sábado, 21 de agosto de 2010

Homeopatia, puro charlatanismo


  Muita gente irá me odiar por este artigo, mas preciso colocar com todos os pingos nos is num assunto que toda comunidade cientifica já sabe, mas os meios de comunicação escondem com medo de desagradar seus leitores.

            Homeopatia é puro charlatanismo e o único efeito que tem é o chamado efeito placebo, aquele que faz que quando você acredita na cura o próprio corpo reage facilitando a cura.


COMO SURGIU A HOMEOPATIA

            A Homeopatia foi “descoberta” por um alemão chamado Samuel Hahnemann no final do século XVIII. Como muitos médicos, ele estava totalmente desiludido com a medicina praticada na sua época. Era algo ainda bastante primitivo, com práticas como a sangria para equilibrar os humores do corpo, ou o mercúrio, um potente veneno, para aliviar os sintomas da sífilis entre outros absurdos. Afinal nesta época vivíamos nos primórdios da medicina moderna e praticamente nenhuma descoberta importante sobre curas e remédios tinha sido feita.

            Nesta época ainda eram frequentes casos de malária na Europa e Hahnemann na sua prática como médico tinha tido contato com muitos destes pacientes. O remédio usado era o quinino, que provinha de uma casca de uma árvore achada no Peru, que foi trazido a Europa por missionários Jesuítas em 1640.

            Numa ocasião, Hahnemann presenciou uma pessoa totalmente saudável que tomou quinino por engano e apresentou os mesmos sintomas da malária. Ele decidiu testar nele mesmo o quinino e também apresentou os mesmos sintomas. Neste momento ele fez a sua descoberta de que o remédio para uma doença deveria ser algo que provocava os mesmos sintomas da doença, generalizando para todas as doenças.

Isto nada mais era do que uma versão requentada da “doutrina das similaridades” praticada na era medieval, em que uma doença poderia ser curada por uma substância que produzisse sintomas similares. Por exemplo, os camponeses da era medieval usavam compressas quentes para curar queimaduras e tratavam resfriados com cebolas (porque a cebola fazia os olhos lacrimejar e o nariz escorrer).

PORQUE A HOMEOPATIA É INÓCUA

            Outra “dedução” sem nenhuma razão lógica foi a de que o “remédio” deveria ser usado puro mais em proporções infinitesimais, e quanto menor a dose maior o efeito do remédio. Para fazer o “remédio” se diluía uma porção da substância pura em nove porções de um líquido, e da diluição resultante se procedia sucessivamente em novas diluições repetindo o mesmo processo trinta vezes.

            Cada diluição devia ser feita através de uma vigorosa sacudida (com se faz caipirinha) para que fossem liberadas “forças vitais” do “remédio” para toda a mistura.

            Na prática neste processo de diluição se formos usar o atual conhecimento cientifico de física e química pode com toda certeza afirmar que não sobra nenhuma partícula do remédio original, restando apenas o liquido diluidor, que é totalmente inócuo, como uma pílula de farinha.

            As tais “forças vitais” nunca foram demonstradas por qualquer experimentação científica.

PORQUE MESMO ASSIM A HOMEOPATIA PROSPEROU

            Na época, como hoje também, muitas correntes de charlatões prosperavam (na política também). Nem é à toa, já que a medicina tradicional, em muitos casos trazia mais sofrimentos do que se nada fosse feito.

            Hahnemann, ao contrário de muitos outros charlatões, acreditava piamente nas suas “descobertas” e a defendeu com unhas e dentes contra todos os seus detratores, escrevendo dezenas de livros sobre o assunto.

            Esta sua persistência, o seu ataque a medicina tradicional (que na época era medonha) e o apoio de muito de seus alunos fizeram com que surgissem dezenas de seguidores igualmente convictos e isto se propagou até os dias de hoje com milhões de adeptos.

            Uma das vantagens da Homeopatia em relação aos outros charlatões e mesmo a medicina tradicional da época é que ela não fazia mal nenhum, já que era como pílula de farinha, e em alguns casos até provocava a cura, através do efeito placebo.

PORQUE A HOMEOPATIA É CHARLATANISMO

            Apesar da comunidade de homeopatas nunca terem se preocupado em conduzirem experimentos verdadeiramente científicos, sobre a eficácia da homeopatia, isto foi feito pela comunidade científica.

