ou teve acesso ao meu cartão de crédito, nem existe outro titular. Liguei no dia que recebi a fatura e descobri a fraude, protocolei a reclamação e me disseram que em 5 dias úteis me retornariam. Passados 12 dias, EU entrei em contato para saber qual era a posição e me disseram que somente em julho me dariam um retorno. Neste meio tempo a Caixa Econômica, que me empurrou este cartão, colocou meu nome no SPC Serasa, acusando o não pagamento do valor total da fatura. Liguei no departamento de cobrança da CEF e eles me disseram que nada podiam fazer - ou seja, mas para sujar meu nome eles podem? - e que eu ligasse novamente à Mastercard que reafirmou que somente em julho teriam uma solução. Então protocolei uma reclamação ao Banco Central que tomou as providências cabíveis para solucionar este problema. E hoje para minha surpresa, a Ouvidoria da Caixa me respondeu que é certo que terei que pagar pelas 4 compras, visto que o cartão tem microchip e foi feito pessoalmente (lembrando que estava em Sta. Catarina)! O caso é que meu cartão está bloqueado, é múltiplo uso, pretendia realizar concurso e não posso mais, e ainda querem que eu pague uma dívida de mais de 3mil reais que não é minha. Enfim, a dúvida: posso entrar com uma petição? Qual o valor que deveria cobrar? E devo processar a Caixa ou a Mastercard? Sou transplantada renal, ou seja, em eterno tratamento e sofro com altos e baixos por conta dos medicamentos e agora com este problema que criaram para mim. No aguardo de um retorno, desde já obrigada pela atenção e pela paciência.

    ResponderExcluir
  162. Amigo, me ajude nessa situaçao se possivel: minha moto novinha (apenas 4500 rodados) que comprei na concessionaria zerada, pela segunda vez apresenta problema no motor. A primeira vez foi com apenas 3000 rodados, um problema serio no motor que me custaram 1200 reais pois ja se encontrava fora da garantia ( a moto vale 7000 na loja). Agora novamente outro problema no motor, sendo q a garantia do serviço passado venceu por tempo à apenas 4 dias. Provavelmente terei outro grande prejuizo para arruma-la. Enfim, estou me sentindo lesado e ja estou desgastado para com essa situaçao, afinal a moto não deveria apresentar esses problemas; e aqui nao chvove nem agua imagina dinheiro.Quais providencias são cabíveis na minha situação?

    ResponderExcluir
  163. Marcio caio, fui dispensado do exército porque disse que tenho filho existe alguma outra forma de eu seguir a carreira militar

    ResponderExcluir
  164. Robinson,

    Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a provedora de banda larga, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    Você terá que adptar a petição para serviço não prestado ao invés de produto não entregue.

    ResponderExcluir
  165. Fui designado para um quartel, na entrevista disse que eu era testemunha de Jeová e fumava maconha, tenho como ser prejudicado por isso? Eu não quero servir.

    ResponderExcluir
  166. Sandra,

    Você tem que processar a Caixa Econômica Federal. Pelo fato da Caixa ser uma empresa pública federal você terá que entrar com o processo no Juizado Especial Federal.

    Entre com a ação e peça a anulação da dívida feita de forma fraudulenta, a imediata retirada do seu nome do SPC/SERASA, sob pena de multa diária, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    Anexe no processo provas de que você se encontrava em outro estado e o protocolo da sua ligação avisando da fraude. Pela lei o consumidor pode ter acesso a gravação da ligação. Peça para o SAC da Caixa a gravação da ligação, que também pode ser anexada ao processo.

    ResponderExcluir
  167. Pedro,

    Infelizmente não tem muito o que fazer a não ser que você encontre na internet vários outros depoimentos de consumidores com o mesmo modelo de moto e com o mesmo problema. Neste caso você poderia alegar "vício oculto" e, neste caso, a garantia é por tempo indeterminado.

    Sugiro você entrar com uma reclamação, contra o fabricante da moto, conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    Talvez venham a te propor uma solução melhor para o seu caso.

    ResponderExcluir
  168. Wellington,

    Sim, mas somente através de Concurso Público. Para mais detalhes veja o seguinte link na opção "Concursos":

    http://www.defesa.gov.br/perguntas-frequentes

    ResponderExcluir
  169. João,

    Você não será prejudicado pelas suas respostas. Você foi designado para servir ou somente para participar da Seleção Geral?

