terça-feira, 25 de junho de 2013

Onda de manifestações e protestos no Brasil, uma análise


        Neste artigo faço uma análise da onda de manifestações / protestos que estão acontecendo pelo Brasil inteiro. Entenda qual a dimensão destas manifestações e qual o provável desfecho das mesmas.

 ESTOPIM DA ONDA DE MANIFESTAÇÕES

            Como foi amplamente divulgado, o estopim desta onda de manifestações foi o aumento de passagens nas grandes capitais, que já não aconteciam há 18 meses, em função de um pedido do governo federal.

Os aumentos nem foram tão grandes, basicamente a reposição da inflação passada, mas as passagens no Brasil já significam em média 5% da renda das famílias mais carentes, enquanto nos países desenvolvidos elas nem significam 3% da renda.

O início das manifestações foi bastante modesto, mas pela sua divulgação na mídia atraíram uma grande massa de insatisfeitos que tinham outras demandas em mente.

     EFEITO “DANÇA DA GALERA DO FASTÃO”

            A cada nova manifestação aumentava o efetivo da mídia, inclusive com uma enorme cobertura na televisão. Somente a TV colocava vários helicópteros nesta cobertura, sem contar com os helicópteros da policia. Tudo parecia um grande show com a possibilidade das pessoas se divertirem gratuitamente.

            Por outro lado cada grupo que organizava as manifestações nas cidades queria rivalizar com outros grupos de outras cidades no sentido de exceder os seus concorrentes e volume de pessoas e em organização. Isto seria a oportunidade de ouro para que seu grupo fosse visível e tivesse importância na política brasileira, talvez inclusive com possibilidades futuras de se tornarem políticos, apesar de isto ter sido negado pela maioria dos organizadores. Tudo com uma enorme cobertura da mídia que ajudava a mobilizar a massa.

         Por isto comparo estas manifestações à “Dança da Galera do Fastão”, já que era movido pelo mesmo espírito competitivo e a grande vontade de aparecer na televisão e mostrar sua competência na mobilização e organização das massas.

TV, IMPRENSA OU RÊDES SOCIAIS?

         A mídia coloca que o grande mobilizador destas massas foi às redes sociais, mas a verdade é bem diferente.

As redes sociais foram importantes para coordenar o núcleo organizador das manifestações e trazer as camadas mais politizadas para as manifestações.

Mas a mídia, principalmente a TV foram as responsáveis por trazer a grande maioria, que se informava a tempo real das manifestações e vinham movidos pela grandiosidade do movimento e da cobertura na mídia. Afinal quem não quer estar presente numa grande festa popular, semelhante ao Carnaval ou Ano Novo.

QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DAS MANIFESTAÇÕES

          Divido os participantes em 5 tipos: os organizadores, os insatisfeitos, os baladeiros e os revoltados e os vândalos. Claro que cada pessoa, individualmente, pode fazer parte de mais de um destes tipos.

         Os organizadores são grupos organizados, com demandas definidas, com interesses políticos, normalmente sendo estudantes e em alguns casos professores ou ligados a sindicatos ou outras organizações. O grande objetivo deles é sair no anonimato para que sua causa seja visível, seu grupo valorizado e em alguns casos usar isto como plataforma eleitoral para entrada na política. 

Afinal muitos dos manifestantes do “Diretas Já” e do “Fora Collor” são os políticos de hoje, alguns inclusive com as mesmas práticas que eles condenavam na época.

            Este tipo é uma minoria talvez não representando nem 1% do total.

OS INSATIFEITOS

            Este tipo talvez represente mais de 80% do total. Afinal é fácil estar insatisfeito num país onde a corrupção atinge todos os poderes numa proporção alarmante, onde os impostos são de 1º mundo, mas os serviços públicos são de quinta categoria e os políticos, na maioria absoluta, só se preocupam com seu próprio umbigo.

            Estes insatisfeitos vieram atraídos pela possibilidade de mostrar sua insatisfação num ambiente propício para isto, com uma enorme cobertura da mídia.

POLÍTICOS NO BRASIL

            A insensibilidade e “cara de pau” dos políticos é tamanha, que colocaram notórias figuras envolvidas com a corrupção em cargos de destaque, ignorando solenemente a opinião das massas. Em muitos países de primeiro mundo estes mesmos políticos estariam banidos da política e alguns cumprindo penas de prisão em presídios em celas comuns.