            Este tipo de experimento é conduzido da seguinte forma: se pega um conjunto grande de pessoas com uma determinada doença (normalmente bem mais de 100 pessoas), separa-se aleatoriamente em dois grupos de tamanho igual e administra-se num grupo o “remédio homeopático” e em outro, pílulas de farinha. Os pacientes não sabem que foram divididos em dois grupos e não sabem que remédio está sendo testado; os enfermeiros que administram o remédio também não sabem de nada, pois nada distingue um “remédio” do outro.

            Um remédio pode ser considerado eficaz se ele traz um resultado estatisticamente bem superior a pílula de farinha. No caso da homeopatia em nenhuma experiência feita (conduzida de forma científica) chegou-se a este resultado e a comunidade científica tem plena certeza da sua ineficácia.

PORQUE MESMO ASSIM ELA É PERMITIDA

            Existem várias razões para os governos e as comunidades médicas tolerarem e em alguns casos até referendarem a homeopatia:

·         A homeopatia não faz nenhum mal a saúde e pode curar alguém pelo efeito placebo (desde que a pessoa acredite), da mesma forma que a fé também pode curar através do mesmo efeito;

·         O custo dos remédios é extremamente baixo, já que com o processo de diluição, com uma pequena quantidade de uma substância pura, que pode custar caro, pode-se fazer uma enorme quantidade de “remédios”. Na prática acredito que alguns laboratórios nem percam tempo e dinheiro, fazendo direto uma “pílula de farinha”, já que nenhum teste físico químico irá conseguir distinguir a substância;

·         Os médicos podem praticar uma forma de “medicina” que se adapta aos seus pacientes de menor poder aquisitivo, com isto podendo lucrar mesmo com pacientes mais pobres. Está preservada a reserva de mercados para os médicos já que só pode praticar a homeopatia alguém que tenha se formado como médico, e isto é, no fundo, o que importa para eles;

·         Permite aos médicos “curar” supostas doenças de pacientes hipocondríacos, que na realidade não têm doença nenhuma;

·        Para os governos permite oferecer “atendimento”, mesmo que seja inócuo, para uma grande população a custos muito reduzidos. Governos não estão preocupados com a eficácia e sim com a popularidade, e se a população se sente atendida com gastos mínimos melhor para o governo;

·         A mídia é neutra em assuntos que podem desagradar seus leitores, portanto jamais se posicionam em assuntos desta natureza, com medo de perder receita. A mídia muito pelo contrário gosta de vender ilusões de falsas curas, pois isto trás audiência e com isto mais receita.

PORQUE SUA PRÁTICA DEVERIA SER DESESTIMULADA

            Na maioria das doenças o corpo reage e cura surge mesmo que não haja tratamento nenhum. Nestes casos a homeopatia, outras formas de charlatanismo inócuo, a fé, o otimismo podem ser bons aliados para acelerar a cura.

            Só que em alguns casos o corpo precisa de ajuda externa para vencer algumas doenças e neste caso quem procura a cura nestes meios inócuos pode ser precipitado para uma situação irreversível, ficando com sequelas ou inclusive vindo a falecer.

            O aval de governos, da comunidade médica e da mídia pode gerar incontáveis casos graves em que uma ajuda médica científica poderia ter ajudado, mas deixou de ajudar, pois o paciente na sua inocência acredita na homopatia.

Isto é o mesmo que um “curandeiro” que desse diagnóstico e usasse “chás da selva” para curar todas as doenças, sem nunca ter provado cientificamente a eficácia destes chás. O interessante que neste caso o tal “curandeiro” será perseguido pelos governos e comunidades médicas e pode inclusive ser processado e preso. A diferença de tratamento é dada apenas por uma simples razão, o “curandeirismo” é ilegal e a homeopatia é legal e aceita socialmente.

Não acho que sua prática devia ser proibida, até porque isto só geraria mais fanáticos defendendo o seu uso e continuaria ser praticada a margem da lei. Mas o mínimo que tem que ser feito é informar a população da sua ineficácia.

ALGUNS GOVERNOS JÁ COMEÇAM A REAGIR

            Depois de dezenas de anos da confirmação científica da sua ineficácia, em fevereiro de 2010, o Parlamento Britânico recomendou que o governo parasse de oferecer remédios homeopáticos na saúde pública. Veja que a despesa com este tipo de “remédio” era mínima (por volta de R$ 500.000), mas isto veio como resposta a um início de clamor público, quando em janeiro de 2010, um grupo organizou, em 13 cidades britânicas, protestos onde dezenas de pessoas ingeriam uma overdose de remédios homeopáticos para provar a sua ineficácia. Nenhuma destas pessoas apresentou qualquer sintoma de qualquer doença como era de se esperar.