    Se foi para servir não tem mais o que fazer. Se ainda foi para a Seleção Geral, neste caso siga as dicas do artigo acima para diminuir suas chances de servir.

    ResponderExcluir
  170. Obrigado, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  171. Bom dia, Márcio,

    A minha filha se formou em Fisioterapia em dezembro de 2009. O curso foi de quatro anos, ela entrou com 17 e se formou com 21 anos, há cinco anos atrás. O que ocorre é o seguinte: Ela ficou em débito com a universidade, mas ficou devendo apenas 50% de um único semestre, pois o primeiro semestre (janeiro a junho de 2006 foi pago integralmente, pois a universidade colocou no advogado e tivemos de pagar além do valor, pois daí eles cobraram o 1º semestre inteirinho com os honorários deles). Como ela conseguiu uma bolsa de 50% para o 3º, 4º, 5º e 6º semestres só ficou faltando o 2º semestre, mas nós pagamos 50% do 2º semestre, restando apenas os 50% restantes. (No 4º e último ano, 7º e 8º semestres ela conseguiu uma bolsa de 100% pela prefeitura). Ela já recebeu o diploma dela há cinco anos atrás. Na segunda agora, dia 09/02/2015 o carteiro deixou aqui uma carta de citação - processo digital datado de 28 de janeiro de 2015 dizendo que ela está devendo R$ 5.211,52 (o dobro dos 50% do 2º semestre). Nesta carta citação diz que temos 15 dias para pagar, mas nós não temos como, pois eu sou divorciada e moramos só nós duas. Nós duas trabalhamos em escola e o nosso salário é de R$ 971,78. Eu pesquisei bastante e encontrei que as dívidas prescrevem em cinco anos. Encontrei, inclusive, no site SOS Consumidor que muitas instituições de ensino agem de má fé e quando a dívida já prescreveu eles fazem isto para intimidar o aluno e com isto o aluno vai até a instituição para tentar negociar, mas aí a instituição dá papéis para que o aluno assine e assim ele renova a dívida. Estamos em pânico, Márcio, não sabemos como devemos proceder. Dívidas com instituições de ensino prescrevem mesmo em cinco anos? Este processo digital é muito estranho, eu até pensei que pode ser artimanha dos advogados e que não seja um processo verdadeiro e sim algo que nos intimide para que os advogados consigam receber. Por favor, nos ajude, pois não sabemos o que fazer e quais são os nossos direitos. Ah, não temos nada no nosso nome, imóvel ou veículo, temos apenas os móveis de casa, TV, computador, essas coisas. O que a universidade pode fazer? E nós duas? Agradeço imensamente pela tua ajuda. Muitíssimo obrigada. Clarice.

    ResponderExcluir
  172. Rapha,

    De nada.

    Fique à vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  173. Clarice,

    A dívida prescreve se não houver um processo de cobrança judicial da mesma. De qualquer forma não tem muito que eles possam fazer, pois mesmo ganhando a causa, eles teriam que entrar com um pedido de bloqueio do valor numa conta bancária da sua filha. Se não houver saldo, eles podem pedir que o nome de sua filha seja inserido no SPC/SERASA.

    Recomendo que sua filha não mantenha valores em banco, pois eles poderão estar sujeitos ao bloqueio. De resto, não se faz penhoras de bens de pequeno valor, portanto, não tem mais o que temer.

    Depois de alguns anos o processo é arquivado e nada mais acontece.

    ResponderExcluir
  174. Oliveira,

    A promessa do vendedor de garantia eterna foi feita na presença de alguma testemunha não familiar ou foi passada por escrito? Caso você não tenha provas desta promessa, não existe o que possa ser feito. Caso haja provas, você pode entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a concessionária, pedindo o valor orçado pelo conserto, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  175. Olá fiz um pedido de internet da operadora oi velox já faz uns 25 dias ! Quando fiz o pedido à vendedora me disse que até 7 dias estava instalado e eu teria que instalar o telefone fixo junto ! Ta mais até hoje eles só marcam para instalar já até cansei de esperar pq já marque 10 vezes ou mais eles nunca aparecem dizem que não tem porta para a instalação de 5 megas como não tem se na hora do pedido tinha viabilidade de instalação ! Agora passo o transtorno de trabalhar na lan house porque não tenho internet ! Cancelei a outra operadora agora tenho que pagar uma taxa de $100 para eles religarem !

