terça-feira, 19 de agosto de 2014

RECLAMIGÃO – Como saber se uma empresa é confiável


Reclamigão é um novo site que o consumidor pode saber a reputação de uma empresa ou reclamar usando ao mesmo tempo os principais serviços de reclamação disponíveis na Internet. Não perca tempo indo para cada serviço, faça tudo num lugar só pelo computador ou por um Iphone/Ipad (IOS), Android ou Windows Phone.


COMO FUNCIONA O RECLAMIGÃO

          Através do endereço reclamigao.com.br o usuário indica o nome ou o site de uma determinada empresa e automaticamente o Reclamigão irá buscar na base de dados do ReclameAqui, Reclamão, Procon SP, Ebit, Consumidor.gov.br e Denuncio, a reputação e as reclamações que os consumidores fizeram contra a empresa.  A grande vantagem é que estas informações aparecerão em uma única tela e de forma bastante amigável.
                   
          Com base nas reputações o site faz uma média e atribui uma nota para a empresa.

          O site possui várias outras funcionalidades muito úteis que listamos nos itens abaixo.

BUSCA POR PRODUTOS E SERVIÇOS

          No site o usuário pode procurar por um produto ou serviço e classificar as empresas entre melhores, piores e por nome.  Assim fica mais fácil quando estamos procurando um smartphone (http://www.reclamigao.com.br/?t=3&q=smartphone&a=10), produtos de informática (http://www.reclamigao.com.br/?t=3&q=informatica&a=10) ou até mesmo um servidor para hospedar um site (http://www.reclamigao.com.br/?t=3&q=hospedagem&a=4), por exemplo.

INDICAÇÃO DE EMPRESAS MELHORES

          Quando estiver consultando uma empresa e a mesma tiver uma reputação ruim, o site usa um algoritmo para buscar empresas que sejam comercialmente parecidas e que tenham uma reputação melhor.

POSIÇÃO DOS AMIGOS

          Se você estiver conectado, através do Facebook, o sistema mostrará se algum amigo tem uma reclamação contra a empresa que você está consultando.  Atualmente o que se pode fazer nos sites de reclamação é compartilhar uma reclamação, mas como sabemos ela fica por pouco tempo visível no mural das redes sociais.

RECLAMAR E RESOLVER

          O site não tem uma parte para reclamar, mas são disponibilizados botões que levarão o usuário direto para a tela de abertura de reclamação nos sites.  Caso a empresa consultada tenha um canal de chat, também é possível clicar em um botão e abrir uma conversa para tentar a solução do seu problema.

APLICATIVOS

          Quem gosta de saber mais rapidamente a reputação, pode usar a extensão para Chrome ou os aplicativos para Android, Iphone (IOS) ou Windows Phone.

          Após a instalação do aplicativo, basta o usuário navegar pela internet e se houver o cadastro no site no Reclamigão, os ícones irão mudar de cor conforme a reputação, sem precisar fazer uma pesquisa dentro do site.

Iphone/Ipad (IOS) - http://bit.ly/1kTegS5
Windows Phone - http://bit.ly/1jBMAS8

          E se também tiver logado no FaceBook, o ícone mostra se um amigo tem uma reclamação contra a empresa.

VERSÃO MOBILE

         Todas as funções que foram descritas podem ser utilizadas tanto no computador e também por dispositivos móveis, como smartphones e tablets através do site m.reclamigao.com.br.

          O sistema ainda tem que melhorar em algumas coisas, principalmente na parte gráfica, mas mostra que o site veio para ficar, pois as vendas pela intenet no Brasil crescem muito a cada ano e as empresas deixam muito a desejar.

          Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início.

           Se quiser mais detalhes sobre este assunto, ou algum esclarecimento, escreva um comentário no final desta página.

          Veja também:

4.363 comentários:

  1. olá, gostaria de saber se você tem algum email para contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcio.caio.pub@gmail.com, conforme colocado na aba acima de CONTATO.

      Excluir
  2. eu se alistei atrasado paguei a multa e peguei o cam(certificado de alistamento Militar) mais marcaram pra eu se apresenta 1 ano depois queria saber se e certo isso ? e que preciso trabalhar mais maioria das empresas pedem com baixa e eu nao tenho no cam so ano que vem posso pega o carimbo . eu posso trabalhar sem a baixa ou se tem algo que posso fazer pra pega o carimbo antes ?

    ResponderExcluir
  3. Ola Marcio, tem algum jeito de eu ter acesso a ifone com senha? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de fazer uma pergunta.como devo agir se alguem de má fé pedir minha certidão de nascimento para os cartórios sem minha autorização.?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia compre um sofá e ele vem apresentando defeito vieram em minha residência e fizeram a vistoria e foi confirmado que precisa de troca porém o gerente me informou que se eu trocar e vier go o mesmo defeito não tenho direito de fazer mais nada ao não ser fica com o produto isto está correto? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. olá Marcio sou taxista, como estava com restrição no nome, comprei um carro em nome de outra pessoa para eu trabalhar, na confiança não fiz nenhum contrato ou documento Vinha pagando a prestação para no final ser tranferido para meu nome, a prova que tenho é que pagava na minha conta tenho os comprovantes o seguro tambem feito no meu nome, e documentos no caso a minha licença da prefeitura para os dois trabalhar, acontece que me desentendi com a pessoa e e ele me tomou o carro me ameaçando de apropriação indébita. paguei 10 prestações tenho como reaver o que paguei?

    ResponderExcluir
  7. Por favor, fiz um compra de uma blusa em uma loja que custou R$208,00 e o mesmo deu defeito e fui até a loja para que eles pudesse trocar, mas ele falaram pra mim que a blusa deveria ficar na loja para que eles pudesse está mandando para o analise e me deram um prazo de 30 dias para está me dando a resposta se iria tá trocando ou não, deixei a blusa na loja no dia 12/08/2014 e foram me ligar para falar que iriam trocar na data 22/09/2014, perguntei o porque não me ligaram no prazo e ele me disseram que me mandaram SMS para meu celular e tentaram me ligar, mas sendo que eu não recebi nenhum SMS nem ligações deles, qual é a melhor orientação que você pode está me dando ? Devo ir até a loja pegar meu produto novo ou corro atrás dos meus direitos, não gostei do motivo que ele mentiram de ter falado que mandaram sms e ligaram, o que faço ? Grato!

    ResponderExcluir
  8. Pode sim, desde que você já tenha recebido o crédito do
    valor total. Quanto à qualificação se ainda for possível (não tiver passado de
    60 dias da compra) você pode e deve qualificar.
    Se você aguardar o produto chegar é capaz de já ter passado o prazo para
    qualificar. No texto da qualificação
    você pode colocar algo do tipo “I
    have not received my item, but I receive a refund” (Eu não recebi meu
    item, mas eu recebi um reembolso).

    ResponderExcluir
  9. Xanda,

    É muito maior do que 60%. Começa a partir de 100%, mas pode
    ser mais dependendo do produto. Além do mais Pessoa Física não pode ter Radar,
    somente empresa. Para pequenas importações não existe nenhuma vantagem ter Radar.

    ResponderExcluir
  10. Ser encaminhado para a seleção é o que acontece com a maioria que se
    alista. Somente para pessoas em municípios sem quarteis, onde não teria
    como servir, ou aqueles que apresentem deficiências físicas claramente
    visíveis é que são automaticamente dispensadas nesta primeira fase.

    Esta segunda fase é a da Seleção Geral, onde são feitos testes físicos e psíquicos. No seu caso eles colocaram a Seleção Geral para o ano seguinte pelo fato de você ter se atrasado no alistamento.

    Para você diminuir as chances de servir siga as dicas do artigo acima.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, tenho uma maquina a laser multifuncional,ricoh e uma HP ...estragaram e a empresa veio buscar p/ arrumar em ABRIL,estamos em fim de setembro e nao devolvem,nao arrumam e marcam de trazer,de arrumar e nada ...soh enrolam,o que faço? to cansada disso,na ultima conversa falei que se nao viessem na data marcada,nao precisariam trazer mais,eu procuraria meus direitos. obrigada se retornarem.Marcia/Viamao/RS

    ResponderExcluir
  12. Como já passou mais de 30 dias sem solução, você passa a ter o direito de receber o valor pago pelo celular corrigido, além de perdas e danos. Isto está previsto no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    ResponderExcluir
  13. João Paulo,

    Tem como você tentar, mas nada é certo tratando-se de justiça. Entre no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o comprador do carro, pedindo a devolução de todas as parcelas pagas corrigidas, já que você tem como comprovar que você pagou estas parcelas com o seu dinheiro. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  14. Eles provavelmente estão sendo fiscalizados para impedir que grandes vendedores não sejam empresas. Infelizmente você não tem outro jeito se não registrar a MEI e conseguir o CNPJ. Se você correr o prazo de 60 dias é suficiente.

    ResponderExcluir
  15. Essas operadoras são uma farsa. O SAC é um horror. Tenho um vixo da Vivo que só fala se eu for pra varanda ou pro jardim.

    ResponderExcluir
  16. Exames de aptidão física, que pode ser corrida, flexões, barra, etc. e exames de aptidão mental, que são testes psicotécnicos, além de um exame superficial de saúde na presença de um médico, que faz uma meia dúzia de perguntas básicas.

    ResponderExcluir
  17. Renata,



    A lei determina que a loja ou o fabricante tem 30 dias para resolver um problema em garantia. O prazo de 7 dias para troca na loja é uma liberalidade de cada lojista que tem regras próprias. Provavelmente não se aplica para seu caso, já que você chegou a usar o celular.

    Somente após 30 dias sem nenhuma solução é que o consumidor passa a ter o direito de receber o dinheiro de volta corrigido, além de perdas e danos, como está previsto no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

    ResponderExcluir
  18. Bruna,

    Claro que não. A garantia só se encerra no final do prazo da mesma e não porque uma troca foi efetuada. Em alguns casos, quando ocorre o que se chama de vício oculto, isto é, um problema de fabricação que não tem nenhuma relação com o uso ou desgaste, a garantia é eterna.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, comprei um carro novo no final de setembro de 2013. Desde os primeiros dias de uso, ele vem apresentando um problema intermitente na partida. Na hora girar a chave de ignição para ligar o carro, ele faz um barulho, engasga e morre. Já levei 4 vezes na oficina da concessionária e eles não me dão nenhum diagnóstico, dizem que não foi encontrado problema algum e que o problema só seria detectado se ocorresse lá (apesar de vídeos gravados por mim e mostrado a eles). Minha garantia está terminando agora, já entrei várias vezes em contato com o fabricante, não tenho nenhum posicionamento deles e o problema continua a ocorrer. Como devo fazer? Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Diego,

    Respondida acima.

