segunda-feira, 24 de julho de 2017

Como saber se estou com dívida na receita federal?

Deixou de declara seu imposto de renda e quer saber se possui alguma dívida com a Receita Federal para negociar?

Se ficar com o nome sujo no SPC já gera muita dor de cabeça, imagina ficar inadimplente com a Receita Federal!  Ter o CPF suspenso ou irregular na Receita Federal pode causar bloqueio de conta bancária, o que pode gerar sérios problemas para o indivíduo.



O que pode gerar dívida na Receita Federal
Deixar de declarar o imposto de renda ou fazer a decoração incorreta. Esses sãos os dois motivos que podem levar o seu CPF a ficar irregular junto à Receita Federal.

Toda e qualquer operação financeira, onde a empresa solicita seus dados é informado a Receita Federal. O que acontece é que o contribuinte na maioria das vezes deixa de informar esta compra na sua declaração do imposto de renda, gerando bloqueio do CPF. 

Como descobrir se estou com dívida na Receita Federal?

Passo 1 - Consultar CPF na Receita Federal é bem simples, basta acessar o Site oficial da Receita e informar o número do seu CPF, data de nascimento e confirmar os caracteres que aparecem na imagem.

Passo 2 - Após confirmar esses dados, você será direcionado para uma página, onde deve informar o número recibo do IRPF de 2016 e 2017, deve-se também criar uma senha acesso e clicar em “gerar código”.

Salve a senha e o código gerado, esses dados serão necessários na próxima página.

Passo 3 – Após gerar o código de acesso e criar sua senha, você será direcionado para página de login, informe seu código de acesso e a senha que foi criada a pouco. Ao entrar no sistema, será informado se o contribuinte possui pendências com a Receita Federal.

Caso o contribuinte possua dívida, será oferecida a opção de refinanciamento de débitos. Em alguns momentos a Receita Federal oferece descontos para contribuintes que desejam quitar suas dívidas, aproveite esta oportunidade para evitar acréscimos de multas.

Agradeço a colaboração de Wendson Miranda das Neves, que tem um site chamado Consultar CPF, pelo seu ótimo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.