domingo, 20 de novembro de 2011

Reclamação contra o atraso dos Correios


          Saiba por que temos um dos piores Correios do mundo e o que isto implica nas suas compras com entrega pelos Correios. Saiba como evitar que suas encomendas não sejam entregues, como fazer o rastreamento nos Correios de suas encomendas e como fazer reclamação pelo atraso da entrega nos Correios. Atualizado em 09/05/2012.




RECEITA FEDERAL ESTÁ RETENDO PACOTES POR 90 DIAS


          Conforme publicado no Blog BCJ em 20/04/2012, um funcionário dos Correios afirmou que a Receita Federal está retendo para inspeção todos os pacotes com origem nos EUA e China. Se no prazo de 90 dias eles não tiverem pessoal para fazer a inspeção eles liberam automaticamente sem taxação. 

              Como na prática eles estão com falta de pessoal, conforme declarado pela própria Receita Federal na imprensa, quase todos os pacotes com origem nos EUA e China estão ficando retidos por 90 dias e sendo liberdados.

              Esta explicação é possível, mas não necessariamente verdadeira, pois o APAGÃO POSTAL está também acontecendo com pacotes com outras origens.

           O ruim é que pela experiência de outros episódios semelhantes, na confusão muitos pacotes "somem" ou melhor "são sumidos" (desculpe pela liberalidade no português, mas quis dizer que tem um sujeito por traz do sumiço).

OS CORREIOS BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS PIORES DO MUNDO

            Em 15 de janeiro de 2010 já tinha escrito um artigo sobre este problema (Encomendas pelos Correios atrasadas) e desde aquela época a situação piorou muito.

Naquela época a proporção de entregas furtadas ou sumidas estava na faixa de 10% de todas as entregas internacionais dos Correios, o que já é um número extremamente alto, mas raramente entre encomendas rastreadas.

Depois da Greve dos correios de 29 dias (encerrada em 12 de outubro de 2011) a situação ficou bem pior, com o número chegando a mais de 20% de das entregas internacionais dos Correios furtadas ou sumidas, inclusive aquelas rastreadas.

            Infelizmente creio que a insatisfação de dos funcionários dos Correios está levando eles a ficarem completamente relapsos e em alguns casos inclusive furtando encomendas dos clientes. Em outras palavras quem paga o pato é o cliente da total incompetência do governo.

O PROBLEMA DE CORRUPÇÃO NOS CORREIOS AINDA NÃO FOI RESOLVIDO

            Se alguém pensa que com a mudança de direção nos Correios algo mudou, pode tirar o cavalo da chuva. Os Correios continuam loteados entre os políticos do PMDB e alguns do PT, cada um com a sua mamata e sem interesse nenhum em melhorar os serviços.

            A única preocupação deles é se dar bem, e infelizmente esta filosofia está atingindo todos os níveis e por isto que as encomendas são furtadas ou somem e principalmente aquelas de maior valor de revenda.

RECLAMAÇÃO CONTRA OS CORREIOS NO RECLAME AQUI

            O total de reclamações no dia 08/05/2012 contra os Correios no site Reclame Aqui era de 13212, sendo que 1262 no ano de 2009, 3316 no ano de 2010, 5871 no ano de 2011 e 7017 nos últimos 12 meses (até 8/05/2012). Os Correios nunca responderam a nenhuma reclamação. Afinal o cliente para eles é a última prioridade. Interessante é que mesmo sem eles responderem os clientes cada vez reclamam mais.

            O único jeito de isto mudar é o dia que privatizarem os Correios e tirarem o monopólio do serviço postal, de forma a qualquer empresa poder se habilitar a prestar o serviço. Concorrência é o melhor remédio para incompetência e ineficiência.

            Mas enquanto esta mamata estiver alimentando os políticos podem ter certeza que é quase impossível os Correios serem privatizados. Afinal eles precisam distribuir os panetones deles de Natal... não pelos Correios.

A MAIORIA DOS VENDORES DO EBAY NÃO MAIS ENTREGAM PARA O BRASIL

            O governo brasileiro (e alguns brasileiros também) fica indignado quando chamam o Brasil de país de terceiro mundo, preferindo a denominação de país em desenvolvimento, ou até a denominação de BRICS (acrônimo para Brasil, Rússia, China, Índia e agora a África do Sul).
           
            Só que quando se trata dos Correios o Brasil é pior do que terceiro mundo, se igualando aos países mais pobres da África. No eBay a maioria dos vendedores já não entrega mais para o Brasil, o mesmo que eles fazem com os países africanos. Isto porque eles sabem que muitas encomendas são furtadas antes de chegar aos clientes.

            Daqui a pouco o DealExtreme e outros irão fazer o mesmo, já que ninguém aguenta ficar levando um prejuízo atrás do outro.

O QUE DEVO FAZER COM AS ENCOMENDAS INTERNACIONAIS PELOS CORREIOS

            Ai vai algumas dicas para minimizar os problemas com as encomendas internacionais pelos Correios:

1)      Compre somente com vendedores que mandam a encomenda rastreada;
2)      Jamais compre entre 15 de Novembro e 15 de Janeiro, pois nesta época os Correios ficam completamente atolados e a quantidade de encomendas que são furtadas ou somem aumenta muito. É o famoso apagão postal que acontece todo final de ano;
3)      Evite comprar produtos eletrônicos mais populares, pois eles são os mais furtados.

            Mesmo seguindo estas recomendações infelizmente ainda terá algumas encomendas que irão sumir, mas em muitos casos mesmo assim irá valer à pena comprar, já que o Brasil hoje é um dos países mais caros do mundo. Considere os produtos que somem como um imposto a mais que você paga pela incompetência no Brasil.

Em muitos casos você consegue recuperar o seu prejuízo. Veja como nas seguintes postagens:


COMO RASTEAR AS ENCOMENDAS PELOS CORREIOS

            Acompanhe as encomendas ou cartas pelo rastreamento dos Correios. Antigamente, no rastreamento dos Correios aparecia passo a passo onde estava a encomenda, mas hoje às vezes eles pulam algumas etapas. É a bagunça se estabelecendo.

COMO FAZER RECLAMAÇÃO NOS CORREIOS

            Se você é o destinatário, você só consegue fazer reclamação tendo também os dados completos do remetente. Para isto é necessário entrar em contato com o remetente para saber em que nome e endereço completo (com o CEP) ele te mandou a encomenda, além do telefone do remetente e peso da encomenda e preço da postagem.

            Você pode fazer a reclamação no próprio site (web)dos Correios (neste link - fale com os Correios). Não adianta fazer a reclamação pelo telefone dos Correios. É difícil eles atenderem e se atenderem sempre é de má vontade e sem registro no site nada é resolvido.

            Para entregas internacionais dos Correios o prazo máximo para reclamação é de 6 meses e só pode ser feita com encomendas rastreadas.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

269 comentários:

  1. Olá, gostei muito, muito mesmo do seu blog, já me ajudou por 2 vezes. É muito informativo e objetivo, parabéns!
    Só uma sugestão: seu blog tá bem pesado, em computadores mais lentos, o navegador fica travando (dando legs). Estou achando que é seu plano de fundo (o da estante com livros). Pode ser que a imagem esteja numa qualidade muito alta (e consequentemente tamanho). Talvez se você pegar essa imagem e diminuir a qualidade, dê uma melhorada significativa na velocidade. Ou até mesmo pode ser algum script que você adicionou no site (no caso de vc ter adicionado um).
    Parabéns pelo site!
    Charles Trindade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola este blog é mt legal, mas o problema continua com os correios, vc pode rastrear e a encomenda fica como objeto não encontrado enfim pagamos e não temos alternativas e direitos sem contar qnd nos furtam as encomendas isto e uma pouca vergonha. Vc comentou sobre produtos da China e USA, + vivo em Portugal e acontece o mesmo.Enfim este e o nosso Brasil uma vergonha em todos os sentidos.O povo deve fazer uma manifestação para que isto possa melhorar.

      Excluir
    2. Concordo contigo, mas infelizmente não tem muita solução.

      Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
    3. Gente cansei dos correios e resolvi fazer a reclamação ao Ministério de Telecomunicações; acredito que quanto mais gente reclamar a respeito dos correios melhor e. Deixo o email a quem quiser ser solidario com atitude que tomei para ao menos tentar solucionar os atrasos, os furtos etc.( falecomoministerio@mc.gov.br)

      Elóa

      Excluir
    4. Eloá,

      Infelizmente simplesmente mandar e-mail não adianta nada. Eles nem leim os e-mails. Já fiz isto para várias repartições diferentes, com vários casos gravíssimos e nunca recebi uma resposta.

      Com certeza os pessoal dos Ministério das Telecominicações sabe do estado caótico dos Correios, mas eles não tomam providências, pois isto não dá voto nem dinheiro.

      Precisamos de outro tipo de mobilização, uma que gere mídia para denegrir a imagem da instituição.

      Excluir
  2. Charles,

    Obrigado pelas Dicas e também pelos elogios.

    Acho que coloquei muitos gadgets no Blog e
    isto que está deixando pesado.

    Vou estudar o que posso fazer para melhorar.

    ResponderExcluir
  3. Marcio,

    Parabêns pela iniciativa do sítio (forma mais correta e aportuguesada para o termo site de acordo com uma linha da Engenharia de Software).

    Deveria ter lido seu blog antes, pois acabei pedindo três itens em diferentes períodos e os dois últimos foram após o dia 15 de Nov. O primeiro item já está muito atrassado e por isso estou sem esperanças de receber.. os outros dois pelo visto nem vou ver a cor deles pois não são rastreados..

    Mas como disse: "Considere os produtos que somem como um imposto a mais que você paga pela incompetência no Brasil". Pois é.. vou torcer aqui.. no pior caso é um imposto bem vultuoso entregue como pagamento da incompetência de nossos *governantes*..

    ResponderExcluir
  4. Diego,

    Torço para que vosse tenha sorte e suas encomendas cheguem. Mas de qualquer forma no ano que vem tome cuidado de não comprar entre 15 de novembro e 15 de janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos. Sou funcionário dos Correios e também posso ajudar em quaisquer que sejam os problemas. Posso explicar-lhes cada dúvida sobre o serviço de correios aqui do Brasil, tirando dúvidas, inclusive, de sua encomenda/carta postada na ECT. Entre em contato conosco pelo facebook, no www.facebook.com/reclameprocarteiro que poderemos ajudá-los de diversas formas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e gostaria de fazer uma pergunta: Fiz uma compra internacional e tem 9 meses que meu produto chegou ao Brasil e desapareceu. Ainda há tempo de fazer algo a respeito ou perdi meu dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaio,

      Infelizmente depois deste prazo nem tem nada mais que possa ser feito. Mesmo antes, normalmente você só consegue alguma coisa com quem te vendeu, mas muito difilmente com os Correios.

      Excluir
    2. Kaio acredito que se puder provar com remetente etc, pode sim processar o correio. Se tens provas de que foi enviado de lá e chegou aqui no Brasil e desapareceu ainda sob domínio dos correios eles devem responder judicialmente por isso, afinal desde o momento que foi pago o envio pelo remetente, foi feito um contrato ainda que custe valor irrisório, são responsáveis. Eu tenho tido problemas com entregas de livros, geralmente some pelo caminho. Já chega, a mim pouco importa se carteiro rouba, ou emfim, o COrreio tem que dar conta, pois paguei, confiei e quero resultados. Marcio, parab´nes pelo blog. Fantástico.

      Excluir
    3. Marielsa,

      Os Correios são uma autarquia pertecente ao Governo Brasileiro.

