segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alistamento Militar 2014 / 2015 (Dicas)

Como o artigo Alistamento Militar 2014 / 2015 Obrigatório (Como fazer) foi o mais comentado e aquele que gerou mais dúvidas resolvi escrever um artigo para completar o assunto. Veja aqui o que fazer para servir ou para não servir. Atualizado em 03/02/2015


VAGAS PARA RECRUTA

            As Forças Armadas já há muitos anos tem limitação do número de vagas para recruta em função do seu orçamento. Por causa disto, mesmo aquelas pessoas que querem servir muitas vezes são dispensadas. Mas também pode acontecer de pessoas que não querem servir serem convocadas. Infelizmente os critérios de seleção não são nada claros.

            As vagas também são distribuídas de forma desuniforme, normalmente com proporcionalmente (em relação à quantidade de candidatos) mais vagas em cidades menores e menos vagas em cidades maiores. Isto porque as cidades menores terem menos militares engajados e com isto ter mais necessidade de serviços que possam ser executados por recrutas.

PRINCIPAIS CRITÉRIOS DE ESCOLHA

            Os principais critérios de escolha são os seguintes:

  • Ausência de problemas de saúde limitantes de atividade física; 
  • Altura. Existe uma clara preferência por recrutas mais altos que a média do brasileiro que é de 1,72 metros;
  • Não ser arrimo de família, isto é, aquele que provém o sustento da casa, pela ausência do pai e de irmãos maiores.
  • Não ser homossexual, já que as Forças Armadas são claramente homofóbicas, dispensando automaticamente aqueles que eles acham que é homossexual (pela forma de se vestir ou agir);
  • Não ser usuário de drogas. Esta pergunta é quase sempre feita e se o candidato afirma que usa drogas, quase sempre ele é dispensado. 

O QUE FAZER SE VOCÊ QUER SERVIR

            Se você quer servir siga as seguintes recomendações:

  • Na entrevista na Seleção Geral diga claramente que você deseja servir. Existe uma tendência de eles preferirem aqueles que desejem servir já que isto significa recrutas mais empenhados;
  • Faça exercícios físicos aeróbicos (corrida / natação) e anaeróbicos (musculação / barra / flexão). O preparo físico é valorizado na seleção;
  • Não faça tatuagens ou piercing;
  • Conclua o 2º grau. Também é valorizada a escolaridade, já que gera recrutas mais preparados para executarem diferentes tarefas.

Mesmo que você atenda todos os requisitos acima, nada é garantido.

OUTRAS FORMAS DE SEGUIR A CARREIRA MILITAR

            Se você não foi escolhido ou mesmo deseja antecipar o seu desejo de servir existem outras formas se seguir a carreira militar, inclusive, neste caso, para as mulheres. 

Neste caso você terá que participar de concursos públicos que te habilitam a um treinamento que é o começo de uma carreira militar. Veja detalhes no site:


O QUE FAZER SE VOCÊ NÃO QUER SERVIR

            Se você não quer servir siga as seguintes recomendações:

  • Com humildade diga claramente que você não quer servir, pois deseja seguir nos estudos ou precisa trabalhar para sustentar sua família;
  • Se você é casado, apresente a Certidão de Casamento;
  • Se você tem filhos, apresente as Certidões de Nascimento dos seus filhos. Normalmente quem já tem filho é dispensado; 
  • Apresente uma carta de próprio punho da sua mãe declarando que precisa que você trabalhe para sustentar a casa (arrimo de família);
  • Apresente um comprovante de que você está trabalhando (carteira de trabalho ou declaração do empregador);
  • Jamais seja arrogante, discuta ou crie qualquer problema. Eles podem ter a tendência de recrutar por vingança;
  • Apresente o máximo de atestados médicos que você conseguir mostrando problemas de saúde que te impossibilitem de fazer atividades físicas, como por exemplo: problemas de coluna, diabetes, problemas do coração, miopia ou astigmatismo em grau elevado, etc. Os atestados têm que ser originais em com carimbo do médico;
  • Não se esforce nos testes físicos, mas sem demonstrar que você está fazendo  firula. Isto é, na corrida, corra, mas sem o seu máximo potencial e demonstre cansaço, na barra mostre dificuldade de conseguir fazer uma barra. Veja que esta dica fica prejudicada se você claramente tem um bom preparo físico;
  • Não se esforce nos testes psicotécnicos, bastando para isto fazer o teste sem ler direito as perguntas.

Se você não quer servir de maneira nenhuma e não tem problema de ser ridicularizado, também vale ir vestido de uma forma bem espalhafatosa para eles acharem que você é homossexual. Eles automaticamente irão te separar e a dispensa é quase certa.

Como não pode haver uma discriminação clara, no Certificado de Dispensa de Incorporação não fica registrado o motivo da dispensa, portanto você só passará por este ridículo num único dia, o dia da Seleção Geral. 

Fique claro que não estou recomendando isto, pois talvez seja muito difícil passar por este dia e de qualquer modo a maioria das pessoas é dispensada sem usar de artifício nenhum.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

443 comentários:

  1. Gostei, somos a associação de defesa do Consumidor apacont.org.br

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de saber quando vai ser a proxima chamada dos recrutas para 2012

    ResponderExcluir
  3. Monalisa,

    O alistamento é feito de janeiro a abril de cada ano, mas é somente para homens.

    Para mulheres somente através de processos de seleção para seguir a carreira militar, como pode ser visto no site do Ministério da Defesa:

    https://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-militar/formas-de-ingresso-nas-forcas-armas.html

    ResponderExcluir
  4. Marcio, estou no ano do alistamento e gostaria de concorrer uma vaga para o NPOR, mas para entrar precisa estar matriculado num curso superior. Eu tenho alguma chance para o NPOR se eu entrar na faculdade em julho (vestibular de inverno)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,

      Para concorrer a uma vaga no NPOR ou CPOR basta ter completo o ensino médio (não precisa estar cursando um faculdade).

      Veja o que eles falam no site do Exército ( http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/cpor-e-npor ):

      Condições para ingresso:

      Só é possível durante o período de seleção para o Serviço Militar Obrigatório (alistamento).

      Os candidatos, se considerados aptos na Seleção Geral a que forem submetidos, serão encaminhados à Seleção Especial para CPOR / NPOR.

      Os candidatos para CPOR / NPOR devem ter grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio.

      Para mais informações sobre o curso, condições de funcionamento ou como ocorrerá esse tipo de Serviço Militar solicita-se contatar, diretamente, os CPOR ou NPOR existentes.

      Excluir
    2. eu perdi o cam e nao sei o numero o que devo fazer

      Excluir
    3. Vá para a Junta Militar onde você se alistou. Eles localizam o CAM e emitem uma 2a via.

      Excluir
  5. bom eu me aliste 16 de janeiro e vou retorna 13 de janeiro 3 dia depois que completarei 18 anos isso quer dizer que vou servi ???? EU QUERO MUITO SERVI ME ESCLARECE ESSA PERGUNTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Se é a primeira data marcada é para iniciar o processo da Seleção Geral, onde são feitos exames de saúde superficiais e testes físicos e mentais. Neste próprio artigo tem dicas de como melhorar as chances de servir.

