segunda-feira, 16 de maio de 2011

Brasil, Cleptocracia ou Democracia

  Este assunto parece distante do Blog Dicas do Consumidor, mas todos nós pagamos impostos que deveriam ser transformado em serviços públicos para nos atender. Saiba por que na prática isto não acontece e a maioria dos recursos é desviada.

As eleições em países subdesenvolvidos (como o Brasil) é quase como escolher quem vai nos enganar.  Vendem a falsa idéia que nós eleitores temos o poder de mudar, mas na prática não existe interesse em mudar. Saiba como seria possível se ter uma democracia mais representativa.


COMO É O PROCESSO DE ESCOLHA DE CANDIDATOS?

            Os candidatos em todos os níveis numa eleição normalmente são escolhidos pelos dirigentes dos partidos em que basicamente têm 3 critérios:

  • O candidato faz parte do corpo dirigentes do partido, cargo este muitas vezes é conseguido através de conchavos e não através de eleições interna;
  • O candidato ofereceu uma quantia substancial para poder concorrer. É a famosa compra do passe para ser candidato;
  • O candidato é uma figura pública conhecida e pode ser um grande puxador de votos e com isto eleger na rabeira vários candidatos escolhidos pelos dois critérios acima.
VOCÊ CONSEGUE SER UM CANDIDATO?

            Não basta você se inscrever num partido e ter o desejo de ser candidato, se você não se encaixar em nenhum dos 3 critérios acima perca as esperanças.

O máximo o que você irá conseguir, e mesmo assim se você for popular na sua comunidade, é ser candidato por um partido nanico, e ser apenas uma bucha de canhão para conseguir os votos da sua comunidade, sem ser eleito, para aumentar as chances de um figurão, que você nem conhece, ser eleito usando os seus votos (pelo processo proporcional).

O QUE ATRAI ALGUÉM PARA SE CANDIDATAR?

            Existe uma série de atrativos que são determinantes na escolha da “vida pública”:

  • Salários e benefícios muito superiores a medias dos comuns mortais;
  • Poder, que permite melhorar a sua própria vida, dos seus parentes e amigos, através de atos ilícitos ou de atos lícitos, mas moralmente duvidosos;
  • Beneficiar uma minoria (da qual faz parte) em detrimento da maioria que irá pagar a conta;
  •  Impunidade, já que a assunção que todos são iguais perante a lei é mera retórica;
  •  Desejo de fama ou popularidade, o que não necessariamente leva a ações benéficas para a maioria a longo prazo, mas mais frequentemente a ações que levam ao prazer imediato, como em Roma eram os espetáculos gratuitos dos gladiadores e aqui é a Copa do Mundo e as Olimpíadas;
  •  Idealismo, que está quase extinto nos dias de hoje, e que nem sempre leva a ações positivas, e que normalmente vem mesclado em alta dose com todos os outros atrativos anteriores.
            Não é difícil de imaginar, mas a mínima definição de caráter de um político é de ambicioso e que pode chegar ao extremo de ladrão, quando acabam todos os pudores, o que normalmente é um desenvolvimento natural num ambiente aonde o conceito de moralidade vai se esvaindo com o tempo e principalmente com a convivência.

MAS NÃO PODEMOS SEPARAR O JOIO DO TRIGO NAS ELEIÇÕES?

            Infelizmente não, já que os candidatos são impostos pelos partidos pelos critérios acima. Além do mais tem alguns agravantes:
  • Os números dos candidatos não são sorteados, mas escolhidos também pelos dirigentes partidários, e com isto números mais fáceis são dados para os dirigentes partidários ou para figuras públicas com grande chance de puxar votos e eleger vários candidatos do partido. Muitos eleitores consideram eleição uma mera obrigação e com isto escolhem números fáceis para cumprir a obrigação mais rápido;

  •  O horário gratuito na televisão também é distribuído pelos dirigentes partidários e com isto o público só toma conhecimento dos políticos mais bem entrosados no partido;
  •  As maiores verbas para campanha estão na mão dos políticos mais corruptos, já que eles têm acesso as contribuições das empresas, que só contribuem pensado em algum retorno e não por idealismo. É a troca de apoio monetário por uma medida que irá beneficiar a empresa em muito mais do que o apoio concedido em detrimento do restante da população;
  •  Os mais ativos cabos eleitorais estão também na mão dos políticos mais corruptos, já que eles têm o poder de pagar mais caro pelo passe e podem prometer empregos se eleitos, como moeda de compra de votos.
No fundo se existe ainda algum político idealista (uma raridade) ele está escondido num número e num nome completamente desconhecido do grande público, sem a mínima chance de ser eleito. O máximo que irá conseguir é contribuir com mais alguns votos para a eleição dos já escolhidos pelos dirigentes partidários. Os idealistas que são eleitos acabam virando pragmáticos em benefício próprio ou relegados ao segundo plano já que são uma ínfima minoria.
           
DEPOIS DE ELEITOS, O QUE ESTES POLÍTICOS IRÃO FAZER?