            No Brasil isto vai demorar muito, até porque o sistema de saúde pública é falido e acabar com falsas ilusões é entregar a população ao desespero. Isto só vai acontecer aqui quando o grosso da comunidade internacional tiver adotado esta postura.

REAÇÃO DA COMUNIDADE DE HOMEOPATAS

            O interessante é que este debate gerou no mundo inteiro uma reação dos médicos / farmacêuticos homeopatas dizendo que a homeopatia é referendada pela Organização Mundial da Saúde (o que de fato é, mas pelos motivos apontados acima) e que foram feitos muitos estudos “científicos” para provar sua eficácia. Só faltou citar quais estudos para a comunidade científica poder avaliar o seu valor científico.

            É claro que os médicos e farmacêuticos homeopatas irão fazer trincheiras, afinal eles estão defendendo a sua especialização, o seu trabalho e principalmente o seu ganha pão. São as mesmas trincheiras que a indústria de cigarros plantou em meados do século passado contra a conclusão científica de que cigarro causava câncer de pulmão. Nesta luta, em que a indústria acabou perdendo, eles inclusive conseguiram arregimentar alguns “cientistas” pagos a peso de ouro, para apresentar alguns estudos “científicos” provando que cigarro não tinha nenhuma relação com o câncer.

             Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.


4 comentários:

  1. Bom dia. Muito bom seu artigo, mas não provou que a homeopatia não faz efeito, simplesmente confirmou o que todos já sabiam, que ela tem um efeito várias vezes mais fraco que os remédios quimicos, e nas situações mais graves, os remédios quimicos devem ser utilizdos. A homeopatia não deve ser usada como cura e sim como prevenção, pois só a utilização frequente de remédios naturais que se consegue um efeito significativo.

    ResponderExcluir
  2. Juninsm,

    Não tem nada que prove que algo não faça efeito, mas qualquer remédio tem que comprovar sua eficácia antes de ser utilizado.

    Se não fosse assim algum médico poderia receitar para seus pacientes pilulas de farinha benzidas pela paróquia da esquina ao invés de receitar medicamento efetivamente eficazes.

    O risco disto é o paciente acreditar e não se tratar pela medicina científica e com isto piorar.

    A Homeopatia não serve nem para prevenção e nem para cura. É exatamente igual a pilula de farinha.

    Também o conceito de remédios naturais é equivocado, pois nem tudo que vem da natureza faz bem, vide os venenos mortais que encontramos em plantas e animais.

    Qualquer remédio, natural ou industrial, tem que provar o seu valor através de experiências cientificamente controladas.

    ResponderExcluir
  3. Por que então a homeopatia faz efeito nos animais? Eles não acreditam nela, não é? Por que faz efeito nas crianças de colo? Nos julgados "incapazes"? Creio mesmo que você deveria utilizar para algumas de suas dores, como um reumatismo qualquer que o acometa, é uma doença bem comum, nos comuns dos mortais. Use mesmo sem acreditar, principalmente na diluição de 30CH, e depois de duas semanas dê seu depoimento imparcial, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noel,

      O efeito placebo age também para o caso de animais e crianças. Mas os teste científicos de duplo cêgo feito com crianças e animais também comprovaram a total falta de eficácia da homeopatia.

      Em outras palavras crianças e animais que receberam pilulas de farinha, mas que pensavam que estavam sendo tratadas pela homeopatia, tiveram a mesma melhora do que as crianças e animais tratados com as diluições da homeopatia.

      Sei que existem apaixonados pela homeopatia, que deve ser o seu caso, mas isto não dá validade a uma prática médica que não passou por nenhum teste da ciência.

      Mas para compreender isto, precisa se entender conceitos científicos como, por exemplo, o que é teste de duplo cêgo e porque é o único meio eficaz de se comprovar a validade de um remédio ou tratamento.

      Nenhum remédio é liberado para comercialização, na medicina alopática, se não é submetido ao teste do duplo cêgo, mas no entanto a homeopatia é isenta desta necessidade de testes.

      A existência de casos de cura não prova nada. Afinal na maioria das doenças o corpo se trata a si mesmo sem necessidade de remédio nenhum.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.