      Veja também o seguinte artigo, para mais detalhes:

      http://www.resolvaja.com/2010/03/como-fazer-o-alistamento-militar.html

      Excluir
  6. Olá! Eu gostaria de esclarecer algumas coisas. Fui selecionado para o TG de Anápolis, e vou me apresentar no próximo dia 23 de Fev, faço faculdade de direito a noite, não trabalho e sou filho único. Teria alguma chande de entrar no excesso de contingente? E mais uma pergunta, o tipo físico também ajuda? Grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rômes,

      Você irá se apresentar para a Seleção Geral. Nesta fase são feitos exames de saúde básicos, testes físicos e mentais.

      Quanto a típo físico só impediria servir se a pessoa fosse extremamente baixa (muito abaixo de 1,72 que é a média do brasileiro) ou extremamente gorda.

      No seu caso provavelmente irão te encaminhar para fazer testes no CPOR, já que você está cursando faculdade.

      Siga as dicas deste artigo que você tem toda chance de ser dispensado por excesso de contingente.

      Excluir
  7. OI gostaria de saber,se eu vou precisar cortar o meu cabelo,caso se eu for aprovado,mais so corto o meu cabelo se eu for aprovado né?sofro de bronquite,asma,etc.sou homossexual e tal,vou precisar ficar pelado,mesmo assim?muitas pessoas me disseram que não tem mais isso voce so fica pelado se voce for aprovadoo,tem como voce me explicar?obrigdo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brwunoh,

      Só precisa cortar o cabelo aqueles que forem incorporados.

      No exame de saúde todos ficam de cueca e individualmente cada um tem que tirar a cueca, mas somente em frente ao médico.

      No seu caso, se você se declarar homossexual, será dispensado por excesso de contingente sem aparecer o motivo no documento (pois isto seria contra lei e discriminatório). Para garantir traga também o atestado médico indicando que você tem asma.

      Portanto você não precisa se preocupar, pois com toda certeza será dispensado.

      Excluir
  8. Sou mulher ,posso me alistar como voluntária ? Não faço faculdade e tenho 25 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulheres não podem se alistar, mas podem participar de concursos públicos que te habilitam a um treinamento que é o começo de uma carreira militar.

      Veja detalhes no site:

      https://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-militar/formas-de-ingresso-nas-forcas-armas.html

      Excluir
  9. Eu malho e tomo hipercalorica, mês que vem (abril) vou me alistar será que isso tem algum problema em ser chamado já que é isso que quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio,

      Primeiro recomendaria você já ir em março, pois em abril as filas são gigantescas.

      Quanto a ser recrutado, se você tem uma boa forma física certamente ajuda, mas não é certo.

      Na hora da entrevista dica claramente que você gostaria muito de servir, isto tem um bom peso na escolha.

      Excluir
  10. creio que irei pagar uma multa..., pois tirei minha carteira de trabalho no mesmo período do alistamento militar e já faz alguns anos, só vim lembrar que preciso desse documento agora, acredite: 5 anos depois... (super refratário) não almejo nenhum interesse em servir pois tenho contas a pagar e recentemente fui demitido o que me limita a fazer pequenos serviços para pagar minhas contas...

    e então? algum conselho ou dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emilio,

      A multa é pequena, no total não ira chegar nem a R$ 10,00 por todo o período.

      Se você é arrimo de família, isto é, sua casa depende do seu trabalho para o sustento, isto é um bom motivo para não servir.

      Normalmalmente eles implicam com os refratários, mas como no seu caso já se passaram vários anos, eles também não se interessam pois isto desagrega a tropa (ter uma pessoa bem mais velha servindo junto).

      Vá ainda agora em março, porque em abril as filas são bem maiores.

      De resto veja as dicas deste próprio artigo.

      Excluir
  11. Me alistei em Janeiro de 2012, estou cursando o 3° ano do ensino medio, sendo que no certificado de alistamento erram e colocaram 1° ano superior, issu pode dar algum tipo de problema na Seleção Geral? O que eu posso fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  12. Ps: eu não desejo servir pois pretendo entrar em uma universidade publica e completar meus estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      Em relação ao erro da escolaridade no Certificado de Alistamento, não tem muita importância, pois você terá que apresentar a documentação de escolaridade na Seleção Geral e neste caso o erro será corrigido.

      Para você não servir, siga as dicas apresentadas neste artigo.

      Excluir
  13. Ola estou no 2 ano do ensino medio tenho vontade de servi caso eu fique eu posso terminar meus estudos no quarteu mesmo ou eu vou ter que para os estudos eu tenho medo de nao fica pq meu primo foi se alista e foi dispensado pq ele ainda tava na 9 serie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maicon,

      Você pode servir e estudar ao mesmo tempo sem problema. O serviço militar tem um horário fixo, que permite a pessoa estudar.

      Siga as dicas acima para aumentar as suas chances de ser recrutado.

      Excluir
  14. boa noite, eu fiz meu alistamento no dia 10 de abril, a junta abria as 13horas e 12:30 eu já estava lá, mesmo com 7 pessoas na minha frente tive de esperar mais de 3 horas. tudo certo até ai, até que eu cheguei em casa e vi o papel de alistamento q avisa pra comparecer na avaliação fisica, só que neste papel ta marcado que eu NÃO quero servir, mas não fui eu que marquei e sim os funcionarios de lá sem me perguntarem nada !! oque eu faço ?? eu quero servir de verdade
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na hora do seu novo comparecimento avise que o certificado foi preenchido por engano que você não queria servir. Diga claramente que você quer servir. Eles devem corrigir o engano.

      Excluir
  15. Qual é o horário do alistamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma geral começa a funcionar as 8 horas da manhã e as vezes somente funciona na parte da manhã.

      Como esta época do ano é bem cheio recomendo você ir o mais rápido possível e no primeiro horário.

      Excluir
  16. Olá vou me apresentar a seleção geral dia 10 de Julho. O município onde moro é pequeno cerca de 35 mil habitantes. Tenho 1,72 de altura não sofro de nenhum problema de saúde, faço exercícios fisicos regularmente e tenho o desejo de servir ou seja voluntário. Sou filho único porém não ajudo no sustento da família, quais minhas chances de servir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem chances bem razoáveis de servir, pois normalmente em municípíos pequenos existem menos candidatos para as vagas existentes. Mas não tenha certeza, pois esta questão varia de estado para estado e de município para município.

      Afirme claramente seu desejo de servir para aumentar sua chance.

      Excluir
  17. Fiz o alistamento e agendaram o juramento à bandeira para dia 22/06/2012... Só que não compareci. Viajarei para o exterior dia 02/07. Terei algum problema na hora de apresentar os documentos?
    Mais uma dúvida: sou mais baixo do que a média brasileira (1,59 m), mas não quero servir... Existe ainda a possibilidade de eles me chamarem para servir, mesmo sendo de baixa estatura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte para a Junta de Alistamento Militar, onde você se alistou pela primeira vez para marcar nova data para o Juramento a Bandeira.

      Não se preocupe, não existe possibilidade de você servir se já foi dispensado.