            As prioridades dos políticos são as seguintes:
  • Melhorar a própria vida e de seus parentes e amigos, através de nomeações para cargos sem concurso, através de licitações fraudulentas, através de lobby, através de benefícios conseguidos através da sua influência, etc.;
  •  Aprovar leis que beneficiem a minoria que representam em detrimento da maioria que paga a conta. É o pobre sustentando o rico, um sistema distributivo ao contrário;
  • Viver do salário de político sem maiores atuações. Para aqueles sem aptidões para negociatas;
  • Tomar medidas populares, mesmo que sejam ruinosas para o futuro, para manter suas bases eleitorais intactas, como em Roma os imperadores distribuíam pão para os pobres em épocas de fome para evitar a revolta popular e hoje é feito com Copa do Mundo, Olimpíadas, Bolsa Família, etc.;
  •  Tomar medidas impopulares raramente, mesmo que sejam benéficas, somente quando uma catástrofe iminente pode acontecer dentro do mandato do político e a falta da medida pode provocar esta catástrofe e eliminar suas chances eleitorais no futuro. Como manter a taxa de juros num nível adequado para não haver um estouro da inflação (medida mais fácil já que a maioria da população nem toma conhecimento disto).

QUAIS AS MUDANÇAS QUE OS POLÍTICOS ESTÃO PROPONDO

          Hoje grande parte da população está completamente alienada e sem nenhuma confiança nos políticos e nos seus respectivos partidos. Alguns políticos temendo perder a boquinha estão propondo mudanças cosméticas para fingir que estão atendendo os anseios da população.

Hoje as principais mudanças proposta são:

  • Voto em lista fechada – os partidos políticos escolhem os candidatos e a ordem de preferência dos mesmos. O eleitor em vez de votar num candidato vota num partido.
Esta mudança distancia ainda mais o eleitor do candidato quase impossibilitando qualquer cobrança. Os partidos políticos transformariam o processo de escolha num balcão de negócios, maior ainda do que é hoje, como já explicado acima.

Fora isto os partidos políticos de hoje, na sua maioria, são apenas agremiações interessadas em espoliar o dinheiro do estado, sem nenhuma conotação ideológica. O voto seria como escolher uma marca de Sabão em Pó pela sua publicidade na televisão, sem ter a mínima idéia da sua eficácia.

  • Financiamento públicos das campanhas – o Estado daria para cada partido político um valor correspondente a cada eleitor que o partido teve nas últimas eleições.
Este tipo de mudança é o nirvana para o político corrupto que está encastelado na direção de muitos partidos. Com isto ele além de poder escolher quem seriam os candidatos do partido poderia ter o poder total sobre como seria distribuído o dinheiro.

Além do mais esta mudança não impediria a doação por fora, que continuaria existindo exatamente como hoje, principalmente para os partidos que pudesse oferecer algo em troca para o doador, depois de colocados no poder.


O QUE PODE SER FEITO PARA MUDAR ESTE QUADRO?

            As mudanças propostas acima somente agravariam o quadro de completa alienação política da população.

A única forma de mudar este quadro é uma completa reforma da estrutura política, totalmente diferente da proposta e da estrutura atual. Abaixo uma proposta de mudança (mas que pode ter várias variantes):

  • Voto distrital – cada distrito, com área definidas para ter por volta de 5.000 moradores elegeria um representante. Esta conta daria uns 40.000 vereadores para o Brasil inteiro (menos que hoje).
Nenhuma município poderia ter menor que 50.000 habitantes para não ter menos que 10 vereadores num município. Municípios menores seriam fundidos com municípios vizinhos. Isto representaria uma enorme economia para os cofres públicos que hoje estão assoberbados no financiamento de municípios inviáveis.

Para facilitar a divisão de distritos, neste nível o peso do voto de cada vereador seria proporcional a população do seu distrito. Assim o vereador que estivesse num distrito com uma população de 6.000 teria o voto corresponde ao total desta população. Serio o correspondente como se ele tivesse uma procuração direta desta população para votar.  

  • Assembléia Estadual – cada conjunto de distritos definidos com por volta de 200.000 moradores teria o direito de eleger um representante para a Assembléia Estadual. Esta conta daria uns 1000 deputados estaduais para o Brasil inteiro (menos que hoje).
Nenhum estado poderia ter menos que 2.000.000 de habitantes para não ter menos que 10 deputados estaduais num Estado. Estados menores seriam fundidos com Estados vizinhos.

Para facilitar a divisão do conjunto de distritos, o peso do voto de cada deputado estadual seria proporcional a população do seu conjunto de distritos.

  • Assembléia Federal – cada conjunto de distritos definidos com por volta de 500.000 moradores teria o direito de eleger um representante para a Assembléia Federal. Esta conta daria uns 400 deputados federais para o Brasil inteiro (menos que hoje).
Para facilitar a divisão do conjunto de distritos, o peso do voto de cada deputado federal seria proporcional a população do seu conjunto de distritos.

  • Senado – seria extinto. Menos uma boquinha para sustentar;
  • Os candidatos seriam livres e não precisariam estar vinculados a partidos políticos, mas precisariam necessariamente residir na área da sua votação. Isto obrigaria aos eleitores a conhecer os candidatos e com isto tomar uma decisão muito mais apurada.
A não obrigatoriedade de estar vinculado a um partido político teria o efeito de tirar o poder dos dirigentes dos partidos em relação a quem pode ou não ser candidato, e com isto eliminando este balcão de negócios que os corrompe.