    ResponderExcluir
  21. Desde janeiro estou tentando resolver a situação do meu aparelho celular que foi para assistência e sumiu no meio do caminho. A samsung entrou em contato comigo(após vários meses) informando que iria me ressarci, porém, até o momento não entraram em contato comigo para informar a data da indenização.

    A ultima vez que falei com ele, fui informado que esta aguardando um retorno dos correios, e só assim posso ser ressarcido, pois o mesmo tem que ter algo para justificar a supervisão...Não concordo, tendo em vista que este caso esta desde janeiro e vários atendentes falaram a mesma coisa...



    O detalhe é que se trata de um aparelho de celular, que comprei, porém a nota fiscal esta no nome de outra pessoa(que não tenho mais contato). Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  22. Mirian,

    Não tem jeito, a não ser que você saiba ou adivinhe a senha. Cuidado que em alguns casos se você faz mais que um determinado número de tentativas o IPHONE pode ser zerado.

    ResponderExcluir
  23. Leila,

    Não é necessária sua autorização para qualquer pessoa emitir sua Certidão de Nascimento. Trata-se de um documento público que qualquer um pode emitir. A ilegalidade seria se a pessoa usasse esta certidão para cometer algum crime, como por exemplo, tentar emitir outros documentos em seu nome.

    ResponderExcluir
  24. Farley,

    Processe a Goiás Cobranças, os sócios da Goiás Cobranças e
    o Mercado Pago como corréu. Anexe o CNPJ e o Contrato Social da Goiás Cobranças para provar que os endereços são corretos. Mencione a questão dos réus estarem se esquivando de serem intimados em outras ações e peça para que se os mesmo não sejam encontrados que eles sejam condenados a revelia, já que os endereços são corretos conforme os documentos anexados.

    Não necessariamente o Juiz irá conceder isto, mas é uma tentativa.

    ResponderExcluir
  25. Marcia,

    Estas máquinas são próprias ou alugadas. Se são próprias e
    estão na garantia, neste caso você já tem o direito de receber o dinheiro de
    volta corrigido, além de perdas e danos. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    Se não estão na garantia, neste caso o máximo que você pode requerer é o valor adiantado pelo conserto e a devolução das máquinas no estado que elas estavam.

    Se elas são alugadas, a devolução do valor do aluguel pelo período que as máquinas estavam indisponíveis, além do cancelamento do contrato.

    ResponderExcluir
  26. Haroldo,

    Concordo com você em gênero, número e grau. Estas empresas de telefonia
    usam de propaganda enganosa para atrair o cliente para seus planos e não
    cumprem seus próprios contratos. Infelizmente a culpa maior é da própria
    Anatel, que faz vista grossa para estes flagrantes descumprimentos da lei.
    Afinal a Anatel foi entregue aos políticos, que só vem os seus próprios
    interesses e esquecem totalmente da população.

    ResponderExcluir
  27. Esses bonés são originais?

    ResponderExcluir
  28. Meu carro estava com barulho estranho no motor levei em uma oficina e me cobraram 2.350 pelo conserto depois de algun,tempo retornei para fazer a revisão descobrir que a oficina não estava mais lá liguei no sac da empresa e me deram outro endereço de oficina filiada levei meu carro e descobri que fizeram o motor do carro so a parte de cima e, mesmo na garantia me cobraram 300 reais pra trocar peças. O CARRO deu mais problemas levaram o motor do carro pra fazer cabeçote em cima de novo mesmo fazendo o motor do carro a parti de cima de novo queriam m cobrar pra fazer a parte de baixo do meu carro por 2.400 não aceitei agora meu carro esta na garagem pois tenho medo do motor travar em baixo o que devo fazer me ajudem por favor meu fone 955512432 leandro

    ResponderExcluir
  29. Harrison Silva de Souza22 de setembro de 2014 às 19:39

    Boa noite, me alistei em 98, antes de pegar a resevista, mudei de cidade, trabalhei 13 anos em uma empresa que nunca pediu a resevista.
    Agora estou mudando de empresa e estão pedindo. So que não tenho mas o CAM.
    Aqui na cidade tem o Tiro de guerra, eu solicito lá ja a segunda via da resevista ou do CAM?
    Me alistei no Forte de São Pedro em Salvador.
    E peguei o resultado no quartel de Amaralina, isto em 1998.

    ResponderExcluir
  30. Muito Obrigado pela dica Marcio. Vou fazer assim.
    E sobre minha dúvida nº 2 ... qual sua opinião? Acha viável colocar um processo semelhante contra a Goias Cobranças e o Moip onde o Juiz deu causa ganha para o requerente? Ou isso pode atrapalhar?

    ResponderExcluir
  31. ola,comprei uma geladeira dia 24/ 08 e me entegaram 29/08 sendo q o entregador entregou a maquina de outa pessoamaquina (eletrolux 6kg sendo q a minha era brastemp 11kg) mas com a minha nota , eu nao estava em casa , á noite fui ver q estava errado , liguei e eles falaram q iria me ligar pra fazer a coleta desde entao foi uma luta porque nada fizeram, quando foi hoje. dia 22/09 me mandaram um email falando q em 11 dias uteis eles iram me mandar minha maquina isso esta certo ?

    ResponderExcluir
  32. Oi amigo mi ajuda , fui numa loja de capinhas hoje na minha cidade comprei a capinha mas mi arrependi , enfim posso voltar na loja e Pedir pra trocar por uma capinha mais masculina?

    ResponderExcluir
  33. Junior,

    São confiáveis, só que provavelmente vendem réplicas de excelente qualidade, indistinguíveis dos originais.

    ResponderExcluir
  34. Harrison,

    Se você cumpriu todas as fases da Seleção exceto o Juramento
    a Bandeira, neste caso você já está registrado como dispensado e tem que pedir a 2ª via do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

    ResponderExcluir
  35. Farley,

    É viável, tenho um modelo de petição semelhante no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2013/04/peticao-pedido-nao-entregue-para-o.html

    ResponderExcluir
  36. Fabrício,

    A lei não garante este direito, mas muitas lojas fazem isto de boa vontade para ganhar um cliente. Sugiro você procurar a loja com jeitinho e tentar a troca.

    ResponderExcluir
  37. Diego,

    De nada.

    Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu gostaria muito de servir porém fui dispensado simplesmente por estar na zona 1 do tg da minha cidade (Londrina). Falei de todas as formas que queria servir dia 22/09, que foi o dia da seleção geral mas mesmo assim não fui selecionado. Me disseram que tem como escrever uma carta para o centro militar que no meu caso é em Curitiba contento certas informações e dizendo que você gostaria servir aí você é selecionado novamente, isto procede?

    ResponderExcluir
  39. Harrison Silva de Souza23 de setembro de 2014 às 13:03

    Isso mesmo só não jurei a bandeira.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. cara eu falei que quro servir e eles me mandaram voltar na junta no outro ano mas eu mudei de ideia e nao quero servir o que eu faço?

    ResponderExcluir
  41. Marcio, boa tarde.


    Resido em uma cidade onde recentemente, foi substituído o cartão que é usado para embarcar nos ônibus e no terminal rodoviário.


    Foi dado um prazo de 22 dias para que os usuários que tivessem as passagens no cartão antigo, preenchessem um formulário solicitando a transferência dos créditos para o novo cartão. Ocorre, que eu infelizmente, perdi esse prazo e não fiz o preenchimento do formulário no tempo hábil.


    Venho tentando contato com os mais diversos órgãos do município buscando uma nova oportunidade para preencher o formulário mas só recebo recusas no atendimento, já falei com a ouvidoria da Prefeitura, com o Procon, com a secretaria de transportes e com o terminal rodoviário e ninguém sequer quis saber do problema.


    Tenho em média, R$ 200,00 em passagens em dois cartões que não tem mais validade e ser recusam a fazer a transferência, sendo que o valor destas passagens foi descontado do meu salário para o pagamento do vale transporte.


    É justo que esse valor fique na conta da empresa responsável pelo transporte dos usuários?


    Por gentileza, é viável entrar com a ação?


    Desde já, muito obrigada.


    Marina

    ResponderExcluir
  42. cara eu me alistei e falei que queria servir e eles me mandaram voltar no ano que vem mas eu mudei de ideia e nao quero servir o que eu faco?

    ResponderExcluir
  43. Boa Tarde!
    Comprei um carro semi novo há mais ou menos 40 dias. Eu dei meu carro antigo de entrada. Assim que assinei o contrato, o vendedor me disse que tem um prazo de entrega de cinco dias para que o carro passasse por uma revisão e trocar as peças que precisasse. Ontem, fui trocar os pneus que estavam ruim e o rapaz da oficina constatou que a cambagem estava totalmente irregular e por isso estava comendo demais a lateral dos pneus, falta óleo de freio e os amortecedores estão quebrados.
    Há alguma possibilidade de devolver o carro e pegar o que dei de entrada de volta?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde! Eu sou revendedora Avon, sendo que fui efetuar o pagamento no banco Bradesco, através de DI (Deposito identificado. Contudo, o banco não repassou o valor a Avo. O quê faço neste, pois se eu entrar com uma ação contra as duas empresas, no banco sou consumidora, mas na Avon não... para completar o meu comprovante está apagado, eu posso pedir a inversão do ônus da prova para o Bradesco, mas não sei se tenho como pedir contra a AVON?

    ResponderExcluir
  45. Marcio o q acontece se eu perder o CAM? To lascado né? Kkk

    ResponderExcluir
  46. Ola boa noite. Minha mãe comprou uma Tv e abriu a embalagem para por na estante mais a tv não coube. Ela foi até a loja para trocar e o gerente não trocou pq a embalagem estava aberta isso é correto?

    ResponderExcluir
  47. Marcio gostaria de saber o q acontece se eu perder o CAM? Eu quero muito servir, corro algum risco de não poder servir sem o CAM?

    ResponderExcluir
  48. Boa noite gostaria de uma informação... no dia 9 de Setembro solicitei o concerto do meu notebook pois o mesmo estava somente com problema de tela trincada, na tarde do mesmo dia funcionários da empresa me ligou dizendo que o concerto do mesmo havia ficado 378,58 achei estranho, mas autorizei o concerto do mesmo, quando fui buscar o produto no dia 12 ao pegar as peças que trocaram notei que eles haviam trocado também meu HD, só que eles trocaram e não me informaram que iriam trocar o mesmo, por favor peço ajuda e orientação de qual medida devo tomar, pois estou me sentido lesada diante de toda essa situação. Desde já agradeço boa noite.  

    ResponderExcluir
  49. E o que eu faço quando o rastreio informa chegada do produto antes da data enviada? O que é isso?