      Excluir
  18. Olá
    Estou agendado para ir no quartel no dia 20 de agosto, tenho alargadores 35mm, 7 piercings faciais e o braço fechado em tatuagem. É realmente preciso tirar os piercings para ir no quartel ? Existe lei que apoia isso ou é apenas uma conveniência para não implicarem ou zombarem ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo você tirar os alargadores e piercings. Não existe nenhuma lei contra isto, mas eles podem implicar e te fazer voltar outro dia, fazendo você perder a viagem.

      Excluir
  19. Olá...
    Fiz a seleção para o exército e me pediram para voltar dia 12/01/2013, mas não sei aonde eu tenho que ir pois no CAM (certificado de alistamento militar) não diz, onde eu posso me informar sobre isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente esta informação está junto da data de retorno. Se não está, volte para a Junta de Alistamento Militar, onde você foi pela primeira vez, para esclarecer a dúvida.

      Excluir
  20. olá Marcio, tenho uma grande dúvida. Já me alistei normalmente e tenho que comparecer no mês de julho de 2012 para a seleção geral.
    Porém, faço faculdade de Química em Universidade federal e estou cursando o segundo período. Não tenho nada contra o exército, mas para mim a graduação é mais importante. Minha dúvida é a seguinte: caso participe da seleção geral e mesmo falando claramente que não gostaria de servir por causa da faculdade eu corro o risco de ter que servir e se eu ter que servir terei que trancar minha matricula na faculdade. Outra dúvida é com a questão do trabalho, pois meus pais são separados e moro e ajudo financeiramente a minha mãe, portanto me encaixaria perfeitamente no grupo " arrimo de família", porém, trabalho como estagiário em uma escola estadual pública e como todo mundo sabe estagiário de graduação não tem carteira assinada, como faço para poder provar que trabalho! Desculpa pelas perguntas extensa,gostaria que salientasse minhas dúvidas, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      Quem está cursando universidade é encaminhado para fazer teste para o CPOR (Curso Preparatório para Oficiais da Reserva). Basta você ir mal nos testes, que são bem puxados, que automaticamente você é dispensado. Veja as dicas acima.

      Se quiser se garantir mais ainda, pegue uma carta de próprio punho da sua mãe afirmando que ela é separada e você ajuda no sustento da casa (arrimo de família) e uma declaração da Escola Pública que você trabalha lá como estagiário.

      Fique despreocupado que você com quase toda certeza não irá servir.

      Excluir
  21. Eu gostaria de servir, mas fui suspenso por problemas de saude, então não posso ser um saldado... me respondem... tem como eu ser alguma coisa sem ser "um saldado" lá dentro ? tipo fazendo um preparaturio para uma coisa maior ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única opção é participar de concursos públicos que te habilitam a um treinamento que é o começo de uma carreira militar.

      Veja detalhes no site:

      https://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-militar/formas-de-ingresso-nas-forcas-armas.html

      Excluir
  22. Ola ja me elistei me epresentarei dia 31 de agosto.
    Bom tenho 1,75 de altura e peso 125Kg qual minhas chanses de não servir?
    Desde ja agradeso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase nenhuma, já que você está muito acima do peso para a sua altura.

      Excluir
  23. Ola amanha comparecerei para a seleção geral o que eu tenho que fazer para não servir tenho mais que 1,72 de altura e peso menos de 60 quilos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o artigo acima que tem várias dicas do que fazer para não servir.

      Excluir
  24. Estou esperando minha reservista( 1° via ) há três meses e meio.. Isso é correto da parte deles? Está marcado pra eu pegar dia 08/11 , mas preciso de ao menos um certificado dizendo que fui dispensado pra poder apresentar na empresa, caso contrário nao serei contratado.
    Grato , desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      O Certificado de Alistamento Militar (CAM) é o documento que você irá apresentar no seu emprego, mas informando que já foi dispensado e que o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) só será emitido em novembro.

      Os empregadores estão acostumados com esta demora na emissão deste tipo de documento, e o CAM é válido até que você tenha o CDI.

      Excluir
  25. Dia 14 devo ir em Deodoro - RJ saber sobre a designação... neguei a todo tempo e disse que estou no ensino superior de instituição federal.

    A chance de ser liberado é grande aqui no RJ?

    Ainda posso negar no dia da designação?

    Obs.: Já tive hepatite e hernia quando menor, posso levar esses atestados no dia da designação, já que nao quero servir e não levei no primeiro dia de apresentaçao em agosto.

    E se eu for mandado pra CPOR? Passarei por provas? Há possibilidade de ser dispensado?

    Muito agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provavelmente irão te encaminhar para fazer as provas do CPOR. Nunca eles designam para o serviço militar normal alguém que já esteja cursando um curso superior. Basta fazer as provas da forma indicada no artigo acima que você será dispensado.

      Excluir
  26. Como são essas provas da CPOR aqui em Deodoro (RJ)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As provas do CPOR no Rio de Janeiro são normalmente em São Cristovão.

      Tem provas de resisistência e força físicas, tipo corrida e flexão e provas psico-técnicas e de conhecimentos gerais.

      Excluir
  27. Nesse periodo de agosto a janeiro de 2013, comecei a estagiar - e em janeiro de 2012 comecei faculdade integral- , o que eu digo lá no dia da designação e com quem? E no caso da descoberta de alguma doença? Como proceder nesses casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informe para quem for te entrevistar a sua situação de estudante universitário.

      Se você tiver alguma doença leve também o atestado médico e apresente para a pessoa que te atender.

      Excluir
  28. no dia da designação em janeiro, posso mostrar algum atestado de alguma doença? e a quem devo mostrar?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas muito provavelmente isto não irá mudar nada, pois você já foi escolhido, a menos que seja algo muito grave que te impeça de fazer qualquer atividade física.

      Você tem que mostrar ao sub-oficial ou oficial que te receber.

      Excluir
  29. o que acontece no dia da designação? a gente pode pedir pra sobrar de novo? nesse caso, ao oficial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se você foi designado não tem mais como sobrar. Isto seria algo absolutamente excepcional, possivel somente se você apresentasse uma deficiência física que te impedisse de fazer qualquer atividade.

      Excluir
  30. E se de agosto ate a data da designação, eu passar a ser arrimo, eu posso levar uma carta a punho de minha mae?

    Pode dar um modelo de como pode ser escrita essa carta?

    mt bom o site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar, mas a chance de qualquer sucesso é quase nula.

      A carta poderia ser da seguinte forma:

      "Meu filho, xxxxxx, precisa trabalhar para ajudar no sustento da casa, já que sou / e tenho mais X filhos menores para alimentar. Não tenho condições de sustentar a casa sozinha. Espero contar com a compreensão dos senhores e liberar o meu filho do serviço militar para ele poder trabalhar. "

      Excluir
  31. No meu cam esta escrito Apto "A"... em __/__/_____ apresentar-se para reconhecimento de designação

    Em janeiro vou ter que me apresentar, estou com muito receio de servir, pois vou começar a trabalhar, eu disse que nao queria servir e que estava fazendo faculdade integral.

    O que eu faço, não quero servir!!!

    Me ajuda

    Vou me apresentar em Deodoro - Rj.

    Quais sao as minhas chances de ir pro excesso de contingentes?

    Muitos saem aqui no Rio?


    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já foi designado, vai ser muito difícil você sobrar por excesso de contingente. A não ser numa excepcionalidade em haja uma instrução superior para cortar mais ainda o contingente.