            Nos EUA, por exemplo, basta provar que o político mentiu em juízo, para que ele seja detido. Lembro um caso de um Deputado, nos EUA, cuja única falta foi se exibir pela Internet sem camisa, com a intenção de uma conquista extraconjugal, que acabou renunciando.

            Aqui, muito pelo contrário, a corrupção é premiada com novos cargos e novas possibilidades de roubar. Muitos políticos roubam a vida inteira e depois viram nomes de avenidas, ruas, praças, escolas, aeroportos, etc.

PORQUE OS POLÍTICOS SÃO RICOS?

            São raros os políticos pobres ou remediados. A maioria enriquece no exercício da profissão, mesmo que não tenham nenhuma habilidade com os negócios. Muitos enriquecem sem jamais ter colocado os pés numa empresa, mesmo sendo sócios de algumas. Eles têm a fórmula do sucesso que nenhum outro empresário tem, exceto os que são ligados a políticos, enriquecer sem trabalhar.

Nas pequenas cidades brasileiras é normal que as pessoas mais ricas da cidade sejam os ex-prefeitos, prefeitos em exercício, ex-vereadores e vereadores em exercício. Viajando pelo Brasil, e perguntando pelas melhores casas nas cidades, nas mais badaladas praias, sempre a maioria pertence a políticos ou pessoas que enriquecem com os contatos políticos.

            Dizer que corrupção no Brasil é uma exceção é uma piada, pois na realidade é a regra. Raro é o político que não se locupleta do poder.

PORQUE TEMOS IMPOSTOS DE 1º MUNDO E SERVIÇOS DE QUINTA

            A desculpa sempre é a mesma, não existem verbas para a melhoria dos serviços públicos, pois a maioria das verbas já tem destinação obrigatória. Isto é uma meia verdade, pois não se fala claramente qual é esta destinação obrigatória.

            Primeiro, porque somente os aposentados do serviço público tem o direito à aposentadoria integral, ou até com uma promoção adicional no caso dos militares, sem ter contribuído para tal. Os aposentados do setor privado tem sua aposentadoria limitada em 10 salários mínimos e só recebem proporcionais a sua contribuição. É uma total contradição de um dos preceitos constitucionais de que “todos são iguais perante a lei”.

            Segundo, porque no setor público os salários são mais do dobro (no caso do Legislativo e Judiciário muito mais) do que a mesma função no setor privado.

            Terceiro, porque não se pode demitir funcionário público, mesmos quando ele é completamente ineficiente e muitas vezes nem comparece ao trabalho. Apesar de muitos funcionários públicos serem concursados, muitos concursos públicos são fraudados e feitos, sob medida, para o preenchimento com apaniguados dos políticos no poder. No setor privado, que funciona muito melhor, apesar dos salários bem mais baixos, não existe nenhuma proteção ao emprego.

            Quarto porque somente o governo federal, sem contar com os governos estaduais e municipais tem 20.000 funcionários comissionados, que nem sequer foram concursados, ganhando salários nababescos, quando, por exemplo, na Inglaterra não tem mais de 100 deste tipo de funcionário.

            Somente os 4 itens acima, sem contar com os desvios, correspondem a 2/3 de todos impostos arrecadados. Portanto não falta dinheiro, mas vergonha na cara.

PORQUE OS POLÍTICOS GOSTAM DE OBRAS COMPLEXAS

            Intrigava-me porque toda obra ligada a governos são obras faraônicas. Porque eles adoram construir obras de arquitetos famosos, com execução difícil e orçamento complexo.  Mas hoje tenho uma explicação clara para isto, este tipo de obra tem uma variabilidade muito grande de preços orçados permitindo muito mais facilidade em desviar recursos públicos.

Neste sentido não me surpreende a felicidade dos políticos com uma Copa do Mundo e Olimpíadas. Trata-se de obras muito complexas e, portanto, com grande possibilidade de manobra para desviar recursos. Não entendo também como um país com tantas carências dê prioridade para estádios ao invés de gastar dinheiro em escolas, saúde pública, etc...

OS BALADEIROS

            Toda manifestação de massa, principalmente envolvendo jovens tem um grande componente de oba-oba, isto é aqueles que vêm para participar de uma festa, mas não estão tão preocupados com o tema da mesma. Diria que aproximadamente 80% dos manifestantes se enquadram neste tipo, mesmo muito deles sendo também insatisfeitos.

            Nada contra, mas isto demonstra um pouco do caráter raso da insatisfação e da pouca consciência política. A maioria se perguntada sobre os motivos da insatisfação irão dar respostas vagas e quase ninguém terá uma proposta concreta para resolver os problemas.