      Neste caso um processo contra eles equivale a processar o Governo, que tem regras bem específicas para diminuir o poder dos processos:

      1) Quem defende eles é a Advocacia Geral da União;

      2) Recorrem até a última instância e tem uma simpatia do Judiciário em relação as suas causas, portanto as senteças pendem nitidamente para eles;

      3) Mesmo se você ganha uma indenização na última instância, o que pode demorar de 10 a 20 anos, o valor é transformado numa precatória, que é recebida de acordo com uma fila, que pode demorar outros 20 anos.

      Infelizmente estas regras foram feitas para blindar o governo dos seus maus feitos.

      Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
    4. Só uma coisinha... Sem querer ser chata ��... E sem querer diminuir a importância das informações prestadas aqui, que, aliás, estão sendo muito úteis no meu caso; a ECT (Correios) é na verdade uma EMPRESA PÚBLICA! Quanto ao resto, confere! Rs
      Grata.

      Excluir
    5. Danielle,

      Não afirmo em contrário.

      A Autarquia é uma pessoa jurídia de direito público que faz parte da Administração Pública Indireta.

      Portanto, em resumo Autarquia é uma Empresa Pública.

      Excluir
  7. sempre faço comprar no ebay (nada de valor, só besteira) e achei estranho que esse ano as coisas foram um pouco diferentes, na época de fim de ano minhas encomendas estavam extremamente pontuais, chegando em 3 semanas (que era o prazo há muuuuito tempo atrás, quando chegava bem rápido), e de repente quando começou fevereiro começou a atrasar tudo, aliás, não recebi mais nada desde então, encomendas atrasadas há 2 meses... vai entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são de fase, quando algum chefe dá uma dura, durante um certo tempo funciona, mas depois de algum tempo tudo desanda.

      Infelizmente os Correios do Brasil são considerados um dos piores do mundo, comparado somente a correios dos paises africanos.

      A quantidade de encomendas que some chega na faixa de 20% quando não tem rastreamento, e por coincidência (rsrs) são sempre os produtos com maior valor de mercado.

      Excluir
  8. moro em portugal. Mandei uma caixa Registrada :internacional para o Brasil! no dia 28/02/2012 chegou em Lisboa no dia 29/02, no mesmo dia embarcou para o Brasil.. depois desse dia o site do CTT ( correios de portugal parou de atualizar). para mostrar por onde anda a encomenda! ai liguei para o ctt e me informaram que a carta foi com destino ao Brasil no dia 29/02. sendo que eles ainda não deram o "carimbo" para informar se já chegou ao Brasil. para poderem atualizar o site da CTT. conclusão: fiz a reclamação e irão ver oq aconteceu e me deram um prazo de no mínimo 60dias para me informarem onde está a caixa! até pq foi Com rastreamento e tudo!
    paguei 30 euros em um modo seguro para chegar com 5 há 10 dias úteis e já fazem mais de 20 dias... é uma dor de cabeça mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romero,

      Nos últimos 30 dias está pior do que nunca. Tem sumido uma média de 20% de todas encomendas que recebo.

      As encomendas rastreadas muitas vezes ficam retidas, as vezes mais do que 30 dias, num galpão até que alguém se digne a escanear para indicar que já chegaram no país.

      Em resumo é um zona. Por isto que os Correios do Brasil está entre os piores do mundo.

      Excluir
    2. Pois é marcio!! o correio de cá mesmo disse. quando chega no Brasil eles atrasam tudo, e que era normal isso!! eu até sei pq já mandei para minha irmã cartas assim.. inclusive a última que mandei para ela ficou presa no aeroporto. e ela recebeu uma carta em casa para ir lá buscar, chegando no aeroporto ela teve que pagar 100 e poucos Reais para trazer a encomenda ... a situação é precária!

      Agora é aguardar já falei com a ctt e falaram que era normal..

      Excluir
    3. Romero,

      Infelizemente você tem toda razão. Nossos Correios estão entre os piores do mundo, e não tem muito o que fazer.

      Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  9. POw fiz uma encomenda via pac e ainda nao chegou isso e uma pouca vergonha to com odio do correio !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no final da artigo acima como fazer uma reclamação nos Correios.

      Excluir
  10. Pois é ...
    Coloquei envelope almofadado com caixa de CD´s de Portugal para o Brasil, há ja 20 dias e ainda nao chegou...
    Creio que nao chegará mais pelo que li aqui...
    E nos correios nem mde disseram qu devia colocar registro para o rastreamento embora tivesse pago taxa extra para chegar mais rapido ao destino.
    Agora nao tenho como saber da encomenda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A P Ferreira,

      Tem demorado de 45 a 60 dias, portanto ainda está dentro do prazo.

      Excluir
  11. Olá Marcio Caio,eu estou com 1 compra que está com 47 dias e nada,foi enviada de um vendedor dos EUA,tem um feedback ótimo,e seus únicos feedbacks negativos foram brasileiros que deram,tem encomendas que atrasam mesmo né,eu contactei ele 1 vez e ele já me enviou 3 e-mails preocupado,mas decidi não pedir o refund e esperar,pois tb o produto custa menos de 10 dólares e não veio com n.para rastrear,mas essa confusão por causa da alfãndega ou correio não sei ao certo,está piorando a imagem lá fora,que já não era boa,uma pena,olhe esse e-mail que ele me mandou...



    Hi,
    I wanted to let you know that I have contacted Brazilian post demanding answers. I've been having alot of problems with impatient brazilian buyers. I recently received 2x negatives from a brazalian buyer over a $10 bag. All I asked was for her to wait but she chose not to and open a dispute against me so i was forced to give her a refund. I spoke with Ebay and they told me ever since the strike in Brazil last year things has not been the same. Their customs has been having alot of delays in delivering packages. Most packages gets delivered between 2-3 months and most buyers don't want to wait that long so they open the dispute to get the money back and keep the item when it gets delivered.

    This is the email from the brazilian post: the government is currently doing a huge operation at customs to prevent mail fraud and illegal imports.
    Before , all First Class Mail , Flat Rate Envelope and Small Flat Rate box packages used to pass through customs without inspection but now since February 50% of these small packages are being held at customs for inspection , and this is causing an additional delay of 30 ? 60 days for these packages , 1200 employers have been added to take care of this , it is the largest operation at customs to date.
    Any suspect of fraud they are sending a telegram to the buyer to send documents to prove the items value , buyers that don?t answer the telegram will lose the package and the package will be sent back to the buyer months later , it can take a long time to receive the package back because they wait up to 3 months for a response from the buyer.
    The government said that there is no date set to end this operation but I hope it will end soon.

    If you feel you waited long enough then I'm happy to issue you a refund. I know you are an honest person.

    Also, because of this, as of today, I no longer ship to Brazil as too many frauds and impatient buyers out there

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuza,

      A situação piora a cada ano. Em vez de eles tomarem providências para profissionalizar os Correios eles só trocam os politicos que estão no comando.

      Em julho de 2009 quando comecei a me interessar pelo eBay a maioria dos vendedores aceitava compras do Brasil, agora já é uma minoria.

      Mas eu sempre peço o dinheiro de volta e nunca deixo passar os 45 dias para reclamar. Até porque existem também alguns vendedores fraudulentos no eBay (raros) que as vezes fingem que mandam a mercadoria, mas não mandam. Na dúvida reclamo sempre.

      Já até aconteceu no eBay de um vendedor depois que reclamei me mandar um pacote com rastreamento com uma mercadoria sem valor somente para conseguir provar que tinha me enviado algo.

      Obviamente consegui o dinheiro de volta, pois fotografei tudo e mandei para o PayPal.

      Excluir
  12. Marcio Caio,vc viu a notícia que a Receita Federal está fazendo operação Maré vermelha?Por isso que várias encomendas estão demorando e ainda correm risco muito maior de serem tributadas,fora as taxas abusivas que eles estão cobrando,que vi pessoas dizendo em torno de quase 100%,muito abuso!É fogo,porque aqui é tudo muito caro e lá fora o preço é justo,ao invés deles concorrerem os preços não!Vão tributar mais as encomendas internacionais,mesmo sendo coisas pequenas,disseram que até ompras de 12 dólares foram tributadas,mesmo de pessoa física para física!!!Porque eles não se ocupam de ações mais úteis para o país,sacanagem...
    Agora vai ser sorte de quem não for tributado,pelo que ouvi falar...Espero que eles arrumem coisas mais importantes para fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,

      Esta informação é falsa. A realidade é que o volume de encomendas internacionais cresceu muito e a Receita Federal e os Correios não estão estruturados para processar esta demanda.

      A tributação de 60% continua acontecendo como sempre, isto é, somente para encomendas que ultrapassam US$ 50,00 no seu valor mais o frete. Mesmo neste caso, somente parte são taxadas exatamente pelo excesso de trabalho.

      O problema mais grave é que enquanto parte destas encomendas esperam para ser processadas, algumas "somem" misteriosamente, mesmo algumas que tem código de rastreamento. Interessante que as que somem são aquelas com maior valor de revenda. É o famoso jeitinho brasileiro.

      Excluir
    2. Marcelo Caio eu tive uma encomenda no valor de U$ 22,00 taxada em R$ 66,00, aproximadamente 150% do valor pago pelo produto, isso é um absurdo.

      Excluir
    3. Isto pode acontecer se a Receita Federal achar que o valor do produto foi declarado a menor.

      Neste caso eles podem arbitrar um valor para o produto, que no caso foi por volta de US$ 54,00, que daria um imposto de US$ 32,40 (60%) que é mais ou menos os R$ 66,00.

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      Excluir
  13. FIZ UMA COMPRA NO PARANA DE UM PRODUTO PARA REVENDA JA SE PASSARA 18 DIAS MEU CLIENTE NAO QUER MAIS PIOR PERDI A VENDA E O CLIENTE POR CAUSA DESTA EMPRESA FAJUTA FIZ UMA RTECLAMAÇAO E DISSRAM QUE EM CINCO DIAS REZOLVERIAM MAS NADA SO FICAM GANHANDO TEMPO NAO COMPREM NADA PELO CORREIO BOICOTAR E A MELHOR FORMA DE PUNILOS SE NINGUEM FIZER NENHUMA COMPRA PELO CORREIO POR UMA SEMANA ELES ESTAO F VAMOS FAZER UMA CAMPANHA NAO COMPRE PELOS CORREIOS DURANTE OS PROXIMOS 15 DIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio Teles,

      Infelizmente o problema não é tão fácil. O problema não são os Correios. Eles são apenas a consequência de um problema muito mais grave que é a política no Brasil.

      Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  14. ola marcio tenho uma encomenda vinda de assis sao paulo para vitoria es. essa encomenda foi postanda desde do dia 20/04/12,mais no rastreamento fala so o dia da postagem entrem em contrato com acf de assis ele me informaram que foi encaminhado no mesmo dia para o cdd de assis, e tb entrei em contrato no cdd de assis e me informaram novamente que foi direito para ctce de bauru em sao paulo, mais o rastreamento nao fala disso so fala que so tever a entrada em acf de assis, mais o engraçando que o prazo da entrega e o dia 30 de abril e nada, fiz uma reclamação com os correio via site dele como vc falou o melhor e pelo site ele me dera o prazo de 5 dia pra da a resposta da reclamação.
    Me ajudar o codigo do rastreamento e esse (pb452695525br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. T.J.,

      A sua encomenda ainda está em Trasito, conforme consulta abaixo:

      Data Local Situação
      01/05/2012 11:36 CTCE VITORIA - VITORIA/ES Encaminhado
      Em trânsito para CEE VITORIA - VITORIA/ES
      20/04/2012 16:35 ACF KEKO - ASSIS/SP Postado

      Excluir
    2. que ele atualizaram a encomeda hj que depois eu fazer a reclamação no site ele me mandaram um email com a situação que esta agora no rastreamento, e tb esta atrasando a entrega que eles teria me entrega a encomenda desde de sexta feira

      Excluir
    3. T.J,

      Mas pelo menos significa que a encomenda não sumiu.