      A fase da Seleção Geral já passou. Nesta fase de designação você é encaminhado para o quartel que irá servir.

      O quartel normalmente é no mesmo município que a pessoa mora.

      Excluir
  32. Ainda vou ver a designação. Eu faço faculdade, o unico caminho que podem mandar é cpor né? aí lá eu não conseguirei fazer as provas mesmo rs

    não quero servir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você apresentou comprovação da Faculdade na fase da Seleção Geral?

      Não existe nenhuma regra que determine que quem faz faculdade só pode servir no CPOR, mas este é o caminho habitual.

      Se você já foi encaminhado para designação você não será mais encaminhado para o CPOR, mas para servir num quartel.

      Excluir
  33. No papel ta escrito para ir no dia tal para conhecimento da designacao... Mas me falaram que eh nesse q saberei se servirei ou nao. que outros caminhos podera haver pra qm faz faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se mudaram o procedimento.

      Pois quem sobra é encaminhado para fazer o Juramento a Bandeira e pegar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

      Mas como cada Região Militar tem certa independência para ter seus procedimentos, até é possível que o que te falaram seja verdade.

      Neste caso apresente no ato a prova de sua vinculação a uma Faculdade.

      Para quem está cursando faculdade, existe o CPOR e o NPOR, que basicamente são cursos de formação para oficiais da reserva.

      Excluir
  34. Todos aptos no exercito deverao fazer aqueles testes de barra flexoes.?... Seja pra cpor seja pra pqd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos testes físicos normalmente estão inclusos as flexões na barra, mas isto não é em 100% dos casos.

      Excluir
  35. Mas como uma pessoa entra para o exercito sem ao menos fazer os testes fisicos, barras,flexoes? Desde que me alistei nao fiz nenhum teste fisico. E eu nao faco nem uma flexao se quer rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto não é comum, mas cada unidade das Forças Armadas tem autônomia para definir o seu processo seletivo. Neste caso até é possível um candidato ser considerado apto sem ter feito nenhum teste físico.

      Excluir
  36. E se o cara chegar lah aprovado em td e nao souber fazer nada fisico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é reprovado, pois é exigido do recruta um razoável preparo físico, já que o treinamento pode ser puxado.

      Excluir
  37. Tenho 17 anos, farei 18 em maio de 2013. Fiz ENEM e pela minha pontuação creio que passarei pro curso que fiz inscrição na universidade da cidade onde moro, porém o resultado do vestibular só sai em meados de janeiro. Durante a inscrição não coloquei nenhuma informação sobre alistamento militar (deixei em branco) já que não tinha feito nada ainda a respeito, e minha inscrição foi completada com sucesso. No edital da universidade, diz que é necessário apresentar certidão de alistamento militar. Gostaria de saber se eu preciso me alistar antes de sair o resultado do vestibular, ou não preciso, já que não tinha colocado nenhuma informação a respeito no processo de inscrição.

    Eu não tenho interesse em servir ao exército. Também gostaria de saber (se não for necessário me alistar antes de sair o resultado dos aprovados na universidade) se a minha condição de aprovado e matriculado em uma universidade me ajuda a ser dispensado do serviço militar. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na fase do Alistamento Militar, que vai até abril não é necessário apresentar nenhuma comprovação escolar. Somente na 2a fase que começa em Maio, da Seleção Geral, que é necessário apresentar o comprovante de matrícula na Universidade ou comprovante escolar.

      Portanto, você pode se alistar já a partir de Janeiro, mesmo sem saber o resultado do Vestibular.

      Se você estiver matriculado na Universidade a princípio eles terão que te encaminha para a seleção do CPOR ou NPOR (cursos de formação de oficiais da reserva). Basta você seguir as dicas acima que você será dispensado.

      Excluir
    2. Você poderia dar mais informações de como ocorre o processo de seleção por CPOR ou NPOR, por favor?

      Excluir
    3. O processo de seleção no CPOR ou NPOR, é semelhante a Seleção Geral do Alistamento Militar, só que mais completo e adicionalmente com provas de conhecimentos gerais.

      Se não quiser servir, siga as dicas acima.

      Excluir
    4. Mas eu posso fazer a matrícula na universidade sem ter me alistado? Terei que fazer a matrícula em janeiro e durante o período da inscrição do vestibular não botei nenhuma informação do alistamento militar (já que não tinha feito) e ainda eu tenho tempo pra fazer isso. Será que posso fazer a matrícula sem me alistar?

      Excluir
    5. Você pode ser problema se alistar no início de janeiro e logo depois fazer a matrícula.

      O fato de você não ter colocado isto não inscrição do vestibular não implica em nada. Atualize esta informação na sua matrícula.

      Também você pode fazer a matrícula sem se alistar, já que você tem o prazo até final de abril de fazer o alistamento.

      Excluir
  38. quero muuuuuuito servir. depois da designaçao tem a seleçao complementar com os testes fisicos e exames medicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o candidato já foi designado, a uníca alteração possível é o local onde irá servir. Portanto, se houver qualquer outro teste, o que não é uma regra, seria para definir este local.

      Excluir
  39. fui designado para seleção complementar no cpor depois que reparei minha cam estava escrito que eu comcluir o 2grau sendo que n concluir estou no supletivo.so concluir o fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi erro deles, quando você chegar na seleção complementar do CPOR informe isto a eles, pois eles não poderão proceder com a seleção, já que para fazer o CPOR é necessário ter o ensino médio (2o grau) completo.

      Excluir
  40. É possivel ser dispensado até a semana zero - que é bem depois da designação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível, mas a possibilidade é mínima.

      Seria somente se houvesse um corte de vagas decidido pela Região Militar correspondente ao quartel que você foi designado.

      Mas como a decisão de vagas é feita com bastante planejamento este tipo de corte é improvável.

      Excluir
  41. como posso ter certesa que vou sevir oexercito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível ter qualquer certeza, pois cada cidade tem uma política de seleção diferente, com um numero de vagas para recruta dependente de um orçamento limitado.

      Siga as dicas do artigo acima para aumentar a chance de servir.

      Excluir
  42. ola marcio, tire uma duvida minha, fui na seleçao geral fiz alguns testes so que falei que nao queria servir, ai em janeiro fui dispensado, so que eu queria servir agora, será que se eu nao for solicitar meu certificado de dispensa e dizer que o meu papel que eles carimbam sumiu, tem chance de eu fazer todo o processo de novo e ai sim ter oportunidade de entrar para o exercito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esta chance, pois todo o processo está registrado nos arquivos internos de alistamento da Junta Militar.

      Agora para você entrar nas Forças Armadas somente através de concurso público. Veja como no seguinte site:

      https://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-militar/formas-de-ingresso-nas-forcas-armas.html

      Excluir
  43. Olá,me alistei, participei da seleção geral, sendo apto,passei pela seleção especial para o CPOR. Desde o início disse que não desejo servir, vez que estou na faculdade. Agora em janeiro estive novamente no quartel e no meu CAM estava designado para seleção complementar CPOR, em junho, escreveram a lápis "turma b". O que isso significa? Farei testes físicos e escritos e serei aluno ou servirei como soldado? Na verdade continuo não querendo servir para não prejudicar meus estudos. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste novo processo seletivo, para aumentar muito as chances de não servir siga as dicas acima. Em resumo, basta ir mal nos testes que eles te dispensam.

