quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Como fazer check-up em sua residência


Saiba como resolver pequenos problemas de manutenção em sua residência pagando muito menos do que você pagaria para vários prestadores de serviço.

Muitos consumidores não sabem que ao realizar alguns serviços em suas residências podem economizar bastante dinheiro que seria gasto, e tudo de forma muito simples.

A dica que apresentaremos aqui é para qualquer um de nós, pois de tempos em tempos é necessário fazer um check-up da residência, do estabelecimento ou qualquer imóvel que necessitamos de um reparo.

Imagine você pagar alguém para realizar os seguintes serviços que podem ser necessários a qualquer momento:

·         Revisar instalação elétrica;
·         Limpeza de entulhos;
·         Aluguel de caçamba;
·         Lubrificar fechaduras e dobradiças;
·         Instalar olho mágico;
·         Trocar vidros;
·         Trocar lâmpadas e tomadas;
·         Limpar caixa d'água;

A lista poderia se estender muito mais, mas só para se ter uma ideia colocamos estes exemplos acima.

Os preços de cada um destes serviços podem variar de uma região para outra, mas faça as contas você mesmo e veja que seria caro arcar com tudo isso.

Mas afinal, o que eu posso fazer para economizar na realização destes serviços e ainda ter garantia de segurança dos meus bens?

SEGURO RESIDENCIAL

Ao invés de contratar um profissional para cada tipo de serviço, que cobraria separadamente cada atividade e consequente os custos seriam altos, você pode entrar em contato com o seu banco onde possui conta corrente ou alguma seguradora e verificar um seguro para sua residência ou estabelecimento.

Os seguros de residência estão entre os mais baratos do Brasil, mas não recomendaremos nenhuma seguradora neste artigo, pois não escrevemos para fins comerciais e sim para ajudar você consumidor a encontrar alternativas simples para seu dia a dia.

Recomendamos que você entre em contato para ver se há algum plano que lhe atenda.

O mercado de seguros vem crescendo rapidamente a cada ano e devido a este crescimento rápido, os consumidores podem se beneficiar com a concorrência entre as seguradoras que terão preços bem competitivos e atraentes para o consumidor.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Quando um consumidor contrata um seguro residencial, é bem comum que sua preocupação esteja relacionada, em especial, com os valores que as coberturas contemplarão e também quanto terá que pagar de forma obrigatória para a seguradora. Ocorre que o seguro residencial é provavelmente o seguro que oferece maior quantidade de coberturas, mas também é aquele introduz maior número de restrições no momento em que for necessária uma indenização.

Neste momento de indenização é que muitos consumidores são surpreendidos com um aviso contendo a informação de que seu pedido de pagamento foi negado. Evidentemente a resposta negativa da seguradora vem fundamentada em termos técnicos, que citam o manual do segurado ou condições da apólice. Muitos são os fatos e argumentos utilizados para que haja a negativação do pagamento do famoso "sinistro".

Quando entramos com detalhes no seguro residencial, é bem comum que os pedidos de indenização negativados se baseiem em falta de provas ou melhor dizendo, comprovação dos fatos, por exemplo: Um furto feito mediante um arrombamento ou escalada de obstáculos.

Outro fato comum é que problemas ligados com a "comprovação de propriedade dos bens ou objetos furtados/roubados, ou também, envolvendo vendavais e alagamentos na propriedade, sobretudo quando a seguradora exige que o consumidor comprove o fenômeno meteorológico.

Não importa o problema enfrentado pelo segurado, a dica mais importante é que todo contato feito com a seguradora seja arquivado ou documentado, seja através de pedidos ou requerimentos escritos, entregues em locais indicados e protocolos. Outro dica muito importante é guardar uma lista atual de todos os bens que possui. Esta lista deve ser entregue na seguradora, com assinatura de algum responsável, sempre que um novo bem de valor considerável seja adquirido.

Guardar os manuais também é outra dica que merece destaque, já que não são todos os bens adquiridos que possuem nota fiscal. Fotografias, xerox, testemunhas e qualquer outra prova também é muito importante, porque grande parte de pedidos negativados de indenização é revertida na justiça, mas a prova é indispensável para convencer o Juiz.

Além destas dicas, sempre que possível, procure contratar seus seguros com um corretor confiável, regularmente habilitado para tal função, e se houver pedido de indenização negado, procure imediatamente um advogado especializado com urgência, pois o prazo para acionar a seguradora na justiça, geralmente é de um ano, contando do dia em que se recebe notificação com negativação do pedido de indenização.

OBRIGAÇÕES DAS SEGURADORAS

Todas as seguradas oferecem as coberturas contra incêndios, raios e explosões, mas existem coberturas que podem ser contratadas a parte.

Você precisa definir quais são suas necessidades principais para não deixar fora algo indispensável e não gastar dinheiro com o que não precisa. Não deixe de solicitar um corretor de seguros para pesquisar em pelo menos três empresas os preços, condições de contratação, benefícios e também risco não cobertos.

Quando houver algum tipo de necessidade ou sinistro que seja uma das coberturas do seguro residencial, recomenda-se que imediatamente seja comunicado ao seu corretor de seguros e também à seguradora. Sempre o mais rápido possível, apresente o aviso de sinistro e o pedido de indenização. Lembrando que o aviso de sinistro é uma comunicação à seguradora sobre o evento coberto na apólice.

Peça orientações por escrito sobre o que você precisa fazer e siga os passos detalhadamente. Seguindo os passos orientados por sua seguradora, você evitará transtornos futuros, pois a seguradora só irá cobrir aquilo que está contido no contrato.

Os procedimentos sempre estarão disponíveis também na apólice que você recebe ao contratar o seguro. Lá está detalhada a relação de cada documento necessário para cada tipo de cobertura que foi incluída em seu contrato.
Por exemplo: Em caso de incêndio, você deverá fazer uma indicação detalhada dos bens danificados ou destruídos e dos valores referentes aos danos e prejuízos.

Importantíssimo: Guarde uma cópia do contrato em outro local que não seja sua residência, até mesmo digitalize este documento de extrema importância, que é o contrato de seu seguro.

CONCLUSÃO

Estamos em um momento em que economizar é mais do que necessário e o consumidor precisa encontrar meios para isto. Estes meios precisam ser práticos, seguros e inteligentes para que se tenha sucesso.

Esperamos que esta dica seja muito útil a você!

Veja também outras dicas para economizar em serviços simples em sua residência no comodesentupir.com.

Este artigo foi feito com a colaboração de Micael Petrúcio.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início.

Se quiser mais detalhes sobre este assunto, ou algum esclarecimento, escreva um comentário no final desta página. 

          Veja também:
Como comprar automóvel        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.