      Já é alguma coisa.

      Da ineficiência e incompetência dos Correios todos nós já sabemos, mas o pior é quando as encomendas "somem".

      Excluir
    4. e verdade, mais ele tem que melhora esse serviço dele,tipo ele nao chega ao pe do fedEx que serviço de la e mil vez melhor

      Excluir
    5. T.J,

      Infelizmente isto não irá acontecer tão cêdo.

      O Correios, para o governo, são apenas um grande cabide de empregos, com oportunidades de se fazer "negócios" duvidosos.

      Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  15. Olá

    Compro pelo Ebay desde Janeiro de 2010 e nunce tive problemas com minhas encomendas. Sempre as recebi no prazo máximo de um mês até onde me lembro. Entretanto, desde fevereiro, as coisas pioraram muito. Estou com três encomendas compradas respectivamente nos dias 10, 12 e 15 de março e nada até agora. Todas elas dispõem de número de rastreamento. Todas foram postadas via First Class International Mail (assim como sempre escolhi), siglas iniciadas com LJ que segundo os Correios (grosseiramente por telefone), não podem ser rastreadas pela Web, apenas à partir do dia em que é finalmente escaneada e encaminhada para o cliente. Ou seja, ainda que com número de rastreamento, você fica no escuro. Os vendedores não podem ser responsabilizados após o produto entrar em território nacional, então não adianta pedir para os mesmos enviarem o produto de novo e etc. Voto a favor de fazermos campanha para algum veículo de comunicação fazer uma matéria sobre o despreparo e corrupção dentro dos Correios. Já enviei emails para telejornais e mídias impressas como sugestão e peço para que façam o mesmo. Reclamar pelo Reclame Aqui tampouco adianta, eles não respondem. Há um link sempre sugerido por um usuário em todas as reclamações feitas por lá, para se fazer diretamente no Ministério das Comunicações, não sei se alguém prestou atenção. Eu tentei entrar e não consigo. Se me permite caro Marcio Caio, vou postá-lo aqui.

    http://sistema.mc.gov.br/OuvidoriaWeb/externo/loginExterno.action?idPessoa

    Grande abraço e que todos um dia finalmente recebam suas encomendas!

    Att,

    Guto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guto,

      Algumas considerações:

      1) Os códigos de rastreamento começados por LJ são de uso exclusivo da alfandega dos EUA, e portanto não server para rastrear os produtos através dos Correios;

      2) Estamos no meio de um grande apagão dos Correios e da Receita Federal, com milhares de encomendas abandonas nos portos e aeroportos em nenhum tratamento. A própria Receita Federal já admitiu isto e afirmou estar aumentando o seu pessoal nesta área;

      3) Não deixe de passar os 45 dias para reclamar no PayPal, pois você consegue receber o dinheiro de volta. Veja como no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/02/entrega-atrasada-do-ebay-como-proceder.html

      4) Concordo com você que a situação no Brasil é grave, mas infelizmente sem muita solução a vista. Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  16. Olá Marcio,
    Fiz uma compra da China e foi postada lá em 18/02/2012, com código de rastreamento . Desde então consta no site dos Correios a informação de que está em trânsito para a unidade de tratamento internacional.Será que existe alguma forma de eu encontrar a minha mercadoria?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no meio de um apagão postal. Existem pilhas de pacotes abandonados nesta Unidade de Tratamento Internacional, sem serem escaneadas, portanto sem estarem rastreadas.

      Existem pacotes que estão demorando mais de 90 dias para chegar.

      Infelizmente não tem como você achar este pacote, mas você pode tentar fazer uma reclamação nos Correios (veja como no artigo acima).

      Excluir
  17. Encontrei esse notícia super recente e que esclarece muita coisa.

    http://eugostodejogar.wordpress.com/2012/04/24/atrasos-nas-compras-feitas-nos-eua/

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guto,

      Obrigado por compartilhar com os meus leitores. Irei também colocar esta dica no artigo.

      Excluir
    2. Marcio,


      Não há o que fazer mesmo. É tudo por conta dessa operação da Receita, intitulada de Maré Vermelha, iniciada em 19/03 e sem data para terminar. Eis os links com maiores informações:

      http://eaibeleza.com/2012/05/demora-dos-pacotes-nos-correios-e-tributacao-e-a-tal-da-mare-vermelha/

      http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,operacao-mare-vermelha-mantem-parados-nos-portos-do-pais-produtos-importados,110739,0.htm

      Péssimo.

      Excluir
    3. Guto,

      Pessoalmente acho que isto é um grande jogo de faz de conta, pois algumas encomendas tem chegado num prazo normal e outras tem realmente demorado quase 100 dias.

      Em relação a tributação nada mudou, aquilo que não tributavam, continuam não tributando e aquilo que já tributavam eventualmente é tributado.

      É muito mais incompetência do que realmente uma ação coordenada e organizada.

      Infelizmente neste processo alguns pacotes "somem" ou melhor "são sumidos", pois tudo fica abandonado sem grande segurança nos galpões dos Correios.

      Excluir
  18. Parabéns pelo blog, as informações são muito úteis para consumidores desesperados como eu, que também tem encomendas voando por aí e não tem a mínima ideia de "quando" ou "se" vão chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan,

      Muito obrigado pelo elogio.

      Fique a vontade de postar suas dúvidas.

      Excluir
    2. Márcio, se me permite gostaria de compartilhar duas situações sobre o assunto. Costumo comprar cubos mágicos em HK/China e tenho alguns exemplos de pedidos para compartilhar:
      Um pedido foi feito em 14/3/12 e até agora não recebi, mas após reclamar na ouvidoria da RF no dia 13/5/12, que me respondeu em dois dias, tive uma atualização no site dos correios após uma semana da reclamação.estou aguardando ainda.
      Outro pedido feito em 15/4 chegou sem nenhum problema em 14/5/12, prazo que achei até aceitável. Infelizmente pedidos que chegam em menos de um mês são raros, pelo menos na minha pouca experiência em compras internacionais.
      abraço.

      Excluir
    3. Alan,

      O padrão dos Correios e da Receita é não ter padrão. Portanto este tipo de divergência é normal.

      Da China pela minha prática a entrega pode variar de 20 dias a 100 dias. Normalmente passado dos 100 dias você pode dar o pacote como perdido.

      Dos EUA pode variar de 10 dias a 100 dias.

      Excluir
  19. Olá, meu caso é interessante.
    Em novembro de 2011, comprei duas peças para restauração de veiculo antigo. Essas peças foram compradas na Australia e de um vendedor já conhecido, que já me enviou outras encomendas anteriormente e chegou tudo ok.
    Porém essa última encomenda virou uma novela.
    Em novembro foi postada a encomenda na Australia.
    A encomenda ficou sumida 4 meses, sem explicação alguma por parte dos correios, sendo que no correio Australiano constava a chegada ao Brasil.
    Fiz várias reclamações no site dos correios e nada, ai resolvi junto com o vendedor formalizar um pedido de levantamento nos correios Australianos.
    Incrivel, alguns dias depois o site do correio brasileiro exibia o status de recebido pela unidade internacional de tratamento.
    Bom, resumindo agora no ultimo dia 12/05, o pacote foi remetido de volta a Australia por endereço insulficiente. Detalhe, esse vendedor já me enviou encomendas anteriores, e ainda me enviou o comprovante de postagem da Australia Post com os dados preenchidos com meu endereço.
    Tentei entrar em contato com o correio, quando vi um dos status dizendo: Endereço incomplento : em pesquisa.
    Mas ignoraram o fato de eu tentar enviar o comprovante de que aquela mercadoria era minha.
    Lembrando que a mesma foi taxada e tudo.
    Agora vou aguardar a chegada na Australia para daqui alguns meses ver se a recebo novamente. Vou pagar nova postagem e ver no que vai dar.

    Agora meus comentarios:
    O Brasil não deveria mais ter serviço público e se tiver, deveria ser gerido pela iniciativa privada.
    É uma vergonha um funcionário publico "trabalhar com tanto descaso", somos nós quem pagamos os seus salários e eles deviam trabalhar mais do que os funcionários privados.
    Esse país é uma vergonha.
    Uma vez tive uma peça retida em Vira Copos, fui até lá para fazer o desembaraço aduaneiro e a pessoa da Receita que me recebeu disse:
    Não faça mais isso heim, comprar peças de outros países sem ser importador.
    Eu respondi: Não estou fazendo nada contra a lei, não estou aqui pagando os 70% de impostos que vocês me cobraram?
    Se o Brasil fosse um pais decente, teriamos uma carga tributária justa e serviços privatizados de qualidade.
    Todos os produtos vindos do exterior poderiam sim ser taxados sem exceção, porem com uma taxa justa e não um assalto ao cidadão.
    Não sou contra a taxação e sim a favor da regularização e justiça.
    Não é ilegal comprar algo de outro país por meios oficialmente legalizados.


    O pior é que somos obrigados a engolir tudo isso e sermos ignorados.
    Os correios tem um índice absurdo de reclamações junto a sites como o reclame aqui e até nas redes sociais, porém eles ignoram.

    Como é monopólio, dane-se o povo.

    Isso é Brasil! País emergente, recordista em impostos, corrupção e impunidade.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medina,

      Concordo em gênero número e grau contigo.

      Complemento com o seguinte artigo, mostrando que infelizmente não tem muita solução:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  20. É inacreditável como os Correios são ineficientes. Estou com cinco encomendas internacionais paradas em diferentes cidades (Curitiba e Sâo Paulo) há mais de trinta dias e nenhuma ação é tomada.
    Mandei email para correios e pediram para eu preencher o formulário de reclamações.
    Já preenchi e nada!
    Concordo que deveriam existir mais empresas de serviço postal para melhorar a qualidade e eficiência do serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeath,

      Conforme publicado no Blog BCJ em 20/04/2012, um funcionário dos Correios afirmou que a Receita Federal está retendo para inspeção todos os pacotes com origem nos EUA e China. Se no prazo de 90 dias eles não tiverem pessoal para fazer a inspeção eles liberam automaticamente sem taxação.

      Como na prática eles estão com falta de pessoal, conforme declarado pela própria Receita Federal na imprensa, quase todos os pacotes com origem nos EUA e China estão ficando retidos por 90 dias e sendo liberdados.

      Esta explicação é possível, mas não necessariamente verdadeira, pois o APAGÃO POSTAL está também acontecendo com pacotes com outras origens.

      O ruim é que pela experiência de outros episódios semelhantes, na confusão muitos pacotes "somem" ou melhor "são sumidos" (desculpe pela liberalidade no português, mas quis dizer que tem um sujeito por traz do sumiço).

      Concordo contigo que a concorrência é o melhor remédio para a incompetência.

      Excluir
  21. Enviei uma encomenda em 10 de maio de Buenos Aires para a Bahia e até agora ñ foi entregue. Me dá muita indignaçao saber que estamos com as maos atadas sem poder fazer nada além de esperar e esperar pelos correios e me desespera e ao mesmo tempo me dá MUITA TRISTEZA SABER QUE UM SIMPLES PRESENTE COMPRADO COM MUITO ESFORÇO ( 3 PEÇAS DE ROUPA E 1 SAPATO ) ENVIADO A MEU FILHO QUE Ñ VEJO HÁ 3 ANOS E QUE ESTÁ ESPERANDO ANSIOSAMENTE CORRE O RISCO DE Ñ SER ENTREGUE... Ñ SABIA QUE TUDO ISSO ESTAVA OCORRENDO, MAS ESPERO QUE EU Ñ SEJA MAIS UMA DAS POBRES VÍTIMA DESSE SISTEMA CORRUPTO QUE INFELISMENTE ESTÁ EM TODA PARTE. O ÚLTIMO QUE FICA É A FRUSTAÇAO E OPÇAO DE QUE SE POSSIVEL Ñ USAR MAIS O SISTEMA DE CORREIOS E ESPERAR QUANDO VIAJAR OU ENVIAR POR UM CONHECIDO, PORQUE Ñ TEMOS EM QUEM CONFIAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero número e grau contigo.