      Excluir
  44. Olá.

    Na parte do trás do meu CAM está escrito: Apto "A", apresente-se nessa CS para tomar conhecimento da sua Designação.

    O que isso quer dizer?
    Eu ainda posso ser dispensado? Não desejo servir de maneira alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony,

      Isto quer dizer que foi escolhido para servir, e terá que se apresentar na data indicada para saber onde irá servir.

      A probabilidade de você não servir é pequena. Somente se de última hora foi alterada a quantidade de vaga, o que é raro.

      Excluir
  45. Fui convocado para a Seleção Complementar. Ainda há chances de eu ser dispensado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, trata-se de uma nova seleção. Se você quiser ser dispensado siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
  46. fui designado pra seleção complementar. mas tenho miopia e astigmatismo há chances de ser dispensado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do grau de miopia e astigmatismo, sim.

      Siga as dicas do artigo acima para aumentar a chance de ser dispensado.

      Excluir
  47. Olá! Meu nome é Kevin, passei por todos os testes, em todos disse que não gostaria de servir, mas mesmo assim não me liberaram... Não sustento minha família, nem tenho alguma doença grave, nem drogas, nem nada que me impeça de servir (ao menos pelas dicas aqui dadas), preciso comparecer na Cavalaria Mecanizado, dia 13/02, gostaria de saber, se eles me incorporarem, quando que eu começarei a servir? E, quando poderei sair? Pois, em 2014 pretendo cursar uma faculdade. As chances de eu servir são muito grandes? Possuo chances de ser liberado na entrevista? Gostaria de saber também o salário dado aos recém chegados? Desde já, agradecido. Kevin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kevin,

      Pelo que você está descrevendo, você já foi designado, portanto está incorporado.

      Você deve começar a servir imediatamente, o mais tardar início de março.

      Você deve sair somente no final do ano de 2013, portanto isto não interfere com a faculdade em 2014.

      A chance de ser liberado neste momento é bem pequena, mas não impossível.

      O salário é bem baixo, algo em torno de R$ 500,00.

      Excluir
  48. boa tarde, eu escolhi ir para aeronáutica só que me botaram no exercito 1 bpe do rio de janeiro dia 16/06/13 , só que eu não quero mais servir, o que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tem o que ser feito. Se você já foi designado para um quartel, você terá que servir neste quartel.

      Lembro que o serviço militar é obrigatório. Se a pessoa foi escolhida não tem como fugir dele.

      Excluir
    2. mesmo eu tendo miopia, astigmatismo e gastrite (estou em tratamento sério) tenho chance de não servir,eu realmente tenho esses problemas.

      Excluir
    3. Se não foi designação, mas encaminhamento para a Seleção Geral, com certeza você tem chances de não servir.

      Siga todas as dicas do artigo acima e leve consigo os atestados de saúde que comprovem suas afirmações.

      Excluir
  49. boa noite, tenho porte físico e altura porém tenho miopia,astigmatismo,gastrite e as vezes sinto falta de ar e tive bronquite, tenho chance de servir. obs: se eu tirar o óculos não enxergo quase nada tudo embaçado e fui designado para seleção complementar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chances sempre tem, mas você pode aumentar ou diminuir as chances seguindo as dicas do artigo acima.

      A única condição de saúde que impede servir é aquela que impede qualquer atividade física, como por exemplo, problemas sérios do coração.

      Excluir
  50. boa noite,meu nome é Rafael, hoje 16/01/13 fui para o conhecimento da designação, eu queria ir pra aeronáutica mais me colocaram no exercito(1 bpe) para a seleção complementar dia 11/06/13, só que não quero mais servir pois tenho miopia,astigmatismo,gastrite e falta de ar quando faço esforço físico pesado e estou preste de assinar minha carteira, estou pensando em ir amanhã 17/01/13 pedir pra sobrar será que resolvo? ou devo ir no dia marcado no cam? estou preocupado pois cuido da minha mãe que tem pressão alta. obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Vá somente na data marcada e siga as dicas para não servir do artigo acima.

      Consiga também uma carta da sua mãe, feita de próprio punho, onde ela afirma que precisa de sua ajuda, pois sofre de pressão alta. Veja se consegue também atestados de saúde sobre suas condições e também da sua mãe.

      Excluir
  51. boa noite, vale apena servi a policia do exercito (p.e)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende dos seus objetivos e do seu grau de instrução.

      Se você já terminou ou está próximo de terminar o 2o grau, acho que isto iria atrapalhar seus estudos.

      Por outro lado, se você abandonou os estudos, pode te dar alguma formação que tenha algum valor para você.

      Excluir
  52. Boa noite, ontem fui à junta para fazer exame medico, mas eu não sabia e fui selecionado para entrevista daqui a 2 semanas... No entanto, tinha marcado no médico para vez minha coluna, se tiver problema posso levar à junta na entrevista? ( não quero servir) estou comecando faculdade na fatec e ajudou os meus país nas horas livres no comércio deles, o que posso fazer para ter essa mínima chance de não servir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas problemas na coluna só são impeditivo de servir se for grave. Uma simples escoliose não tem efeito nenhum.

      Veja as dicas no artigo acima para diminuir as suas chances de servir.

      Excluir
    2. E no caso da empresa do meu pai? Eu que cuidou da parte judicial dela... Como poderia "aproveitar" essa parte?

      Excluir
    3. Através de uma declaração, escrita de próprio punho, do seu pai, que você ajuda no comércio da família e que esta ajuda é importante para o comércio, já que ele não teria condições de contratar um funcionário fixo. De preferência reconheça firma desta declaração.

      Excluir
    4. Ok, muito obrigado pela ajuda...

      Excluir
    5. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

      Excluir
  53. Oi, meu nome é Felipe, tenho 1,68 m de altura e 55 Kg, isso diminui minhas canches de servir? obs: não quero servir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,

      Não diminui, pois estas medidas estão próximas da média do brasileiro.

      Para diminuir suas chances de servir, siga o recomendado no artigo acima.

      Excluir
    2. E se eu for mais pro final, tem como eu dar excesso de contigênte? É melhor ir agora ou no final do alistamento?

      Excluir
    3. Não faz diferença, em termos de dispensa, se alistar no início ou no final do prazo. Esta primeira fase não é seletiva, mas apenas para emitir o Certificado de Alistamento Militar (CAM).

      A segunda fase, que é a Seleção Geral, que é seletiva, e só começa após o final do Alistamento Militar em maio.

      Portanto recomendo ir o quanto antes, para evitar as filas que tem no final do prazo em abril.

      Excluir
  54. Eu tenho 1,73 e peso 94 kg. Tem muitas chances de eu ser convocado?
    Nao consigo fazer flexão na barra, e vou me alistar ano que vem, os militares podem me chamar por eu nao conseguir fazer o exercicio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua condição física dificilmente você será convocado, mas não é impossível.