    ResponderExcluir
  50. Ola comprei uma bateria cim 18 meses de garantia mas o cara nao quer trocar prefere devolver o dinheiro. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  51. Bruno,

    Na sua próxima fase, que é a Seleção Geral, diga que mudou de opinião e não gostaria de servir e
    siga as dicas do artigo acima para diminuir suas chances de servir.

    ResponderExcluir
  52. Harrison,

    De nada.

    Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  53. Marina,

    Ações contra órgãos de governos Municipais, Estaduais ou Federais são muito demoradas e difíceis de ganhar. Pelo valor envolvido não vale a pena. Infelizmente neste caso sugiro você esquecer, pois o tempo que você iria gastar não compensa.

    ResponderExcluir
  54. Marcio eu perdi o CAM, o devo fazer? Tenho q voltar dia 06/01/2015 me ajuda obg

    ResponderExcluir
  55. Meu e-mail é willianweberr@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Claudia,

    Como todo o processo de autorização foi feito pelo telefone você não tem nenhuma prova concreta do que efetivamente aconteceu. Neste caso uma ação no Juizado é complicada, já que seria sua palavra contra a deles, a menos que o seu computador não estivesse consertado, que não parece ser o caso.


    Sugiro numa próxima vez só manter comunicação por e-mail, já que o mesmo serviria como prova.

    ResponderExcluir
  57. Muito obrigada pelo retorno Marcio.

    ResponderExcluir
  58. Daiane,

    Sim, está correto. O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor só dá direito ao arrependimento quando a compra é feita fora do estabelecimento do lojista (pela Internet, telefone ou em casa). No seu caso a troca é uma mera liberalidade do lojista, que pode estabelecer suas regras próprias.

    ResponderExcluir
  59. Gustavo,

    Aceite a devolução do dinheiro. Num caso destes ou o revendedor não tem mais estoque da bateria ou a bateria já deu tanto problema que ele prefere devolver o dinheiro a ficar trocando. Em ambos os caso é direito dele devolver o dinheiro pago. O máximo que poderia ser discutido é a correção monetária, mas mesmo esta é pequena, da ordem de 6% ao ano.

    ResponderExcluir
  60. Márcio, bom dia.
    Durante anos fui assinante da Sky. No ano de 2013, minha família e eu mudamos de endereço e nesta ocasião, contatamos a operadora diversas vezes solicitando a relocação dos aparelhos, que nunca aconteceu. Tive que pagar duas mensalidades, já que estavam como débito direto no cartão de crédito.

    Enfim, logo depois disso fui ao pequenas causas e me disseram que somente eu, por ser o titular do contrato, poderia entrar com uma ação contra a SKY. O problema é que eu me mudei para o exterior há um ano e não posso comparecer a uma eventual audiência sobre o caso. Estou de férias em minha cidade agora e deixei para o meu pai uma procuração dando a eles plenos poderes. Você sabe se por meio desta procuração ele poderia me representar contra a SKY?

    Em caso negativo, existe algum prazo ou limite para processá-los? Esta situação já ocorreu há 15 meses e não pude fazer nada por não estar morando no país. Não tenho previsões de voltar.

    Obrigado,
    Felipe Sousa.

    ResponderExcluir
  61. Heitor,

    Erro do sistema, que infelizmente é relativamente frequente. Mas não implica em nada em relação ao recebimento do seu pacote.

    ResponderExcluir
  62. Willian,

    Nenhum problema. Basta voltar a Junta Militar onde você se alistou, pagar uma pequena multa pela emissão da 2ª via, para que seja emitida uma 2ª via do CAM.

    ResponderExcluir
  63. Willian,

    As respostas do Blog são automaticamente enviadas para o e-mail da pessoa que comentou.

    ResponderExcluir
  64. Marina,

    De nada.

    Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  65. Felipe,

    No Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) somente o próprio pode dar entrada na causa. O limite para uma ação destas é de 5 anos.

    ResponderExcluir
  66. Ok, muito obrigado Marcio vlw msm

    ResponderExcluir
  67. Bom dia Marcio,


    Obrigado pela resposta imediata. Infelizmente parece que terei que esperar.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Márcio,

    Ano passado comecei entrei em um curso pré-vestibular.
    O curso começou em maio/2013 e eu consegui um desconto de 30% em cima do valor da parcela mensal.
    Como eu trabalhava na época, não consegui consciliar muito bem o curso e o trabalho, então resolvi desistir do curso para entrar em uma facudalde particular! Pedi o cancelamento do curso no inicio de novembro/2013 (onde nem cheguei a cursar nenhum dia desse mês) e como meu curso foi parcelado 11 vezes, eu teria parcelas até fevereiro/2014.
    Com o cancelamento, fui surpreendida com uma multa de 1.522,00.. onde eles alegam ser multa rescisória de 20%, diferença do plano por causa do desconto e a parcela de novembro.
    No contrato, há sim uma clausula onde descreve penas a multa de 20% em cima do valor total das parcelas restantes, o que no caso daria R$444,16.
    Fui no procon e o cursinho nao quis nenhum tipo de acordo.
    Hoje, recebi uma carta do serasa, falando que se eu não pagasse o valor de R$1522,00 em 10 dias, meu nome vai ser negativado e estarei sujeita a multas.
    O que eu faço nesse caso? O cursinho tem razão? É impossível pagar esse valor abusivo..
    Preciso de uma orientação! Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Olá,comprei um notebook no inicio de janeiro e a vendedora me deu um ano de garantia porém ele apresentou defeito faltando 4 meses pro prazo de validade vencer, nesse caso quem devo procurar,a loja ou o fabricante? Obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Bom dia Marcio


    Em maio de 2013, entrei em um curso pré vestibular, onde ganhei 30% de desconto nas parcelas mensais do curso.
    O meu curso, por ter começado em maio, eu teria que paga-lo até fev/2014.
    Como eu trabalhava, o cursinho não me rendeu bons frutos e o dinheiro estava ficando cada vez mais apertado. então resolvi pedi cancelamento em 07Nov2014 (onde eu não cursei nenhum dia desse mês).
    Fiz a desistência do curso através de email conforme recomendação da secretaria, e logo após, fui surpreendida com uma multa de desistência no valor de R$1522,00. Onde eles alegam que eu teria que pagar 20% de multa, a diferença do plano por causa do desconto e a parcela de novembro.
    No contrato, há sim uma clausula que expressa o seguinte: caso a desistência seja formualda após o dia 30 de setembro de 2013, para cursos das Turmas de Maio, a multa será de 20% sobre o valor das parcelas restantes.
    Ou seja, 20% do que restava, daria um valor de R$444,00.. nao R$1522,00.
    Sinceramente, não entendi o cáculo.. fui ao PROCON e mesmo assim o cursinhonão quis acordo.
    Hoje recebi uma carta do serasa, onde se eu não regularizar a situação em 10 dias, meu nome será negativado.
    O cursinho tem razão? Eu estou disposta a pagar a multa, conforme prevê o contrato, mas não esse valor abusivo.
    Preciso de uma orientação!!


    Agradeço desde já sua atenção e ajuda,


    Letícia

    ResponderExcluir
  71. BOM DIA , COMPREI UM COLCHÃO COM MAGNETICO NIPONFLEX, SÓ QUE FOI FINANCIADO PELO BANCO DAYCOVAL,COMO O PREÇO DO COLCHÃO FOI UM ABSURDO A VENDEDORA , FEZ UM FINANCIAMENTO COMO MOVÉIS PLANEJADOS,ENTREI NESSA DIVIDA PARA TRABALHAR COM A VENDA DESSE PRODUTO, AGORA NÃO CONSIGO PAGAR , ESTÁ ATRASADA,ELES NÃO PEGAM DE VOLTA, E PAGO DO COLCHÃO O PREÇO DE UM CARRO.
    A PARCELA DE 414,06 EM 36 MESES.ME AJUDEM.

    ResponderExcluir
  72. valeu caio obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  73. ola comprei um conjunto de sofa da marca linoforte, a comprar foi entregue em fevereiro 2014, o fonecerdo deu 3 meses de garantia, so que em maio de 2014 a garantia acabou, agora em setembro 2014 começou a da defeito os assentos a fundaram e esponja dos assentos se dividiram ao meio o que eu devor fazer ? aguardo resposta

    ResponderExcluir
  74. Marcio, entrei com um processo no JEC contra a VIVO ganhei pelo processo ter sido a Revelia da empresa, ganhei danos morais tambem. A VIVO entrou com recurso, recebi uma intimação para contra-razoes. Fui ate o JEC e la me informaram que eu ja havia ganho e que nao precisava ter um advogado para apresentar contra - razoes. Isso ja tem 2 meses. Hoje fui ao JEC e ainda nao havia subido para o Colegio. é isso mesmo? demora tanto tempo assim?

    ResponderExcluir
  75. Bom dia meu nome é Debora, participo de um plano de telefone da oi e havia perdido o meu celular no sábado, liguei no domingo recuperei a linha telefone, o atendente da loja pediu que eu ligasse para o numero *144 e pedisse o desbloqueio da linha, feito. passam-se 48 hrs apos e não consigo receber chamadas, efetuar ainda vai. Bom estou nesse exato momento falando com a atendente que me transferiu vezes sem ao menos avisar, tive que falar todo o meu problema novamente, que depois que consigo falar com o setor correto, me falam que o sistema esta inoperante e simplesmente nao deixou no mudo e ficou com risada do outro lado da linha, esse tipo de atendimento procede, o que devo fazer??

    ResponderExcluir
  76. Ale Dri Bernardo Dos Santos24 de setembro de 2014 às 14:47

    Olá Marcio. Boa tarde. Estou com um problema com a operadora OI. Tive as contas de Junho e Julho/2014 cobradas com valores extremamente acima dos valores que seriam normais. Nesses respectivos, contactei a operadora e fiz a reclamação, onde fizeram os ajustes e me mandaram nova cobrança com valores corrigidos (Dentro do normal), sendo que mesmo assim na conta Ref. a Julho, o valor que era de R$ 1.34445, veio corrigido em R$ 188,27, mesmo assim, verifiquei a cobrança de um aluguel de um modem de R$ 30,00, o qual reclamei e a conta caiu ainda mais para R$ 188,27. Havia dito ao atendente quando reclamei da conta de Julho que não reclamaria mais e o mesmo me garantiu que não haveria mais erros. Ao receber a conta de Agosto, novamente uma cobrança de R$ 989,04. Decidi não pagar e deixar que seja registrado nos órgãos de proteção ao crédito. Quero salientar que como a maioria das pessoas, não tenho uso frequente da minha linha telefônica a não ser pelo uso da internet, sendo assim minha conta ainda que ficasse alta, não passaria de R$ 200,00. Gostaria de saber como proceder neste caso, se posso entrar com processo contra a empresa OI e quais os caminhos que devo tomar?