  • O voto seria opcional, fazendo com que somente quem tiver certeza da sua escolha se apresentasse para votar. Eliminaria o voto no “nhonhonho” que é prevalente nos dias de hoje.
  • A limitação geográfica das campanhas tornaria a necessidade de verbas para campanha bastante limitada em relação à hoje.
Seria proibida a contribuição de empresas e só seria permitida a contribuição de pessoas físicas, limitado a um máximo de R$ 1.000,00 por pessoa.

Claro que isto não eliminaria a contribuição por fora, mas poderia ser feitas leis bastante duras que punissem duramente tanto o doador quanto o recebedor deste tipo de doação. Não seria como hoje que o “caixa dois para a campanha” é algo quase legalizado.

  • Os vereadores, deputados estaduais ou deputados federais poderiam perder o seu mandato através de um baixo assinado dos eleitores dos seus distritos, com mais assinaturas que a metade da total de votos computados nos distritos correspondentes.
Isto transfere maior poder para os eleitores insatisfeitos com a atuação do seu representante, e impede que políticos claramente pegos “na boca da botija” fiquem impunes.

  • O sistema de governo federal, estadual e municipal seria parlamentarista, formado pelos próprios vereadores, deputados estaduais e deputados federais eleitos.
O prefeito, governador e primeiro-ministro seriam membros respectivamente da câmara dos vereadores, Assembléia Estadual ou Assembléia Federal e poderiam ser depostos por voto de desconfianças dos seus pares.

O sistema presidencialista é colocarmos um completo desconhecido para comandar o executivo, já que é impossível se conhecer alguém pela sua propaganda. Como já disse a propaganda transforma tudo em Sabão em Pó.

  • Os secretarios e ministros só poderiam ser membros das respectivas câmeras. Isto evitaria que o cargo de secretário ou ministro fosse facilmente vendido como hoje acontece. Todos os outros cargos públicos só poderiam ser preenchidos por concurso público. Isto evitaria o loteamento de cargo e as promessas de cargos em troca de votos.
  • Todos os atos deveriam ser transparentes e divulgados publicamente pela Internet no final do mesmo dia do ato.
  • Todas as prestações de contas, com seus respectivos documentos, seriam públicas e transparentes, também divulgadas pela Internet.

PORQUE NADA DISTO É FEITO?

            Nada é feito, pois o jogo “faz de conta que estamos numa democracia” permite espoliar toda a população em benefício de uma minoria, e esta minoria não quer largar o osso. Está certo que no sistema atual existe alternância de poder, mas é simplesmente uma mudança de que minoria agora irá usufruir da maioria dos recursos. 

           No Brasil desde sua independência, que todos os serviços públicos são precários, e não se pode dizer que este quadro é por falta de recursos, mas simplesmente pela alocação da maioria dos recursos para atender uma minoria já privilegiada.

         Jamais esperemos que os políticos tenham a iniciativa de uma reforma política de verdade, já que esta reforma iria tirá-los do poder. Se quisermos mudanças estas terão que partir das organizações sociais que ainda são independentes e não alimentadas pelo jogo político.

          Começamos a ter movimentos desta natureza como o “Mãos Limpas”, mas que só atinge muito longinquamente seus objetivos, já que o “bom corrupto” quase nunca é pego, já que faz tudo na surdina. Um filtro como o “Mãos Limpas” só pega casos notórios que até os eleitores já começam a filtrar, mesmo que ainda timidamente.

O QUE CADA PESSOA PODE FAZER INDIVIDUALMENTE?

            Participação passiva, como ir para a urna e votar não tem nenhum valor, já que um voto não muda nada. A possibilidade de um candidato ter sua eleição influenciada pelo seu voto, mesmo que você junte toda sua família para votar no mesmo nome, é próxima a ganhar na Loto. Neste caso existem algumas opções, votar em alguém escolhido, mas sem esperar que nada mude, votar em branco ou nulo, ou simplesmente não ir votar e pagar uma multa que não passa de R$ 3,00 por eleição, quando necessitar estar regular com a situação eleitoral.

             Todo movimento social depende de sementes bem plantadas, e o único jeito de plantar sementes é através do processo de conscientização individual ou coletivo. Cada um pode começar a atuar no processo de convencimento dos seus amigos e pares de que uma reforma política é a única solução. Este convencimento pode ser feito pessoalmente, através de redes sociais, blogs, sites, e-mails, etc.

         Deste modo que o “Mãos Limpas” conseguiu mais de 1,3 milhão de assinaturas e obrigou ao Congresso discutir e votar o assunto. Do mesmo modo poderia ser feita com uma reforma política, mas para ter algum efeito talvez fosse necessário além de muito mais assinaturas uma proposta concreta de mudança. Claro que a resistência seria enorme, afinal ninguém quer perder sua boquinha.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

            Veja também:

21 comentários:

  1. Adoro seus artigos, reflete bem a nossa situaçao de consumidor brasileiro, parabens!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha parado para pensar nisso pois sempre tive uma postura apolitica. No entanto, estas ideias de 5, 200 e 500 mil moradores para esferas distrital, estadual e federal e a extinção de Senado e partidos, assim como a perda de mandato por iniciativa popular e o fim das nomeações poderiam levar à uma real democracia, e não esta "cleptocracia".