      Se você não quiser servir siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
  55. oi, estou na fase final do alistamento,fiz a entrevista ontem, e tenho q voltar no dia 18. eu nao quero servir.
    se eu for selecionado ha um jeito para "renunciar" isso? pq uma vez ocorreu uma coisa grave na minha familia e minha mae começou a ficar doente, tipo com dor no coração e ela ficou assim durante uns 2 meses,sorte q meu tio é medico e deu uns remedios para ela... e tenho medo de acontecer algo com ela se eu for selecionado...
    tem algo pra poder fazer?
    obs:eu ja fiz o exame medico e a entrevista, mas nao tive exame fisico(corrida) ainda vou ter??

    desde ja eu agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como renunciar, pois o serviço militar é obrigatório. Mas se você realmente não quer servir siga as dicas do artigo acima.

      Se, por exemplo, tiver teste físico, haja como se você tivesse muita dificuldade em qualquer exercício. Também seria interessante uma carta de próprio punho de sua mãe explicando a situação.

      Excluir
  56. oi tenho 15 anos mais ja estou preocupado,eu vou cursar apartir de 2013 o 1° ano do ensino medio,porem eu farei 18 anos na metade do 3° ano,eu nasci em junho e quero saber que se eu for chamado para servir,Eu começo no mesmo ano que eu completei os 18 anos ou no proximo?
    obs:eu estudo na FAETEC/RJ que e uma escola tecnica de horario integral portanto nao tenho disponibilidade de horario.
    tenho medo de ter que para os estudos pois quero fazer faculdade e hoje com 15 anos ja tenho 1,85m e 86kg e temo que isto seja um fator que possa ajudar com que eu sirva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a pessoa é convocada para servir, é sempre no ano seguinte ao que ela completa 18 anos. Portanto em relação a isto pode ficar despreocupado. Você terá que se alistar em 2015 e se servir somente será em 2016.

      De qualquer forma, na Seleção Geral, se você não quer servir, siga as dicas acima, que com quase toda certeza você será dispensado.

      E se você entrar numa Faculdade, as chances diminuem ainda mais, pois eles encaminham para uma segunda seleção no CPOR ou NPOR (cursos de formação de oficiais da reserva). Nestas seleções seguindo as dicas acima, as chances de você servir são iguais a zero.

      Excluir
  57. O que faço pra provar que sou arrimo de familia? meus pais são separados e vou me apresentar na seleção geral semana que vem, gostaria de saber.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda uma carta de próprio punho da sua mãe declarando que você é arrimo de família e que depende da sua renda para o sustento da casa. Se puder reconheça a firma da sua mãe.

      Excluir
  58. Tenho pais separados, não tenho nenhum problema de saude, meus pais são separados, moro com minha mae e ajudo nas despesas da casa, passei em uma faculdade e estou levando o comprovante de matricula e bolsa que possuo 25 %, não desejo servir, qual a minha chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas chances de ser escolhido para servir são muito pequenas. Mas se você quiser diminuir mais ainda, siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
  59. Quero servir!!....Ja fiz exames medicos e entrevista
    Antes dos teste fisico fui dispendado
    Vou voltar la pra pegar o certificado...
    Tenho chance de servir ainda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já foi dispensado não tem mais como servir.

      Agora para você entrar nas Forças Armadas somente através de concurso público. Veja como no seguinte site:

      https://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-militar/formas-de-ingresso-nas-forcas-armas.html

      Excluir
  60. Ola,
    Eu vou se apresentar as Forças armadas amanha!
    Porem não queria servir por não conhecer o Bastante da profissão militar,
    Fui designado para o Exercito, porem demostrei interesse de servi a Aéronaltica, conheço o Coronel da FAB que ja tem em Mãos meus documentos, porem ele so vai pode min ajuda quando volta porque esta fora da Cidade.
    Amanha é exames físicos e entrevista, Existe algum jeito que nesses teste e na entrevista eu seja enviado para FAB?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O candidato não escolhe, nem se ele será selecionado e nem para onde ele será encaminhado.

      De qualquer forma a decisão final não é tomada nesta 1a fase da Seleção Geral, mas em outro momento, que talvez seu "pistolão" possa influenciar.

      Excluir
  61. _olaa marcio ,eu fuii dispensadoo ,mais eu queroo entra para o exercitoo" tem como eu ainda entraa"?
    eu tenho um brode ke ele e sajento laa, ele mim falou pra mim , deixa meu cam ,la na ondem pede a resirvita ,e fala ke eu nao quero pega a minha resirvista ,e mim alista " teem como "?
    mi ajundaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dooley,

      Se você já foi dispensado não tem como servir como recruta, mas por outro lado pode participar de concursos públicos para entrar nas Forças Armadas em outra posição.

      Veja como no seguinte site:

      https://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-militar/formas-de-ingresso-nas-forcas-armas.html

      Excluir
  62. Marcio não quero servir mas fui colocado em uma bateria e compareci na segunda feira lá e passei mal e na terça não conpareci por que passei mal novamente ainda tem como eu não servi?
    Lembrando que na minha bateria tem 60 e ficam 55.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga as dicas do artigo acima para aumentar as suas chances de não servir.

      Excluir
  63. Uso alargadores de 10mm, piercing e não desejo servir de jeito nenhum, o fato de usar isso pode me ajudar a não servir? Há alguma chance de ser dispensado e não passar pelos testes de saúdes(isso é, não ficar pelado e nem de cueca)? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida as forças armadas são refratárias ao uso de alargadores, piercing e até tatuagens.

      O exame de saúde é obrigatório a todos, e normalmente se fica de cueca numa sala com todos os candidatos e só se tem que tirar a cueca na frente do médico.

      Para aumentar suas chances de não servir siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
  64. Fui designado para o 1BPE, e terei que me apresentar dia 11/06/2013 as 6 30, gostaria de saber o que vai ocorrer neste dia, estou no 3 ano do ensino medio e estudo de noite, e gostaria mt de servir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a fase da Seleção Geral, onde serão feitos exames médicos, testes físicos e talvez testes escritos.

      Se você quer servir siga as dicas acima, para quem quer servir.

      Excluir
    2. De que consiste esse teste fisico ? Corrida somente?

      Excluir
    3. O teste físico pode ser constituido de uma série de exercícios.

      Os mais comuns são:

      1) Corrida;
      2) Flexão na barra fixa;
      3) Flexão de braço.

      Excluir
  65. Servir na Pe(policia do exercito) e bom ? Quais sao as atividades? Deveres,tarefas? E servindo. Tem como estudar a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente não acho bom servir em nenhum quartel, mas isto depende muito de cada pessoa.

      As atividades de um recruta, independete do quartel, são muito parecidas: treinamento militar, atividades físicas, limpeza, jardinagem, sentinela e em alguns casos pequenos serviços administrativos.

      Normalmente tem como estudar a noite, pois por regra o serviço militar não pode impedir os estudos da pessoa.

      Excluir
  66. ontem eu me alistei e no meu certificado está se eu quero ou não servir e está marcado que eu (não) quero, mas ouvi um erro porque eu disse para a mulher que estava fazendo o alistamento que eu quero (sim) servir, será que tem algum problema na oral da seleção geral e se tiver o que eu devo fazer???

    ps: eu estou com muito medo de eles me dispensar por causa disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, pois você pode corrigir esta informação na fase da Seleção Geral.

      De qualquer forma sempre uma minoria dos que se alistam efetivamente servem, pois o orçamento para recrutas é limitado.