            O grande perigo disto é a canalização pelos políticos desta insatisfação para pseudos soluções que nada contribuam para a solução dos problemas. Um exemplo claro é esta proposta de Constituinte para a Reforma Política, que já caiu por terra menos de 24 horas depois de ter sido colocada.

OS REVOLTADOS

            Existe uma minoria, algo em torno de 5%, que estão cansados de toda esta bandalheira, muitos que são constantemente agredidos, extorquidos e roubados pela polícia e querem descontar de forma anônima e relativamente segura jogando pedras nos seus algozes.

            Não misturo esta minoria aos vândalos, pois os objetivos deles são diferentes. É a velha lei de Talião “olho por olho, dente por dente”.

            Simplesmente dizer que quem joga pedra na polícia é vândalo é esquecer a péssima qualidade de nossas forças policiais. Quem vive em favelas sabe disto, e quem é negro e pobre sabe melhor ainda.

POLÍCIA NO BRASIL

Infelizmente temos uma policia racista que quando entram num ônibus para revistar, normalmente revistam somente pessoas jovens e com aparência de pobre, principalmente negros ou mulatos.

            Também as ações policiais na favela, ao contrário do asfalto, são feita com invasões a casas e apartamentos sem nenhum mandato judicial, ou com mandatos genéricos totalmente ilegais. É comum favelados terem seus bens roubados de suas casas nestas ações.

            A extorsão, violência e tortura ainda são práticas habituais, mas somente praticadas em grande escala contra pobres, mas totalmente ignoradas pela mídia.

            Não sou favorável a esta prática de jogar pedras, mas a simplificação de chamar todos de vândalos é esconder o sol com a peneira da verdadeira motivação destes revoltados.

OS VÂNDALOS

            Trata-se da minoria da minoria, talvez menos de 1%. Estes vêm com outro objetivo para rua, alguns para simplesmente depredar o patrimônio público por diversão, outros para furtarem no meio da multidão e outros para cometerem saques em estabelecimentos comerciais ou públicos.

            Eles acabam sendo o grupo mais visível, pois a mídia dá todo o destaque da sua cobertura neste tipo, até porque isto que traz mais audiência.  A mídia vive de audiência e não importa as consequências da sua programação, mas os lucros da sua empresa. Como diria, a famosa “liberdade de imprensa” se transforma em “liberdade de empresa”.

            No final este destaque da mídia acaba atraindo mais vândalos para as manifestações, já que muitos destes vândalos procuram estas oportunidades para fazer um ganho.

               Também muitos políticos podem ser favorecidos pelos vândalos, tanto aqueles que pretendem substituir aqueles que estão no poder, como outros que sabem que o vandalismo afasta a grande massa das manifestações, e com isto acaba com elas. Existem sinais claros que parte dos vândalos foi arregimentado e pago por políticos.

AS REINVINDICAÇÕES

            As manifestações começaram pedindo primordialmente a diminuição das tarifas dos transportes públicos, o que no começo foi negado, mas que a medida que as manifestações cresceram, os políticos mudaram de ideia e acabaram cedendo.

        Outra proposta, que foi rapidamente atendida é a rejeição da PEC 37. Trata-se de uma lei que estava em votação no Legislativo para limitar o poder dos promotores em fazer investigações. Como o alvo da maioria das investigações eram políticos, trata-se de uma garantia que o político pode roubar sem ser investigado, ou somente investigado pela polícia, que é mais corrupta e, portanto, mais fácil de ser “comprada”. Infelizmente os detalhes desta reinvindicação eram completamente desconhecidos pela maioria absoluta dos manifestantes. 

      O Legislativo, mesmo antes sendo predominantemente favorável a esta lei, rapidamente rejeitou a proposta, por quase unanimidade (muita cara de pau), para colher os louros de algo sem grandes importâncias, já que hoje é possível ser corrupto dentro da lei, como explicado abaixo.