      Complemento com o seguinte artigo, mostrando que infelizmente não tem muita solução:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  22. Sinceramente, acho que isto é caso de polícia. Roubo é crime em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, só que aqui no Brasil não funciona assim quando os envolvidos são orgão públicos.

      Excluir
  23. Bom dia,já faz 7 dias estou aguardando vim uma mercadoria de São Paulo no dia 12/06 parou o rastreamento não tenho nem uma posição mais PH104097665BR - Histórico do Objeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu pacote está a caminho de CURITIBA. O status do rastreamento é o seguinte:

      Data Local Situação
      12/06/2012 12:43 CTCE BAURU - BAURU/SP Encaminhado
      Encaminhado para CTE CURITIBA - CURITIBA/PR
      11/06/2012 16:13 ACF PEROLA - BIRIGUI/SP Postado

      Provavelmente foi enviado via PAC que é mais lento e pode demorar até uns 10 dias.

      Excluir
  24. A demora na entrega já aconteceu comigo em fevereiro e agora no dia dos namorados. Em fevereiro, quando fui reclamar do prazo, tinha um comunicado para entrar em contato com a central dos correios. Quando liguei eles disseram que o caminhão dos correios que estava minha encomenda, que era uma sandália para usar no casamento de minha irmã, havia sido roubado e que como o remetente não havia feito um declaração do valor, eles só ressarciriam o valor postal. Conveniente não? Mas indignada disse que entraria com um processo judicial pedindo o ressarcimento do valor da mercadoria, e que já tinha ganhado uma vez, e faria tudo de novo. 5 dias depois veio um comunicado dos correios solicitando a retirada de uma encomenda em meu nome nos correios, como a única encomenda que tinha para receber era minha sandália, só constatei que realmente se tratava dela. Resultado, os correios entregaram minha encomenda, mas percebi na embalagem, que o selo veio recortado e colado novamente, e haviam novas fitas do próprio correio coladas. Como já tinha recebido minha encomenda deixei pra lá.

    Agora o pior aconteceu depois do dia dos namorados. Meu presente foi postado no dia 01 de junho, e só chegou dia 14 de junho. No quinto dia de atraso da entrega efetuei uma reclamação na central de atendimento dos correios. Disse o que já havia acontecido em fevereiro e que se acontecesse de novo, iria achar estranho. Então disseram que minha encomenda não havia sido roubada, mas que não se sabia onde estava.

    A mercadoria chegou depois de tantas reclamações, mas o pior não foi isso. Quando fui receber no correio, pois nem quis esperar a entrega em casa, ao receber, a mesma estava violada. Indignada, pois se tratava de coisas tão intimas, havia vários cartõezinhos com escritas íntimas, que me deixou mole quando vi minha encomenda daquele jeito. Então resolvi entrar com um processo contra violação de correspondências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua experiência.

      Infelizmente acho que seu processo pouco irá adiantar. Todas as empresas estatais e orgãos do governo são de certa forma meio imunes a processos na justiça.

      Complemento com o seguinte artigo, mostrando que infelizmente não tem muita solução:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  25. Sou mais um comprador, foi a minha primeira e última compra de produto da china, fiz essa compra para testar, mas a partir de agora, recomendo a quem mora no município do RJ, a comprar a vista no camelódromo da Uruguaiana, nos Promo infos da vida ou no edifício central, vc compra, testa na hora e sai com a mercadoria nas mãos, paga uns 30% mais caro, mas não esquenta a cabeça, em resumo, comprar na china, correios e receita, nunca mais.
    Fiz o pagamento no dia 15/03/2012, no site mpxshop, que fez a parte dele, enviou a encomenda, demorou menos de 1 mês, para chegar nos Correios, como podemos ver abaixo, o problema esta na incompetência Brasil.

    01/06/2012 10:27 CTE CURITIBA/GEARA (ENC INTERNACIONAL) - CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para RFB - TRIBUTADO - EMISSÃO NTS
    24/05/2012 15:42 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Conferido
    Recebido/Brasil
    28/04/2012 01:13 CHINA - CHINA Postado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio,

      Só que o MPXShop é um ruim meio de se comprar na China. Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2010/03/mpxshop-com-graves-problemas-de-entrega.html

      Se você comprasse no Aliexpress, no eBay ou no DealExtreme você compraria ainda mais barato e com certeza valeria a pena.

      Veja os seguintes artigos:

      http://www.resolvaja.com/2012/01/como-comprar-no-aliexpress-alibaba.html

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/10/ebay.html

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/10/deal-extreme.html

      Excluir
  26. José Mauricio F. Domingos26 de junho de 2012 às 13:24

    Boa tarde,concordo plenamente com sua colocação de que os Correios só ira melhorar o dia em que for privatizado.Nosso Correio e uma grande M.... é um verdadeiro cabide de empregos,alem de estar loteado para grande parte dos partidos políticos.É uma verdadeira mamata,onde não há nenhum interesse de mudar.Muda-se as moscas mas a m... continua a mesma.Ate quando Brasil.Meu nome é José Mauricio F.Domingos moro em Itaboraí e temos um dos piores serviços do Estado, talvez do pais.Moro a 450 metros do centro de distribuição no centro da cidade e nem assim minhas correspondências chegam em dia são boletos atrasados convites de cerimonias que já aconteceram,ou seja uma tremenda zona.Fiz diversas reclamações,e pasmem,elas são encaminhadas para o setor onde foi gerado o erro para que o mesmo responda.Resumindo nunca o problema é resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Mauricio,

      Obrigado por sua colaboraçao.

      Fique a vontade de colocar qualquer dúvida, sugestão ou crítica.

      Excluir
  27. Amigo, seu blog é excelente!
    Comprei algumas camisas de marca do site Dinsq e fiz o pagamento no dia 19/05. o prazo que eles me deram é de 30 dias para a entrega, e já notei que vai atrasar devido a incompetência do nosso governo e do correio, minha compra tem código de rastreamento, da uma olhada só ! RA362121775CN . pura vergonha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua mercadoria ainda se encontra em transito entre a China e o Brasil ou ela chegou em Curitiba (centro de triagem internacional) mas ainda não foi registrada sua chegada por completa desorganização.

      A vantagem é que as mercadorias rastreadas raramente somem, portanto é só ter paciência e esperar. Pode demorar até 100 dias da data de despacho, isto é até mais ou menos o final de agosto.

      Excluir
  28. minha mulher mandou uma encomenda para mim do brasil para suiça demorou 10 dias a chegar ate mim e eu mandei uma para ela ja vai quase um mes e esta como saida da suiça para ai e ainda n deram entrada da encomenda ai ja n é primeira vez que acontece ja mandei uma que demorou dois meses ai a chegar que vergonha os correios ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ver a diferença!

      Os Correios brasileiros estão entre os piores do mundo, provavelmente o da Suiça deve estar entre os melhores do mundo.

      Complemento com o seguinte artigo, mostrando que infelizmente não tem muita solução:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  29. amigo eu li alguma coisa sobre que os correios empregaram mais de 1o mil pessoas é verdade e que inaugura novas instalações sera que vai ser rapido apartir desta semana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não. Eles estão sempre prometendo agilidade, mas cada vez pioram mais. Esta história de contratações já tem anos, mas eles sempre estão muito atrás do crescimento da demanda.

      Além do mais o pior problema hoje dos Correios é em relação aos pacotes vindos de fora (internacionais), e não exatamente por culpa deles, mas sim, da Receita Federal, que está ainda mais atolada que os Correios.

      Também a operação Maré Vermelha da Receita continua. Nela eles podem reter os pacotes por até 90 dias e somente depois deste prazo é que liberam, mesmo se não foi fiscalizado.

      E pior, a Receita Federal está em campanha salarial e estão fazendo uma operação padrão, isto é, trabalhar o mínimo possível, para não ter cortado o salário, mas ou mesmo tempo atrapalhar todos que recebem produtos de fora.

      Excluir
  30. muito obrigada como eu vi fotos da inaugura novas instalações pensava que era para isso mas muito obrig so queria que chegase a tempo do aniversario da minha mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  31. Enviei unha encomenda desde a Africa do Sul a Colombia. Non sabía que iba polo Brasil... Xa fixen varias reclamaçaos... :S


    Data Local Situação
    26/06/2012 15:37 CTCI SAO PAULO (GMEXP) - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para RFB - FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
    12/06/2012 06:01 CTCI SAO PAULO (GMEXP) - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para RFB - FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
    08/06/2012 14:57 CTCI SAO PAULO (GMIMP) - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para CTCI SAO PAULO (GMEXP/ECON) - SAO PAULO/SP
    13/04/2012 10:51 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para RFB - FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
    13/04/2012 10:50 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Conferido
    Recebido/Brasil
    08/02/2012 13:56 AFRICA DO SUL Encaminhado
    Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua encomenda deve ter ficado misturado e perdido entre as encomendas destinadas para o Brasil.

      Como a fiscalização está retendo as encomendas por até 90 dias, pode ser que eles ainda demorem para descobrir o erro.

      Este o retrato dos Correios brasileiros. Totalmente perdidos.

      Excluir
  32. Márcio sou escritora e muitos de meus livros não cehgam ao destino, já fui no correio daqui e me disseram que nada pode ser feito, pois até os carteiros podem pegar. E também, que eu deveria enviar registrado, como envio por carta comum não tem nenhuma garantia. Discordo, o momento que se envia algo pelo correio e sepaga seja por carta ou não, é feito um contrato, certo? Eles tem assim, a obrigação de dar conta. Já ta demais, livros sãoc aros, infelizmente. O escrito além de dar para editora 80% de sua obra e receber 20% de direitos autorais, ainda paga o correio para enviar e passa por isso. Lamentável a situação, se fizer a conta to tendo prejuízo, pois o livro se perde e tenho de enviar outro, pagando novamente. Esse país é uma vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marielsa,

      Sou também escritor e tenho um livro que está anunciado acima, no lado direito do Blog.

      Infelizmente a situação é crítica e não tende a melhorar.

      Objetos de todo tipo somem e nada pode ser feito.

      Sou um pessimista, pelo menos neste tipo de assunto.

      Complemento com o seguinte artigo, mostrando que infelizmente não tem muita solução:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  33. Aos visitantes do site informação relevante e de muita importância!

    Para forçar a privatização dos Correios é necessário que todos os usuários do serviço postal brasileiro atuem incisivamente no fale conosco.

    O procedimento é bem simples já que 80% dos objetos nacionais são entregues com atraso, portanto o remetente tem direito ao ressarcimento do valor postal pago quando o seu objeto for entregue após o prazo legal (vide site dos Correios). Se todos reclamarem quanto a entrega em atraso ou extravio solicitando a indenização pertinente os Correios em menos de 1 ano será privatizado, afirmo isso porque mesmo uma empresa do porte dos Correios não suportaria durante 1 ano pagar indenizações em massa por atraso na entrega. A empresa vem se arrastando a anos, encontra-se sucateada e sem mão de obra qualificada (não admite os concursados), o resultado disso tudo é um serviço pobre e ineficiente.

    Há anos atrás a FEDEX tentou comprar a logística dos Correios mas não obteve êxito. Uma pena!

    A bem da verdade assim como a maioria das grandes empresas (monopólios) existentes no Brasil os Correios apostam alto na preguiça, comodismo e falta de informação do povo brasileiro, pasmem de 1000 objetos entregues com atraso somente 10 clientes reclamam indenização por atraso na entrega.

    Pessoal vamos mudar isso e dessa forma fazer os Correios trabalharem de graça devido a sua própria incompetência.