    Mas quando vc diz "secretarias e ministérios só poderiam ser preenchidos pelos membros das respectivas câmeras", vc se refere a todos os cargos? E os acessores deste 41400 políticos eleitos? Acho que outras questoes deveriam ser levantadas mas não posso negar que isso já seria um avanço.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Cristiano,

    Quando falo das secretarias e ministérios sendo preenchidos pelos membros das respectivas câmeras, me refiro somente aos cargos de secretários e ministros e não ao resto da estrutura.

    Todos outros cargos tem que ser preenchidos por concurso público.

    Isto acabaria completamente com o loteamento de cargos, pois mesmo para ministro ou secretário, de certa forma a escolha seria limitada a membro eleitos, e não como é hoje, que qualquer financiador de campanha política pode se tornar ministro ou secretário.

    Também limitaria a quantidade de cargos de confiança a somente algumas dezenas para cada governo municipal, estadual ou federal, e não como é hoje que se contam em dezenas de milhares somente no governo federal.

    ResponderExcluir
  4. Temos hoje o Tiririca como figura pública que levou consigo muitos aliados de partido.
    Realmente,o lobby e as ardilosas manobras dos partidos parecem não ter fim.Se existe algum idealista lá no meio,ou ele está corrompido pela idéia de tantas facilidades,ou está escondido em um canto recebendo o seu numerário esperando tudo passar,afinal o salário é bom e receber para fingir que não viu nada é melhor ainda.O povo não consegue acreditar que os 200 mil que político x roubou poderiam ter sido usados para reformar o hospital onde a minha mãe faleceu de câncer ou tratado melhor a leucemia da filha de alguém.
    É tanto dinheiro,mas tanto dinheiro que o consumidor não sente falta,afinal não se sente falta do que nunca se teve.
    Me diga uma coisa: Restringir as doações de pessoas físicas a R$ 1000,00 não faria eles darem um "jeitinho" de conseguir 300 mil "laranjas" que às vezes nem sabem que seus nomes estão sendo usados para essas doações?Lembra dos políticos que ganharam 15 vezes na loteria (nesse dia eu parei de acreditar na loteria).
    E essa coisa do trigo puxar o joio realmente é séria.No Partido Verde se você votasse em Marina tinha seu companheiro de partido Gabeira,e por aí vamos.Trabalho com pessoas esnobes,que se acham os donos do mundo.Eles se acham superiores em corpo,alma e espírito.Tudo por causa de um cargo,por uso do dinheiro do povo.
    Não podemos esperar Renan morrer de infarto ou uma tsunami atingir os mais ricos e suas casas em Miami Beach...
    Palavras do filme:
    O sistema dá o braço para não perder a mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando,

      Os nomes nem importam muito, pois mesmo que eles morram, outros irão substitui-los com os mesmos males.

      Veja que não existe sistema democratico perfeito. Chuchill já dizia isso quando afirmava que ""A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".

      A mudança de forma de doações não impede fraudes mas apenas torna elas mais difíceis. Hoje as fraudes estão a luz do dia e ninguém quer ver. É comum, por exemplo, empresas doarem para 7 partidos políticos completamente diferentes, para acender uma vela para Deus e o Diabo ao mesmo tempo. Tudo com a finalidade de criar uma blindagem.

      Portanto o que proponho é uma participação mais direta do cidadão e não somente só colocar um voto na urna.

      Excluir
  5. Eu li seu outro artigo sobre os correios, e minha entrega ainda esta no prazo, de SP pra Recife via sedex prazo de 3 dias, e hoje é o último dia do prazo, porém, lá esta assim: Postado em SP e logo depois Encaminhado pra Recife. 2 horas depois apareceu: Postado em SP sendo que em outro correio local de lá, e até agora não mudou nada, como pode aparecer encaminhado pra Recife e depois postado em SP novamente? Oo
    Bom, eu comentei aqui porque acabei lendo este artigo seu também, e sinceramente, se eu fosse alguém com grande poder financeiro, mesmo indo para o inferno, eu faria um crime organizado, uma "máfia" e mataria político por político corrupto, um por um, mas sendo "pobre" o que me resta é apenas imaginar conseguindo invadindo com uma bela metranca carregada com no mínimo mil balas aquele lugar de lixo onde se concentra ladrões chamados políticos e descarregar tudo sem errar um tiro sequer.
    Bom blog o seu, mostra pelo menos uma parte do lixo que é o nosso pais e de alguns brasileiros desumanos.
    Alguém sabe onde compro uma metranca de guerra baratinha?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente mesmo que você matasse todos os políticos corruptos, com o sistema existente, novos corruptos iram ocupar o lugar dos mortos. Mesmo se todos fossem para a cadeia, também novos corruptos iriam ocupar o lugar dos presos.

      Não é que o brasileiro seja desonesto. Não acredito nestas simplificações. O sistema político, que vem sendo desenvolvido desde o Brasil colonial é que leva a corrupção.