    Desde já agrdeço.
    Att: Alessandro B. dos Santos

    ResponderExcluir
  77. boa tarde meu caso é morei com rapaz 5 anos quando ele veio morar comigo não tinha nada,nesse tempo compramos um financiado carro dei a entrada de 5 mil só que o carro ta no nome dele e as prestações mensais ele quem pagava todo querendo só meus 5 mil devo proceder nas pequenas causas o valor do carro sai em media 30 mil

    ResponderExcluir
  78. E ele só tem como me pagar se vender o carro o que faço?

    ResponderExcluir
  79. ele esta com a documentação do carro eu tenho só o comprovante de transferência da minha conta para a conta da concessionaria.

    ResponderExcluir
  80. Vou emitir uma nota para o cliente no valor que ele pagou pelo produto, mas vou receber menos devido a comissão de 10% do ML. Sabem me dizer se o ML dá recibo ou nota desses 10%?

    ResponderExcluir
  81. Eu revendedora da natura em 2012 e por alguns motivos não consegui pagar alguns boletos. Agora peguei todos os telefones do site para negociar a minha divida mais nenhum dos telefones dar nada não consigo entrar em contato com a empresa.
    como eu faço pra resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  82. Sinto falta de ar quando eu corro , no máximo aguento correr uns 10 min , será que vou ser dispensado por isso ?

    ResponderExcluir
  83. Willian,

    De nada.

    Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  84. Felipe,

    De nada.

    Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

    ResponderExcluir
  85. Letícia,

    Este tipo de cláusula é abusiva. Na prática até a multa de 20% é abusiva e o valor cobrado ainda mais. Sugiro você mandar uma notificação extrajudicial para o curso avisando que se seu nome for para o SPC/SERASA você irá entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) contra eles, pedindo a anulação da dívida, já que ela é proveniente de cláusulas abusivas e de interpretações totalmente fora do contrato, à retirada do seu nome do SPC/SERASA, além de uma indenização por Danos Morais. Faça a notificação em duas vias e peça para eles darem recebimento em uma das vias. Se eles se negarem peça para que duas testemunhas, devidamente qualificadas e que não sejam seus parentes, para assinarem testemunhando o recebimento da notificação pelo curso.

    Se seu nome for para o SPC/SERASA ainda assim, entre com a ação com os pedidos acima. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  86. Sandra,

    Não tem o que fazer. Você aceitou a compra e o financiamento e não existe a possibilidade de devolver o produto. Se você não pagar seu nome irá para o SPC/SERASA e passados 5 anos o seu nome tem que ser retirado e a dívida extinta.

    ResponderExcluir
  87. Noelia,

    Sim, demora, principalmente nos recursos. As empresas usam este artifício para protelar ao máximo a sua perda ou para contar com a falta de ação do reclamante e com isto reverter à causa.

    ResponderExcluir
  88. Solange,

    Como todo processo foi feito informalmente fica complicado entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), pois seria sua palavra contra a dele. O recibo não quer dizer nada, já que poderia ter sido um presente seu para ele.

    Por outro lado, como você morou durante 5 anos com eles, isto configura uma relação estável e, portanto, equivalente a um casamento em comunhão parcial de bens. Na prática isto significa que todos os bens adquiridos durante este convívio teria que ser dividido em partes iguais entre vocês. Só que um processo desta natureza necessita de advogado e acaba sendo bem mais caro que os 5 mil. Sugiro que vocês entrem em um acordo, ele venda o carro e com isto você receba de volta o valor pago.

    ResponderExcluir
  89. Edvânia,

    Mais fácil e rápido é procurar a Assistência Técnica do fabricante. Somente procure a loja caso o fabricante não tenha um canal de atendimento no seu município.

    ResponderExcluir
  90. Aline,

    Infelizmente não tem muito que possa ser feito. O fabricante vai alegar que é o desgaste natural do uso. Sugiro você reclamar contra o fabricante e a loja que te vendeu o produto usando as dicas do seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    Não sei se irão te propor alguma solução, mas pelo menos fica o alerta para outros consumidores não comprar deste fabricante.

    ResponderExcluir
  91. Keli,

    Continua valendo o prazo da garantia anterior. A troca não implica num novo prazo de garantia.

    ResponderExcluir
  92. Debora,

    Faça uma reclamação na ANATEL e jornal “O Globo” conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-fazer-reclamacao-na-anatel.html

    Você verá como o atendimento irá mudar da água para o vinho.

    ResponderExcluir
  93. Lorraine,

    Sem dúvida. O Mercado Livre dá uma fatura da emissão da cobrança da comissão. Isto serve para sua contabilidade.

    ResponderExcluir
  94. Mateus,

    Se você já foi designado para servir não existe mais nada que possa ser feito. Mas quando você for ao quartel para servir pode avisar que você tem problema pulmonar e fica sem fôlego ao correr. Talvez neste caso eles
    desistam, mas não é certo.

    ResponderExcluir
  95. Olá comprei um telefone celular que apresentou defeito com três meses de garantia. Mandei pra assistência o problema foi resolvido, mas novamente o telefone apresentou outro problema. O que devo fazer posso exigir a substituição por um aparelho novo ou devo me contentar com a assistência técnica novamente???

    ResponderExcluir
  96. eu retirei uma mercadoria para um "amigo" em 4 veses no cartão de credito, ele nao me pago duas, eu fiz varias proposta para ele me pagar estas outras duas, ja ta trasados 2 meses, sendo que ele alega nao ter dinheiro mais esta saindo todos os finais de semana para festas, a ultima vez que eu conversei com ele, ele faz ameasas, todas estas conversas eu tenho salva no whatssap, como que eu posso fazer esta cobransa?

    ResponderExcluir
  97. Quero comprar uma blusa no site AliExpress e lá diz que o modelo do número é A-057, eu costumo vestir P , será que devo comprar ou fica folgado demais?

    ResponderExcluir
  98. não entendi vou gastar mais de 5 mil com advogados e isso marcio

    ResponderExcluir
  99. Olá Márcio. O post está muito bom! Esclareci várias dúvidas minhas. Mais eu ainda tenho duas. 1° Eu fui me alistar no dia 27/06/14, e no CAM está escrito que eu devo comparecer a um determinado local no dia 15/10/14 para a Seleção Geral. Tenho 1,73, 49kg ~sou muuuito magro~ tenho depressão, tomo dois tipos de medicamentos tarja vermelha ~controlados~, tenho uma tattoo no pescoço, uma na orelha e na mão. Quais são as chances de eu ter de servir?
    2° Um tempo atrás eu li em um blog, que no dia de se apresentar para a Seleção Geral não é apto ir usando camiseta é preciso estar usando camisa, isso é mesmo verdade?

    ResponderExcluir
  100. Elizangela,

    Sim, você terá que voltar a Assistência Técnica. O direito a troca ou devolução do valor pago só acontece caso o problema não seja resolvido em 30 dias corridos, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

    Uma forma de forçar a devolução do dinheiro é você ir para a Assistência Técnica no último dia do prazo e antes de tirar o produto da mesma, faça todos os testes possíveis e em caso de qualquer problema se recuse a retirar. Neste caso se eles não resolverem o problema na hora automaticamente estoura o prazo. Ai se o fabricante e o lojista não quiser devolver o valor pago, basta entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) conforme detalhado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    ResponderExcluir
  101. Gabriel,

    Este tipo de empréstimo informal é muito difícil de ser cobrado na Justiça, mesmo usando como provas conversas no Whatsapp.

    ResponderExcluir
  102. Bianca,

    Com certeza esta não é a medida do produto, isto deve ser o modelo. Passe-me o link da oferta para eu poder te ajudar.

    ResponderExcluir
  103. Solange,

    Sim, trata-se de um processo na vara de família que necessita de advogado especializado e pode custar bem mais do que R$ 5.000,00. Existe a opção da Defensoria Pública, mas esta é muito demorada e em alguns casos exige que a pessoa comprove não ter condições de contratar um advogado.

    ResponderExcluir
  104. Lenon,

    Pelo seu perfil, as chances de servir são pequenas, mas não nulas. Se quiser diminuir ainda mais suas chances veja as dicas do artigo acima.

    No site do Exército recomenda-se que na Seleção Geral se “evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada.”

    ResponderExcluir
  105. Marcio, obrigada pelo retorno, no entanto ainda tenho uma duvida. Realmente o que disseram que eu não precisava apresentar contra razoes é fato? Pois vc fala da falta de ação do reclamante. Eu fiz tudo que poderia, inclusive ganhei ate danos morais. Tenho uma carta da VIVO que anexei ao processo onde eles informaram que me devolveriam o dinheiro pago solicitando inclusive o numero da conta corrente. Dei esse numero e a devolução nunca aconteceu. Eles ainda tem chance de reverter a causa?

    ResponderExcluir
  106. Bom dia! Preciso de uma ajuda! Comprei papeis de parede e estão vindo da alemanha, paguei por eles 102,00 euros, quanto será o valor da minha taxa? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  107. DK0011 Frete grátis novo jeans meninas macacões moda crianças denim calças jardineiras macacões crianças atacado e varejo,ESTOU VENDO O TAMANHO 6, ELE EQUIVALE AO QUAL NUMERO NO BRASIL?
    ANITA

    ResponderExcluir
  108. Bom Dia,
    Me envolvi em uma batida de carro, cujo o causador não assumiu a culpa pelo ocorrido, e tenho apenas a placa do carro, pois no telefone que ele me infomou não consigo falar com a pessoa responsavel. Quais dados da outra pessoa eu preciso para aciona-lo no pequenas causas?

    ResponderExcluir
  109. Bom dia,
    Moro no interior e comprei 2 carros novos na concessionária Fiat na capital do meu estado. Tenho preferência por carros com ar condicionado mas como o carro que comprei já esta saindo de linha, comprei o carro sem o ar condicionado. Efetuei esta compra pois a vendedora que me atendeu, comprometeu-se a entregar o carro com o ar instalado. Ou seja, em todos os e-mail que trocamos a concessionário indicaria, levaria e buscaria o carro com o ar instalado. Eu somente paguei o serviço de instalação de um ar novo para a empresa indicada. Após rodar com o veículo 800km, o ar apresentou defeito. Levei em uma oficina de confiança, em minha cidade, e o profissional verificou que o ar instalado era usado. Ou seja paguei por um ar novo e instalaram um ar condicionado usado. Sinto-me prejudicado pois a venda foi realizada pelo compromisso que a atendente fez em indicar e me entregar o carro pronto. Fui buscar o carro na concessionária somente apos a instalação. Entrei no juizado de pequenas causas. A concessionária é coautor com a empresa que instalou o ar condicionado? ou o contrário?Aguardo sua resposta. Att.