    Importante lembrar que mesmo os funcionários mais antigos não se conformam no que se tornou os Correios, o problema vem lá de cima, os atendentes, carteiros, pessoal da distribuição, etc... trabalham sobre extrema pressão e muito sobre carregados, ou seja, são tão vítimas quantos nós.

    Saudações,
    Marcel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcel,

      Se os usuários começarem a reclamar em massa os Correios simplesmente irão tirar esta cláusula do site dos Correios e nada irá acontecer. Pode ter certeza que ninguém será indenizado.

      Os Correios são uma autarquia pertecente ao Governo Brasileiro.

      Neste caso um processo contra eles equivale a processar o Governo, que tem regras bem específicas para diminuir o poder dos processos:

      1) Quem defende eles é a Advocacia Geral da União;

      2) Recorrem até a última instância e tem uma simpatia do Judiciário em relação as suas causas, portanto as senteças pendem nitidamente para eles;

      3) Mesmo se você ganha uma indenização na última instância, o que pode demorar de 10 a 20 anos, o valor é transformado numa precatória, que é recebida de acordo com uma fila, que pode demorar outros 20 anos.

      Infelizmente estas regras foram feitas para blindar o governo dos seus maus feitos.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  34. os correios nos aeroportos n trabalhao ao fim de semana ? e eu vejo aqui encomendas que é de perder a cabeça n sei como pode acontecer coisas dessas tem ai um colega que mandou sua encomenda em maio e ate agora n sabe dela e tem outros ai que mandaram em junho e ja foi recebida no sistema como pode acontecer coisas dessas meu deus que vergonha nosso brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Centrais de Distribuição dos Correios eventualmente trabalham no sábado, nunca aos domingos.

      Eles trabalham de forma desorganizada e em câmera lenta, afinal tem o emprego garantido por concurso. Não podem ser demitidos por incompetência.

      O problema pior é nas encomendas internacionais, pois dai também dependemos também da boa vontade da Receita Federal, que vive fazendo operação padrão em campanha salarial. Já são lentos normalmente, quando em operação padrão, são duplamente lentos.

      Por isto tem encomendas internacionais demorando quase 4 meses para chegar.

      Excluir
  35. meu amigo ve ai por favor CQ404324056CH isso quer dizer o que ? que vou ser taxado se la n tem nada de eletronica é roupa e chocolates que sempre mandei todos anos mando e nunca foi taxado n entendo ja nada desses correios ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este pacote foi encaminhado em 14/07 para a Receita Federal, para ser tributado. Você irá receber um aviso em casa para comparecer aos Correios mais próximo, para pagar o tributo e retira o pacote. Veja mais detalhes no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      Veja o rastreamento do seu pacote:

      Data Local Situação
      14/07/2012 16:00 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
      Em trânsito para RFB - FISCALIZACAO ADUANEIRA/CUSTOMS/BR
      14/07/2012 15:59 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - RIO DE JANEIRO/RJ Conferido
      Recebido/Brasil
      03/07/2012 11:23 SUICA Encaminhado
      Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
      03/07/2012 00:08 SUICA Conferido
      Recebido na unidade de exportação
      28/06/2012 16:15 SUICA Postado

      Excluir
    2. será que a roupa vai ser triburado taxado quero dizer isso n é elegal mandar roupa para ai nao

      Excluir
    3. A taxação é cálculada pelo valor total das mercadorias do pacote mais o valor do frete. Ultrapassando US$ 50,00 a tributação é de 60%.

      Excluir
  36. será que foi por eu por uma botija de gaz para recarregar os esqueiros? isso n pode ir pk so se for pk n vejo outra coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O recarregador de gás é um objeto proibido de ser transportado por avião, mas não tem nenhuma implicação com a tributação.

      Veja mais detalhes no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      Excluir
    2. amigo mas n tem nada elegal na encomenda tem roupa e chocalates suiços nada mais e a botiga de gaz n em aparelhos eletronicos para que eles possa tributar n entendo sempre mandei todos anos ja la vao 4 anos

      Excluir
    3. A Receita Federal se encontra numa operação chamada Maré Vermelha onde eles estão mais rígidos nos seus critérios. Por isto no passado você não foi tributado e desta vez será.

      Excluir
  37. CQ403730407CH essa minha encomenda passou pela alfandega sera que vem com custos ou taxa para eu pagar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi liberada pela alfândega, portanto não tem nenhuma taxa a pagar.

      Veja o rastreamento abaixo:

      12/07/2012 14:50 CTCI RIO DE JANEIRO/GEARA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
      Em trânsito para CTE RECIFE - RECIFE/PE
      12/07/2012 14:48 UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL Conferido
      Liberado pela alfândega
      05/07/2012 21:22 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - RIO DE JANEIRO/RJ Conferido
      Recebido/Brasil
      26/06/2012 07:45 SUICA Encaminhado
      Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
      25/06/2012 07:52 SUICA Conferido
      Recebido na unidade de exportação
      21/06/2012 14:46 SUICA Postado

      Excluir
    2. obrigado pela sua atençao

      Excluir
    3. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  38. É revoltante a falta de responsabilidade e a ineficiência demonstrada no atendimento nos Correios de Carapebus com os cidadãos, não apenas em relação à demora do despacho de correspondências e encomendas, mas também no descaso em solucionar o problema ou dar satisfação à população. Apenas repetem constantemente: LIGUEM PARA O 0800... reclamações “porque nada posso fazer.”
    Esta ação popular é muito útil, principalmente para quem sempre necessita desses serviços de correios e passa pela frustração de não receber a sua correspondência após horas e horas de espera. Atrasos são normais, mas dessa vez estão intoleráveis.


    ABAIXO ESTAREMOS RELACIONANDO ALGUMAS SITUAÇÕES QUE VEM OCORRENDO DENTRO DA AGÊNCIA DE CORREIOS DE CARAPEBUS:
    • O horário de atendimento 8:30h às 11h e 13:30h às 16:30h não é o suficiente para atender toda a população carapebuense;
    • Falta carteiro para atender a população (somente do centro);
    • Não há carteiro para fazer entregas em Ubás e outras localidades (muitos anos);
    • Produtos pelo PAC ou SEDEX com código de rastreamento estão dificultando a entrega. Alguns produtos retornam por não haver comprometimento em entregar o produto, pois o AVISO DE ENTREGA é feito no momento da procura após 2horas de espera;
    • Falta de funcionários experientes para agilizar os serviços;
    • Pessoas estão permanecendo horas e horas na fila e por fim não tem nada para receber (Observamos que as cartas não são procuradas “corretamente” apenas “passam o olho” e fingem que procuram. Pessoas idosas ou sem informação são as que mais passam por esta situação);
    • Faturas/boletos para pagamentos estão com atrasos absurdos por consequência vem juros altíssimos;
    • Está havendo falta de organização e paciência de quem está trabalhando para tentar atender a população de maneira satisfatória, apesar das dificuldades que os funcionários vêm enfrentando;
    • O número de reclamações dentro da agência do correio tem sido enorme, mas nada resolve;
    • Há situações em que dizem que o sistema está fora do ar somente para não atender algumas pessoas que esperam.
    • Mesmo com o AVISO do código de rastreamento dos correios informando que o produto já está AGUARDANDO RETIRADA, os funcionários não entregam o produto a não ser com o código em mãos e é outro momento de tortura e espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou criticas.

      Excluir
  39. O que temos que fazer é uma campanha para parar as compras pela internet até que os correios apresentem medidas para melhorar seu atendimento. Nós não temos poderes para influir nos correios, mas talvez os grandes empresarios do país tenham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem os grandes empresários têm nenhum interesse nisto. Afinal eles não dependem dos Correios para fazer entregas, já que existem centenas de opções privadas, além de eles não quererem brigas com o Governo, já que estão umbilicalmente ligados ao mesmo.

      Os Correios só irão mudar se algum dia, o que não acredito que aconteça, ele for privatizado.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  40. SI842748670BR - Histórico do Objeto
    O horário não indica quando a situação ocorreu, mas sim quando os dados foram recebidos pelo sistema, exceto no caso do SEDEX 10 e do SEDEX Hoje, em que ele representa o horário real da entrega.

    Data Local Situação
    14/08/2012 12:37 CEE NITEROI - NITEROI/RJ Saiu para entrega
    13/08/2012 19:27 CEE NITEROI - NITEROI/RJ Entrega não efetuada por motivos operacionais
    Entrega prevista para o próximo dia útil
    13/08/2012 13:47 CEE NITEROI - NITEROI/RJ Saiu para entrega
    08/08/2012 15:57 CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Encaminhado para CEE NITEROI - NITEROI/RJ
    07/08/2012 16:08 CTE SAUDE - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Encaminhado para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
    07/08/2012 13:10 AC SP MARKET - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para CTE SAUDE - SAO PAULO/SP
    o correio alega greve de camioneiro ,é uma poca vergonha ,discarada e mentirosa no meu caso ,porque a greve que feixou algumas rodovia foi no dia 31 /07 /2012 ,e minha encomenda foi postada no dia 07/08/2012 como mostra o proprio correios ( sedex 2 dias uteis) é uma piada ou descaso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua opinião.

      Fique a vontade para colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  41. o concurso menor aprendiz dos correio e uma mentira eles fala que e para menores de 14 anos mas quando voce chega nao e assim fala que os menores 14 tem que esta 1 ano do encino medio neste paiz que criança que estuda em escola publica vai estar 1 ano do encino medio so enche as pessoas de esperança porque eu estive la para levar meu filho que saiu muito triste eu falei para ele pobre nao tem vez neste paiz vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua indignação.

      É um absurdo exigir que um menor de 14 anos já esteja cursando o ensino médio.

      Excluir
  42. Algo tem que ser feito para melhorarem o serviço (des)prestado pelos Correios brasileiros. É indignante essa péssima qualidade oferecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você.

      Nos últimos 45 dias tenho percebido uma melhora, só não sei se vai continuar assim.

      Os Correios só irão mudar se algum dia, o que não acredito que aconteça, se ele for privatizado.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  43. Acho um absurdo, fora quando eles dizem que foram na residência que na realidade nem apareceram né ? Minha encomenda vai retornar ao remetente por conta de que os bonecos colocaram destinário desconhecido ( PG114617864BR ), vou tentar ligar para ver se consigo retirar pessoalmente, pago para entregar em casa e tenho que buscar [?]

    Comprei três itens pelo eBay e recebi normalmente, apesar que não foi com number track, todos chegaram um dia após o outro, o ultimo atrasou por conta do feriado de 7 de setembro, levaram aproximadamente 23 dias para chegarar

    Agora estou no aguardo do recebimento de mais 5 encomendas, uma delas tem o number track, já devem estar no país, mas são todos baratos, não passam dos US$10.00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Vá rápido para o Centro de Distribuição dos Correios, pois eles podem a qualquer momento reencaminhar o pacote para o remetente.

      Infelizmente os Correios são uma bagunça e agora vai ficar um pouco pior, pois eles iniciaram uma nova greve, a 2a deste anos.

      Os Correios são um reflexo da estrutura política deste país. Veja mais no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
    2. Boa Noite,

      Liguei lá na CDD Vila Santa Catarina, pelo telefone que encontrei no Google, e falei com o supervisor, o mesmo pegou a minha encomenda e disse que eu poderia ir até lá retirar, com o RG e Código de Rastreio em mãos, retirei com sucesso.

      Minha mãe comentou comigo, já que a mesma sabe que estou a espera desses produtos, o jeito é aguardar

      Vi boatos sobre os bancários também, de entrar em greve,

      Li o seu artigo e achei muito interessante, falando sobre como poderia ser o nosso sistema politico.