      Mesmo com a universalização do voto, continuamos com um sistema que privilegia o assalto ao Estado, nada diferente do que havia no Brasil colonial.

      Na época colonial o Rei vendia para quem pagasse mais o direito de cobrar impostos. Hoje se vende cargos mais ou menos do mesmo modo. Só mudaram os personagens, mas os costumes continuam os mesmos.

      Excluir
  6. Acredito que várias de suas propostas são válidas e realmente precisamos de um sistema de melhor representação, o sistema parlamentar ou uma mistura disso seria realmente melhor mas vou colocar um texto aqui que reflete o maior problema da corrupção no país.
    REFORMA
    Olha lendo muito do que foi escrito aqui reforça a minha convicção de que o que mais influi, a principal origem, a causa principal de toda a nossa corrupção é ENORME CONCENTRAÇÃO DE RECURSOS nas mãos do governo federal, ela é tão grande que os recursos a disposição da Presidência são tão astronômicos que práticamente compram e corrompem mais de 90% dos nossos políticos, está ai o Mensalão para comprovar, os partidos acabam sendo nada mais que FORMAÇÃO DE QUADRILHAS LEGALIZADAS, para roubar o dinheiro do povo. O Brasil nasceu como ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, que federação é essa em que os estados e municípios estão sempre com o pires na mão, é neles que ocorrem os fatos geradores das receitas. A solução é usar o sistema alemão, MUNICIPALISMO, o que sobrar vai para a federação e o estado, se a corrupção a nível municipal continuar, ai estamos todos perdidos, mas precisaremos implementar meios de controle da corrupção no meio municipal. Nosso sistema representativo não funciona, eles não estão interessados nos nossos problemas mas fazer o seu pé de meia. Esse sistema eleitoral deve ser mudado, a saída seria voto distrital e voto digital, consulta digital, isso é possível hoje, as redes sociais estão provando isso hoje, todos teriam acesso a rede via internet e quem não o tiver usariam os meios disponíveis para isso em repartições públicas, TREs, seções eleitorais, bancos, órgãos públicos onde haveria conexão digital. As leis propostas por eles, nossos meio representantes, outra saída seria a participação direta da sociedade organizada, em suas associações de classe, sindicais, e outras . O que fosse aprovado precisariam ser referendado, digamos em 30 dias via internet, com os TRE funcionando como uma grande rede social, com certificação digital e identificação com dados biométricos, não adiantaria o governante comprar nossos representantes, precisariam de nossa concordância no final, a não ser que seja bom para a maioria.
    Outro detalhe, GOVERNO não vende nenhum produto e serviço, portanto deveria ser proibido de fazer propaganda, essa propaganda governamental, compra e manipula a mídia, governar bem é obrigação não é mérito, é uma questão de princípios como ser honesto é obrigação, portanto governo não poderia fazer propaganda para se vangloriar de seus feitos.

    Como se ve necessitamos de um sistema que seja mais imune a corrupção e a proposiçao do Resolvaja teria suas vantagens, precisamos trocar mais idéias e aperfeiçoar um sistema que seria o ideal, esse voto de desconfiança poderia ser eletrônico e o político corrupto seria cassado eletrônicamente, os votos iriam se somando e de repente o nosso corrupto recebe essa cassação. Se o sistema que necessitamos não existe, podemos criar aqui, afinal ele deve ser um sistema que resolva os nosso problemas políticos, a CIBERDEMOCRACIA ou Democracia Direta via rede de computadores poderia ser uma grande solução, só necessitamos pensar bem em todos os detalhes, ela seria o mais próximo que conseguiríamos dentro do conceito de democracia direta dos antigos gregos, essa seria a verdadeira democracia. Procurem ler sobre Ciberdemocracia lendo o que o filósofo Pierre Levy escreve sobre isso em Cibercultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaspar,

      Sem dúvida os Estados e Municípios tem que ter recursos suficientes para tocarem as suas áreas de competência e não ficarem de "pires na mão" dependendo de recursos do Governo Federal. Esta distorção é mais uma das causas do nosso caos administrativo.

      Também a participação através da Internet é uma boa ideia, mas a Internet deveria neste caso ser realmente universalizada, o que não é o caso hoje. Também neste caso é necessário um sistema de segurança biométrico, tipo leitura de ires, para garantir que seria efetivamente o eleitor que estaria se manifestando, e não algum esperto que conseguiu as senhas para se manifestar em nome do eleitor.

      Quanto à propaganda dos governos, você tem toda razão, é inadmissível que gastem com publicidade, mesmo através de estatais como a Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para simplesmente fazer propaganda do governo usando o nosso dinheiro. A propaganda do governo tem que ser a sua própria ação positiva e não através de publicidade maquiando a verdade.

      Em resumo, tem muita coisa que mudar, mas infelizmente as resistências serão muito grandes. Afinal quem quer perder a boquinha.

      Excluir
    2. Logo logo teremos internet em todos os cantos, isso é factivel hoje, quem não tivesse poderia usar os diversos órgãos públicos onde teriam acesso para votarem e participarem de referendos, íris e dedão seriam suficientes, aliás o TRE já esta fazendo isso, através do dedão. Falta muito pouco e não seria caro, seria a democracia direta, é preciso começar a pensar como viabilizar isso, mas como já disse que o que vemos hoje é fruto das redes digitais, já dá para ver que é possível.