    ResponderExcluir
  110. Somente uma correção: eu entrarei no juizado de pequenas causas. Att

    ResponderExcluir
  111. Ola. queria saber se tem alguma outra forma tirando os concursos, de eu servir pois fui dispensado por um problema odontologico. Eu quero muito servir, tanto que tou quase em depreçao pois estou frustrado pela dispensa... Por favor mi diga!!

    ResponderExcluir
  112. Boa Tarde,
    Efetuei uma compra de um celular, o mesmo veio com defeito. A tela não funcionava, o telefone é touch. Contactei o sac da loja que comprei (a compra foi via internet) e o atendente me informou que a resposição do produto seria feita na data de ontem e que seria enviado no mesmo dia, como compromisso da empresa. O que não ocorreu.
    Posso pedir que eles troquem por um produto da mesma marca, mas que tenha em estoque sem custo adicional? Já que eu quero um telefone, daquela mesma marca, só que o modelo que eu comprei acabou?

    ResponderExcluir
  113. Noeli,

    Não é obrigatório à apresentação de contra razões, mas sempre é bom em vista do que a Vivo teria apresentado no recurso. Por exemplo, se a Vivo apresentou uma “prova” de que teria te devolvido o dinheiro. Neste caso seria bom você desqualificar esta prova através de outros documentos. Deixar o recurso da Vivo sem nenhuma resposta pode ser prejudicial ao desfecho do processo.

    ResponderExcluir
  114. Andressa,

    Se o vendedor declarou o valor correto do pacote o valor taxado pode ser em torno de 60% do valor declarado, isto é 61,20 euros ou mais ou menos R$ 189,00 acrescidos de R$ 12,00 que os Correios estão cobrando desde julho de 2014 para todos os pacotes que são taxados.

    Mas sempre existe a chance tanto do pacote não ser taxado, como ser taxado em 60% sobre um valor arbitrado para o produto, tanto acima como abaixo do valor do mesmo.

    ResponderExcluir
  115. Graziele,

    Coloque a empresa que instalou o ar como réu e a concessionária como corréu, já que ela que encaminhou o carro para a instalação do ar em uma oficina de confiança dela.

    ResponderExcluir
  116. Matheus,

    Não pelos meios normais. Isto só seria possível através de “pistolão” o que sem nenhum bom conhecimento fica quase impossível.

    ResponderExcluir
  117. Mas eu quero o produto, que foi comprado de presente para uma criança, onde pesquisei loucamente pelo melhor valor e eu não conseguirei comprar com o valor desde aparelho, outro com as mesmas funções? A loja não tem a obrigação de me enviar um aparelho semelhante, sem custo?

    ResponderExcluir
  118. Ola boa noite! Qual orgao eu procuro para processar uma empresa que me vendeu um movel que veio quebrado me prometeu outro novo e ja se fazem tres meses que estou nesta espera

    ResponderExcluir
  119. Boa Noite,
    Estou com um probleminha com uma empresa e não sei ao certo o que fazer, peço um orientação. paguei uma fatura adiantada de uma determinada empresa no debito, tenho comprovante, recebi e-mail da mesma com a confirmação de pagamento, passado alguns dias fui fazer compras lá, e me disseram que não poderia pois não tinha pago, mostrei para a Gn a confirmação do pagamento e ate hoje nada fizeram, tenho medo que meu nome vá ao spc... se entrar com pequenas causas e danos morais você acha que vou precisar de advogado ou sem advogado ja consigo???

    ResponderExcluir
  120. Boa Noite,
    Estou com um probleminha com uma empresa, paguei antes do vencimento a fatura no debito, estou com o comprovante do pagamento e o e-mail que recebi da mesma confirmando o pagamento, passado alguns dias fui fazer novas compras e não pude, pois no sistema constava que não havia pago, mostrei o comprovante para a Gn e ate hoje nenhuma providencia foi tomada, estou com medo que meu nome vá para o spc. estou precisando de algumas orientações e informações... caso entre com pequenas causas e danos morais você acha que preciso de advogado??? em base a salários mínimos você, quantos posso receber, mais ou menos????

    ResponderExcluir
  121. Olá Márcio, gostaria de saber se está sendo cobrada a taxa de ICMS no estado do Rio de Janeiro, por entrega via correios. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  122. Oi boa noite, eu tou pensando em vender peliculas de celular pelo mercado livre ai queris saber como funciona isso ai de enviat por carta registrada? E cobrar um valor fixo por isto.

    ResponderExcluir
  123. sou operador da célula pós vendas empresarial da brasil t.. o serviço realmente e precário, os técnicos não vão, extorquem o cliente, o tele-vendas mentem pro cliente para vender, os técnicos não explicam pro cliente o que esta acontecendo na linha dele, fazem o serviço pela metade, se vc fizer instalação de um serviço como busca automática. e tiver problema depois (fio arrebentar na rua) na linha vc só consegue acionar o técnico 24 horas depois.
    isso e se o sistema baixar a os se não o agente tem que fazer um protocolo interno para baixar essa ordem de serviço que dura 5 dias que vai prum tal broficce que nao trabalham ganha R$ 1.080,00 + RV de ate 800,00 e nao fazem nada ficam cancelando nossos pedidos falando que não procede, que fica em Curitiba e em pernambuco, sabe aquele protocolo que vc anota se o agente não salvar o protocolo ele se perde e vc só vai ter um numero que não vai te ajudar em nada. e nem a nos operadores depois, quando ligar pra pedir alguma informação.

    anote o protocolo, a hora que começar seu atendimento e o dia, a requisição que fez, sem, chigar o atendente pq, 80% deles trabalha pq precisa. e leva a serio o trabalho, não que não tenha atendente ruim tem sim e muitos como em todo lugar te gente de ma fé. e muitas vezes quero ajudar o cliente e não posso pq meu programa e bloqueado eu só posso fazer o que esta no script do meu atendimento não por ma vontade e pq a operadora não deixa e travado. e se faço algo pro cliente que nao e minha competência tomo advertência oral. e sabe a remuneração variável já era salario minimo por 6 meses e sem poder subir de cargo.
    conselho meu nem vai no procom pq eles nao ajudam em nada: procura a Anatel e o juizado especial cível (pequenas causas) e se o atendente te maltratar leve ele tb na Anatel pq ele vai tomar justa causa e não vai atender em nei uma outra empresa de call center na vida. espero ter sido util

    ResponderExcluir
  124. Boa noite,

    No caso de uma compra virtual, a mercadoria vem com defeito e após realizar a devolução é informado que não tem mais em estoque, mesmo possuindo em lojas físicas com uma grande diferença no valor do produto. Posso exigir que a empresa cumpra o acordado, conforme o artigo abaixo?

    "O art. 35, também do CDC, por sua vez prescreve que 'se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.'."



    Obrigado.

    ResponderExcluir
  125. Bom dia, tenho um purificador de água a 1 ano 1 mês e dezoito dias e ele parou de funcionar tem alguns dias . Gostaria de entender sobre garantia já que ao consultar o código de defesa do consumidor vi que tem 3 meses de garantia legal mais 12 meses de garantia contratual. Gostaria de saber se o meu caso se encaixa no código.

    ResponderExcluir
  126. ola comprei um armário nas casas Bahia, fiz o seguro estendido, meu armário deu defeito tive q troca ao chega na loja não tinha nenhum do mesmo valor, então paguei a diferençá, peguntei se ja vinha com o seguro pois o do antigo so ia vence em 2015 ai eles me falarao q nao. ISSO E CERTO.

    ResponderExcluir
  127. Louise,

    Neste caso entre com uma reclamação contra o site para que o celular seja substituído conforme prometido:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    ResponderExcluir
  128. Grazi,

    Só vale a pena entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) se eles colocarem o seu nome no SPC/SERASA. Não é necessário de advogado em causas até 20 salários mínimos. Neste caso é possível ganhar até uns 5 salários mínimos de Danos Morais, mas isto depende muito do juiz. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  129. Alex,

    Não é cobrado ICMS sobre importação via Correios no Estado do Rio de Janeiro. Por enquanto, a princípio, a cobrança de ICMS é somente em MG, RS e SC.

    ResponderExcluir
  130. Uesley,

    Basta anunciar que o frete é por conta do comprador e colocar um preço fixo para Carta Registrada para o Brasil inteiro.

    A carta registrada custa até 20 gramas R$ 4,50 para qualquer localidade, mas você pode cobrar um pouco mais e diminuir o preço de venda do produto, para com isto diminuir a comissão que você terá que pagar para o Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  131. Concordo contigo, os funcionários das empresas de telefonia não tem nenhuma relação com os péssimos serviços prestados. Os responsáveis são
    os sócios, gestores e a fiscalização precária da ANATEL.



    Também o sistema de leilão e os altos impostos para a telefonia, onde o governo fica com o dinheiro arrecadado e ninguém sabe onde é aplicado, faz com que as empresa tenham que transferir a conta para o cliente, cobrando muito e prestando péssimos serviços.

    ResponderExcluir
  132. Marília,

    Infelizmente não se somam as duas garantias, mas sim, vale a de maior prazo. No seu caso a garantia é de 1 ano e não 1 ano e 3 meses.

    ResponderExcluir
  133. Fernanda,

    Neste caso eles têm que te devolver o valor do seguro, já que o mesmo caducou por um problema deles e não seu. Entre com uma reclamação contra as Casas Bahia conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

    Se não funcionar, entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra as Casas Bahia, pedindo a devolução do valor do seguro corrigido, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  134. Ola, gostaria de saber o seguinte. Dependo de um remédio (na verdade é considerado suplemento nos EUA) para intolerância a lactose e só consigo comprar nos EUA. Se eu importar, serei taxada? Não sei mais o que fazer, pois não encontro nenhum outro remédio com a mesma eficácia aqui no Brasil e, a pessoa que me enviava, parou de mandar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  135. Gostaria de acrescentar, Haroldo, ao seu comentário, que senti estranheza quando ao ligar para a Anatel, para fazer uma reclamação da Oi, que hoje está uma 'bela porcaria', e pude verificar, pela atendente virtual, que a Anatel só toma providências, após a gente tentar solucionar na própria operadora e se não resolvido o problema, com o n. de protocolo do atendimento voltaria a buscar a Anatel. Assim fica fácil, para eles... porque até isso tudo acontecer, mta gente já desistiu da reclamação. Não deveria ser 'linha direta'? Um dia inteiro sem internet, trazendo transtornos diversos, para depois ouvir isso?