      Excluir
    3. Rafael,

      Fico feliz que você tenha conseguido resolver seu problema a tempo.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  44. o dia 24/08/2012 foi enviada uma carta com destino a uma cidade da bahia ate este momento nao chegou e um vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma vergonha. Infelizmente não tem muito que possa ser feito. Veja o seguinte artigo para mais detalhes:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  45. Esse correios e um lixo,esta com minha encomenda e não entrega dizem que o destinatario estava ausente quando tinha gente em casa o dia inteiro1

    ResponderExcluir
  46. da uma olhada ai a safadeza eles falam que estava ausente quando nem procuraram
    Data Local Situação
    08/10/2012 19:27 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP Destinatário ausente
    Será realizada nova tentativa de entrega
    08/10/2012 09:03 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP Saiu para entrega
    06/10/2012 15:01 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP Destinatário ausente
    Será realizada nova tentativa de entrega
    06/10/2012 08:45 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP Saiu para entrega
    03/10/2012 19:53 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP Distribuição especial agendada
    Data de entrega pré-estabelecida
    03/10/2012 16:33 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP Saiu para entrega
    03/10/2012 01:05 CTE SAUDE - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Encaminhado para CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP
    02/10/2012 17:26 Encaminhado
    02/10/2012 16:53 AC SAO MIGUEL PAULISTA - SAO PAULO/SP Postado
    02/10/2012 16:53 AC SAO MIGUEL PAULISTA - SAO PAULO/SP Postado
    01/07/2007 00:15 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP Saiu para entrega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esta situação é bem comum. Eu mesmo mandei um pacote para uma casa numa Base Militar em Manaus, que sempre tem gente em casa e aconteceu exatamente a mesma coisa.

      Muitas vezes, quando o local oferece alguma dificuldade, mesmo que seja apenas de locomoção, eles fazem pouco caso e colocam que o destinatário está ausente.

      Infelizmente não tem muito que possa ser feito. Veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  47. Tenho uma encomenda que ainda não chegou faz 1 mês e 4 dias. Só que me enviaram 3 caixinhas: 2 dia 14/09 e 1 dia 15/09 (data que saiu da Coréia do Sul). 1 do dia 14 chegou dia 30/09(sim, no domingo) e a do dia 15/09 chegou dia 08/10. A outra que foi enviada dia 14 ainda não chegou. Como a que foi enviada no mesmo dia chegou há quase 3 semanas, estou com receio que ela tenha sido extraviada. Detalhe: todos possuem rastreio, essa que ainda não chegou não consegue ser rastreiada no site do correio =/ . Vc acha que pode ser só demora normal ou algo aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ami,

      Esta demora é perfeitamente normal. Um produto da Coréia do Sul pode demorar 60 dias ou até mais para chegar. Eu já tive produto que demorou mais de 100 dias para chegar.

      A média de produtos vindos da Ásia tem sido por volta de 45 dias.

      Excluir
    2. Oi Marcio, obrigada pela resposta ^^ . Mas o que me deixa nervosa é que ele tem código de rastreio e no site do correio não consigo rastrear =/ como se não existisse.

      Excluir
    3. Ami,

      As vezes também demora para o produto começar a ser rastreado. Alguns Correios cometem o erro de liberar a mercadoria para o pais de destino, mas esquecem de rastrear o produto, que só vai aparecer quando chegar aqui no Brasil.

      Em que site você comprou? Dependendo do site você pode reclamar dentro de um prazo dado, e conseguir o dinheiro de volta se não receber.

      Excluir
  48. Eu comprei num site de cosméticos de uma vendedora conhecida no ebay. O problema ta no correio daqui, pq no site coreano eu consigo rastrear até sair de lá, foi aqui que não cadastraram nada e já faz 1 mês e 1 semana que a caixa saiu da coreia e não aparece por aqui =/ .
    A compra mais demorada que ja recebi foi uns 28 dias (e teve uma que não conseguia rastrear tb, ela chegou de surpresa, porém chegou em uns 25 dias).
    A vendedora diz que pode chegar até 2 meses, mas não sei se ela devolve o dinheiro nao, pq a culpa não é dela.
    Minha comprinha T.T vou esperar mais um pouco =/ fazer o que ne? é se conformar com o maravilhoso serviço dos correios =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ami,

      Neste caso não deixe passar mais de 43 dias para reclamar no eBay. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/entrega-atrasada-do-ebay-como-proceder.html

      Excluir
  49. Parabéns pelo artigo e PRIVATIZAÇÃO JÁ !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,

      Obrigado por compartilhar.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  50. Olá! Eu gostaria de receber sua ajuda. Estou interessada em pedir um vestido pela internet para minha formatura em 13 de Dezembro de 2012, pelo site New york dresses. Mas ate hoje nao sabia dessa situaçao pois nao tenho costume de comprar pela internet. E nunca comprei em sites internacionais. A empresa envia seus produtos via navio, e promete que o produto chega entre 5 a 8 dias. Mas agora estou desesperada. Devo desistir da compra? Pois apesar de possuir preços mt melhores do que os brasileiros, ainda sim é muito caro pra simplesmente ser extraviado por um bando de corruptos e ladrões. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,

      Nenhum site no exterior consegue entregar de 5 a 8 dias no Brasil. Mesmo através de Corrier, que não é o seu caso pode demorar mais de 8 dias.

      Se os produtos vem pelos Correios (via navio), ai o prazo no mínimo é de 30 dias, mas podendo chegar a até 90 dias.

      Se eles já enviaram, dependendo do caso você não mais terá como desistir da compra.

      Veja como funciana compras no exterior no seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2009/11/como-comprar-em-sites-no-exterior.html

      Excluir
  51. Ola,
    Moro nos EUA e quero mandar um presente de aniversario para o Brasil, um tenis. Mandar pelo priority mail ficaria mais caro que o tenis, por isso estou querendo usar o first class. Sera que a chance deste presente ser perdido ou estraviado pelo first class eh grande? que tipo de mercadorias sao perdidas no first class? vcs sabem?
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania,

      O índice de extravio de encomendas não registradas, que o caso do First Class, chega em alguns momentos a ser por volta de 20% e centrado em mercadorias desejadas. Se o tênis é de marca conhecida aumenta o risco.

      Sugiro você mudar de presente para algo mais leve, que você possa enviar pelo Priority Mail, registrado.

      Excluir
  52. Comprei um relogio da marca invicta. Fiquei sabendo em que alguns casos, pacotes são abertos para verificação. Vamos supor que esse pacote seja aberto para inspeção e quando for aberto eles descobrem que existe um belo relogio. Quais são as chances desse produto desaparecer ou ser desaparecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayton,

      Muitos pacotes passam pelo raio-x e, portanto, sabe-se de antemão o conteúdo, mesmo sem abrir.

      De fato, quando a encomenda não é rastreada, é muito comum o produto "desaparecer" principalmente quando é algo de valor.

      Sugiro numa próxima compra deste tipo sempre escolher envio rastreado.

      Excluir
  53. esse serviço dos correios é precário mesmo eles ficam mais de 27 horas sem atualizar o site de rastreamento agente esperando a encomenda e nem sabe por onde ela anda........ pra vcs dos correios vê se melhoram esse serviço ai porque não é de graça e muito menos barato.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos e Carla,

      Infelizmente as perpectivas de melhoras são quase inexistentes. Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  54. Ana paula 16 de novembro de 2012,estou também muito insatisfeita com o serviço dos correio pois já faz um mês e 4 dias que espero uma encomenda da china e até agora se encontra conferido em curitíba desde do dia 07-11-2012,e acho um absurdo pagar caro e espera tanto tempo por um produto que já se encontra no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta época do ano as encomendas da China podem demorar de 40 a 90 dias. Todo final do ano os Correios entram num "apagão postal".

      Curitiba é onde fica localizada a fiscalização da Alfândega. Normalmente as encomendas selecionadas para ser fiscalizadas ficam paradas as vezes mais de 30 dias até serem encaminhadas para o destinatário.

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      Excluir
  55. bom aqui está sendo debatido a questão do furto/roubo, mas e quando a encomenda veio direito, em menos de 20 hs, e para na central, vc. fica indo ver, rastreando pelo site e nada... no site aparece "encaminhado", ai, no fim de semana, tipo sabado por volta de 1h o rastreador do site é ADULTERADO e consta como "aguardando retirada " naquele prazo que o correio vendeu para quem despachou...enfim, fraude...fraude.....fraude...ja fiquei com uma caixa presa por 12 dias, ai o correio fala, ahm mas é pac....são 21 dias úteis, quem vai fazer um despacho com 21 dias úteis, mais 4 domingos, mais 4 sabados mais dois ou tres feriados, que somando é = 32 dias?Mas o problema que eu vejo é a fraude, adulterando rastreador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que seja fraude no rastreamento, mas pura desorganização. Quando a mercadoria é "sumida" ela não deixa rastros e ninguém mais coloca nenhum rastreamento para ela.

      Excluir
  56. Olá Marcio. Não recebi minha encomenda registrada que "sumiu". Liguei pros correios e eles disseramq que o código não existe =P . Enfim, resolvi com a vendedora: ela reenviou os produtos.
    Quando postaram no face "adote uma cartinha dos correios!" eu olhei e pensei "metade deve ser pros filhos dos funcionarios" ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ami,

      Infelizmente a situação é tão ruim como você descreve e acho muito difícil melhorar a curto-médio prazo.

      Veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  57. ola boa noite eu comprei um celular no dia 7-11 e hoje esta fazendo 35 das e não chegou eu tenho o numero do produto 200659342 eles falar assim que esta Processando para Envio o que eu posso fazer me responta pelo o meu dani2010linda@hotmail.com muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela,

      Em que site você comprou?

      Reclame contra o site usando as dicas do seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
  58. efetuei minha compra no dia 07/12/2012 ate agora na recebi o produto segundo a vendedora ja foi postado no correio dia 13/12/2012 foi feito unumeras reclamacao para o correios mais nao esta resolvendo nada eu quero que os correios se manifeste urgente pois e realmente uma falta de respeito com cidadao. algem dos correo pode resolver isto esta encomenda era presente de natal mais vcs/ conseguirao destruir o meu sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual loja te vendeu? A encomenda tem código de rastreamento? De que forma você pagou? Com estas respostas poderia te ajudar melhor.

      A loja é também responsável, portanto siga os passos recomendados no seguinte artigo para reclamar da loja:

      http://www.resolvaja.com/2010/02/como-reclamar-e-resolver.html

      Excluir
  59. Bom dia!
    Gostaria de solicitar uma orientação em relação aos correios, tendo em vista que, estou com uma encomenda parada desde o dia 26/11/2012 no centro de tratamento internacional, Paraná -Curitiba.
    Estou contactando os correios desde o dia 18/12/1012 para obter uma posição do que estaria ocorrendo com a minha encomenda, porem, ninguém sabe me informa, e o atendente sempre me pede para aguardar a verificação do setor responsável.
    Vocês poderiam me indicar o órgão responsável pela fiscalização dos correios, para que eu possa abrir uma denuncia pelo descaso e a falta de profissionalismo e respeito para com o consumidor?
    Mesmo porque o serviço que eles prestam não e gratuito e mesmo assim eles tratam os clientes com o maior descaso. E inadmissível uma mercadoria ficar parada 43 dias em Curitiba sem nenhuma posição .
    No aguarde.
    Nilberto Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilberto,

      Por portaria interna eles podem reter as mercadorias por até 90 dias. Infelizmente este é o país que vivemos. Não adianta reclamar, e ainda tem chance do seu pacote sumir e você não poder fazer nada.