      Excluir
    3. Gaspar,

      Infelizmente existe um agravante num sistema de consulta popular ampla pela Intenet. O nível de informação da maioria da população é muito baixo e com isto a publicidade e a mídia exerceriam uma influência decisiva.

      Veja o exemplo do último referendo sobre a proibição de comercialização de armas, através de uma campanha milionária, conseguiram reverter a tendência inicial da proibição ser aprovada e rejeitaram a mesmo por ampla maioria.

      Num país onde o nível educacional é muito baixo a consulta direta não é uma boa opção. Hoje a mídia é dominada por uma minoria, que inclusive exerce seu poder econômico para evitar que outros se estabeleçam. É a famosa “liberdade de imprensa” que se transformou em “liberdade de empresa”. Tudo acabaria decidido de fato por esta minoria.

      Pensar que as pessoas são livres para escolher é uma falácia, pois neste caso nem a Coca Cola nem o OMO TOTAL seriam líderes de venda. As pessoas compram aquilo que é empurrado para elas e idem com as ideias.

      Excluir
  7. Acho que o que aconteceu no caso do desarmamento não foi a imprensa, foi o povo que decidiu, o povo ve os bandidos armados até os dentes, continua até hoje, tem gente que mora longe da polícia, se for esperar pela polícia para continuar vivendo vai acabar morrendo nas mãos dos bandidos, eu sou partidário da frase, Se queres a paz te prepara para a guerra. Bandido só respeita se sabe que pode levar a pior. A solução é tolerância zero, errou pagou e penas duras. Hoje com a internet e acesso a informação não existe gente tão desinformada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaspar,

      Em relação ao desarmamento, minha opinião é que assumir que temos que nos defender através de armas na nossa residência é o mesmo que dizer que o estado não é responsável pela nossa segurança.

      De qualquer forma é totalmente inútil e perigoso, já que um assalto é algo imprevisto e não iremos ficar andando armados dentro de casa, além de uma arma em casa ser um perigo para crianças. Na prática você não evita o assalto e aumenta os seus riscos ao invés de diminuir, colocando ainda mais armas na mão de bandidos, já que certamente será um dos bens roubados.

      Mas o que ressaltei em relação à questão da proibição de venda de armas, nem foi à questão em si, já que está é uma questão polêmica, que cada um terá sua opinião, mas sim do fato de que as pesquisas antes da propaganda eleitoral e da ação da mídia, davam ampla maioria para o SIM, que foi revertida através da publicidade e da mídia, puxado pelo lobby da indústria de armamentos.

      Infelizmente a minoria é informada e a maioria se informa através da publicidade e da mídia sendo altamente influenciável. Na prática quem tiver o maior tempo de publicidade e a mídia a seu favor tem uma enorme chance de ser o vencedor em qualquer disputa.

      Na Democracia Direta através da Internet num país como o Brasil, na prática quem vai decidir nossa vida é uma minoria com maior tempo de publicidade gratuita na TV, ajudado ou não pela mídia, que também tem seus próprios interesses, diferentes da maioria da população. Na prática tudo continuaria como está hoje, ou talvez até pior, como está na Venezuela.

      Democracia Direta vale só para países de 1º mundo, como uma Suiça, Dinamarca, Noruega ou Suécia. Ai já começam a ter experiências onde isto efetivamente pode funcionar, por ter uma maioria da população com um alto nível de educação.

      Excluir
    2. Na minha democracia governo não tem direito a fazer propaganda, governo não vende nem produto nem serviço então deve ser proibido de fazer propaganda, começa por ai. Se formos jogar conforme as regras atuais, tudo vai continuar na mesma por mais 500 anos. Na minha democracia voto não é obrigatório, e ninguém é obrigado a contribuir compulsóriamente para nada, o cidadão decide e tem o direito de se associar ao que ele acha que deve se associar, contribuiçao sindical obrigatória não é democratica. Na minha democracia teríamos o Municipalismo, os impostos gerados no município ficam no município que repassa a união o que sobrar, é um absurdo o que o sul exporta para o nordeste em termos de valores para sustentar uma oligarquia dominante, o povo continua e vai continuar na miséria. Na minha democracia, o voto é distrital, mas não nos moldes de que estão apresentando, o distrito tem o direito de cassar o mandato de seu representante se não estiver exercendo o seu mandato corretamente. na minha democracia o povo através do voto de referendo decide se projeto aprovado pelos políticos é o que eles realmente querem, tudo que muda de maneira radical, cria impostos, taxas e outras obrigações vai a referendo, isso evitaria a compra de votos pelo governante. Muita coisa precisa ser reestudada, pois foi imposto por uma minoria que comprou os votos dos deputados, nem tudo que é legal é correto ou moral, muito do que foi aprovado é fruto de negociatas entre corruptos sempre visando a alguem levar vantagens. O Poder emana do povo, então o povo pode inclusive mudar radicalmente a Constituição, o povo a maioria é quem decide, não uma minoria que obtém maioria por conchavos ou por corrupção, temos de não deixar brechas para a corrupção.