      Se você quer aumentar as chances de servir, siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
  67. quero tira uma duvida eu vo me alista esse ano 2013. tenho uma ernia nao posso pega pesso sera q sirvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      Muito provavelmente você será dispensado, pois quem tem hérnia não pode carregar peso. Na Seleção Geral, leve o atestado médico comprovando a hérnia.

      Excluir
  68. mas eu nao tenho atestado eles faz alguns ixames na hora pra ver? e ki uma vez eu fui no medico e ele disse q era uma hernia mas nao passo o atestado comprovando. como fica isso to meio nervozo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      A verificação se o candidato tem hérnia é um dos exames que normalmente são feitos na Seleção Geral. Por isto, que a pessoa tem que ficar nua na frente do médico. Na hora do exame informe ao médico que você tem hêrnia.

      Excluir
  69. olá,meu nome é Rafael estou trabalhado assinei minha carteira a pouco tempo,ganho um salário muito bom é fui designado para seleção complementar dia 11/06/13 no 1° BPE,estou com muitas duvidas se vale apena, se vai ser bom pro meu futuro,por favor me de um conselho,obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu conselho é siga todas as dicas do artigo acima para não servir. O serviço militar não é muito útil como treinamento para a vida profissional, portanto é tempo jogado fora, exceto se seu sonho é seguir a carreira militar.

      Excluir
  70. Ola na hora do inscrição me confundi e disse que não quero ficar ,mas desejo fica como faço;e como posso fazer para ir para marinha que e a minha vontade ?;e sou de natal-rio grande do norte;tenho 1,84m e 75kg estou com uma boa media?;obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardeson,

      Não tem problema, na hora da Seleção Geral diga que você quer servir e siga as dicas do artigo acima para aumentar suas chances.

      Quanto a escolha de local, ou mesmo se você efetivamente irá servir, é uma questão que cabe exclusivamente a Junta Militar.

      Excluir
  71. olá, eu fui fazer CAM só que coloquei que queria entrar para as forças armadas, mas eu não quero mais pois comecei a fazer um curso técnico e estou estudando para o Enem e estou confiante que vou passar eu fiz o CAM mas ainda não botei nenhum carimbo nem fiz nenhum teste físico,etc.
    o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na próxima fase diga na entrevista que você não quer servir e siga as dicas do artigo acima para diminuir suas chances.

      Excluir
  72. boa noite meu nome e marcos me alistei 1 de abril si eu passar em todos os teste quando mais ou menos comecarei a servi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      Mesmo tendo passado em todos os testes você só irá servir se for escolhido. Nem todos que passam nos testes servem. Se você for servir, o início é, normalmente, no início do ano seguinte.

      Excluir
  73. O que exatamente se faz na CPOR pois tenho que me apresentar lá dia 11/06/13 sendo que eu tenho que levar alguma roupa diferente alem de ir de calça jeans e blusa de manga, devo levar short e camiseta ou somente me apresentar normalmente como me apresentei na vila militar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dennis,

      Você pode ir exatamente do mesmo modo que foi na Vila Militar, com calça e blusa de manga. Se quiser vista um chorte por baixo da calça para caso seja necessário fazer algum teste físico.

      Excluir
  74. OLA FUI A JUNTA MILITAR E TEREI QUE VOLTAR PARA VER O DIA DO EXAME NÃO QUERO SERVIR E TBM TENHO PROBLEMA NA ROTULA DO JOELHO NÃO PODENDO CORRER E TENHO 1,78 E 93KG OU SEJA ASSIMA DO PESO SERA QUE POSSO SER DISPENSADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consiga um atestado médico comprovando seu problema no joelho que é quase certo que você seja dispensado.

      Siga também as dicas do artigo acima.

      Excluir
  75. me alistei e marquei que não queria servir mas fui mandado para seleção geral mas agora eu quero servir oque eu digo na seleção e oque e feito na seleção (algum tipo de exame ) tenho 166m e 50kilos isso pode ter alguma restrição obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, basta você falar na Seleção Geral que você mudou de ideia e quer servir. Não existe nenhuma restrição para a sua altura e peso.

      De qualquer forma a possibilidade de servir é pequena, pois existem muito mais candidatos do que vagas. Para aumentar as chances siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
    2. muito obrigada vc poderia informar se vou fazer algum exame na seleção geral?

      Excluir
    3. oi sou Rafael tenho tb vou para a seleção geral e quero ficar o que posso fazer para aumentar minhas chances de servir muito obrigado

      Excluir
    4. Os exames que são feitos na seleção geral são o de saúde, que é mais um exame visual para verificar a presença de qualquer problema que impeça atividades físicas e de aptidão física, que pode ser corrida, flexão, barra, etc.

      Excluir
    5. Rafael,

      Leia o artigo acima para saber o que você pode fazer para aumentar as chances de ser escolhido.

      Excluir
  76. Ola Marcio, eu ja estou no 2 semestre de odontologia e não quero servir.Ja fui na junta duas vezes, em que a mulher só carimbou meu papel e mandou eu voltar em setembro la no quarto, é la que ja tem o exame medico?
    Eu realmente tenho que fazer os exames medicos? não tem chance de ser dispensado la antes? e na verdade eu queria servir depois de terminar a faculdade mais como dentista, se eu falar isso adianta em algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Infelizmente tem que passar por toda burocracia. Como você está na faculdade, eles terão que no final te encaminhar para a seleção do CPOR ou NPOR, que são cursos de formação de oficiais.

      Se você não quiser servir enquanto estiver cursando a faculdade, basta seguir as dicas do artigo acima.

      Se quiser servir depois de formado, existem concursos públicos nas Forças Armadas que você pode ver no seguinte site:

      https://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-militar/formas-de-ingresso-nas-forcas-armas.html

      Excluir
  77. eu me alistei, a mulher carimbou meu papel e me deu uma data para voltar la na junta, eu voltei hoje e ela carimbou denovo e deu uma outra data para ir no quartel em setembro, setembro ja vai ter o exame medico? ou essa é só uma 1 fase em que vai ser só para dispensar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bento,

      Provavelmente terá o exame médico. É comum eles marcarem e depois remarcarem. A dispensa, ou não, só acontece no final do processo de seleção, exceto para deficientes físicos.

      Se quiser ser dispensado siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
  78. Boa Tarde Estou com uma preocupação referente a o quartel mês qui vem, Sendo que já trabalho já tem um cargo importante na empresa onde eu atuo agora de carteira assinada, Ja trabalhando já facilita na minha dispensa no quartel, De físico sou gordo ja fiz duas operações hernia e apêndice, morro de aluguel com minha maie e minha irma so, ou seja eu banco a casa so. O QUE vc acha. Sera que eu pedindo para nao servir serie dispensado........


    Sendo que vou me apresentar em agosto 2013

    Aguardando o seu retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson,

      Com grandes chances você será dispensado. Para aumentar ainda mais as chances peça para sua mãe escrever uma carta de próprio punho dizendo que você é arrimo de família e que precisa do seu salário para sustentar a casa. Siga também as dicas do artigo acima.