      Provavelmente seu pacote está perdido numa pilha de outros pacotes a fiscalizar. Os depósitos da Receita Federal são uma verdadeira zona. Não tem como eles localizarem, a não ser quando eles forem fiscalizar a pilha onde está seu pacote.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
    2. Bom dia!
      consegui abrir uma reclamação junto a Ministerio das Comunicações pelo site e falei direto com eles também pelo e-mail, falecomoministerio@mc.gov.br

      Excluir
    3. Nilberto,

      Acho muito difícil você ter alguma resposta e se tiver vai ser uma resposta padrão. Nos matenha informados se alguma novidade acontecer.

      Boa sorte.

      Excluir
  60. pior que alem de sumir encomendas ,esta sumindo os presentes que as pessoas dão nos correios pras crianças ,é uma vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  61. Encomenda vinda da Rússia e não entregue pelos CEE BANGU - RIO DE JANEIRO/RJ

    Bom dia a todos do reclame Aqui.

    Venho acompanhando pelo sistema de rastreamento do Correios um pacote de presentes e documentos vindos da Rússia dês do dia 02/01/2012, horas 14h26min com a entrada na unidade de tratamento Internacional de São Paulo/SP, documento com registro ( EA094149927RU ), na data de ontem dia 09/01/2013, horas 13h01min, fiquei aguardando na minha residência a entrega do mesmo, como o mesmo não avisa sido entregue entrei mais um vez no sistema de rastreamento do Correios, e infelizmente constava que o mesmo não foi entregue por motivo de endereço incompleto em pesquisa pelo entregado do Correios do Centro de Entrega de Encomendas - CEE BANGU - RIO DE JANEIRO/RJ, como sou morado de campo grande que fica na zona oeste do rio de janeiro, fiz diversa ligações telefônica para o endereço telefônico declarado pelo site do correios, telefone (21)3332-8026 ou (21) 33351234 ou (21)33328026, como não consegui sucesso pelo telefone peguei um taxi e fui tenta recupera o pacote de presentes e documentos que seria usado na segunda feira 14/01/2013, pessoalmente, não obtive também sucesso, fui mal atendido e com palavras de um funcionário ( se eu acha a encomenda eu aviso ) depois de quase 2Horas, foi obrigado a fazer diversas ligações telefônica para o serviço de reclamações do correios e fui informado que esse tipo de reclamação leva mais de 5 dias para ser lida, como o pacote saiu para entrega as 13h03min e já as 17h10min estava a no CEE BANGU com destino a CTE Benfica 19h16min,venho através do site reclama aqui, fazer um pedido urgente de reclamações para tentar recupera esse pacote, tenho fotos do pacote antes do envio da Rússia com destino a minha casa e que conta que o endereço de entrega esta correto no pacote, solicito a ajuda do site reclame aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,

      Primeiramente, não represento o site Reclame Aqui.

      Mesmo você colocando uma reclamação no Reclame Aqui, os Correios não respondem. Já existem dezenas de milhares de reclamações lá, contra os Correios, sem nenhuma resposta.

      Infelizmente a informação que te darei não é animadora. O seu pacote será devolvido para o remetente.

      Não acredito que se você vá para a central de Benfinca que eles te atenderiam, já que lá é uma Central Geral de Distribuição dos Correios que não tem atendimento para clientes.

      E mesmo que te atendessem, dificilmente conseguirão localizar o pacote.

      Excluir
  62. Boa tarde, mediante tantos comentários acho que a minha dúvida fica esclarecida. No entanto, no meu caso enviei uma encomenda registada que saiu de Lisboa no dia 28 de Dezembro com destino a Recife.Pelo registo verifico que está em Curitiba desde o dia 3 de Janeiro, não tendo qualquer movimento até ao momento. Será que poderá ficar lá retida 90 dias sem que nada possa fazer?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente sim, e pior ainda pode sumir e você não terá direito a nenhuma indenização, a menos que tenha feito seguro.

      Por isto que os Correios brasileiros estão entre os piores do mundo.

      Veja o porque desta bandalha no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção! Provavelmente terei que enviar nova encomenda por DHL e ficar no prejuízo!

      Excluir
    3. Cuidado, pois pela DHL pode ainda ser pior, pois através de Courrier, como a DHL, as encomendas não estão sujeitas as isenção até US$ 50,00 e a um imposto de 60% em valores maiores. O imposto pode superar os 100% do valor da mercadoria. A única vantagem é a certeza que vai chegar.

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2012/07/taxacao-encomendas-internacionais.html

      Excluir
    4. Nesse caso, vou esperar mais alguns dias... Muito obrigado!

      Excluir
    5. De nada.

      Fique a vontade de colocar nova dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
    6. Bom dia,

      Como nem tudo tem que ter o lado negativo, acabo de ser informado que a minha encomenda chegou ao destinatário durante a tarde do dia 11 . A questão é que no dia de hoje verifico pelo registo que supostamente a minha encomenda "estaria" ainda em Curitiba, quando na verdade já foi entregue em Recife.O que coloca em causa a veracidade actual do ponto de situação quando inserimos o código do registo.No caso, fico satisfeito por ter conhecimento que já foi entregue e mediante outros casos, bem rápido!Fica o registo! Obrigado!

      Excluir
    7. Obrigado por compartilhar.

      Nesta época é comum as encomendas demorarem mais e também aumenta o numero de "sumissos".

      Excluir
  63. Boa noite..

    Estou para receber uma encomenda de Foz do Iguaçu/PR desde o dia 14/12/2012, e o objeto ficou parado no dia 15/12/2012, não sai do lugar " Encaminhado para CTE JAGUARE - SAO PAULO/SP ". O prazo de entrega era até o dia 21/12/2012, liguei várias vezes no correio e não obtive retorno, o remetente fez reclamações e até agora nenhuma resposta. Não sei mais o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é o destinatário, você só consegue fazer reclamação tendo também os dados completos do remetente. Para isto é necessário entrar em contato com o remetente para saber em que nome e endereço completo (com o CEP) ele te mandou a encomenda, além do telefone do remetente e peso da encomenda e preço da postagem.

      Você pode fazer a reclamação no próprio site dos Correios:

      http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

      Não adianta fazer a reclamação pelo telefone dos Correios. É difícil eles atenderem e se atenderem sempre é de má vontade e sem registro no site nada é resolvido.

      Excluir
  64. Mas eu fiz com os dados dele, e nao tive retorno, já até passou o prazo da reclamação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eles são muito demorados e falhos.

      Entre com uma nova reclamação pelo site ( http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm ) para ver se eles respondem.

      Neste caso quanto mais insistência melhor.

      Excluir
  65. Boa tarde!
    Estou com as seguintes encomendas para receber
    DL450652703BR E SA053528770BR
    já fiz a reclamção preenchendo um formulário e amanhã é o ultimo dia para darem uma resposta, liguei do cdd jaguaré pra ver se alguém conseguia me ajudar enquanto não sai a resposta oficial, já que as encomendas constam como entregues,lá falei com duas pessooas com o Valdir e o Fábio, primeiro me falaram que alguém recebeu, depois informaram que as encomendas estavam lá, e ainda mais disseram que essas encomendas nunca sairam de lá pra tentarem ser entregue porque não tem gente pra trabalhar,pedi então para ver se existe a possibilidade de enviarem para o correio aqui perto do meu trabalho assim fica mais fácil,já que eles alegam que a minha cidade está com problemas devido a roubos. O fábio me disse que envia ontem para a ACF Itaim bibi, e que os produtos estravam com ele, quando ligo hoje para saber se ele enviou, ele me diz que não está achando as encomendas.Já estou com dor de cabeça dessa situação, é ,muito importante pra mim rebe-las o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente os Correios brasileiros são uma bagunça, como já explicado no artigo acima.

      Eu mesmo já recebi em minha residência 3 pacotes que eram destinados a outras pessoas em endereços completamente diferentes. Consegui localizar as pessoas e entreguei os pacotes em mãos.

      Se os pacotes foram roubados ou entregues por engano em outro endereço, dificilmente você conseguirá reave-los e nem conseguirá uma indenização pelos mesmos se não foi feito seguro.

      Sugiro você ir pessoalmente para a CDD JAGUARE, portando sua identidade original e uma impressão do rastreamento dos pacotes, para ver se eles localizam o pacote ou o documento comprovando para quem foi entregue. Um dos pacote, o de código de rastreamento no SA053528770BR ainda consta como estando lá:

      SA053528770BR - Histórico do Objeto
      Data Local Situação
      18/01/2013 19:42 CDD JAGUARE - SAO PAULO/SP Entrega não efetuada por motivos operacionais

      Excluir
  66. muito obrigada, Márcio.

    Ajudou bastante.

    At;
    Eliane Valério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  67. Olá bom dia, tenho duas encomendas do ano passado, uma do mes de Abril, outra do mes de setembro, tenho os n° dos dois rastreamento, estão parada no geara de Curitiba, já abri py nos correios e no entanto não andiantou nada, será que posso fazer mais alguma coisa, por exemplo entrar no juizado de pequenas causas.

    Att. Janio M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janio,

      Não adianta entrar no Juizado de Pequenas Causas contra os Correios, pois eles nem comparecem na audiência e não existe consequência nenhuma para isto.

      Eles são uma Autarquia, portanto, totalmente pertencetes ao Governo Federal e são blindados contra este tipo de ação.

      Infelizmente pelo tempo que estas encomendas estão paradas com quase toda certeza elas foram furtadas e, portanto, não irão mais aparecer.

      Não há nada que possa ser feito.

      Veja o porque desta bandalha no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  68. Márcio, acredita que ainda não recebi minhas encomendas, para facilitar todo o processo, solicitei que enviassem para o Ac Itaim bibi, mas desde o dia 23/01 essas encomendam estão no trânsito, eu sabia que o trânsito de São Paulo é complicado, mas não tinha noção do quanto rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe outro jeito se não esperar....

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  69. Ao olhar as reclamações, no geral, nestas postagens verifiquei que muitas pessoas tem dúvida de Correios e pouca informação. Há um Blog recente que tem muitas explicações, sendo bastante interessante para quem usa o serviço de Correios com frequência. Segue o link (http://infocorreio.blogspot.com.br/)
    Espero que seja útil a todos..

    Att. Jota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jota,

      Obrigado por compartilhar.

      Bom Blog este http://infocorreio.blogspot.com.br informado por você.

      Pena que os serviços de informações dos Correios, por telefone e e-mail não funcionem.

      Excluir
  70. O correio responde minhas reclamações, praticamente com uma grande "DANE-SE!", mas responde. Perdi 55 reais num jogo de patches de mangas do exército austríaco. Tudo bem, prejuízo leve, se comparado ao desgosto de viver num país que é uma piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gunther,

      Concordo contigo. Veja também o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  71. Nunca vi nada igual. Pagamos pelo serviço e o descaso é geral. Ha pouco tempo vi uma propaganda dizendo que o email chegava junto com o entregador do Correios... Kkkk, não aguentei!
    Enfim, o roubo dentro da agencia acontece e aconteceu comigo. Apos varias encomendas perdidas resolvi fazer seguro mas nem o danado do seguro recebo. Depois de dias postado e com seguro vi que meu sedex não saia da Agencia de Casimiro de Abreu - RJ e foi qundo resolvi abrir uma reclamação. No dia seguinte uma surpresa. O gerente da agencia foi a minha loja para pedir conferir o produto era o mesmo pois ainda estava na agencia. (barbaridade)
    Fui e logo na entrada meu filho foi abordado por um funcionario dizendo que esqueceu de enviar. Era um Play 3, bem embalado e com seguro mas puto pois o cliente esperava em outro estado. O gerente pediu para abrir a caixa, imagina, o peso diferente e embalagem tambem. Um funcioanrio saiu gritando que aquela agencia era tudo 100%... triste. Bom, a solução foi ir a delegacia registrar ocorrencia e ver o que acontece. Isso já tem 2 meses.
    Quem ainda acredita nos Correios???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Obrigado pela sua participação.