      Excluir
    3. Gaspar,

      Infelizmente sua Democracia é muito difícil de ser implementada e nem existe nos países de 1º mundo.

      1)“Governo não tem direito de fazer propaganda” – neste caso você teria que fechar todos os jornais e TVs já que a maioria ou pertence a políticos, direta ou indiretamente, ou são alinhados a uma corrente política.

      2)“Voto não é obrigatório, e ninguém é obrigado a contribuir compulsoriamente para nada, o cidadão decide e tem o direito de se associar ao que ele acha que deve se associar, contribuição sindical obrigatória não é democracia” – concordo em gênero número e grau. Em todos países de 1º mundo é assim.

      3)“Teríamos o Municipalismo, os impostos gerados no município ficam no município que repassa a união o que sobrar, é um absurdo o que o sul exporta para o nordeste em termos de valores para sustentar uma oligarquia dominante, o povo continua e vai continuar na miséria.” – para ser implementada uma mudança destas somente através de uma ruptura constitucional, já que hoje as regiões beneficiadas não iriam largar o osso. Também existe o problema de municípios e estados muito pobres que não tem como se sustentar com os próprios impostos, mesmo que eles ficassem com tudo que arrecadassem. Num país com tantas diferenças regionais existe a necessidade de uma política redistributiva para evitar um enorme fluxo de imigração interna, como havia na década de 1960 e 1970, onde as únicas chances de emprego estavam no Sudeste e no Sul.

      4)“Voto é distrital, mas não nos moldes de que estão apresentando, o distrito tem o direito de cassar o mandato de seu representante se não estiver exercendo o seu mandato corretamente.” - concordo em gênero número e grau. Inclusive esta é a proposta do Presidente do Supremo, Joaquim Barbosa.

      5)“O povo através do voto de referendo decide se projeto aprovado pelos políticos é o que eles realmente querem, tudo que muda de maneira radical, cria impostos, taxas e outras obrigações vai a referendo, isso evitaria a compra de votos pelo governante.” – pode ser feito mas os custos seriam astronômicos se mantida a forma atual de votar, através da urna eletrônica. Teria que ser o voto através da Internet, com um enorme aparato de segurança para evitar a fraude (leitura de íris seria uma forma). Também seria difícil controlar a mídia, para que a influência da mesma não viesse a substituir os políticos neste poder de barganha. Numa democracia assim todo mundo iria querer ser dono de TVs e jornais, da mesma forma que hoje todos querem ser políticos.

      6)“O Poder emana do povo, então o povo pode inclusive mudar radicalmente a Constituição.” – infelizmente o povo é manipulado pela mídia, principalmente pela TV. Na prática estaríamos a mercê dos donos da mídia, que hoje é extremamente concentrada nas mãos de poucos, vários políticos ou agregados e outros com uma clara ligação política. Pensar que o povo tem vontade própria é um pouco ingênuo. Na prática a maioria absoluta das pessoas é altamente manipulável, principalmente em assuntos que pouco conhecem. Isto já aconteceu em vários países, como na Itália fascista, na Alemanha nazista e na Venezuela atual, que tem um ditador disfarçado de democrata e quem tem apoios de mais 50% da população, que está levando a Venezuela para o caos.

      Excluir
  8. Na realidade, eu acho que uma solução seria, a convocação de uma constituinte exclusiva para elaborar uma nova Constituiçao, ela seria formada pelos diversos segmentos, que se organizariam com representantes, estes segmentos, industriais, comerciais, trabalhadores, profissionais liberais, agricultores, fazendeiros enfim todos os segmentos que se organizassem nas proporções do tamanho de suas representações e eles elaborarim uma nova constituinte, nada de políticos, para que não legislassem em causa própria, isso depois seria referendado pelos eleitores.
    Não vejo outra saída, isso que esta aí, com esta alta concentração de dinheiro em Brasilia é a FONTE E ORIGEM DE TODA A CORRUPÇÃO, o presidente detem tal poder financeiro que compra os partidos quando necessita. Infelizmente é assim, e se nada for feito para mudar, não vão fazer nada, tudo vai continuar assim, isso vai nos levar num futuro não sei quando a uma situação em que o povo não tendo quase mais nada para dar ao governo, já que ele fica cada vez mais com a parte do leão, reagirá como já reagiu na história. Na China há muito mais de seus 3000 ou mais anos de história aconteceu isso várias vezes, várias revoluções sangrentas com derrubada total dos regimes aconteceu, revoluções com os mesmos motivos, concentração de poder e riqueza nas mãos de grupos, isso desestruturava o estado que se reorganizava e alguns séculos depois tudo se repetia, a história se repete. Na Russia tivemos a Nomeklatura, isso levou a queda do regime, no Brasil estamos formando a nossa Nomeklatura, uma hora a corda arrebenta. Não acredito na redução da carga, não vão querer perder o poder, não vão largar a teta, infelizmente muito pouco vai poder ser mudado por esse governo, se depender deles continuaremos sendo explorados, uma minoria que se adona do poder e se mantem no poder dando migalhas para a faixa mais pobre da população. O que esses que estão no poder ganham se repartissem o que recebem daria para fornecer milhares de bolsas, na realidade dão centavos e ficam com milhões. Infelizmente essa maioria de infelizes não tem idéia do quanto.
    A contribuição dos brasileiros ao governo é demais pelo que recebemos, contribuimos com 45% ou mais do nosso bruto e o que temos de retorno, quase nada. Se analisarmos que a mafia italiana cobra 10% de proteção ou mais, nós pagamos ao governo mais que o dobro ou triplo do que uma máfia cobra, numa máfia você paga proteção e tem proteção e tem segurança no seu negócio, o que temos aqui, muito pouco, a distribuição dessa grana em Brasilia é praticamente mafiosa, conversando com alguem sobre isso alguem disse: Se pagamos tudo isso é melhor tirar o governo e por a máfia a governar, ganhamos mais, mas havia em terceiro que retrucou e disse: É mas a máfia manda matar!! uma quarta pessoa que estava ao lado disse: É mas quem mandou matar o prefeito de Santo André e mais sete testemunhas! e concluiu: Dá no mesmo. Não estou aqui para justificar tal troca, mas dá para pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaspar,