      Excluir
    2. Esta Questão de Carta feito de próprio punho funciona, e me diz uma coisa nao querendo ser abusado vc teria algum modelo para montar esta carta

      Excluir
    3. Jefferson,

      A carta é mais uma ajuda para você conseguir a dispensa. O teor da carta pode ser o seguinte:

      "Gostaria que meu filho Jefferson xxxxxx fosse dispensado do serviço militar, pois ele é arrimo de família, trabalhando na empresa xxxxxx, desde xx/xx/xx, com o cargo de xxxxx e salário de xxxx,xx. O salário do meu filho é muito importante para o pagamento das despesas da minha casa.

      Agradecendo atencipadamente vossa atenção,

      <<>>"

      Leve também a carteira de trabalho para comprovar o vínculo empregatício.

      Excluir
  79. Olá Márcio, parabéns pelo blog.

    Eu faltei no primeiro dia marcado para a Seleção Geral, e quando fui 5 dias mais tarde, apenas me perguntaram se eu queria servir e se estou no ensino superior, eu disse que não quero e faço faculdade. Depois disso, sem demora eles me chamaram e disseram que fui convocado para a próxima fase. No site diz que há prioridade no serviço militar para os que faltam à Seleção Geral. O normal seria eles já me dispensarem? Há algum risco de eu acabar servindo por acidente? (eu não quero isso de jeito nenhum) Eu também tenho alguns problemas de saúde, normalmente me dizem que apenas dizer que tenho é suficiente, preciso mesmo levar atestados?

    Obrigado, se puder tirar minah dúvida, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nícolas,

      É normal eles ficarem remarcando datas e isto não significa que você irá ser convocado. Tem candidatos que ficam com o Certificado de Alistamento Militar cheio de carimbos de remarcação. Infelizmente eles pensam que nosso tempo é lixo.

      Se você faz faculdade eles poderão te encaminhar para a seleção do CPOR ou NPOR (treinamento de oficiais da reserva), mas dificilmente de convocarão como recruta.

      Traga os comprovantes da faculdade e também todos os atestados médicos que tiver e siga as dicas do artigo acima para diminuir as chances de servir.

      Excluir
  80. Olá Marcio!

    Eu tenho uma dúvida, estou no ano de alistamento, e dia 21 será a data do meu primeiro exame, e creio que será a entrevista também, eu quero muito servir, porém, eu ganhei bolsa integral pelo prouni, e eu gostaria de saber, se mesmo pedindo para servir, eu posso trancar minha matricula sem perder a bolsa... essa é minha grande dúvida!

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      No seguinte Blog você encontra detalhes detalhados sobre o trancamento de matrícula com o ProUni:

      http://bolsaprouni.blogspot.com.br/2010/02/trancamento-e-suspensao-prouni.html

      De acordo com este Blog você perde no período de utilização do ProUni no tempo de trancamento, portanto limitando as chances de você terminar a faculdade toda com a ajuda do Prouni.

      Pessoalmente não recomendo você fazer isto, pois o serviço militar não irá acrescentar nada na sua vida profissional, diferente de uma faculdade que terá valor para o resto da sua vida. Você só irá perder tempo.

      Excluir
  81. quando for para a selesao geral tenho que cortar o cabelo?tenho o cabelo grande como se fosse um tanpao arrepiado tenho que cortar ou so depois do resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      Não tem que cortar o seu cabelo. Somente se você for escolhido no recrutamento para servir você terá que cortar o cabelo na apresentação para servir.

      Excluir
  82. Se eu for encaminhado ao CPOR e não passar nos testes, eu servirei como recruta em algum quartel ou serei automaticamente dispensado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for dispensado do CPOR, será também dispensado do serviço militar, portanto não servirá como recruta.

      Excluir
  83. amigo eu me alistei em Salvador Bahia,e vou me apresentar pela primeira vez no dia 28 desse mes, mas nao gostaria de servir. gostaria de saber se mesmo assim eu tenho que passar pelo exame medico ? tem alguma chance de eu conseguir a dispensa antes desses exames?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente todos, exceto os deficientes físicos, tem que passar obrigatoriamente pelo exame médico e todo o processo da Seleção Geral, para depois, conforme o caso, ser dispensado.

      Se não quer servir siga as dicas do artigo acima.

      Excluir
  84. Por favor me informe. Eu tenho aproximadamente 1,68 de altura 48,9 kl . Tenho miopia, ja tive bronquite e por causa dos fortes remedios que tomei, fique com o coraçao acelerado, quando faço esforço fica mais acelerado.. sou arrimo da casa moro só eu e minha mae, e sou o unico que trabalha em casa, sou a unica renda da casa, pois meus pais sao separados, e minha mae nao trabalha por problemas de coluna ... vo na seleçao geral semana que vem .. na sua opniao eu sou dispensado na seleçao geral ?
    Obrigado ! Aguado a resposta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você descreve suas chances de ser dispensado são bastante grandes.

      Para aumentar ainda mais as chances faça o seguinte:

      1) Consiga uma carta de próprio punho da sua mãe afirmando que depende da sua renda para o sustento da casa;

      2) Leve consigo um comprovante do seu trabalho;

      3) Leve consigo um comprovante de que seus pais são separados;

      4) Leve todos os atestados médicos que você tiver, referente aos seus problemas de saúde;

      5) Siga as outras dicas do artigo acima.

      Excluir
    2. Levar os exames da coluna da minha mae é bom tambem. ? Ha ela tem labirintite tambem.

      Excluir
    3. Acho que não é necessário, mas peça para ela colocar isto na carta escrita a mão.

      Excluir
  85. oi vou pra seleção geral, mas tenho laudo de grau alto de miopia e astgmatismo e um do coração. Mesmo assim vou ter que fazer os exames ou sou dispensado sem precisar faze-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terá que fazer os exames. Somente no caso de visível incapacidade física é que a pessoa é dispensada dos exames, o que não é o seu caso.

      Excluir
  86. Amanhã irei para a seleção geral, queria saber se é permitido ir de calça esportiva (daquelas com 2 ou 3 listras) e de sapato society tipo daqueles de futsal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema, só não pode ir de chorte, camiseta e chinelo.

      Excluir
  87. no meu cam esta escrito que fui desiguinado mandaram eu ir no cs32 deodoro tenho 1,87 e 95kg eu servirei vamos dizer que sou forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você foi designado, significa que foi escolhido para servir. O seu peso não é impeditivo para isto.

      Excluir
  88. Olá Márcio, fiz apenas o exame psicotécnico hoje, conferiram meu peso e tiraram minhas medidas mandaram eu voltar dia 17 de fevereiro de 2014, ainda posso ser dispensado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não foi colocado que você foi designado para um determinado quartel, neste caso provavelmente você será dispensado.

      Excluir
  89. Eu só tive anemia mais nenhum problema serio,alem disso tenho 67,5 kilos e 1,83 de altura,tenho tambem um deficit de atenção mas num grau pequeno e tomo Venvanse pra controlar isso,to cursando a 3 serie do ensino medio com 2 dependencias e Não quero servir quais são minhas chances?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      A maioria dos candidatos é dispensada, mesmo aqueles que querem servir. Isto porque as Forças Armandas só têm verbas para poucos recrutas. Portanto as suas chances de ser dispensado são grandes. Siga as dicas acima para aumentar suas chances de ser dispensado.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.