    ResponderExcluir
  176. entra no site da OI promoção para verificar se o nome dele esta la

    ResponderExcluir
  177. Marina Cavalcante Gonçalves13 de fevereiro de 2015 às 17:29

    Olá, boa tarde!
    Em novembro de 2014 comprei à vista um conjunto de móveis de bebe! Em fevereiro de 2015, recebi berço e cômoda do conjunto que comprei e armário (item mais caro) diferente, ou seja, desconfigurando o conjunto. A loja disse que a fábrica não produz mais o que comprei (e porque me venderam?!) e simplesmente enviou um email justificando isso! Não fizeram nada pra minimizar meu transtorno, não me ofereceram meu dinheiro de volta e quando tentei negociar solicitando apenas puxadores para que cômoda e armário ficassem mais parecidos eles negaram! Ou seja, tive que ficar com o produto errado, depois de ir na loja tentando negociar várias vezes e saindo de lá com pressão alta o que impactou em duas faltas consecutivas no me trabalho e o pior na minha saúde e da bebê! Como devo proceder?! A que tenho direito?! Obrigada! Marina!

    ResponderExcluir
  178. Oi, sou Wilson eu me alistei, passei em todos os testes, Blz eu tenho que levar certos documentos eu não tenho o título o meu cam ficou no quartel junto com a ficha como eu tiro meu titulo se eu preciso do cam sendo que o cam está no quartel?

    ResponderExcluir
  179. bom dia amigo meu nome é joselito,e eu queria saber como posso proceder ou entrar com um processo contra uma empresa telefonia movel, a empresa estar mi cobrando um determinado valor por um serviço que desconheço no caso serviço de uma banda larga. ou seja internet [moldem ]e a internet da claro, mais eles não tem como provar que eu tenho ou tive essa banda larga,pois não assinei nada e nem recebie molde algum certo. o que faço? eles tem que provar que fiz algum contrato ou recebie o moldem to certo ou não . por favor mi diga algo

    ResponderExcluir
  180. Estou matriculado em uma universidade e ja estarei cursando o segundo semestre na data da minha seleção geral (fui designado para uma unidade para saber se vou servir) porém, tenho asma e problemas cardíacos e nos testes, no ano anterior, não apresentei atestados de saúde e nem estava cursando, apenas coloquei que não queria servir. Há algo que eu possa fazer para conseguir a dispensa, certamente?

    ResponderExcluir
  181. Paulo Junior Lider De Multidõe14 de fevereiro de 2015 às 00:54

    Marcio me Ajude não sei o que fazer comprei Celular da marca Meu em setembro de 2014 ele fica com tela sem imagem mandei pra assistencia me mandaram umlaudo de perda de garanti por danos liquidos sem me informar a Peça Danificado e valor do Serviço como agir?
    se a Mesma marca não se encontra peças de reposição no mercado somente na assistencia Entro com Ação na Justiça?

    Obrigado Desde Ja Boa noite

    ResponderExcluir
  182. Bom Dia...
    Gostaria de saber se posso entrar com processo no juizado de pequenas causas contra a Caixa Econômica.
    Fui fazer alguns saques da minha conta e a gerente não autorizou, primeiro alegando questões de segurança, depois que o meu RG não era valido (tenho conta a muito tempo lá e o RG que está lá é antigo e como apresentei o atual ele não queriam aceitar), mas o que vale não é o RG mais novo.
    A gerente fez de tudo para eu não sacar, até mesmo querendo que eu levasse minha certidão de nascimento (nunca vi isto), e depois de dias ele falou que só liberaria o meu dinheiro se fosse através de TED, que eu não pagaria nada sobre os TEDs.
    Mas não foi o que aconteceu...foi lançado as cobranças em meu extrato.
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  183. Fiz um consorcio 23.000 dei um lance e resgate 24.000.meu lance somado com parcelas pagas já somam 24.500.a vendedora disse q minhas parcelas iam baixar apos o lance só q subiu ela disse q o valor do bem tinha subido.só q ainda falta 38 parcelas se somados pago outro carro.consórcio não taxa de administração. Porque todo esse juro

    ResponderExcluir
  184. luiz Gustavo Santos Tavares14 de fevereiro de 2015 às 14:20