    ResponderExcluir
  136. José Leonardo dos Santos26 de setembro de 2014 às 18:05

    Fiz uma compra no site poucas horas e não recebi nada até hoje e o site não está mais no ar!
    Por favor sabe a quem processar, no caso dessa empresa?

    Cordialmente,

    José Leonardo dos Santos

    ResponderExcluir
  137. oi heitor to rastreando minhas compras pelo muambator so que eu esqueci de colocar o numero da minha casa gostaria de saber se eu consigo achar minha compras .. Beatriz

    ResponderExcluir
  138. Comprei um vestido pelo Aliexpress paguei o boleto em 12/08 e não recebi confirmação, não recebi nada e o pedido não aparece no meuali.Nao consigo reclamar no site que é em inglês.
    Poderia me ajudar?
    Obrigada
    CLAUDIA.

    ResponderExcluir
  139. Olá! Comprei um produto em uma grande rede. Demorou uma semana para entrega, mais uma para montagem e na hora de montar o produto estava com avaria. O montador aconselhou ir na loja. A minha esposa foi lá, falou com o vendedor e o mesmo disse que seria trocado em alguns dias. Já foi descontado a primeira parcela no cartão de crédito e o produto com problema ainda está na minha casa, ainda na caixa. Está completando 30 dias da compra e a loja não resolveu o problema. Fui pessoalmente falar com a gerente, a mesma primeiramente demostrou indignação com o funcionário "montador" depois disse que eu deveria aguardar e pedir um outro produto. Pedi a mesma que resolvesse o problema então ela me culpou do mesmo dizendo que eu deveria ter procurado uma solução anteriormente e ainda não ligou para minha reclamação e me deixou falando sozinho, foi extremamente anti-profissional. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  140. Comprei um celular no valor de 300,00 pela internet e o celular nao chegou, e no site dos correio e das casas bahia tava constando que o produto foi entregue, liguei varias vezes nas casas bahia e eles sempre pediam um prazo de 5 dias e depois quando eu ligava de novo me pediam mais 5 e depois da 6° vez que eu liguei eu cansei, fui também nos correios e eles falaram que nao podiam me dar nenhuma informação, entao depois de passar muita raiva tentando resolver amigavelmente durante 1 mes ae fui no procon, Ae acionaram o site das casas bahia e os correios, ja to com audiência marcada para o dia 27/09, mas ja faz 3 meses que paguei pelo celular e ele nao chegou, e o pior é que o entregador dos correios veio aqui em casa e disse que ele mesmo tinha entregado errado, Passei muita raiva, perdi tempo indo atras desse celular, perdi de arrumar emprego e o pior perdi minha namorada pq enquanto eu nao podia me comunicar com ela outra pessoa teve e depois de passar por tudo isso hoje faltando 3 dias pra audiência me liga uma mulher das casas bahia me oferecendo um celular similar porque oque eu comprei nao tem mais, Eu nao aceitei porque é uma palhaçada com a minha cara vim me dar um celular qualquer como se nada tivesse acontecido e todo transtorno que eu passei? nao pode ficar por isso mesmo. Eu queria saber quais sao os meu direitos, oque devo exigir no dia da audiência

    ResponderExcluir
  141. Olá, me chamo Priscila e gostaria da sua ajuda, aqui no Brasil eu uso tam. 33 34 de sapato, gostei de um tênis mas ele é infantil rsrs... gostaria de saber se o 13,5 serviria?

    ResponderExcluir
  142. Olá, vou fazer a prova do CPOR. Se eu nao passar, oq acontece comigo depois?

    ResponderExcluir
  143. Boa noite,sou de fortaleza,comprei um carro citroen á 1 meses e meio de uma pessoa particular paguei a vista,onde o pai é mecanico e dono de uma atutopeças,eles falaram que o carro estava otimo que tinho colocado varias peças nova,então achei que estava fazendo um bom negocio comprei o tal veiculo fez um pequeno teste e o carro parecia bom.No primeiro dia o carro deu defeito tive que ligar para o velho dono,que levou o carro para eles,no dia seguinte fui lar o carro estava foncionando mais que tinha um peça de 280 pra comprar,como era só um comprei,com poucos dias ao desviar de um buraco bati em uma pedra não era grande,e logo o carro deu problema liguei pediram pra levar pra lar,mais desconfiada de tantos defeitos tão breve,resolvi levar em uma orficina e fazer uma vistoria em todo carro,verificaram que tinha 3 peças muito caras de 600 a 1000 em medadas com durepox,o carter onde ficar o oleo estava vazando pois tinha sido em mendadas também,alem de varias peças muito danificadas.
    O antigo dono não quer se responsabilizar alegando que não é loja,ele pode fazer isso?? colar um veiculo e vender,colocando minha vida e da minha filha em risco.
    Pois tenho que ir trabalha e não tenho hora certa para ir e vir,as vezes tenho de voltar meia noite sozinha,e se esse carro descola no meio do nada.
    Esse cara foi muito desonesto comigo o que devo fazer.
    Ele pode sair sem pagar nada nesta historia?desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  144. Olá , no meu Rastreamento se encontra assim ,e não sai Disso .. oque devo fazer ?


    05/07/2014 11:33 - MALASIA / Objeto encaminhado

    de País em MALASIA / para País em BRASIL /


    01/07/2014 23:11 - MALASIA / Objeto postado

    ResponderExcluir
  145. boa noite! comprei um Xbox One 500 Gb + Kinect (valor R$ 1.752,42- um mil setecentos e cinquenta e dois reais e quarenta e dois centavos) na loja Saraiva do shopping center Recife e estranhei o fato de que durante a abertura da caixa do produto em questão pelo vendedor, para conferência dos itens, o lacre da Microsoft estava rompido, as pilhas já estavam fora do plástico e instaladas no controle e fonte de alimentação com alguns arranhões, fato este que me levou a questionar o vendedor se o produto não havia sido usado, pois nenhum fabricante permitiria que o produto fosse embalado com as pilhas em contato direto com as partes metálicas, fechando o contato/circuito com as mesmas, pois sem uso elas acabariam oxidando, contudo ele afirmou que era novo, então efetuei a compra, pois observei que constava o manual do usuário, enfim acreditei no vendedor. Na sequencia dos fatos ao chegar em casa percebi que no produto faltava o cabo de força e sem ele eu não poderia ligar o aparelho, liguei para a Saraiva e falei com o Gerente Bruno que me pediu um tempo para procurá-lo e horas depois me ligou solicitando que eu fosse na Saraiva buscar o cabo. O mais grave de toda essa situação problema é pelo fato de que ao instalar o produto notei que havia um login e senha com um e-mail de outro usuário e o espaço de armazenamento que consta na embalagem de 500 Gb, apenas estava disponível 320 Gb. Em suma fui lesado, estou frustrado e interessado em representar contra a Saraiva, sendo assim solicito informações de como proceder com o caso, sem mais para o momento, desde já grato!

    ResponderExcluir
  146. Sou cliente da operadora oi e estou sendo cadastrada em serviços que não pedi, nem muito menos dei autorização para mexerem nos meus créditos. Isso é um assalto aos clientes, vou entrar na justiça contra essa operadora OI para ter o meu dinheiro de volta!

    ResponderExcluir
  147. E shorts no aliexpress aparece P, M, L, XL E VISTO 38

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde, comprei un notebook da Positivo 19/07/14 e desde o 1° dia de uso ele não funciona direito, primeiro que para ele rodar tive que eliminar a maioria dos programas que vieram instalados e ele sempre trava ou desliga sozinho, hoje 28/09 ele desligou e apareceu uma tela azul pra dar boot ou algo assim (sou leiga nisso) e não ligou mais, depois de umas 3h dai ligou mas demorou muito e tá todo desconfigurado. Desde o 1°dia da compra me arrependi mas não efetuei a troca, gostaria de saber se posso ir deiretamente na loja que comprei (Magazine Luiza) e pedir pra trocar por um notebook de outra marca e maior valor, claro que pagando a diferença, pois sei que se levar na assistência vão 'arrumar' mas os problemas continuarão.

    ResponderExcluir
  149. Boa Noite,

    Eu tenho uma dúvida quanto ao serviço militar obrigatório, tenho 18 anos e me alistei na junta militar em abril coloquei SIM na pergunta se desejo me alistar e fui convocado para a seleção geral.
    Foi um grande erro assinalar SIM pois devido a minha falta de conhecimento achei que seria avaliado ali mesmo no alistamento militar, de alguma forma achei que eles fariam pirraça com quem assinalasse NÂO.
    Porém atualmente curso 2º semestre de graduação em Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi que é um curso homologado pela ANAC.
    Eu tenho o direito de ser dispensado do serviço militar obrigatório ?
    Esta lei vale para minha situação?
    .(Segundo a Lei do Serviço Militar, serão dispensados do Serviço Militar):
    “Forem alunos ou formados em curso de aviação civil credenciados pelo Ministério da Aeronáutica (Portaria ministerial nº 1054/GM-3 de 3/09/79).”

    Desde já Muito Obrigado !

    ResponderExcluir
  150. e como eu faço pra receber esse valor da carta se quando alguem clica em comprar, so aparece o valor do produto?

    ResponderExcluir
  151. e como eu faço pra receber esse valor da carta se quando alguem clica em comprar, so aparece o valor do produto? Obrigado

    ResponderExcluir
  152. Olá, minha dúvda é: A únidade do meu produto vou vender por R$30 reais e vou colocar 60 unidades à venda. Quero usar o anúncio prata, posso? E as taxas de anúncio e de venda são pagas antes das vendas ou conforme eu vou vendendo eles vão descontando?

    ResponderExcluir
  153. olá eu comprei um xperia C na loja, a vendedora me disse que ele tinha 4gb de memoria interna porem poderia estar ampliando com cartao SD, porem quando cheguei em casa para analisar o produto o mesmo so tinha disponivel 1gb de memoria e quando coloquei o SD nao da para baixar direto nele diz que a memoria do dispositivo nao é suficiente, posso trocar o produto por outro no valor equivalente?

    ResponderExcluir
  154. Rosangela Tosta Do Nascimento29 de setembro de 2014 às 10:28

    Comprei uma bolsa, tem garantia de 30 dias, no dia seguinte a mesma rasgou, fui a loja no mesmo dia mostrar, não quero a mesma bolsa, nem algum outro produto me interessou, posso pedir meu dinheiro de volta? .