            As novas reinvindicações são as seguintes:

1)     Melhorias na educação, saúde e transporte público – trata-se de algo tão genérico, que nunca dará para saber se as reinvindicações foram ou não atendidas.  O governo espertamente lançou os “pactos” para “resolver” todos estes problemas, só que a única intenção é fazer um jogo de fumaça, já que este governo já teve 6 anos para  resolver e nunca fez nada. Certamente nos 2 anos que faltam, e com a maioria dos incompetentes que estão no poder, não farão nada também;

2)    Contra a corrupção – novamente algo muito genérico que sem uma proposta específica irá cair no vazio. O governo está propondo transformar corrupção em crime hediondo, mas isto é muito pouco, já que hoje a maioria da corrupção é dentro da lei. Tipo um político favorecer uma empresa numa lei específica e ao mesmo tempo comprar uma empresa (ou uma participação num empresa) por um valor bem abaixo do seu valor real. Ou receber contribuição de campanha e depois abrir os cofres do BNDES para empréstimos subsidiados para quem contribuiu. Não adianta transforma em crime hediondo sem detalhar todos os tipos de corrupção que hoje são legalmente aceitos;

3)    Contra a “cura gay” – trata-se de uma bandeira muito fácil, pois este projeto já nasceu morto. Jamais irá passar pelo Legislativo e mesmo se passar é inconstitucional, portanto, não teria aplicabilidade. O Legislativo rapidamente enterrou esta proposta com o objetivo de colher os louros da sua ação.

4)    Derrubar fulano ou ciclano da sua posição – é uma reinvindicação que perdida no meio de tantas outras perde sua significância. Isto só funcionaria com um imenso abaixo assinado, muito maior do que aqueles que foram feitos anteriormente.

QUAL FOI A RESPOSTA DO GOVERNO

            O governo já está jogando água com suas propostas genéricas para resolver problemas genéricos. Parece que tudo resolvido, mas infelizmente não está.

Pior é a proposta do plebiscito, em cima da hora, para a reforma política, pois isto se trata de puro oportunismo politico, para consolidar a "ditadura dos partidos" no Brasil. Afinal o plebiscito será acompanhado de publicidade dos partidos na televisão conforme suas "representatividades" no Congresso. Este plebiscito será tão maculada como todas as eleições neste país. Veja o seguinte artigo: Brasil, Cleptocracia ou Democracia.

        A maioria da população desconhece completamente este assunto é vão comprar o que for vendido na televisão como eles automaticamente compram "OMO TOTAL" somente pela publicidade.

O FUTURO DAS MANIFESTAÇÕES

            Não tenho uma bola de cristal, mas tenho a impressão que isto é uma onda que vai morrer na praia, como já morreu no Egito e na maior parte do mundo árabe. Em alguns destes países caiu à ditadura de um homem só e entre no seu lugar a “ditadura dos partidos”, que alias é como eu definiria o governo no Brasil.

            No caso brasileiro, a “ditadura dos partidos” pode sofrer uma reacomodação, mas dificilmente irá mudar na sua essência, isto é, de não dar voz a polução e somente ser um instrumento de lotear o estado entre os políticos no poder, seus familiares e seus apaniguados.

            Não acredito que se continue por muito tempo se mobilizando centenas de milhares de pessoas sem uma pauta clara de reinvindicações. A mídia por outro lado precisa de novidades, e a repetição de manifestações, cada vez menores, irão cada vez ter menos destaque. Com o menor destaque certamente menos pessoas irão comparecer e estará formado o ciclo vicioso da morte das manifestações.

COMO SE PODERIA FAZER DIFERENTE

            O único jeito de continuar alguma mobilização significativa é ter uma pauta clara de reinvindicações em que haja ações que possam ser feitas pelo governo de imediato, não a médio e longo prazo, tipo foi à redução das passagens.

            Uma reforma política é um bom começo, mas não da forma como o Governo pretende encaminhar. Esta reforma tem que partir de manifestações e um abaixo assinado com milhões de assinaturas. Acho que a única alternativa para um governo menos corrupto é o voto distrital, a não obrigatoriedade de votar, a proibição da contribuição pelas empresas, somente através de pessoas físicas e com um valor máximo por pessoa e o parlamentarismo, em que não existe bola dividida, mas sim um congresso que representa o governo.

            Descrevo uma possibilidade de proposta no seguinte artigo:


Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início.

          Se quiser mais detalhes sobre este assunto, ou algum esclarecimento, escreva um comentário no final desta página.
          Veja também:

2 comentários:

  1. por que o procom nao resouveu ainda o caso do score do serasa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primo,

      O Procon não resolve estes casos. Isto é uma atribuição da Justiça.

      A Justiça tem atuado de forma diferente conforme o Estado, em alguns tem proibido a divulgação do SCORE do SERASA e dado uma indenização por Danos Morais para clientes que entraram com ação e em outros casos não.

      Para mais detalhes veja o seguinte link:

      http://www.oab-sc.org.br/artigo.do?artigoadvogado.id=760

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.