    Boa tarde

    Tenho um problema com a Net astro esse mês fiquei sem internet por 8 dias consectivos e ontem inicio de Carnaval fui surpreendido por uma mega operação na rua de cima de casa substituindo ums 10 postes (Cemig)porém ao voltar iluminação as 17:00 a Net não voltou.Observando o cenario tentei entra em contato mas não consegui pois sempre deixam vc esperando e bloqueado registro. Hoje pela manhã voltei a ligar e novamente não consegui falar com atendente devido ao site estar direcionando e enviando recado de "sua área esta com problemas estamos com tecnico no local trabalhando e previsao de 2 horas".Andei por toda rua ninguém estava mexendo e os cabos bambos conrinuavam do mesmo jeito. Na parte da tarde tentei novamente entrar em contato e após 4 tentativas de abrir reclamação pelo caminho certo do atendimento resolvi tentarn na opção milagrosa de contratar produto,mal telefone tocou ja atenderam...
    Quando falei q era cliente mal escutou nada e transferiu para setor.Tudo bem realizei a reclamação e registro agora acho que não vai arrumaram isso até fim do Carnaval e consequentemente não vou ver nada pois estou sem tv e internet.Posso solicitar algo judicialmente?Quais registro necessito e como proceder.

    ResponderExcluir
  185. Bom dia. Comprei uma cama box na ponto frio. Depois de algum tempo esperando a montagem liguei para saber o motivo da demora.Ao ligar para o sac fui informado que a montagem deveria ser paga a parte na loja. Mas como isso é possível se vendedor não me informou nada. E eles podem fazer isso. Esse tipo de venda casada. Como eles vendem entregam um produto sem montagem isso é desrespeito. Posso fazer algo a respeito?

    ResponderExcluir
  186. Comprei um produto em uma loja virtual, mas após umas pesquisas resolvi que não o quero mais. O produto foi encaminhado a mim, mas não o recebi ainda. Entrei em contato com a loja mas ainda não fui respondido, devo recebe-lo ou não quando for entregue, ou este a partir do momento em que dei entrada ao processo de arrependimento ele já volta para a loja sem que seja entregue a mim?

    ResponderExcluir
  187. Boa tarde, comprei um pacote de viagens no Hotel Urbano. Passei para a agencia de viagem o voucher comprado. Tudo ok, eles me retornaram com as passagens de viagem e o voucher do hotel e translado aeroporto/hotel. Acontece que quando chegamos em Camboriu a empresa de viagem havia nos trocado de hotel para outro sem nem nos avisar. Fomos colocados em um hotel com infraestrutrura inferior ao hotel informado no voucher. A empresa nos informou que no contrato dizia que seria um dos hoteis relacionado ou outro similar. Acontece que o hotel que ficamos não era nem de perto similar ao que eles nos informaram no email. O Hotel não tinha wifi funcionando nos quartos, encontrei baratas todos os dias no banheiro e quarto. Enfim. Mandei um email reclamando e eles nem responderam. Queria leva-los para o Juizado de pequenas causas. Por este motivo, poderei, certo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  188. Compramos uma Lavadora de roupas da LG há 2 anos e 6 meses, e junto dela adquirimos a garantia estendida da loja, por mais 2 anos a partir do fim da garantia de fábrica. Agora a lavadora apresenta defeitos intermitentes: Hora desliga sem completar o ciclo, hora não centrifuga, hora não drena, e faz barulhos estranhos durante o ciclo (documentados em vídeo e postados no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=or2WZk26lYA)
    Entramos em contato com a loja (que nos vendeu a lavadora e o seguro) e foi aberta uma ordem de serviço, onde a assistência desistiu de consertar o produto e a O.S. foi cancelada. Ligaram para mim e abriram uma nova O.S. e pediram 30 dias para a entrega da lavadora consertada.
    Gostaria de saber se tenho direito a reembolso, e se os 30 dias para o conserto valem à partir da primeira ordem de serviço (que foi cancelada por falta de peças na assistência, mesmo sem virem na minha casa examinar a lavadora).
    Desde já agradeço imensamente.
    Grato, Eduardo Ramos.

    ResponderExcluir
  189. Amigo não é necessário testemunha para alegar se foi comprometido a garantia do veículo, e não existe essa de só motor e câmbio, a garantia vale para o carro todo. São 90 dias de garantia, no caso de defeito de difícil percepção essa garantia é aumentada para 180 dias tanto em contratos civeis como relações de consumo. O que se pode fazer agora é você provar que a concessionária já tem ciência do conhecimento do defeito desde a data da compra, pode se comprovar com ordens de serviço, aquelas de entrada do carro para manutenção. Quando um defeito é encontrado num produto sua garantia se renova ou seja. Você comprou no dia 05/02 então sua garantia seria até 05/05, porém suponhamos que o defeito seja reconhecido no dia 05/03, sua garantia se estenderá até 05/06 e assim sucessivamente. Entre no Juizado especial da sua cidade, tenta programa do Celso Russomano, ás vezes quem sabe você é chamado, ele adora esse tipo de caso.]