    ResponderExcluir
  155. Bom dia! gostaria de uma informação. minha filha tem 14 anos e foi ao mercado ontem compra bolacha, a dona do mercado q estava no caixa falou q a nota q minha filha deu era falsa, passou a nota p outra caixa ver e ela falou q a nota estava estranha, o namorada da minha filha q estava com ela falou q nao era falsa,o mercado estav cheio minha filha ficou com vergonha pq todos estavam olhando p ela, a mulher do caixa pegou a nota deu o troco p eles ai o namorado da minha filha falou q ele trabalha e q ele nao precisa passar nota falsa, a caixa mandou eles toma no c e tocou eles do mercando falando sai daqui seus pirralhos.. eu fui ao mercado toma satisfação mais foi so discussao. gostaria de saber se posso toma alguma providencia pois minha filha ta com vergonha de sair na rua e encontra alguem q estava no mercado e fica comentado o acontecido.

    ResponderExcluir
  156. Janaina Pacheco Cirino29 de setembro de 2014 às 11:09

    Ok, então posso fundamentar a peça pelo CDC? posso ajuizar pela justiça comum invés do juizado? Desculpe-me pela falta de destreza, passei no exame a pouco e infelizmente não estagiei.

    ResponderExcluir
  157. Comprei um imóvel pronto da Even no dia 08/06. Dei uma entrada através de cheque, depositado ainda no mês e o restante seria quitado com financiamento imobiliário para o qual já tinha linha de crédito pré-aprovada. Dei entrada no SAC ainda em Junho, registrada em protocolo, solicitando os documentos para obtenção do financiamento imobiliário. Os prazos comprometidos pela EVEN para entrega dos documentos não foram cumpridos, apesar de eu cobrar, após o vencimento dos prazos originais, via telefonemas e novos protocolos de reclamação. Já percebendo que não conseguiria finalizar meu processo de obtenção do financiamento dentro do mês de Julho fui pessoalmente na construtora para obter uma carta de interveniente quitante solicitada em 27/06 e que até o dia 22/07 não havia me sido entregue apesar dos prazos protocolares serem inferiores. Para minha surpresa, consigo um atendimento que me disponibiliza esse documento na mesma hora. Se pudia ser obtido na hora por que não me foi entregue dentro dos prazos protocolares? A minha percepção é que a construtora postergou essa entrega propositalmente para que houvesse a "virada de mês" e eu tivesse que pagar mais R$7800 de correção IPCA e juros. O que de fato acabou ocorrendo pois a quitação final do financiamento ocorreu somente no dia 13/08. A partir daí outro calvário pois para que a EVEN aceitasse receber o contrato assinado pela CAIXA e por mim e o boleto quitado do interveniente quitante tive que pagar a correção acima mencionada, o que não concordava, mas acabei fazendo para poder finalmente pegar as chaves do apto. Após mais um descumprimento de prazos para coleta de assinatura dos representantes da EVEN e da liberação da hipoteca por parte do interveniente quitante finalmente recebo de volta os contratos assinados para registro em cartório. No dia 26/09 entrego o contrato registrado e solicito a entrega da chaves e, para minha surpresa, mais um protocolo com prazo de resposta/entrega das chaves vence e não consigo receber as chaves de um apto quitado, com contrato registrado e, pior ainda, pagando condomínio, incluindo despesas de água e gás da unidades, desde Julho para que corretores da EVEN fiquem vendendo outros aptos usando a minha unidade. Tenho como solicitar ressarcimento desses condomínios ainda que a cláusula contratual do compromisso de compra e venda diga que eu teria que pagá-los após a assinatura do contrato? Posso pedir ressarcimento da correção de IPCA e juros do mês de Agosto por atraso na entrega dos documentos solicitados via protocolo que não tiveram seu prazo cumprido? Posso pedir perdas e danos por ainda ter que morar em outro imóvel com consequentes custos de moradia e/ou oportunidade perdidos?

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde! Estou com um problema e sem saber como resolver minha filha sofreu um acidente na sala de aula,se assustou por conta de uma barata na sala caiu bateu com a boca e quebrou o dente da frente,levei ao dentista dela teve que recuperar parte do dente com ma protese de porcelana que me custou 1750 reais,e ainda corre o risco de futuramente perder esse dente e ter que fazer um implante,o diretor da escola não teve acordo,alega que a escola não tem nada com isso,quer jogar a culpa no menino,que pegou a barata pra jogar no lixo,até na diretoria de ensino fui e nada resolveram,gostariia de saber se o juizado de pequenas causas resolve isso ?

    ResponderExcluir
  159. Boa tarde Marcio,


    Fui ao Juizado Especial Cível na sexta (26/09) e pelo o que eu entendi, eles ficaram do lado do cursinho.
    Não me deram uma solução.. apenas falaram que eu teria que pagar esse valor, já que eu desisti de um plano que foi facilitado em 11 parcelas.
    Enfim, meu nome deve estar no SERASA hoje.. não sei se resolverá eu ir em outro Juizado buscar uma outra orientação!


    Obrigada,
    Letícia

    ResponderExcluir
  160. Boa tarde.
    Meu caso é peculiar. Entreguei por vontade própria meu vestido de noiva a uma pessoa que se ofereceu a vendê-lo. Porém, o cidadão sumiu com o vestido, sem devolvê-lo ou pagando o valor combinado. Tenho tentado insistentemente reavê-lo mas ele permanece dizendo que irá pagar-me, sem honrar com o compromisso. Isso já tem 2 anos. Não entrei com ação antes porque estava tentando resolver amigavelmente e engravidei nesse meio tempo - não quis me estressar com o assunto para não prejudicar meu bebê. Mas agora que meu filho já está com 5 meses e o cidadão permanece me enrolando, desejo levar o caso à justiça. Tenho todas as mensagens digitais trocadas sobre o assunto, desde o dia em que entreguei-lhe o vestido até hoje (mensagem do Facebook e e-mails). É o caso de ação no Tribunal de Pequenas Causas? O valor combinado pela venda de vestido foi de R$ 5.000,00. Desde já grata pela ajuda!

    ResponderExcluir
  161. Boa tarde! meu nome é Eloiza estou com um problema e não sei como resolver,minha filha sofreu um acidente na sala de aula por conta de baratas,ela se assustou caiu bateu com a boca e perdeu parte do dente da frente,levei ao dentista dela conseguiu recueprar parte de dente a outra foi refeito com uma protese de porcelana que me custou 1750 reais procurei a diretoria de ensino nada resolveu o diretor disse que a escola não tem nada a ver com isso,querem colocar a culpa no aluno que pegou a barata pra jogar no lixo,o aluno disse que não teve a intenção de assustar ou menos jogar a barata na minha filha,oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  162. Olá bom dia, estou com problemas com minha operadora de celular, pela terceira vez a mesma bloqueou meu serviço de mensagem já entrei em contato com a Anatel nas outras vezes o serviço foi restaurado e me foi ressarcido os créditos cabrados indevidamente (sendo que me foi informado que meu chip avia sido blocado pois eu estava enviando spm - mentira-) nesta ultima vez a operadora alega que a um problema na rede da minha região - mentira novamente os telefones dos meus amigos e familiares estão funcionando perfeitamente- a operado alega também que não tem uma estimativa de quando sera solucionando o problema. É o terceiro chip que irei perder este ano por causa de abuso da operadora. Escolhi esta operado a alguns anos pois ela se diz infiniti e eu mando aproximadamente 4200 sms por mês e nas demais operadoras sairia muito caro estes serviços. Gostaria de abrir um "processo por danos morais", não estou ligando pra indenização, só quero deixar claro para a operadora que seus clientes não são idiotas. Vale a pena???

    ResponderExcluir
  163. Simone,

    Liberação de remédios é bastante mais complexa, não depende somente da Receita Federal, mas também da Anvisa.

    Se for cobrado imposto será o mesmo para as outras mercadorias, isto é 60% se exceder o valor de US$ 50,00, mas podendo ser cobrado mesmo se for abaixo de US$ 50,00 se a fiscalização achar que quem está enviando é uma empresa ou se acharem que o produto vale mais do que o declarado.

    Quanto a Anvisa, se for encaminhado para eles, o que não é certo, eles devolvem para o remetente no caso de produtos proibidos no Brasil ou pedem que o destinatário demostre que tem uma receita médica para o remédio e, caso contrário, também devolvem para o remetente.

    Mas se este suplemento for enviado pelos Correios e for uma embalagem pequena existe uma chance razoável que passe direto sem nenhuma fiscalização.

    ResponderExcluir
  164. Vera,

    Concordo contigo. Eu pessoalmente prefiro fazer a reclamação na ANATEL pela Internet, pois ai não tem como eles não registrarem a reclamação. Pelo telefone eles podem usar vários subterfúgios para não registrar.

    ResponderExcluir
  165. Elisa,

    Infelizmente num caso destes é muito difícil fazer qualquer coisa, já que a compra de um artigo usado sem nenhum contrato estipulando condições é como se o comprador aceitasse o estado em que o carro foi entregue. Seria diferente se o vendedor tivesse assinado um contrato formal afirmando que o carro se encontrava em perfeitas condições de uso e somente com peças originais. Neste caso haveria uma possibilidade de processo contra o vendedor.

    ResponderExcluir
  166. Amanda,

    Não existe possibilidade de renegociação de dívidas através do Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), mas, por outro lado, acho que a negativa de emitir um boleto de uma parcela é algo injusto. Acho que valeria a pena você procurar o Procon para que pelo menos eles concordassem de emitir os boletos das parcelas vencidas separadamente. Quanto ao Juizado, a ação poderia demorar tanto que quando você julgada o carro já estaria em busca e apreensão.

    ResponderExcluir
  167. Rose,

    Para entrar com uma ação de Danos Morais contra o supermercado você irá necessitar de pelo menos duas testemunhas não familiares (também não vale o namorado da sua filha) que sua filha foi xingada no estabelecimento. Sem testemunhas a ação seria perca de tempo. Se tiver as testemunhas, veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  168. Eloiza,

    Sim, com toda certeza. A escola é responsável pela integridade física dos alunos dentro do estabelecimento, independente da razão do acidente ser ou não diretamente ligada à escola. Entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra a escola, pedindo o ressarcimento das despesas com dentista, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  169. Nayana,

    Sim, pode ser uma causa para o Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), mas não tenha certeza de êxito, pela falta de um contrato especifico, apesar dos e-mails ajudarem a você provar o acontecido. Peça a devolução do vestido ou o valor combinado correspondente, além de uma indenização por Danos Morais. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  170. Jaque,

    Acho que sim. Entre com uma ação contra a operadora, pedindo a devolução dos valores cobrados pelo serviço, já que o mesmo está bloqueado, além de uma indenização por Danos Morais. Anexe no processo todos os protocolos de reclamação na operadora e na Anatel. Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  171. olá, boa tarde.
    Bateram em meu veículo na traseira, o causador assumiu a culpa, acionou a seguradora, e levei meu veículo para a vistoria.
    Disseram que eu poderia escolher a oficina de minha preferencia para o conserto. fiz isso e agora alegam valor acima da tabela deles de mão de obra e não querem pagar. O orçamento ficou em 2000, somente mão de obra.
    Levei em mais uma oficina, que me deu o orçamento de 1750 de mão de obra.
    Posso entrar com pequenas causas obrigar a seguradora a pagar minha oficina de confiança? ou posso pedir esse valor em dinheiro para que eu pague a oficina e pague o restante do meu bolso?
    como funciona esses casos?