      Concordo contigo. Veja também o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  72. É uma vergonha isso acontecer e não podermos fazer nada! Quando isso vai realmente ter solução? Minha encomenda foi enviada desde o dia 23/12/12 e até o momento nada nenhuma informação sobre a encomenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é assim, não existe nada que possa ser feito.

      Se esta encomenda vem do exterior ainda tem alguma chance de você receber, pois já houve casos comigo em que uma encomenda demorou mais de 100 dias.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  73. Olha a minha encomenda:

    RR080628812IL - Histórico do Objeto
    O horário não indica quando a situação ocorreu, mas sim quando os dados foram recebidos pelo sistema, exceto no caso do SEDEX 10 e do SEDEX Hoje, em que ele representa o horário real da entrega.

    Data Local Situação
    09/03/2013 12:33 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para CTE CURITIBA - CURITIBA/PR
    07/03/2013 19:48 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
    04/03/2013 21:44 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
    02/02/2013 12:57 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA
    24/01/2013 16:08 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
    13/12/2012 16:29 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
    Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
    04/12/2012 13:39 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Conferido
    Recebido/Brasil
    Empresa competente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota confuso nisto.

      A encomenda foi tributada e está a caminho de Curitiba???

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  74. Estou com duas encomendas com atraso de entrega nos Correios:

    A primeira de código de rastreio PG263826813BR foi postada em São Paulo para o Rio de Janeiro dia 27/02/2013 e até o presente dia 16/03/2013 não foi entregue, de acordo com o histórico do objeto ela foi encaminhada para CTE de Benfica no dia 28/02 e desde então o sistema não foi atualizado. O prazo de entrega que eram de 4 dias expirou e fiz uma reclamação de número de protocolo 15349395 nos correios pelo telefone 30030100 e também o prazo de resposta a esta reclamação não foi cumprido e estou sem saber até hoje nada sobre a minha encomenda.

    A segunda de código de rastreio PG176541692BR postada em Porto Alegre para o Rio de Janeiro no dia 05/03/2013 também como a acima não chegou até o dia de hoje 16/03/2013, o mesmo problema acontece no histórico do objeto aparece como sendo encaminhada para CTE de Benfica no dia 06/03 e desde então o sistema de rastreio não foi atualizado. O prazo desta encomenda que eram de 6 dias também expirou e fiz uma reclamação pelo telefone dos correios com número de protocolo 15494617 e esta também não teve resposta até hoje.

    Não sei mais a quem recorrer para ter as minhas encomendas que custaram o meu dinheiro e as quais não paguei barato para serem enviadas a mim. E ainda mais decepcionante é que no dia 12/03/2013 estive na Agência dos Correios de Realengo no Rio de Janeiro para tentar saber mais sobre os meus pedidos e o atendente dos Correios me disse que eu poderia desistir de tentar receber minhas encomendas porque elas provavelmente já teriam sido roubadas pelos próprios funcionários dos Correios.

    Eu estou completamente desacreditado no serviço da Agência dos Correios Brasileiro e peço ajuda para solucionar o meu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shilton,

      Infelizmente não tem solução. Os Correios, como todas as empresas públicas, são imunes a reclamações e processos. Não tem ninguém que responda por eles e não existe nenhuma consequência para mal feitos.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  75. é uma vergomha este serviço dos correios .. esta empresas tercerizadas muito ruim . entrega correspondencia em domicilio errado o carteiro que faz minha sem educação .. pessimo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo.

      Veja também o seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2011/05/brasil-mais-para-cleptocracia-do-que.html

      Excluir
  76. Ola!
    Li uma matéria sobre a privatização dos correios. Postarei o link logo abaixo. Acho uma tremenda falta de respeito do GOV. com os funcionários dos correios, mas infelizmente, acho que essa é a melhor solução.

    http://www.pco.org.br/movimento-operario/privatizacao-dos-correios-e-aprovada-pelo-senado/eijy,z.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRV,

      Não acho falta de respeito com os funcionários, já que eles têm muito mais direitos que um funcionário privado.

      Falta de respeito é manter uma situação em que teoricamente de acordo com a constituição “todos são iguais perante a lei”, mas que alguns são privilegiados e outros têm que sofrer.

      Como com a privatização vai acabar a garantia do emprego, os funcionários terão que se esforçar para manter o emprego e também serem promovidos. Quem sai ganhando é a população como um todo, que hoje recebe um péssimo serviço.

      Excluir
  77. Marcio, vc tem razão quando diz que os funcionários tem mais direitos que os privados, e a questão também do plano de carreira, em que o funcionário terá q mostrar serviço se quiser crescer, foi bem colocada. Mas, eu me referir à falta de respeito do GOV. com eles, no sentido de funcionários de outras empresas públicas terem melhor tratamento. Acho q na verdade, o grande culpado são esses políticos filhos da #@*%&... mãe, que só pensam na mamata, como vc mesmo já falou em outros comentários. Mas pelo que li, acho q agora vai, com fé em Deus e para alegria de todos, amém! rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRV,

      A única preocupação dos governos de países de terceiro mundo, que é o caso do Brasil, é se manter no poder, enriquecer e enriquecer seus comparsas. Discursos, como “tudo pelo social” só servem para angariar votos, e normalmente só ficam no discurso.

      Ele não tem respeito por ninguém, muito menos por simples funcionários de uma autarquia.

      Também acho que ainda é cedo para cantar vitória no caso da privatização dos Correios. Ainda tem várias votações pelo caminho.

      Excluir
  78. O que muitos de você não entendem é que tendo os Correios sua ineficiência ou não, a relação comercial é entre vendedor e comprador. Ou seja, a transportadora, seja lá ela qual for, tem que prestar contas ao remetente, quem envia. Os destinatários têm de cobrar das empresas, dos lojistas, que segundo o CDC, devem tomar todas as providências quanto a reembolso, envio de nova mercadoria etc. A reclamação nos Correios por telefone não é como informado neste blog. O atendimento é um dos melhores de call center, todos funcionários são próprios, mas infelizmente o call center não resolve os problemas. É um serviço de atendimento, no qual você registra sua queixa. O problema é que as outras áreas não resolvem a reclamação, seja ela feita por site ou SAC, que neste caso da na mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua resposta reconheço que você deva ser um funcionário dos Correios. A sua resposta é totalmente disparatada. Como o call center dos Correios é um dos melhores do Brasil e no entanto não conseguem dar uma informação sobre um produto rastreado, nem ao menos onde ele se encontra. O fato de ter funcionários próprios não melhora a qualidade de um call center, quando na prática não se consegue dar as informações requisitadas pelo cliente.

      É sabido, até por informações na imprensa, que a quantidade de furtos é enorme de pacotes sob a responsabilidade dos Correios. Nada é feito para coibir estes furtos e no final das contas quem paga por este furtos são os compradores e vendedores que usam o serviço dos Correios.

      Uma coisa é a relação comprador vendedor, outra é querer responsabilizar as pontas por um serviço de transporte efetuado no meio do caminho. Os Correios são responsáveis por este transporte, mas querem se eximir de todo jeito desta responsabilidade. Se fosse uma transportadora privada e sumisse ou danificasse com uma mercadoria no meio do caminho certamente teria que pagar pela mesma.

      Não culpo os funcionários dos Correios por isto, mas sim pelo loteamento político que é feito de todos os cargos de direção dentro desta empresa. Uma empresa em que toda sua Diretoria tem interesses estranhos a sua finalidade jamais poderia funcionar com eficiência.

      Excluir
  79. Boa noite Marcio, minha prima me mandou alguns presentes mas nao consigo rastrear...pode me ajudar???cw528270956US

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilia,

      Isto não é um código de rastreamento válido.

      Verifique se ela mandou por "First-Class", que não é rastreado ou por "Priority Mail", que é rastreado.

      Se ela te mandou por "Priority Mail" verifique o código correto.

      Excluir
    2. Realmente, esse não era o número, ela também tinha me enviado o número errado, o correto é CW528270942US

      Excluir
  80. Márcio, meu filho! :(

    Eu trabalho com importação. Importo cerca de 10/12 caixas por mês. Tive duas caixas prioritys "não localizadas no fluxo postal", e estou contabilizando a minha 15a caixa (first class) extraviada num período de 12 meses. É demais. É muito duro de aceitar!
    Estou prestes a ir buscar minhas coisas lá fora. Não aguento mais a frustração de não chegar as minhas coisas. Eu pagaria meus tributos com tanto gosto!!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yehonala,

      Infelizmente as encomendas vindas dos EUA sem código de rastreamento estão sumindo numa proporção muito grande, e mesmo com código de rastreamento algumas somem.

      Quando tem código de rastreamento, se você compra em algum site, normalmente eles te reembolsam se a encomenda não chega. Se informe para ver se é o caso e se quiser me passe o site que te digo como proceder.

      Excluir
  81. Marcio,sera que voce pode ajudar meu caso,esse é meu codigo de rastreio:EE701526830CN,voce acha que é um caso perdido já ou nao?Grato desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan,

      É um caso que raramente acontece, mas você pode considerar a encomenda como perdida.


      De milhões de encomendas na mesma situação provavelmente somente menos de 1% é fiscalizada neste sentido.

      Excluir
  82. Olá Marcio, vejo que muitas pessoas vem tirando suas dúvidas, então trouxe a minha também...
    Comprei um DVD da argentina, com valor inferior a R$50,00...
    Este é o código de rastreamento: RR631560324AR

    Faz quase 1 mês que o produto está nesta situação... E não vejo motivos para ele ser tributado ou algo do tipo... Meu namorado fez duas compras pelo ebay mês passado, ambas do EUA, e chegaram no prazo de 20 dias...

    Já fui no correio próximo a minha casa, e não souberam me ajudar... Disseram para esperar pelo menos mais um mês! Um absurdo, pois além de ser um pacote pequeno, veio de um lugar "próximo"... Mandei e-mails também, mas não ajudaram em nada da mesma forma...

    Contactei o vendedor, para ver se ele pode me ajudar de alguma forma, mas não irei exigir muito dele, pois sei que não tem culpa...

    Bom, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dul,

      Isto representa que o produto será fiscalizado, mas não necessariamente que será tributado.

      As mercadorias estão retidas em Curitiba, pois a fiscalização desde início de março está em "câmera lenta". Isto já aconteceu outras vezes e normalmente significa demoras que podem ultrapassar 60 dias.

      Excluir
  83. Boa noite Marcio,
    Minha prima mandou uns presente para mim(de Ohio/US para RJ-Brasil) e por um descuido ela acabou colocando o bairro no lugar do nome da cidade, mas colocou o nome da cidade, do estado e do país certo e o cep faltando 1 numero(é 22230060 e ela colocou 2230060) chegou aqui depois de 1 semana, mas voltou e está preso na alfandega de São Paulo, o correio alega que tentaram entregar mas que o destinatario era desconhecido, como??se moro no mesmo endereço a 27 anos e o problema não era esse?e essa não é a primeira vez que acontecesse, eu já comprei pela dafitti, coloquei todos os dados certos e mesmo assim eles disseram a mesma coisa...estou com receio de não receber os meus presentes e ela estava mandando o meu vestido para o casamento do meu amigo em julho...não sei o que fazer!!!Já liguei 3 vezes para o correio,eles abriram um protocolo mas dizem que ficam dependendo da liberação da alfandega...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilia,

      A fiscalização está em "câmera lenta" desde o início de março e com isto seu pacote pode atrasar até uns 60 dias.

      Se ele foi enviado para a alfândega significa que ainda não houve problema com o endereço, mas apenas que o seu pacote será fiscalizado e provavelmente tributado, pelo seu conteúdo, em 60% do valor da mercadoria mais o frete.

      Excluir
  84. Já fiz uma reclamação no site dos correios sobre atraso na entrega de objeto nacional. Sabe me dizer a data de resposta?

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.