    ResponderExcluir
  190. Amiga não é necessário testemunha para alegar se foi comprometido a
    garantia do veículo, e não existe essa de só motor e câmbio, a garantia
    vale para o carro todo. São 90 dias de garantia, no caso de defeito de
    difícil percepção essa garantia é aumentada para 180 dias tanto em
    contratos civeis como relações de consumo. O que se pode fazer agora é
    você provar que a concessionária já tem ciência do conhecimento do
    defeito desde a data da compra, pode se comprovar com ordens de serviço,
    aquelas de entrada do carro para manutenção. Quando um defeito é
    encontrado num produto sua garantia se renova ou seja. Você comprou no
    dia 05/02 então sua garantia seria até 05/05, porém suponhamos que o
    defeito seja reconhecido no dia 05/03, sua garantia se estenderá até
    05/06 e assim sucessivamente. Entre no Juizado especial da sua cidade,
    tenta programa do Celso Russomano, ás vezes quem sabe você é chamado,
    ele adora esse tipo de caso.]

    ResponderExcluir
  191. quanto tempo lhe deram de garantia?

    ResponderExcluir
  192. Márcio Caio, vou ficar fora do país em um período de 1 que começa no início de julho, gostaria de saber se alguma parte do processo desde o alistamento até a parte final ocorre no segundo semestre. Se sim, gostaria de saber se é necessário que eu esteja aqui no segundo semestre para a etapa que ocorra nesse período ou se posso ser dispensado antes do segundo semestre.

    ResponderExcluir
  193. completei 18 anos agora, dia 4 de fevereiro, terminei o ensino médio ano passado, e quero ingressar no CPOR como aluno, quero fazer as provas, de escrita e aptidão.

    para faze-las eu tenho que estar na faculdade des do começo, ou eu posso entrar na faculdades depois de passar por todas as etapas ?

    e minha outra dúvida é, tenho uma filha de 1 ano, e quero entrar como aluno, isso impede de alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  194. Olá,meu nome é Gabriel,e faço 18 anos em agosto,e vou no quartel me alistar com meus amigos,mas só que eles moram em outro municipio e no caso pra mim n ir sozinho,eu posso me alistar no municipio deles?

    ResponderExcluir
  195. olá, meu nome foi pro scpc pela segunda vez por conta de um curso de pos graduaçao que faço, o problema é que a divida nao existe, uma vez que pago antecipado, a empresa tem algum problema no sistema que nao recebe o pagamento, fico enviando por email os comprovantes escaneados, ja liguei e eles disseram que seria corrigido porem ate a gora nada, isso é muito chato pois fica chegando varios emails cobrando e ainda tenho que aturar telefonista me ligando para cobrar, posso entrar com um processo contra essa empresa que tanto me estressa. Ps. solicitei o cancelamento do curso, por causa dessas chateaçoes, que nao mereço.

    ResponderExcluir
  196. Passei na primeira etapa da selecao complementar agora vou ap quartel dia 24 com varias fotocopias de documentos incluindo tipagem sanguinea , queria saber o que vai acontecer nesse dia e quais sao minhas reais chancesde entrar de 0 a 100%.

    ResponderExcluir
  197. Rafael,

    Legalmente você ainda não é cliente da OI, pois você não foi ainda cobrado por nenhuma conta. Neste caso não existe muito o que fazer, pois não é estipulado um prazo máximo de instalação de um pedido feito.

    Numa mudança de operadora é aconselhável você só desligar a antiga depois de já ter instalada e funcionando a nova.

    ResponderExcluir
  198. Marina,

    Num caso destes você tem direito ao cancelamento da compra, além de perdas e danos. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a loja, pedindo a devolução do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  199. Joselito,

    Provavelmente o seu nome e CPF foram usados numa assinatura fraudulenta. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a Claro, pedindo a anulação dos débitos fraudulentos, além de uma indenização por Danos Morais. Quem tem que provar que foi você que assinou são eles, pois de acordo com o Código de Defesa do Consumidor o ônus da prova é do vendedor de produtos ou serviços. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.