    ResponderExcluir
  172. Evellyn,

    No Procon não dá para exigir mais do que a simples devolução do valor
    pago pelo celular. Para conseguir Danos Morais somente no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil). Veja como proceder no artigo acima.

    ResponderExcluir
  173. Priscila,



    Não serviria. Teria que ser pelo menos o 14,5, mas nada é certo porque não se devem
    usar medidas para calçados infantis para adultos. Existe também o problema das proporções,
    que são diferentes para crianças e adultos, por isto existem medidas separadas.

    ResponderExcluir
  174. Ana,



    As medidas P, M, L e XL não são padrões e são diferentes de país para país. Não
    compre os shorts se não tiver medidas em polegadas ou centímetros. Para
    converter polegadas para centímetros multiplique por 2,54.

    ResponderExcluir
  175. Você será dispensado, pois eles só mandam para o CPOR quem já não irá servir como recruta comum.

    ResponderExcluir
  176. Herbert,

    Não sei te informar se esta portaria ainda é válida, mas eles não convocam para servir que está cursando um curso superior. O máximo que poderia acontecer é te encaminharem para a Seleção Complementar de oficiais da reserva, e, neste caso basta seguir as dicas do artigo acima para ser dispensado.

    ResponderExcluir
  177. Priscila,

    O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor dá um prazo de 30 dias
    para se resolver um problema em garantia, tanto a loja como o fabricante, já que a responsabilidade é solidária. Não recomendo você procurar a loja, pois a troca não será aceita e eles irão te encaminhar para a Assistência Técnica do fabricante. Você pode insistir em deixar na loja, mas mesmo assim eles podem simplesmente consertar o seu produto e te devolver num prazo de 30 dias.

    Para conseguir a devolução do valor pago você pode usar do seguinte artifício, deixe na Assistência Técnica e só compareça para retirar o produto depois de já estourado o prazo de 30 dias. Teste o produto no local e em caso de qualquer defeito, não retire o mesmo da Assistência Técnica e entre com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil) conforme explicado no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2014/05/peticao-pedido-nao-consertado-em-30-dias.html

    ResponderExcluir
  178. Uesley,

    Ao cadastrar o anúncio você tem como cadastrar opções de frete que irão aparecer para o comprador. Neste caso ele pode pagar o frete junto com o produto e caso não faça ele terá que te pagar através de um depósito a parte.

    ResponderExcluir
  179. Ive,

    Pode usar o anúncio prata. O anúncio e as comissões são só pagos a posteriori, tanto através de desconto na sua conta do Mercado Pago, como também através de faturas pagas a parte.

    ResponderExcluir
  180. Rosangela,



    Poder você pode, mas não acredito que a loja vai devolver. Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, a loja tem 30 dias de prazo para resolver um problema em garantia. Também não existem produtos duráveis com garantia menor do que 90 dias, portanto, não pode ser que a garantia seja somente de 30 dias.


    Sugiro que você volte à loja toda a vez que tiver um mínimo problema com a bolsa, neste caso vale o ditado “agua mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Duvido que eles não te devolvam o dinheiro na terceira vez que você for à loja.

    ResponderExcluir
  181. Janaina,

    A petição já está pronta no artigo acima. A Justiça Comum é paga enquanto o Juizado é gratuito. Uma causa deste tipo e neste valor é para o Juizado Especial Civil.

    ResponderExcluir
  182. João,

    Pelo que você descreve e por todos os cuidados que você teve de recolher as provas de inação da EVEN, acho que você tem uma boa causa no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), mesmo que algumas cláusulas do contrato digam em contrário. Afinal cláusulas que são claramente abusivas são invalidas pela lei. Veja como proceder no seguinte artigo:

    http://www.resolvaja.com/2009/11/juizado-de-pequenas-causas.html

    ResponderExcluir
  183. Letícia,

    Acho que vale a pena procurar outro juizado que também atenda a sua região. Talvez o ideal seria conseguir que alguém já redigisse sua petição para você ir com o processo pronto e não precisar discutir o mérito com meros estagiários, que as vezes querem economizar trabalho afirmando que não existe uma boa causa.

    ResponderExcluir
  184. Luciano,

    A sua opção esta fora das opções normais das seguradoras e, portanto, não factível.

    Você pode entrar com a ação no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), contra o proprietário do veículo causador do acidente, apresentando 3 orçamentos de oficinas de sua confiança, mas terá que esperar por meses para ter o seu carro consertado.

    Ou você pode consertar do seu bolso e depois entrar com a ação pedindo o ressarcimento do valor pago corrigido, anexando os comprovantes, o valor da locação de um veículo equivalente, anexando 3 orçamentos, além de uma indenização por Danos Morais.

    Ou você pode pedir a indicação pela seguradora de oficinas que cobrem a mão de obra de acordo com a tabela deles.

    ResponderExcluir
  185. Gostaria de saber o tamanho xxl equivale a camisa social 4 ou 5 no brasil

    ResponderExcluir
  186. Muito obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  187. professora e cidadã ultrajada29 de setembro de 2014 às 18:54

    olá ,sou professora e trabalho desde 2010 na mesma escola ,sempre deixo meu carro na rua pois tenho só uma hora de almoço e assim evito o transtorno de ficar com o carro preso na garagem da escola ,sempre que posso deixo o carro enfrente uma casa pois ali há sombra manhã e tarde ( meu horário é 7.00 as 15.00) acontece que de maio de 2014 há uma nova inquilina que disse que vai comprar a casa não quer que estacione o carro enfrente sua casa pois eu estou danificando a sua calçada, no caso é o meio fio que tem uma manta de massa de cimento ,não sou tão má motorista assim e se fosse meu carro estaria detonado e minhas rodas empenadas... por 2 vezes me retirou da sala de aula p eu tirar o carro p ela varrer calçada e rua, foi na casa da minha diretora que estava de licença saúde para reclamar das professoras que estacionam em sua porta...a última agora é que ela chamou a policia e registrou um B.o p mim alegando estar estragando sua calçada....me senti constrangida humilhada pois o B O foi feito na recepção da minha escola posso mover uma ação contra ela? o que devo alegar e o que devo levar...

    ResponderExcluir
  188. Eu perdi o certificado, em quantos dias eu resolvo o problema? Eu sigo pra útlima etapa, de jurar a bandeira e retirar a reservista? As etapas ficam registradas na junta?

    ResponderExcluir
  189. Boa noite ! Meu nome é Iara Rocha.
    Contratei um pacote de serviços na oi, com os seguintes serviços oi TV, oi fixo e oi Velox, Porém houve atraso na instalação da TV o telefone só foi instalado na abertura da quarta ocorrência me deram um prazo de 3 dias úteis pra instalar a Internet após a instalação do fixo e não foi o que aconteceu então no 6 dia útil eu liguei reclamei e me deram a desculpa de que o prazo era de 7 dias ao invés de 3 concordei em esperar nesta sexta 26/09 completou 11 dias úteis e não apareceu ninguém pra fazer a instalação da internet então voltei a ligar no sabado 27/09 pra fazer mais outra reclamação e me foi garantido que nessa segunda dia 29/9 seria feita a tal instalação sem falta e mais uma vez não apareceu ninguém . Data do contrato 08/08/2014 ou seja já vai completar 2 meses eu não tenho meu pedido completo gostaria de saber se devo entrar com uma ação contra a empresa que me prestou os serviços no casa a oi

    ResponderExcluir
  190. ola td bem? comprei um celular no valor de 36.99 dolares americanos em quantos reais poderei ser taxado moro em minas gerais.

    ResponderExcluir
  191. Olá, eu faço faculdade de desenvolvimento de jogos (programação) e me formo ano que vem. E sou magro, alto, mas quando tento fazer atividades fisicas eu fico com dor de cabeça e tontura, e não quero servir.
    eu gostaria de saber , na sua opinião, quais as chances deles me obrigarem a servir ?

    ResponderExcluir
  192. Bom dia, ontem fui ate a caixa economica federal e peguei a senha nº 12 o banco estava vazio, fiquei aguardando desde as 10:34 ate 11:24 quase 1 hora de espera e somente um caixa atendendo. Fiquei indignada com aquela situação, pois teria outras coisas pra fazer e vendo que o banco estava vazio resolvi ficar ali mesmo achando que seria rapido. Bem quando percebi que havia uma plaquinha no banco dizendo a seguinte informação que em dias normais o tempo de espera era de 20 mim e em dias de pagamento 30 mim, bom ontem bom ontem foi dia 29/09/2014 (dia normal) banco vazio.
    Gostaria de saber como faço pra colocar a CEF na justiça pois, isso não pode continuar.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  193. Bom dia ! Fiz uma compra no site miinthebox cujo o prazo era de 20 dias. realizei a compra no dia 14/08. e no mes de setembro entrei em contato com eles, perguntando sobre a demora e sobre a falta do codigo de rastreio. eles me disseram que se nao chegassem ate o dia 11/09 eles fariam o estorno. no entanto ate hj minha compra nao chegou a fatura do carto ja veio, paguei a primeira parcela. e quando pergunto sobre o estorno eles nao me respondem nada, desconversam o dizem para eu aguardar ate 60 dias e se nao chegar eles procurarão uma solução. Sou obrigada a aguardar a qualquer quantidade de dias que eles pedirem?? qual é o meu direito de estorno??

    ResponderExcluir
  194. quero fazer uma pergunta eu nasci na bahia mais fui recistrado no mato grosso mais eu queria mudar meu recistro para bahia tem como em

    ResponderExcluir
  195. Ola, no site da Hollister os tamanhos então assim : 00-L, 11-L, 00-R, etc.. Queria saber o que significa e como saber qual é o meu tamanho. Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  196. Marcio eu fiz a mesma coisa , eu trabalho de carteira assinada, estou no 2º semestre da faculdade, eu disse sim na primeira vez que me perguntaram e eu disse não depois na entrevista, as chances de eu servir são certas? O que eu não quero que ocorra.

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.