      Concordo integralmente com sua indignação, mas acho mais prático a mudança através do próprio movimento nas ruas propor a sua reforma política através de abaixo assinado com milhões de assinaturas.

      Um Congresso, por mais corrupto que seja, teria que ser curvar a vontade de um movimento com tanta força nas ruas. Ignorar as ruas poderia ai sim provocar uma ruptura total que seria muito pior para todos, como foi por exemplo a Revolução Francesa.

      Uma Constituinte somente com os representantes de classe seria igualmente falaciosa, já que a maioria destas entidades de classe só representa meia dúzia de gatos pingados, já que tem um processo de escolha de seus dirigentes também altamente questionável.

      Lendo muito sobre este assunto chego a seguinte conclusão: a corrupção é uma consequência direta da enorme desigualdade social existente no Brasil e em outros países semelhantes.

      No fundo a corrupção é uma forma de os mais privilegiados manterem seus privilégios e por isto as duas andam de mãos dadas em todo mundo. Alguns estudos feitos demonstram claramente isto, com uma correlação de 0,75, o que é extremamente alta. Veja por exemplo no seguinte site:

      http://stats.areppim.com/stats/stats_corrxginix06.htm

      Portanto, a reforma política ajuda, mas certamente não é a forma mais eficaz de resolver todos os problemas, que só podem ser resolvidos numa sociedade mais igualitária como, por exemplo, nos países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca).

      Para chegarmos a isto teríamos que ter um sistema de impostos redistributivo e não como hoje é no país, apesar do Bolsa Família, que o grosso dos impostos é redirecionado para os próprios ricos. Veja não estou defendendo uma sociedade Socialista ou Comunista, mas uma sociedade Capitalista mas redistributiva.

      Excluir
  9. Uma complementação, concordo contigo que tal democracia não existe, mas como a Internet é uma coisa relativamente nova, isso é viável, antes não havia internet, nunca poderia ter existido. A Democracia grega era uma democracia direta, tenha pouca gente, então era possível, hoje com as midias sociais a mídia está perdendo muito sua influência, quem votaria e mais influenciaria seriam os mais educados, poderia ser mais interessante que a camada mais educada e politizada exercesse uma supremacia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaspar,

      A Democracia via Internet é viável em países de 1o mundo com um alto grau de educação. Isto inclusive já está sendo testado em alguns países de também na Califórnia com algum sucesso.

      No caso do Brasil, com um nível educacional muito baixo, ela seria somente uma forma dos “poderosos” regerem o país através da mídia e da publicidade, como inclusive já é feito, com o perigo adicional de surgir algum messias levando a grande massa para alguma loucura, como foi Hitler e Mussolini.

      Não acho que a minoria mais educada e politizada seria uma opção melhor que os políticos existentes atualmente. Existe uma enorme tendência das minorias somente advogarem em favor próprio e, portanto, a maioria não educada e pobre seria completamente marginalizada.

      A Grécia também não é um bom exemplo, já que somente quem tinha poder eram os “patrícios” que nem representavam 10% da população. O grosso da população não tinha voz nenhuma, isto sem falar que lá ainda existiam escravos.

      Excluir
  10. A primeira coisa a fazer é outra constituição.

    Precisamos de menos intervenção da União sobre os Estados e Municípios. Descentralização política e administrativa. Resumindo ser uma Confederação.
    Nossa república continua velha e ultrapassada e a federação é escrava.

    Enquanto o "povo" continuar desinteressado por política e achando tudo complicado, o Brasil vai continuar assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça no Brasil a corrupção nos Municípios e Estados é ainda maior do que no Governo Federal.

      Se só houvesse a descentralização sem nenhuma outra alteração a corrupção seria ainda maior do que a de hoje.

      Corrupção é diretamente relacionada à desigualdade social e educação. Sem diminuir a desigualdade e aumentar o nível educacional, através de leis que propiciem isto, dificilmente conseguiremos diminuir a corrupção.

      Quanto à reforma política, proponho no artigo acima algumas opções, mas que só serão úteis juntamente com a resolução das questões acima.

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.